Jump to content
Brasil Abaixo de Zero

Manutenção/Limpeza em Vantage Vue


GBJ
 Share

Recommended Posts

Guest Wallace Rezende

Interessante, mas nunca aconteceu do pluviômetro não registrar uma chuva?  Pelo que sei esse é um dos pontos mais sensíveis da grande maioria das PWS, o entupimento ou travamento do pluviômetro.  Adoraria ter uma dessas, mas me falta até um bom lugar para colocar então acaba não valendo a pena o investimento no meu caso.  Se eu pudesse ter uma PWS acho que manteria um pluviômetro manual ao lado para evitar perder registros de chuva, e até serviria para comparação.

Edited by Wallace Rezende
Link to comment
Share on other sites

2 horas atrás, GBJ disse:

Pessoal, hoje minha Vantage Vue completou 3 anos de operação, sem qualquer problema, e resolvi fazer uma limpeza mais meticulosa. Algumas fotos, a quem interessar possa.

IMG_0211.jpg

IMG_0302.jpg

IMG_0365.jpg

IMG_0384.jpg

IMG_0891.jpg

IMG_1174.jpg

IMG_1989.jpg

IMG_7458.jpg

IMG_7881.jpg

IMG_8300.jpg

IMG_8453.jpg

IMG_8732.jpg

IMG_0834.jpg

IMG_0849.jpg

GBJ,

na 5ª foto, onde está aqueles "pratinhos" virados, é onde fica o sensor de temperatura?

 

É a primeira vez que vejo essas estações bem de perto e com detalhes.

Link to comment
Share on other sites

8 hours ago, Wallace Rezende said:

Interessante, mas nunca aconteceu do pluviômetro não registrar uma chuva?  Pelo que sei esse é um dos pontos mais sensíveis da grande maioria das PWS, o entupimento ou travamento do pluviômetro.  Adoraria ter uma dessas, mas me falta até um bom lugar para colocar então acaba não valendo a pena o investimento no meu caso.  Se eu pudesse ter uma PWS acho que manteria um pluviômetro manual ao lado para evitar perder registros de chuva, e até serviria para comparação.

 

Wallace, nunca aconteceu de não registrar chuvas. O sistema de coleta é muito simples e bem construído, ao menos no caso da Davis.

 

O local sem dúvida ajuda. Ela está em uma área aberta, onde a possibilidade de cair algum detrito no coletor é muito baixa.

 

Na verdade, já aconteceu o oposto: algumas vezes ocorre um falso-positivo por conta do acúmulo de orvalho. No entanto, isso é raro, e facilmente identificável. Geralmente é uma medição de 0,2mm (uma "baixada" da colher) isolada no meio do gráfico, e isso também seria observável em um pluviômetro convencional.

 

 

Link to comment
Share on other sites

8 hours ago, marinhonani said:

GBJ,

na 5ª foto, onde está aqueles "pratinhos" virados, é onde fica o sensor de temperatura?

 

É a primeira vez que vejo essas estações bem de perto e com detalhes.

 

Marinho, sim. O sensor de temperatura e umidade fica protegido por duas "camadas".

 

Primeiro, há os "pratinhos" (o nome técnico em inglês é "radiation shield"). Retirando esse conjunto, você tem acesso ao "cubinho" branco que aparece na foto 11. E retirando esse "cubinho", o sensor fica exposto, conforme a foto 7. 

 

Esse "cubinho" tem ainda uma espécie de filtro, que pode ser visto na foto 4.

  • Like 1
Link to comment
Share on other sites

14 horas atrás, GBJ disse:

Pessoal, hoje minha Vantage Vue completou 3 anos de operação, sem qualquer problema, e resolvi fazer uma limpeza mais meticulosa. Algumas fotos, a quem interessar possa.

IMG_0211.jpg

IMG_0302.jpg

IMG_0365.jpg

IMG_0384.jpg

IMG_0891.jpg

IMG_1174.jpg

IMG_1989.jpg

IMG_7458.jpg

IMG_7881.jpg

IMG_8300.jpg

IMG_8453.jpg

IMG_8732.jpg

IMG_0834.jpg

IMG_0849.jpg

 

Legal, amigo. 

 

Também tenho uma Vantage Vue, e ela já está lá desde Setembro de 2012, rs.

 

Em 2016 fui fazer essa limpeza interna, e não havia muito o que limpar. Mas essa limpeza dentro do sensor interno de temperatura eu não me atrevi a fazer, pois não sabia como abrir.

 

A limpeza da parte externa eu usualmente faço a cada 2 ou 3 meses. Tem umas mosquinhas lá no meu sítio que "adoram" depositar uns ovinhos na região dos pratinhos e no pluviômetro, além de toda a parte externa. 

 

Já tive 2 problemas com a estação: No primeiro, a comunicação do sensor da estação com o console falhou. Foi necessário fazer uma raspagem nas antenas de ambos para voltar. 

 

No segundo, foi a vez do data logger pifar. Foi necessário substituir pelo wi-fi logger, uma versão melhorada. 

Link to comment
Share on other sites

On 7/28/2019 at 11:27 AM, Renan said:

 

Legal, amigo. 

 

Também tenho uma Vantage Vue, e ela já está lá desde Setembro de 2012, rs.

 

Em 2016 fui fazer essa limpeza interna, e não havia muito o que limpar. Mas essa limpeza dentro do sensor interno de temperatura eu não me atrevi a fazer, pois não sabia como abrir.

 

A limpeza da parte externa eu usualmente faço a cada 2 ou 3 meses. Tem umas mosquinhas lá no meu sítio que "adoram" depositar uns ovinhos na região dos pratinhos e no pluviômetro, além de toda a parte externa. 

 

Já tive 2 problemas com a estação: No primeiro, a comunicação do sensor da estação com o console falhou. Foi necessário fazer uma raspagem nas antenas de ambos para voltar. 

 

No segundo, foi a vez do data logger pifar. Foi necessário substituir pelo wi-fi logger, uma versão melhorada. 

 

Renan, bom saber.

 

Na minha o que estava mais sujo mesmo era a proteção do sensor. Mas ainda assim foi uma limpeza mais por "agradecimento" do que por necessidade. Rs. Aproveitei para trocar a pilha também, só por precaução.

 

Quanto ao data logger, espero que o meu não pife. Gosto de manter a conexão USB pois ela está ligada a um Raspberry Pi rodando WeeWX. 

 

Você usa o wi-fi logger diretamente com o software da Davis?

 

 

Link to comment
Share on other sites

Guest Wallace Rezende

A presença do dono prestando atenção e limpando também é fundamental, é isso que falta às automáticas do INMET, uma manutenção (ou mesmo limpeza superficial básica) com frequência adequada, tanto que praticamente todas sofrem com a descontinuidade dos registros que tornará impossível a utilização dos dados destas estações para o cálculo de normais climatológicas no futuro, isso claro se a iniciativa de manter as automáticas (que já se encontra na UTI) não for abandonada antes por dificuldades orçamentárias..

 

Uma estação que eu acompanho de perto ilustra bem o problema; a estação automática Nova Friburgo, que fica na zona rural do município, foi instalada na primavera de 2010 e funcionou muito bem pelos dois anos seguintes (dados completos em 2011 e 2012), mas em 2013 já houve a primeira perda de dados em março e desde então todos os anos estão com dados pluviométricos incompletos e muitos com dados de temperatura faltando também.  Os últimos anos foram os piores com interrupção total dos registros pluviométricos ao longo de todo o verão 2016/2017 e novamente um longo período sem a estação registrar chuvas no início de 2018.  Este ano parecia que a coisa estava melhorando, mas em meados de março o pluviômetro entupiu ou travou/foi danificado e só foi reativado pelo INMET em... julho!  Qualquer tentativa de calcular as médias de chuva desta estação (e da grande maioria das automáticas) vai se provar uma grande perda de tempo.  Na Vila Militar (Rio de janeiro, instalada em 2007) apenas 3 anos (dos 11 anos inteiros da instalação até 2018) estão com dados de chuva completos.

Edited by Wallace Rezende
Link to comment
Share on other sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Guest
Reply to this topic...

×   Pasted as rich text.   Paste as plain text instead

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

 Share

×
×
  • Create New...

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.