Jump to content
Brasil Abaixo de Zero
Augusto Goelzer

Monitoramento e Previsão - Brasil/América do Sul - Agosto/2019

Recommended Posts

Posted (edited)
59 minutos atrás, Renan disse:

A tarde é quente em Juiz de Fora, com a temperatura se aproximando dos 30 graus.

No momento 28,7ºC com 42% URA. Temperatura alta, porém bastante tranquilo no índice de calor.

Bem calorzinho mesmo, meu amigo.

Próxima vez, quero pegar um calorzinho em Juiz de Fora, pois este ano peguei um frio raro nessa linda cidade da zona da mata mineira kkkkkk. No entanto, foi excelente, pois tinha sol, tornando minha estada aí super aproveitável. 

Para Porto Alegre, a previsão é de uma queda na temperatura moderada durante o final de semana, mas com um frio MUITO INTENSO a partir de terça-feira. Na quarta-feira que vem, há prognósticos colocando 2°c ou 3°c em Porto Alegre, nas áreas mais afastadas do Centro. METSUL, no Jornal Correio do Povo hoje, apostou em 1°c até. Vamos aguardar. O que é CERTO, é que teremos um frio muito significativo, quase na metade de agosto. Lembro com detalhes da MP de agosto de 1999, que na época trouxe, além do frio, neve em Gramado e outras cidades serranas do RS. Neve dessa vez acho difícil, pois deve secar logo o tempo, mas será também uma forte massa polar mais ou menos no mesmo período daquela há exatos 20 anos!

Abraços e um bom final de semana a ti e todos do BAZ! Paz e luz!

Edited by João Tur POA
  • Like 2
  • Thanks 1

17 minutos atrás, João Tur POA disse:

Bem calorzinho mesmo, meu amigo.

Próxima vez, quero pegar um calorzinho em Juiz de Fora, pois este ano peguei um frio raro nessa linda cidade da zona da mata mineira kkkkkk. No entanto, foi excelente, pois tinha sol, tornando minha estada aí super aproveitável. 

Para Porto Alegre, a previsão é de uma queda na temperatura moderada durante o final de semana, mas com um frio MUITO INTENSO a partir de terça-feira. Na quarta-feira que vem, há prognósticos colocando 2°c ou 3°c em Porto Alegre, nas áreas mais afastadas do Centro. METSUL, no Jornal Correio do Povo hoje, apostou em 1°c até. Vamos aguardar. O que é CERTO, é que teremos um frio muito significativo, quase na metade de agosto. Lembro com detalhes da MP de agosto de 1999, que na época trouxe, além do frio, neve em Gramado e outras cidades serranas do RS. Neve dessa vez acho difícil, pois deve secar logo o tempo, mas será também uma forte massa polar mais ou menos no mesmo período daquela há exatos 20 anos!

Abraços e um bom final de semana a ti e todos do BAZ! Paz e luz!

Bem analisado, meu caro João, porque de fato o que vai chamar a atenção nessa próxima onda de frio intensa será o tempo seco e a possibilidade de mínimas muito baixas.

Acredito que o @Vinicius Lucyrio vai precisar de abrir um novo bolão. Vai ser bem forte essa MP, e chegará ao Sudeste mais uma vez.

Todos os modelos ampliaram a intensidade do frio nas rodadas dessa tarde. 

• Like 6

13 minutos atrás, Renan disse:

Bem analisado, meu caro João, porque de fato o que vai chamar a atenção nessa próxima onda de frio intensa será o tempo seco e a possibilidade de mínimas muito baixas.

Acredito que o @Vinicius Lucyrio vai precisar de abrir um novo bolão. Vai ser bem forte essa MP, e chegará ao Sudeste mais uma vez.

Todos os modelos ampliaram a intensidade do frio nas rodadas dessa tarde. 

O GFS eu achei o das 12 h , mais fraco que o das 6 h .

Já  o Euro eu ainda não sei!

37 minutos atrás, Juzinho disse:

O GFS veio meio fraco mesmo, e muito tiro curto.

Já o Europeu está ótimo, veja o meteograma para o aero de Congonhas:

ecmwf-SBSP-tmp_qpf_snow_ecmwf-5352000.thumb.png.5c7587e04e1dff6f69735fe5147aa12a.png

• Like 1
  • Thanks 3

Curitiba sentiu um calor mais forte hoje, com 27,1°C de máxima. É a mais alta desde 06/05, quando fez 28,2°C.

• Like 4

Hoje o dia amanheceu com muito nevoeiro em Cons. Lafaiete, mínima de 12 graus. O sol saiu por volta de 9 horas e esquentou mais nessa tarde, chegando aos 26 graus. Tô gostando dessa gangorra de dias frios, dias quentes, dias frios voltando, fica bacana assim hehe

• Like 4

Nevoeiro tomou conta de Florianópolis o dia todo.

O sol apereceu timidamente no final da tarde.

O problema com a estiagem começa a ficar preocupante, sem sinal de chuva...

• Like 1
  • Sad 4

Posted (edited)
19 horas atrás, Pedro Victor P. disse:

Aqui em Fortaleza o janeiro especial foi janeiro de 2011, que até agora foi o mês mais chuvoso de toda a década de 2010 por aqui, com 681,6 milímetros. Menções honrosas para janeiro de 2004 e janeiro de 2016 também. 

Sem dúvidas! Esses janeiros foram ótimos, sobretudo o de 2004. Inclusive o recorde mensal de chuva de Pombal pertence ao janeiro daquele ano.

Outro janeiro interessante foi o de 2002, que pouco é citado em questão de extremos na nossa região. Kkkk.

Uma comparação do janeiro de 2002 com o janeiro de 2016 no Inmet de São Gonçalo - PB (a mais próxima daqui):

image.png.d8c452654f42124972adf786f0d4c8ca.png

Edited by CloudCb
  • Like 1

12.4~27.9°C INMET Varginha 

9.1~27.0°C Fazenda/ Carmo da Cachoeira/Varginha(Martins). 

Dia típico primaveril. Tô confiante da primeira máxima de 30°C ser apenas em Setembro!

• Like 7

3 horas atrás, Juzinho disse:

O Erropeu, eu avacalho com ele sempre que posso. Mas é o que existe de mais confiável atualmente. GFS já foi bom, mas decaiu legal. 

• Haha 2

3 horas atrás, Renan disse:

O GFS veio meio fraco mesmo, e muito tiro curto.

Já o Europeu está ótimo, veja o meteograma para o aero de Congonhas:

ecmwf-SBSP-tmp_qpf_snow_ecmwf-5352000.thumb.png.5c7587e04e1dff6f69735fe5147aa12a.png

Renan,

viu a rodada de 12Z do modelo Cosmo/Inmet,intensificou o frio para o Sul e Sudeste, mostra o centro de alta pressão com 1042 hPa no centro do Uruguai ás 9 h do dia 14, nesse dia a pressão no Sudeste já estaria acima de 1030 hPa sobre Rio, Zona da Mata de Minas.

Na manhã de quinta a pressão de 1035 hPa cobriria todo Rio, com pontos de 1036 hPa na região Valença, Vassouras, Três Rios. Nessa quinta-feira já com muito frio em Juiz de Fora, região de BH, todo centro-sul de Minas.

O dia mais frio no amanhecer de sexta, com mínima em Juiz de Fora de 6ºC a 8ºC, região de Conselheiro, Barbacena, Congonhas de 4ºC a 6ºC(esses valores de temperatura até Diamantina).

Aqui no Noroeste do Rio a mínima de 8ºC a 10ºC(faz uns anos que o Cosmo previu essa mínima).

Seriam as menores mínimas na Zona da Mata e parte do Rio em 2019.

Uma pena que já vi o modelo Cosmo/Inmet várias vezes com previsões de muito frio, mas 24h ou 48 h após reduzir muito o frio previsto.

• Like 5

Em 08/08/2019 em 19:47, RafaelBHZ disse:

Quanto tempo sem chover pra chegar a essa situação? Vejo que o sul é mais suscetível a esses problemas do que o sudeste. Aqui na região central de MG são 2 meses sem qualquer  chuva e 4 meses sem chuvas volumosas e mesmo assim não vemos isso. Só lá no norte de MG, mas lá são 6 meses pra mais de seca em alguns lugares. 

No Verão entendo que o sul possui maior insolação e é muito quente, o que ajuda a água a se perder mais rápido em caso de estiagem, se comparado ao sudeste no período seco, que é frio, mas até no inverno? O que explica isso?

Desde Março as chuvas estão abaixo da média no INMET de Floripa.

De 1º de Março até hoje choveu cerca de 390 mm, sendo o normal seria quase 650 mm.

Além disso, todos os meses tiveram temperaturas acima da média, com Junho fechando quase 3ºC acima.

Não tenho dados da quantidade de horas de sol, porém com falta de chuva,  possivelmente estamos com mais horas de sol que o normal.

Além dos fatores destacados acima, podemos citar ainda como fatores que deixam a região mais suscetível nas secas a vegetação (a vegetação daqui "consome" muito mais água que da região sudeste e ao contrário do cerrado, não tem nenhuma adaptação aos períodos secos) e solo (em Minas predomina os latossolos, que em geral são mais profundos e bem drenados e aqui no litoral de SC predomina os argisolos, onde a retenção de água é mais superficial). Existem outros fatores, como geologia local, nível do lençol freático, etc.

• Like 10

Posted (edited)

Os extremos da cidade de Estreito/MA nesta sexta-feira 09/08: Amplitude térmica das boas !!!

Temperatura minima: 15.1º

Temperatura Máxima: 36.3º

Amplitude térmica: 21.2º

Umidade: 23% ~ 90%

Vento Max: 39,60 Km/h

Edited by Lucas Venturini
  • Like 4

1 hora atrás, marinhonani disse:

Renan,

viu a rodada de 12Z do modelo Cosmo/Inmet,intensificou o frio para o Sul e Sudeste, mostra o centro de alta pressão com 1042 hPa no centro do Uruguai ás 9 h do dia 14, nesse dia a pressão no Sudeste já estaria acima de 1030 hPa sobre Rio, Zona da Mata de Minas.

Na manhã de quinta a pressão de 1035 hPa cobriria todo Rio, com pontos de 1036 hPa na região Valença, Vassouras, Três Rios. Nessa quinta-feira já com muito frio em Juiz de Fora, região de BH, todo centro-sul de Minas.

O dia mais frio no amanhecer de sexta, com mínima em Juiz de Fora de 6ºC a 8ºC, região de Conselheiro, Barbacena, Congonhas de 4ºC a 6ºC(esses valores de temperatura até Diamantina).

Aqui no Noroeste do Rio a mínima de 8ºC a 10ºC(faz uns anos que o Cosmo previu essa mínima).

Seriam as menores mínimas na Zona da Mata e parte do Rio em 2019.

Uma pena que já vi o modelo Cosmo/Inmet várias vezes com previsões de muito frio, mas 24h ou 48 h após reduzir muito o frio previsto.

Realmente é uma bela projeção de frio pelo Cosmo, Nani. Mas de fato ele não tem sido muito confiável ultimamente, varia muito. De qualquer forma, já dá para dizer que vem aí o quinto pulso polar significativo do ano. Nada mal, nada mal. Tem sido um inverno de extremos, com muita variação de temperatura e bem seco. Combinação perfeita para termos variações ainda mais extremas em Setembro e Outubro, caso as chuvas demorem. 

• Like 2

Posted (edited)
36 minutos atrás, Lucas Venturini disse:

Os extremos da cidade de Estreito/MA nesta sexta-feira 09/08: Amplitude térmica das boas !!!

Temperatura minima: 15.1º

Temperatura Máxima: 36.3º

Amplitude térmica: 21.2º

Umidade: 23% ~ 90º

Vento Max: 39,60 Km/h

Lucas Venturini-PR,

não precisa ir muito longe, hoje a estação automática de Nova Friburgo/Salinas-RJ variou de 4,3ºC até 24,7ºC,amplitude diária de 20,4ºC, a umidade mínima desceu a 32%.

No bairro do Charco/Delfim Moreira-MG,variou de 0,7ºC a 21,2, amplitude de 20,5ºC

Na automática do Parque de Itatiaia variou de -3,0 a 16,5.

Edited by marinhonani
  • Like 5

12 horas atrás, Renan disse:

Presenciamos um dos maiores flops meteorológicos dos últimos tempos neste inverno. Um desastre total a previsão para Agosto feita por vários institutos de previsão. Acho que ninguém esperava que o Atlântico Sul fosse resfriar dessa forma, e o El Nino acabasse tão rápido. 

Por esse motivo inclusive, estou bastante confiante quanto a termos uma primavera mais fria que o normal. 

É este tipo de acontecimento que ilustra minha cautela com estas previsões de aquecimento em 2100 e etc, etc, etc, não há modelagem desenvolvida para simular o comportamento da atmosfera que acerte além de 7 talvez 10 dias... Como afirmar categoricamente o que vai acontecer daqui a 1, 5, 10 ou 50 anos?  A extrema imprensa já embarcou nesta onda, eu tenho muita cautela com tudo isso.

• Like 9

Posted (edited)

Voltando ao monitoramento, os últimos dias tem sido de sol e com tardes já quentes desde quarta-feira na Região Metropolitana do Rio de Janeiro; apenas dos bairros costeiros até o centro as tardes tem permanecido mais amenas com a brisa que vem do mar. É verdade que o Rio de Janeiro (as terras baixas) só tem duas estações, uma muito quente e muito úmida e outra não tão quente e não tão úmida (porém, ainda quente e úmida), mas nos últimos dias em especial houve um boom na floração de diversas árvores e plantas indicando que estamos nos estágios iniciais de uma dessas transições, sendo a desta época tipicamente marcada pelo aumento da frequência e intensidade dos dias quentes (inevitável com os dias ficando mais longos e o sol mais forte), mas ainda intercalados com intervalos mais frescos (apesar da grande variação de um ano para outro) entre agosto e novembro (em 2018 foi até o início de dezembro, com um evento histórico para o mês; já 2009 emplacou um novembro inteirinho com calor e umidade de verão, raro também). 

Agosto também marca o fim do jejum absoluto das máximas acima de 40ºc na área metropolitana do RJ.  É que em 31/08/1993 fez 40,2ºc em Bangu, sendo o único registro oficial na casa dos 40ºc em agosto no estado e encerrando o período do ano em que a simbólica marca nunca foi alcançada no RJ (abril até julho apenas).  Setembro já chuta o balde com máxima recorde de até 43ºc em 1997 (42,6ºc em Seropédica e 43ºc não oficiais na base aérea de Santa Cruz em 09/09/1997), praticamente igualando o alto verão em máxima absoluta.  Mais recentemente, se destacam as ondas de calor de agosto de 2005 (o agosto mais quente do século XXI), com pico de 39ºc nos pontos mais quentes em 30/08, e setembro de 2012, com mais de 41ºc nos pontos mais quentes em 19/09 (sendo que a “MP do ano” de 2012 veio depois deste pico de calor). 

Extremos desta sexta-feira pela RM:

Ilha do Fundão CENPES PWS (ZN): 19,8ºc/27,4ºc

São Conrado PWS (Praia do Pepino, ZS): 20,2ºc/23,8ºc

Rampa Pedra Bonita PWS (520 m): 20,7ºc/25,1ºc - não é erro; com ausência de ar frio em altura, por ser encosta, pode ter a maior mínima em alguns dias.

Helicentro Guaratiba PWS (ZO): 16,8ºc/29,6ºc

Santa Cruz PWS (aeródromo Armando Nogueira, ZO): 19,2ºc/30,3ºc

Nova Iguaçu cidade PWS (Baixada Fluminense): 19,7ºc/31,6ºc

Nova Iguaçu Adrianópolis PWS (rural, Baixada Fluminense): 15,3ºc/30,7ºc

Niterói INMET: 18,6ºc/30ºc

Duque de Caxias Xerém INMET (rural): 13,5ºc/30,3ºc

Marambaia INMET: 18,2ºc/28,1ºc

Jacarepaguá INMET: 15,8ºc/29,6ºc

Vila Militar INMET: 16,6ºc/31,6ºc

O pico do calor deve ser amanhã, com uma ligeira queda entre domingo e segunda (mas permanecendo abafado) graças a intensificação dos ventos que chegam do mar, e uma nova frente nos alcança entre terça e quarta-feira garantindo mais um período ameno (e um pouco mais de chuva para engrossar totais de agosto) na segunda parte da semana que vem antes de outro rápido aquecimento; enfim.. agosto.  Segue uma noite um pouco abafada e sem vento, com 23ºc na área central de Niterói agora.

Edit: um último edit para dizer que nos últimos 3 anos (2016 a 2018) agosto terminou com temperatura perto da média por aqui (2016 um pouco acima talvez, mas dou o benefício da dúvida, digamos talvez no limite superior da média, por ter sido um mês interessante); 2015 foi o último ano com agosto quente.  Em 2019 ainda estou acreditando num agosto com temperatura algo acima da média no RJ, mas ao que tudo indica a anomalia positiva não será grande, ao contrário do "pesadelo" que vivenciamos em jan/abr/mai/jun deste ano.

Edited by Wallace Rezende
  • Like 6

28 minutos atrás, Augusto Goelzer disse:

Impressiona a força da mp indicada pela 12z do euro!

ecmwf-deterministic-southbrazil-t850-1565352000-1565632800-1565870400-40.thumb.gif.156531b964b15e32f9a6399d81edb18f.gif

ecmwf-deterministic-southsamer-mslp-1565352000-1565632800-1565870400-40.thumb.gif.476f67d7050d697ff6ba4a21dbf1482c.gif

Pelo visto não será nada continental igual as últimas MPs

15 horas atrás, jrmartinisp disse:

E olha que ainda estamos no dia 8, estranho que fora de situações de pré frontal geralmente as mínimas começam a ficar mais altas a partir da segunda quinzena. No entanto a sensação de calor já está bem mais perceptível esta semana, acho que não sentia isso desde aquela MP do final de Maio.

E nesse início de madrugada, temos valores ainda mais altos de temperaturas nas estações do CGE em áreas mais urbanizadas.

Só em locais com menor urbanização que os valores estão mais condizentes com a época do ano.

U0F3SH6.png

• Like 2

43 minutos atrás, Augusto Goelzer disse:

Impressiona a força da mp indicada pela 12z do euro!

ecmwf-deterministic-southbrazil-t850-1565352000-1565632800-1565870400-40.thumb.gif.156531b964b15e32f9a6399d81edb18f.gif

ecmwf-deterministic-southsamer-mslp-1565352000-1565632800-1565870400-40.thumb.gif.476f67d7050d697ff6ba4a21dbf1482c.gif

Se puder, coloque essas projeções para o sudeste. 

• Like 1

Posted (edited)

Provavelmente irei tomar um grande choque térmico semana que vem, embarcando de BH em plena atuação da MP com destino a Recife. 

Aparentemente teremos mínima de 8°C por aqui, enquanto na capital Pernambucana a mínima não passará dos 22°C, que é a máxima prevista para BH. 

Edited by RafaelBHZ
  • Like 3

Essa MP mal chega próxima daqui, pelo jeito agosto para minha região será bem normal.

• Like 1