Jump to content
Brasil Abaixo de Zero

Monitoramento e Previsão - Brasil/América do Sul - Agosto/2019


Recommended Posts

2 horas atrás, Carlos Campos disse:

É espetacular!

Fora hoje, a tarde mais fria (com sub10) foi a de 23/7/2013? Ou teve outra (s)?

 

Desprezando o critério UTC, 23/07/2013 teve máxima de 5,2ºC no INMET, com sol abrindo depois das 14h00 (no critério UTC a máxima ficou em 7,1ºC). Já o dia 24/07/2013, máxima de 8,5ºC no INMET, com sol pleno o dia todo.

  • Like 4
  • Thanks 1
  • Confused 1
Link to comment
Share on other sites

1 hora atrás, Carlos Campos disse:

Bem, com toda certeza frio não falta aí em SP.. 

Sim, o tempo limpa muitas vzs por volta das 16h e ao anoitecer começa a nublar novamente.

Hj a limpada ocorreu às 14h e com muito vento. Além do frio q estava terrível... Como disse o LucasHedsVenturini, andar nas ruas sem luva foi difícil.. 

Uma tarde linda sub10° 

💜

Eu não sou esse cara.

  • Confused 1
Link to comment
Share on other sites

10 horas atrás, Renan disse:

 

Que notícia espetacular ! Fiquei muito feliz de ver a nova localização da sua estação, que é perfeita, totalmente dentro dos padrões. 

 

Realmente você ficou bem próximo da Chácara Passos del Rei, que é muito provavelmente a localidade mais fria de JF. Vai ser fácil para você ir lá verificar as temperaturas, hehehe. A região oeste da cidade é a mais fria, graças às maiores altitudes ("cidade alta", como eles dizem). 

 

Minhas expectativas em relação aos seus dados: Temperaturas máximas levemente acima do INMET, e mínimas levemente abaixo. Nesse momento, ela mede valores quase iguais ao INMET, enquanto no Bandeirantes ainda faz 17 graus. Situação típica de advecção. 

 

SUa estação também mede precipitação ? Vai ser interessante comparar as medidas de chuva durante as tempestades. Mais uma vez, parabéns pela iniciativa, ficou muito bom o abrigo.

 

 

Oi Renan, não mede precipitação nem vento... no futuro posso adquirir estes módulos.

 

E que frio hoje hein? Minha primeira parcial da temperatura lá na zona oeste em Juiz de Fora a 900 m: Máxima 17,0 C - Mínima (até agora, vai baixar mais): 11,6 C agora as 19h15m.

 

Vamos comparar?

UFJF, 900m também - até agora 19h - Máxima 17,2 C - Mínima 11,6 C entre 18 e 19 h. 

Renan Bandeirantes, 700m Máxima 18,6 C, Mínima - 14,4 agora as 19h...

No frio de advecção, como agora, estou bem nivelado em temperatura com a UFJF.

 

Este foi o primeiro dia lá - vamos acompanhar os demais.

 

  • Like 5
Link to comment
Share on other sites

Hoje tivemos mínima invertida "ao quadrado" 😂

A mínima observada no meu ponto de observação atingiu 6,1°C entre 12h30/13h30, quando o sol começava a surgir entre as nuvens q se dissipavam.

Máxima 10,3°C, a menor do ano, mas ao contrário da segunda menor (10,4°C), hoje foi com um céu azul total!

 

Na estação Borda do Campo em Quatro Barras, a mínima tbm ocorreu no início da tarde (não verifiquei todas as estações curitibanas) e atingiu 5,9°C 👇IMG_20190814_185036.jpg.2fb20597c8183b2f941f54919229f3bf.jpg

 

A máxima na estação Quatro Barras atingiu 9,6°C às 14h54:

IMG_20190814_185220.jpg.fbb7722eca9436b4f7c1d54e45c259b8.jpg

 

Um pouco ao sul daki de Piraquara, tem uma outra estação "Borda do Campo", localizada em São José dos Pinhais e está situada a 940m de altitude, tbm próxima da Serra do Mar, porém mais afastada do q a primeira 👇IMG_20190814_185149.jpg.dfaa3026a5f8ea871ce586e5bf34c7ca.jpg

1565819964017.jpg.78bace232f04ddfa4ec3061e7eda004f.jpg

 

Na Borda do Campo de São José dos Pinhais, a máxima também atingiu os 9,6°C°C e ocorreu às 16h14.

IMG_20190814_185123.jpg.a9c577abcf4aa7191976cfb42846818f.jpg

A mínima, 5,6°C foi observada ao entardecer.

(considerando as extremas dentro do período entre às 6h e às 18h, aproximadamente).

 

Registrei nesta tarde uma formação interessante no céu: nuvem em rápida dissipação e deslocando-se rapidamente ao sabor do vento SE 👇1565818078564.thumb.jpg.0b3a41b90fa02005d57f01776b1fb116.jpg

 

Por volta das 17h00, ainda com céu claro, porém nuvens avançando sobre o leste do município. Temperatura de 7°C e mãos extremamente geladas.

Inesperadamente, enquanto fazia a imagem, uma andorinha surgiu e deu uma melhorada na foto 😍 👇 1565818465439.thumb.jpg.bf29ad7893e89c238dd6e4b009165aee.jpg

Edited by Carlos Campos
  • Like 15
  • Thanks 2
Link to comment
Share on other sites

Guest Wallace Rezende
10 horas atrás, Renan disse:

@Wallace Rezende , já percebeu que a estação automática de Duque de Caxias - Xerém registra temperaturas consideravelmente mais baixas que as demais estações do INMET na Grande Rio, mesmo estando na mesma altitude delas ? Principalmente nas adveccções isso fica mais claro, e isso é que me intriga. Se fosse em noites de céu claro, ok, eu diria que ela está numa posição geográfica que permite um maior resfriamento noturno. Porém, essas diferenças acontecem durante as advecções, o que não faz muito sentido a meus olhos de pouco entendedor do clima carioca.

 

Escreva suas impressões.

  Renan, muito interessante esta questão.   Desde o fim do verão passado eu tenho notado um comportamento meio estranho da estação de Xerém em alguns dias, e hoje este registro de 14,7ºc pela manhã (sob chuva) e as várias mínimas horárias diurnas abaixo de 15ºc são suspeitos.  Não colocaria a minha mão no fogo por esta estação e pode estar havendo alguma entrada de umidade no sensor, embora as máximas em dias de sol estejam compatíveis com o local e as mínimas mais baixas em noites de céu limpo também.  Não apostaria em erro de calibração neste caso, mas parece haver algo estranho.

 

  O erro de calibração é menos raro, e justamente a primeira automática do INMET aqui de Niterói (que funcionou de 2005 a 2009 e teve que ser desativada quando a UFF pegou de volta o terreno para fazer novas construções no campus de Boa Viagem) ficou descalibrada (registrando valores abaixo da realidade) desde novembro de 2008 (após ficar sem funcionar por um mês) até a estação ser desativada em meados de 2009, indicando uma possível falha de calibração do INMET durante a reativação.  Também pode acontecer da calibração deixar os registros de temperatura acima da realidade, como tudo indica ser o caso de Coronel Pacheco aí perto de você.  Em geral as automáticas são muito boas, mas também não estão imunes a problemas (sem falar daquelas com problemas no abrigo, tinha uma no MS que atingiu o limite máximo (60ºc) por vários dias a alguns anos), mas pelo menos nesses casos o erro é tão óbvio que o INMET acaba mandando consertar na primeira oportunidade, enquanto quando é só uma diferença de poucos graus o erro/desvio pode ser ignorado e permanecer por anos, como é o caso de Coronel Pacheco se não me engano superestimando desde 2015 ou 2016 (em 10/2014, antes de começar a superestimar as temperaturas, CP registrou um recorde válido de 39,2ºc no mesmo dia dos recordes absolutos de Teresópolis em 19/10).

 

  Aqui segue um início de noite friozinho com 17/18ºc e uma garoa ocasional, e como venta um pouco a sensação fica baixa também, em geral dentro do esperado (a máxima foi de 21ºc no início da madrugada).  Com chuviscos e chuva fraca desde ontem, agosto já registra mais de 50 mm no INMET Niterói e mais de 200 mm no Alto da Boa Vista/Rio, então a maior parte da RM do RJ já superou a média mensal de chuva antes da metade do mês. As mínimas mais baixas desta MP devem ocorrer nas madrugadas de quinta para sexta e sexta para sábado, com o ar já mais seco, e não descartaria a mínima de 2019 em uma ou outra estação da RM.

 

  Não custa nada lembrar que a estação convencional de São Joaquim, que funcionou no mesmo local da atual automática, registrou seu recorde absoluto de frio (-10ºc) em agosto de 1991, ou seja, mesmo naquela região a atual MP tem mais relevância dentro do pouco animador e curto histórico do século XXI, quando mesmo estações estrategicamente posicionadas em baixadas não conseguiram bater recordes de frio antigos de lugares menos favoráveis às mínimas muito baixas como Xanxerê (ainda que em baixada não mais monitorada) e SJ conv (topo).  Mas torço para que não demore muito para isso acontecer, pois mesmo sendo um pouco mais difícil nos dias de hoje está muito longe de ser impossível chegar aos simbólicos dois dígitos em locais habitados do Sul (só faltou a conjunção certa de fatores), e o monitoramento privado nas terras mais frias do Sul está realmente muito bom.

Edited by Wallace Rezende
Link to comment
Share on other sites

Boa noite, bazianos!

 

Nos últimos dias acabei não postando nada, devido à falta de tempo e principalmente à falta de coisas interessantes aqui na cidade.

 

Estou surpreso com essa MP, não achei que teríamos tanto frio. Na torcida pra chegar por aqui com força total!

 

Por enquanto, temos muito vento. 16,6ºC pela automática. Sensação de muito frio o dia todo. O céu esteve muito bonito, quase sem nuvens.

 

Previsão de 9ºC amanhã, já é um ótimo começo e perfeito pra dormir até tarde.

  • Like 2
Link to comment
Share on other sites

59 minutos atrás, Aldo Santos disse:

 

Renan, eu e mais alguns participantes do BAZ fazemos o seguinte:

Na linha de 0h UTC, consideramos apenas a temperatura instantânea (As demais ocorreram entre 23 UTC do dia anterior e 0h).

A partir de 1h UTC, consideramos tudo normalmente.

 

Excelente , Aldo. Exatamente como tenho feito com a estação automática do INMET então. Obrigado.

Link to comment
Share on other sites

46 minutos atrás, stankevecz1 disse:

 

Desprezando o critério UTC, 23/07/2013 teve máxima de 5,2ºC no INMET, com sol abrindo depois das 14h00 (no critério UTC a máxima ficou em 7,1ºC). Já o dia 24/07/2013, máxima de 8,5ºC no INMET, com sol pleno o dia todo.

Se refere à Curitiba, não é mesmo?

No dia 23/7 a máxima ficou mesmo entre 4/6°C na região metropolitana.

No dia 24, sim, 8,5°C.

Desconsiderando a bobagem do critério.

Em casa, a máxima foi 4,6°C no dia 23/7.

 

Máximas sub10°C com céu limpo são raras mas ocorrem em todas as décadas em grandes eventos, se não me engano.

Com céu parcialmente nublado, em Julho/1988 foram 4 em SEQUÊNCIA na capital paranaense.

Em 2013 foram se não me falha a memória, 3 em sequência..

(não tenho absoluta certeza)

Abraço

  • Like 2
Link to comment
Share on other sites

3 horas atrás, Carlos Campos disse:

INACREDITÁVEL!

Depois de uma manhã cinzenta e gelada, inclusive com chuviscos e forte infiltração oceânica, o céu LIMPOU depois das 14h30.

Agora, temperatura de apenas 10,1°C

 

Sem dúvida, a tarde ensolarada MAIS GELADA de 2019!!!

1565808497277.thumb.jpg.a83e611b66187ae9150c7dc8195ec51e.jpg

Carlos Campos,

é muito legal, essa mudança drástica, de nublado,garoento e frio, horas depois o céu azul tomar conta, com a atmosfera limpíssima.

  • Like 4
Link to comment
Share on other sites

Boa noite!

Hoje amanhacemos com o dia nublado e uma a temperatura era de 6,2°C o tempo foi limpando ao decorrer da manhã.

A máxima foi com sol a pino, porém não foi tão espetacular como Curitiba.

Aqui máxima foi de 14,9°C. Uma máxima comum em uma MP desse calibre.

A temperatura agora segue baixando e temos 6,3°C e nas estações de baixada já temos 3,8°C.

Muito provavelmente amanhã teremos uma marca bem expressiva nas mínimas caso o tempo continue aberto e nesse ritmo de queda.

  • Like 2
Link to comment
Share on other sites

Guest Wallace Rezende

Eu lembro de ter lido em algum comunicado uma vez que a estação do IAG/USP na zona sul de São Paulo registrou uma máxima de 6,?ºc em agosto de 1936 (certamente numa massa de ar frio fortemente bloqueada como a de 2013, são essas que favorecem máximas menores).  Pena que não consigo encontrar mais.

 

Mas a mais longa série da dados do estado de São Paulo, e do Brasil (toda disponível para consulta online) é a da ESALQ/USP/Piracicaba.  Lá fez 11,8ºc em 11/08/1936 e a menor máxima de 07/2013 foi de 13ºc, então é possível o registro de SP ainda que eu não possa confirmar.

 

Os dados diários de chuva, temperatura e insolação da estação ESALQ desde 1917 aqui: http://www.leb.esalq.usp.br/leb/anos.html

 

E dados para baixar: http://www.leb.esalq.usp.br/leb/postocon.html

 

Entre os valores mais interessantes, o muito frio inverno de 1917, a máxima de 9,8ºc em 11/07/1942 (única sub-10 que pude encontrar numa olhada rápida), a única máxima de 40ºc em 11/1985 e a enorme amplitude do dia 02/08/1955, o mesmo da menor mínima.

Edited by Wallace Rezende
Link to comment
Share on other sites

23 minutos atrás, Carlos Campos disse:

Se refere à Curitiba, não é mesmo?

No dia 23/7 a máxima ficou mesmo entre 4/6°C na região metropolitana.

No dia 24, sim, 8,5°C.

Desconsiderando a bobagem do critério.

Em casa, a máxima foi 4,6°C no dia 23/7.

 

Máximas sub10°C com céu limpo são raras mas ocorrem em todas as décadas em grandes eventos, se não me engano.

Com céu parcialmente nublado, em Julho/1988 foram 4 em SEQUÊNCIA na capital paranaense.

Em 2013 foram se não me falha a memória, 3 em sequência..

(não tenho absoluta certeza)

Abraço

Saudações.

Eu andei observando nas suas anotações que você mora em um lugar privilegiado de Curitiba, onde ocorre geadas e máximas baixas também.

Você poderia contar mais sobre a sua região onde você mora? Como você estipula a média de temperatura quando é comparado à Curitiba tantos nas máximas, mínimas e a temperatura média durante o inverno e até mesmo o ano.

Altitude e a localização se é mais afastada ao leste, ou ao oeste, sul, etc?

Edited by GabrielG.
  • Like 3
Link to comment
Share on other sites

4 horas atrás, Carlos Campos disse:

INACREDITÁVEL!

Depois de uma manhã cinzenta e gelada, inclusive com chuviscos e forte infiltração oceânica, o céu LIMPOU depois das 14h30.

Agora, temperatura de apenas 10,1°C

 

Sem dúvida, a tarde ensolarada MAIS GELADA de 2019!!!

1565808497277.thumb.jpg.a83e611b66187ae9150c7dc8195ec51e.jpg

A tarde tava linda hj mesmo, as 17:30h já fazia 7°C aqui na Ufpr com um vento congelante! 

  • Like 2
  • Thanks 1
Link to comment
Share on other sites

1 hora atrás, Wallace Rezende disse:

 

 

  Também pode acontecer da calibração deixar os registros de temperatura acima da realidade, como tudo indica ser o caso de Coronel Pacheco aí perto de você.  Em geral as automáticas são muito boas, mas também não estão imunes a problemas (sem falar daquelas com problemas no abrigo, tinha uma no MS que atingiu o limite máximo (60ºc) por vários dias a alguns anos), mas pelo menos nesses casos o erro é tão óbvio que o INMET acaba mandando consertar na primeira oportunidade, enquanto quando é só uma diferença de poucos graus o erro/desvio pode ser ignorado e permanecer  por anos, como é o caso de Coronel Pacheco se não me engano superestimando desde 2015 ou 2016 (em 10/2014, antes de começar a superestimar as temperaturas, CP registrou um recorde válido de 39,2ºc no mesmo dia dos recordes absolutos de Teresópolis em 19/10).

 

  

 

Wallace Rezende,

acompanho a estação de Coronel Pacheco, desde a instalação, já registrou mínimas bem baixas, costumava superar a mínima de Viçosa em alguns dias, apesar dessa ficar quase 300 metros mais alto.

A estação de Coronel Pacheco ficou uns meses fora do ar, reclamei 2 vezes com o Inmet,voltou a funcionar em março de 2017, mas reparei que a temperatura era bem maior do que cidades de altitude bem mais baixa, como Cambuci-RJ com apenas 60 m e Coronel Pacheco com 411 metros.Essa estação registra máximas bem maiores do que a estação de Carmo-RJ que fica a 293 m, as vezes 3,0 maior, apesar de Carmo estar localizado num ponto do Rio, que esquenta muito, a sotavento da Serra do Mar.

A estação convencional de Coronel Pacheco tem um histórico de mínimas bem baixas, marcou 1,3ºC em 18 de julho de 2000, nesse mesmo dia a mínima de Viçosa, foi de 2,5ºC (a mais baixa em julho desde 30 julho 1962 quando marcou 1,8ºC).

Coronel Pacheco uma estação típica de baixada, tem grandes amplitudes diárias.

A nova estação automática fica numa baixada, consegui localizar no google eart, fica perto de um rio pequeno.

 

Edited by marinhonani
  • Like 1
Link to comment
Share on other sites

1 hora atrás, Renan disse:

 

Excelente , Aldo. Exatamente como tenho feito com a estação automática do INMET então. Obrigado.

Renan,

na rodada de 12Z do CMC, continua indicando mínimas baixas em nossa região e parte de Minas nos dias 16, 17 e 18.Na torcida para as mínimas de sexta ou sábado superar as mínimas dos dias 19 e 20 de julho.

  • Like 1
  • Thanks 1
Link to comment
Share on other sites

1 hora atrás, GabrielG. disse:

Saudações.

Eu andei observando nas suas anotações que você mora em um lugar privilegiado de Curitiba, onde ocorre geadas e máximas baixas também.

Você poderia contar mais sobre a sua região onde você mora? Como você estipula a média de temperatura quando é comparado à Curitiba tantos nas máximas, mínimas e a temperatura média durante o inverno e até mesmo o ano.

Altitude e a localização se é mais afastada ao leste, ou ao oeste, sul, etc?

Olá 

A minha vila fica localizada entre as cidades de Pinhais e Piraquara, ambas as cidades fazem parte da RMCURITIBA e situam-se ao leste da capital.

A distância entre a vila e Curitiba é praticamente a mesma entre vila e Piraquara... Moro no meio do caminho kk

É uma área verde (ainda), com fazendas, pekenas e grandes chácaras, uma rua principal com comércio e relativa tranquilidade. A altitude do local onde eu moro é 902m e do local onde faço medições é de 892m. É uma baixada suave, uns 300 m à leste. Por ser o ponto de menor altitude da vila, é para lá q o ar frio costuma descer e se acumular nas noites de calmaria. Como geralmente é sombreada depois das 16/17h (muitos pinheiros altos no lado do poente), esfria muito rápido e ao anoitecer a keda de temperatura é vertiginosa. Dá uma boa diferença entre lá e o q eu observo em casa (no kintal).

Essa diferença já ultrapassou 5°C em certas ocasiões.

Quanto às máximas, diferem um pouco das de Curitiba, q registra em média 0,5/1,5°C a mais do q aki...mas devido obviamente a urbanização q aki é quase nula (na baixada). 

Próximo de onde eu moro, mas a uns 0,5-3km para leste existem pontos muito melhores pra registrar mínimas, mas não tenho como manter um monitoramento desses locais. 

Inclusive não faço mais monitoramento fora do período invernal, pois não tenho mais tanto interesse qto já tive no passado... Mantive um registro regular, diário e ininterrupto por muitos anos, de janeiro a janeiro, porém já deu... Talvez eu tenha dedicado muitos anos da minha vida fazendo isso e não tenho mais esse interesse todo. Os jovens aficionados por meteorologia darão continuidade ao meu trabalho kkk

Apesar de eu não conhecer nenhum nas redondezas.

Médias, comparações, acho q estão todas guardadas em algum lugar no sótão (kkkkk)... São tantos cadernos de anotações, pode acreditar. Iniciei provavelmente antes de vc vir à este mundo. 

Claro q a paixão continua... não estou aki? Mas, pego leve agora. Estou só me divertindo..

 

E as nuvens voltaram a cobrir o céu e a chance de geada cai por terra... O leste é assim!

Abraço

 

                                  👇IMG_20190814_212314.jpg.7f71f1143bbe34eb2beb7e1454c150f9.jpg

 

GABRIEL 👇

1565828509922.jpg.3cef19c93eba3d88b8397e20070c1d21.jpg1565828367708.jpg.1a1c4b86a97c266d70e1be10371ed6e4.jpg1565828248512.jpg.c5a702ce5fd23308b6cf7645e865a3b3.jpg

  • Like 5
Link to comment
Share on other sites

10 minutos atrás, Fábio De Nittis disse:

Algumas mínimas hoje:

Buenos Aires: 1°C
La Plata: -3,8°C
Moreno (Grande Buenos Aires): -4,3°C
Mar del Plata: -4,5°C
Bahía Blanca: -7,5°C

Tandil: -8°C

 

O SMN informou que este dado de La Plata é o recorde histórico de agosto!!

 

Aqui 9,5° agora.

  • Like 4
  • Thanks 1
Link to comment
Share on other sites

Em Buenos Aires hoje tivemos uma manha com poucas nuvens e tempo mais aberto. A mínima, como postei acima, chegou a apenas 1°C, a segunda menor do ano. Com o vento, a sensacao térmica foi negativa, chegou a -0,5°C. Durante o dia, máxima de 11,2°C, terceira mais baixa de 2019. O dia teve média simples de 6,1°C, o mais frio do ano, empatando com 5 de julho, quando tivemos 1,2°C/11°C.

Agora temos céu limpo, 9,2°C e sensacao de 6,3°C, por causa do vento noroeste a 20 km/h. Temos URA de 65% e pressao de 1.020 hpa.

Amanha o dia deve ser nublado e frio, com mínima de 4°C e máxima de 15°C, segundo o SMN. O sol nasce às 7h33 e se poe às 18h22.

  • Like 7
Link to comment
Share on other sites

Guest Wallace Rezende
2 horas atrás, marinhonani disse:

Wallace Rezende,

acompanho a estação de Coronel Pacheco, desde a instalação, já registrou mínimas bem baixas, costumava superar a mínima de Viçosa em alguns dias, apesar dessa ficar quase 300 metros mais alto.

A estação de Coronel Pacheco ficou uns meses fora do ar, reclamei 2 vezes com o Inmet,voltou a funcionar em março de 2017, mas reparei que a temperatura era bem maior do que cidades de altitude bem mais baixa, como Cambuci-RJ com apenas 60 m e Coronel Pacheco com 411 metros.Essa estação registra máximas bem maiores do que a estação de Carmo-RJ que fica a 293 m, as vezes 3,0 maior, apesar de Carmo estar localizado num ponto do Rio, que esquenta muito, a sotavento da Serra do Mar.

A estação convencional de Coronel Pacheco tem um histórico de mínimas bem baixas, marcou 1,3ºC em 18 de julho de 2000, nesse mesmo dia a mínima de Viçosa, foi de 2,5ºC (a mais baixa em julho desde 30 julho 1962 quando marcou 1,8ºC).

Coronel Pacheco uma estação típica de baixada, tem grandes amplitudes diárias.

A nova estação automática fica numa baixada, consegui localizar no google eart, fica perto de um rio pequeno.

 

Deve ter acontecido a mesma coisa que na antiga automática de Niterói então, mas com o sinal trocado (depois de um período sem funcionar, a estação foi colocada novamente no ar, mas voltou descalibrada “para cima” no Caso de Coronel Pacheco).  Hoje eu diria que os dados estão no mínimo uns 2/3ºc acima da realidade, parece ser um problema de calibração mesmo.

 

Por aqui após uma leve chuva a temperatura caiu um pouco mais para faixa dos 16/17ºc, mas deve permanecer estacionada nesta faixa durante a madrugada.  Já pintou no radar uma nova perturbação para a semana que vem (terça/quinta), desta vez mais oceânica e com ar frio fraco, mas com potencial para provocar mais chuva, dando continuidade a este agosto bem dinâmico e com chuvas frequentes (já acima da média, a diferença só vai crescer) por aqui; ano passado também choveu com frequência em agosto e o volume ficou um pouco acima da média, mas o mês foi mais monótono nas variações de temperatura.

 

De todas as PWS que monitoro na área metropolitana do RJ a que mais se aproxima das condições aqui dos bairros mais próximos da baía em Niterói (Ingá, Boa Viagem, Icaraí..) é a da Ilha do Fundão/CENPES no RJ.  Hoje ela registrou extremos de 16ºc e 20,7ºc (extremos do ano 15ºc/37,3ºc).  Apenas as máximas lá são um pouco mais baixas que aqui (dias de vento norte/nordeste/leste) ou mais altas (vento noroeste/oeste/sudoeste) por conta da orientação da costa, com pouca diferença para ventos de sul/sudeste.  As mínimas costumam bater muito bem, menos de 1ºc de diferença em geral para a PWS.  Já o INMET no Barreto chega a ficar até 5ºc mais quente que aqui em dias sob massa de ar quente+brisa do mar, e até 2/3ºc mais frio em noites sem vento no inverno (mas o INMET é mais quente que aqui com mais frequência que mais frio, pois no verão a diferença nas mínimas quase desaparece mas a nas máximas costuma aumentar).

Edited by Wallace Rezende
Link to comment
Share on other sites

1 hora atrás, Fábio De Nittis disse:

Algumas mínimas hoje:

Buenos Aires: 1°C
La Plata: -3,8°C
Moreno (Grande Buenos Aires): -4,3°C
Mar del Plata: -4,5°C
Bahía Blanca: -7,5°C

Tandil: -8°C

Frio sensacional por aí. Uma baita baixada na região de Tandil chega a 2 dígitos negativos, não? 

  • Like 2
Link to comment
Share on other sites

1 hora atrás, Daniel85 disse:

Europeu anda um pouco instável nos últimos dias.

Agora coloca uns 4 dias seguidos de frio e umidade para São Paulo.

E como foi comentado pelo Wagner97, haverá alguma chance de chuva para o dia 20.

 

 

tempo.com - europeu 12z (14/08/2019)

jWSNBGB.png

Previsão maravilhosa essa! Bem que podia se concretizar...

Link to comment
Share on other sites

8 horas atrás, Carlos Campos disse:

É espetacular!

Fora hoje, a tarde mais fria (com sub10) foi a de 23/7/2013? Ou teve outra (s)?

Olá, amigos!

Entre às 04 horas da manhã do dia 03/08 até às 9 horas da manhã do dia 05/08, a estação meteorológica da CETESB, na região do Pico do Jaraguá, registrou, ininterruptamente, temperatura abaixo dos dois digitos.

A temperatura máxima registrada na tarde do dia 03 foi de 9,2 às 16 horas (ao meio dia era de 8,5), e a temperatura máxima registrada no dia 04 ocorreu às 15 e 16 horas com 8,7 (ao meio dia era de 8,0).

Saliento que, na tarde do dia 04, outras regiões da capital também registraram temperaturas sub 10 (Jabaquara, Parelheiros, etc).

Um grande abraço a todos!

  • Like 7
Link to comment
Share on other sites

Bom dia BAZianos!

 

Aqui na Zona Oeste de Juiz de Fora, a 900m, mínima hoje de 9,5 C

O detalhe interessante é o dado acumulado das últimas 24 h até as 7 h 15 m da manhã de hoje: máxima de 17, 0 C e média de apenas 12,5 C !!

E o frio continua por aqui. Hoje a noite a previsão é de queda maior da temperatura. Será que antes da meia noite a temperatura cai a menos desta mínima?

 

1755395589_CapturadeTela2019-08-15as07_25_41.png.1e1a806a986f564959c3f79b5548b141.png

 

Edited by sjmolive
  • Like 4
Link to comment
Share on other sites

10 horas atrás, Carlos Campos disse:

Olá 

A minha vila fica localizada entre as cidades de Pinhais e Piraquara, ambas as cidades fazem parte da RMCURITIBA e situam-se ao leste da capital.

A distância entre a vila e Curitiba é praticamente a mesma entre vila e Piraquara... Moro no meio do caminho kk

É uma área verde (ainda), com fazendas, pekenas e grandes chácaras, uma rua principal com comércio e relativa tranquilidade. A altitude do local onde eu moro é 902m e do local onde faço medições é de 892m. É uma baixada suave, uns 300 m à leste. Por ser o ponto de menor altitude da vila, é para lá q o ar frio costuma descer e se acumular nas noites de calmaria. Como geralmente é sombreada depois das 16/17h (muitos pinheiros altos no lado do poente), esfria muito rápido e ao anoitecer a keda de temperatura é vertiginosa. Dá uma boa diferença entre lá e o q eu observo em casa (no kintal).

Essa diferença já ultrapassou 5°C em certas ocasiões.

Quanto às máximas, diferem um pouco das de Curitiba, q registra em média 0,5/1,5°C a mais do q aki...mas devido obviamente a urbanização q aki é quase nula (na baixada). 

Próximo de onde eu moro, mas a uns 0,5-3km para leste existem pontos muito melhores pra registrar mínimas, mas não tenho como manter um monitoramento desses locais. 

Inclusive não faço mais monitoramento fora do período invernal, pois não tenho mais tanto interesse qto já tive no passado... Mantive um registro regular, diário e ininterrupto por muitos anos, de janeiro a janeiro, porém já deu... Talvez eu tenha dedicado muitos anos da minha vida fazendo isso e não tenho mais esse interesse todo. Os jovens aficionados por meteorologia darão continuidade ao meu trabalho kkk

Apesar de eu não conhecer nenhum nas redondezas.

Médias, comparações, acho q estão todas guardadas em algum lugar no sótão (kkkkk)... São tantos cadernos de anotações, pode acreditar. Iniciei provavelmente antes de vc vir à este mundo. 

Claro q a paixão continua... não estou aki? Mas, pego leve agora. Estou só me divertindo..

 

E as nuvens voltaram a cobrir o céu e a chance de geada cai por terra... O leste é assim!

Abraço

 

                                  👇IMG_20190814_212314.jpg.7f71f1143bbe34eb2beb7e1454c150f9.jpg

 

GABRIEL 👇

1565828509922.jpg.3cef19c93eba3d88b8397e20070c1d21.jpg1565828367708.jpg.1a1c4b86a97c266d70e1be10371ed6e4.jpg1565828248512.jpg.c5a702ce5fd23308b6cf7645e865a3b3.jpg

Que incrívell, obrigado por responder e fornecer detalhes de como é o lugar e de suas medições.

Quando você tiver um momento oportuno e conseguir achar um livro com suas anotações de antigamente, eu teria um imenso prazer de ler.

Também eu desejo parabéns pelo seu trabalho aqui no fórum, nos proporcionando belas imagens e inúmeros registros.

Abraços.

Edited by GabrielG.
  • Thanks 1
Link to comment
Share on other sites

12 horas atrás, Wallace Rezende disse:

  Renan, muito interessante esta questão.   Desde o fim do verão passado eu tenho notado um comportamento meio estranho da estação de Xerém em alguns dias, e hoje este registro de 14,7ºc pela manhã (sob chuva) e as várias mínimas horárias diurnas abaixo de 15ºc são suspeitos.  Não colocaria a minha mão no fogo por esta estação e pode estar havendo alguma entrada de umidade no sensor, embora as máximas em dias de sol estejam compatíveis com o local e as mínimas mais baixas em noites de céu limpo também.  Não apostaria em erro de calibração neste caso, mas parece haver algo estranho.

 

  O erro de calibração é menos raro, e justamente a primeira automática do INMET aqui de Niterói (que funcionou de 2005 a 2009 e teve que ser desativada quando a UFF pegou de volta o terreno para fazer novas construções no campus de Boa Viagem) ficou descalibrada (registrando valores abaixo da realidade) desde novembro de 2008 (após ficar sem funcionar por um mês) até a estação ser desativada em meados de 2009, indicando uma possível falha de calibração do INMET durante a reativação.  Também pode acontecer da calibração deixar os registros de temperatura acima da realidade, como tudo indica ser o caso de Coronel Pacheco aí perto de você.  Em geral as automáticas são muito boas, mas também não estão imunes a problemas (sem falar daquelas com problemas no abrigo, tinha uma no MS que atingiu o limite máximo (60ºc) por vários dias a alguns anos), mas pelo menos nesses casos o erro é tão óbvio que o INMET acaba mandando consertar na primeira oportunidade, enquanto quando é só uma diferença de poucos graus o erro/desvio pode ser ignorado e permanecer por anos, como é o caso de Coronel Pacheco se não me engano superestimando desde 2015 ou 2016 (em 10/2014, antes de começar a superestimar as temperaturas, CP registrou um recorde válido de 39,2ºc no mesmo dia dos recordes absolutos de Teresópolis em 19/10).

 

  Aqui segue um início de noite friozinho com 17/18ºc e uma garoa ocasional, e como venta um pouco a sensação fica baixa também, em geral dentro do esperado (a máxima foi de 21ºc no início da madrugada).  Com chuviscos e chuva fraca desde ontem, agosto já registra mais de 50 mm no INMET Niterói e mais de 200 mm no Alto da Boa Vista/Rio, então a maior parte da RM do RJ já superou a média mensal de chuva antes da metade do mês. As mínimas mais baixas desta MP devem ocorrer nas madrugadas de quinta para sexta e sexta para sábado, com o ar já mais seco, e não descartaria a mínima de 2019 em uma ou outra estação da RM.

 

  Não custa nada lembrar que a estação convencional de São Joaquim, que funcionou no mesmo local da atual automática, registrou seu recorde absoluto de frio (-10ºc) em agosto de 1991, ou seja, mesmo naquela região a atual MP tem mais relevância dentro do pouco animador e curto histórico do século XXI, quando mesmo estações estrategicamente posicionadas em baixadas não conseguiram bater recordes de frio antigos de lugares menos favoráveis às mínimas muito baixas como Xanxerê (ainda que em baixada não mais monitorada) e SJ conv (topo).  Mas torço para que não demore muito para isso acontecer, pois mesmo sendo um pouco mais difícil nos dias de hoje está muito longe de ser impossível chegar aos simbólicos dois dígitos em locais habitados do Sul (só faltou a conjunção certa de fatores), e o monitoramento privado nas terras mais frias do Sul está realmente muito bom.

 

Wallace, vamos continuar auditando essa estação de Xerém. Infelizmente pode ser mais uma vítima de descaso.

 

A estação de Coronel Pacheco eu nem considero mais (só olho chuvas), lembro que quando ela ainda funcionava bem, as temperaturas máximas dela eram em média de 01,0 a 01,5 acima da minha estação, o que é algo mais condizente. E as mínimas às vezes até rivalizavam com as minhas. 

 

Sobre os -10ºC em Agosto de 1991, eu acho incrível SJ-topo ter chegado a esse valor, não duvido da marca mas é algo muito surreal de se imaginar hoje em dia. Se nem as estações mais estrategicamente instaladas ainda não obtiveram tal êxito, mesmo em MP's fortes como as desse ano... pelo visto para alcançarmos essa marca na serra geral, será necessária uma onda polar quase histórica mesmo, não basta ser muito forte. Enfim, eu achava que seria muito mais fácil, mas Urupema está sempre beliscando nos -10C e nunca chega lá. Enfim, é frustrante. 

  • Like 1
Link to comment
Share on other sites

13 horas atrás, sjmolive disse:

Oi Renan, não mede precipitação nem vento... no futuro posso adquirir estes módulos.

 

E que frio hoje hein? Minha primeira parcial da temperatura lá na zona oeste em Juiz de Fora a 900 m: Máxima 17,0 C - Mínima (até agora, vai baixar mais): 11,6 C agora as 19h15m.

 

Vamos comparar?

UFJF, 900m também - até agora 19h - Máxima 17,2 C - Mínima 11,6 C entre 18 e 19 h. 

Renan Bandeirantes, 700m Máxima 18,6 C, Mínima - 14,4 agora as 19h...

No frio de advecção, como agora, estou bem nivelado em temperatura com a UFJF.

 

Este foi o primeiro dia lá - vamos acompanhar os demais.

 

 

Excelente. Registrou sub-10 hoje cedo ?

 

Eu devo fazer uma medição caseira com meu termômetro digital hoje à noite lá no Passos del Rei, para ver se valerá a pena ir amanhã cedo caçar alguma coisa. Amanhecemos com um lindo dia de céu claro e com expectativa de forte queda da temperatura à noite. Veremos.

  • Like 1
Link to comment
Share on other sites

BH teve boa mínima de 13,4 C aqui em casa, com 10,5 C no Cercadinho (parte alta da cidade) e 14,1 C na Pampulha. Ventos fortes pela manhã e ainda agora, apesar do céu claro e azul. De manhã cedo a sensação térmica era MUITO inferior à temperatura. 

Agora ainda temos 18,5 graus, apesar do céu limpo.

Belíssimo dia!

20190815_105845.jpg

  • Like 8
Link to comment
Share on other sites

Guest
This topic is now closed to further replies.
 Share

×
×
  • Create New...

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.