Jump to content
Brasil Abaixo de Zero
Rodolfo Alves

Monitoramento e Previsão - Brasil/América do Sul - Julho/2019

Recommended Posts

Como assim secou a neve ? As condições que aparecem são as mesmas. Cavado, temperatura bem negativas em 850...como assim não mostrou ?

• Like 2

ESTRELAS E 7,4. NEGATIVO NO SUL DO RS, MAIS FRIO QUE OS MODELOS COLOCAVAM!

• Like 14
  • Thanks 1

4 minutos atrás, Renan disse:

Como assim secou a neve ? As condições que aparecem são as mesmas. Cavado, temperatura bem negativas em 850...como assim não mostrou ?

No mapa de chuva/neve  do GFS não mostrou ao menos, por isso penso que volte a mostrar nas próximas rodadas

que gangorra, mas se secar a neve abrem-se as condições para minimas mais extremas...

outro dado importante, em Buenos Aires fez mais frio que a previsão previa...será que temos janela para os modelos ficarem mais favoráveis novamente?

• Like 1
  • Thanks 2

4 minutos atrás, Felipe Pelisari disse:

No mapa de chuva/neve  do GFS não mostrou ao menos, por isso penso que volte a mostrar nas próximas rodadas

metesul acabou de confirmar que diminuiu a abrangência da neve...

2 minutos atrás, ifreitasrosa disse:

metesul acabou de confirmar que diminuiu a abrangência da neve...

Acabei de ler também, mas vou ser otimista, assim como diminuiu pode voltar a aumentar

Agora, Felipe Pelisari disse:

Com certeza, lembrando que a projeção dessa MP está sofrendo alterações ainda, foi bombardeada hoje mas pode se recuperar amanhã. Oremos. 

• Like 2

Boa noite.

Tem alguma estação meteorológica em funcionamento no Pico Paraná ou no Pico Caratuva? Dei uma olhadinha no freemeteo e vi a previsão no Pico Paraná e achei interessante.20190701_212159.thumb.jpg.bc5319c22e5afaefe20ccd1c0cc55ada.jpg

• Like 1

Posted (edited)

Com certeza, lembrando que a projeção dessa MP está sofrendo alterações ainda, foi bombardeada hoje mas pode se recuperar amanhã. Oremos. 

nao creio muito nessas máximas mais altas que previram hoje. ainda mais com mínimas baixas seguidas, acho que vão diminuir pra uns 20ºC.

de qualquer forma não espero nada de interessante em relação às máximas. Mas não custa lembrar que o tempo vai estar seco e ensolarado.

---

um lembrete: naquela onda de frio de 2017 a mínima prevista era de 8ºC....lembro de fazer 7,x na Pampulha e 6,1ºC em Cercadinho.

Edited by Nowcasting
  • Like 2

41 minutos atrás, HenriqueFN disse:

GFS secou a neve :(

Cuidado com a armadilha do GFS!

Às vezes eu tenho a impressão de que os entusiastas acham que os modelos é quem definem o clima.

• Like 7

3 horas atrás, RafaelBHZ disse:

Pelas últimas rodadas do GFS e do Europeu, do centro-norte de MG "pra cima" teria só um friozinho normal mesmo, em torno de 10°C a 15°C. Tem dias que a própria subsidência do ar provoca temperaturas mais baixas nestas regiões...

Tomara que sejam apenas ajustes, se não o caldo azeda de vez. Se não fizer 6°C ou menos em BH, juro que minhas próximas férias serão em algum lugar bem gelado. 

Rapaz desde 2015 eu passo um mês  inteiro no sul. Uma semana em chapeco, uma semana em lages, uma semana em Bage,  uma semana em ivoti... sou bolsista  de um  festival de música.  Em 2016 o louco aqui foi tocar  numa praça  em lages  para a emissora  local. A máxima era 6 graus.  Os dedos no violino  eu não  sentia. Aliais quem é  de lages aqui ?

• Like 2
  • Haha 3

Modelos continuam fortes RS, SC e Sul PR.  Pra mim a rodada mostra antecipação de 12h/18h do previsto nas rodadas anteriores. Vejo possibilidade de precipitação de inverno na quinta,  modelos mostram instabilidade da FF pressionada pela MP com zero graus em 850 na linha do Norte RS e SC, quinta represa o frio úmido, sábado seca bem. Temperatura deve chegar superar aos —10C no Planalto Sul nas baixadas no sábado/domingo.  Pelas projeções teremos  -1/-4C 850;  -8/-11C 700;  e -19/-22C 500.  Interessante também é a tendência de mais frio pela frente. Modelos mostram sistema intenso 13/18 Julho, aliás, ainda muito distante.

• Like 5

Uma coisa bacana que estou presenciando aqui no RS em relação ao Planalto Central (GO/DF) é a diferença entre o Frio húmido e o seco. 

Hoje passamos todo o dia entre 06 e 10 °C aqui em Gramado/RS, algo normal para as grandes "altitudes do Planalto Central" durante a madrugada, mas é grotesca a diferença na sensação térmica.

Costumo remar no lago paranoa (1000m) em Brasília as 06 da manhã, geralmente durante este período a temperatura está variando entre 08/12 °C... Mas sinceramente, nunca senti em Brasília o mesmo frio que senti no RS...

De fato o Frio seco "estraga" qualquer sensação de frio...

Sempre chego de regata para remar com meus 08°C do cerrado... Já aqui, estou empacotado... 😂😂😂😂

• Like 6

Foreca diminuiu o frio em Friburgo, mas indica varios dias com mínimas sub 10 e uma máxima de 12°C até o momento. Não é historico nas minimas, mas pelo menos salva esse ano cheio de anomalias. Já me dou como satisfeito se a previsão se manter assim. #conformado

Obs.: Se vier coisa melhor é lucro.

9 minutos atrás, Vinicius Nanini disse:

Uma coisa bacana que estou presenciando aqui no RS em relação ao Planalto Central (GO/DF) é a diferença entre o Frio húmido e o seco. 

Hoje passamos todo o dia entre 06 e 10 °C aqui em Gramado/RS, algo normal para as grandes "altitudes do Planalto Central" durante a madrugada, mas é grotesca a diferença na sensação térmica.

Costumo remar no lago paranoa (1000m) em Brasília as 06 da manhã, geralmente durante este período a temperatura está variando entre 08/12 °C... Mas sinceramente, nunca senti em Brasília o mesmo frio que senti no RS...

Sempre chego de regata para remar com meus 08°C do cerrado... Já aqui, estou empacotado... 😂😂😂😂

E ainda há quem goste de ASAS!

Alguém tem notícias do Gabriel  Cardoso.

Parece que ele tem contato com o pessoal do Posto Marcão, estou preocupado da estação do Morro Massena/Alto de Itatiaia não voltar a funcionar na pré-entrada da massa polar, durante a atuação da massa polar.Seria uma perda enorme depois de anos em funcionamento.

• Thanks 2

24 minutos atrás, Vinicius Nanini disse:

Outro fator que fez de 2017 um ano memorável para nós mineiros foi exatamente esse frio úmido. Aqui em BH tivemos vários dias com tempo nublado e bastante vento naquele ano.

Em agostos normais, não sinto muito frio por aqui, mesmo com mínimas frequentemente próximas de 10°C devido ao ar muito seco. Sinto mais frio com 17°C e chuva do que com 13°C, 14°C secos.

• Like 1

Posted (edited)
33 minutos atrás, Vinicius Nanini disse:

latitude baixa (insolação) + falta de vento + falta de nuvens,

tem também o efeito desse lago aí, onde a temperatura deve ficar mais alta quando vc vai remar, como a tarde a temperatura varia muito não chega a esfriar tanto no local. Não duvido que se esta 8ºC em um local, no entorno do lago deve ficar em 12ºC.

Brasília tb é uma cidade mais "aberta".

Edited by Nowcasting

Sul gaúcho muito frio, Bagé com uma semana inteira de frio e mínimas próximas de zero e máximas mais baixas. Agora 2 graus por la. Já aqui para os baixa-latitude, nos contentamos com o que resta do sopro polar, que vai demorar mais 3 dias pra chegar e vai embora rapidinho :(

• Like 2
  • Sad 1

3 horas atrás, LucianoD disse:

Aqui vai ser uma longa jornada de frio, com uma tarde muita fria na sexta com provável máxima sub 10 e minimas muito baixas na manhã de domingo, vai se aproximar muito de zero. Quem é do RS não tem o que reclamar, e ainda tem a possibilidade de neve que é quase certa como a cereja do bolo.

Fala conterrâneo. hehehehehe

Tem previsão de neve até em Sapiranga na Sexta-feira ás 15h.

To subindo para Nova Petrópolis e Gramado sexta-feira às 18h. Vamos ver se pego algo além do frio..

• Like 1

Alguém aqui sabe mais detalhe sobre essa estação mais fria de Pinheiro Machado? A diferença entre ela e outras estações próximas é bem grande.

8 minutos atrás, Guto Cesar disse:

Sul gaúcho muito frio, Bagé com uma semana inteira de frio e mínimas próximas de zero e máximas mais baixas. Agora 2 graus por la. Já aqui para os baixa-latitude, nos contentamos com o que resta do sopro polar, que vai demorar mais 3 dias pra chegar e vai embora rapidinho :(

Sim, infelizmente.

Aqui no Sul alguns graus de latitude fazem uma diferença grotesca.

O sul gaúcho é um lugar privilegiado aqui no Brasil para MPs. Um grande exemplo foi semana passada que lá fez um frio de lascar e a MP ficou bloqueada não subindo.

Também não é raro de se ver MPs bloqueadas aqui no Sul do PR e a gente apenas sentir efeito da FF.

• Like 1

Guest
This topic is now closed to further replies.

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.