Jump to content
Brasil Abaixo de Zero
Rodolfo Alves

Monitoramento e Previsão - Brasil/América do Sul - Julho/2019

Recommended Posts

Posted (edited)

Estações no RJ/Capital agora (19hrs).

AlertaRio 06-07.png

Edited by Rafael
  • Like 2

55 minutos atrás, Carlos Campos disse:

Está muito frio.

Agora com 4°C aki

Calculo o 0°C às 20h e amanhã se tudo correr bem, -4/-4,5°C

Apareceu umidade, mais que ontem. Sei não.
ENfim. QUeria constatar que acho estranho ou nossos dados ou o Simepar. Tá 8,3 graus ali na estação aqui de Curitiba lá, ainda.

• Like 2

2 minutos atrás, Rafael disse:

Estações no RJ/Capital agora.

AlertaRio 06-07.png

Na automática de Seropédica/Itaguaí, a máxima foi de 20,5,já desceu para 13,8 ás 18 horas,foi a que mais esfriou nas áreas baixas do Rio, indo de Itaguaí até Silva Jardim.

• Like 3
  • Thanks 1

Uma queda absurda da temperatura entre o fim de tarde e começo de noite. 7 da noite e temos apenas 7.0°C

• Like 4
  • Thanks 2

Posted (edited)

Fui ver o termômetro agora e tomei um susto: 6.6°C. Estou até um pouco preocupado porque não há vento. Acho que o prejuízo será inevitável.

Edited by marcio valverde
  • Like 1
  • Sad 1

3,7 °C em Marsilac, acho que teremos marcas negativas no município de SP

• Like 12

7 minutos atrás, marcio valverde disse:

Fui ver o termômetro agora e tomei um susto: 6.6°C. Estou até um pouco preocupado porque não há vento. Acho que o prejuízo será inevitável.

Infelizmente a natureza é assim

• Like 3

3 minutos atrás, ricardosilva disse:

MIRANTE 9,6°

Uma queda de 5° em 11 horas é pedir muito??

• Like 3
  • Haha 2

3 minutos atrás, Rafael Rezende de loyola disse:

Apareceu umidade, mais que ontem. Sei não.
ENfim. QUeria constatar que acho estranho ou nossos dados ou o Simepar. Tá 8,3 graus ali na estação aqui de Curitiba lá, ainda.

Essa umidade eu já esperava, tendo em vista q o vento enfraqueceu no final da tarde. Ainda não será desta vez q a infiltração vai aparecer.

Tem outro "porém":

Lembrei no início da tarde que houve um evento bem parecido com o atual, há muitos anos e nessa ocasião mal a noite terminou (23h), baixou um nevoeiro terrível e estabilizou a temperatura em 2°C, assim ficando até às 10h do dia seguinte.

Tão logo lembrei, tirei o pensamento da cabeça e me concentrei em aproveitar a tarde inocentemente, como se nada de ruim pudesse acontecer...

Não dá pra encucar certas coisas negativas (a não ser mínimas 😀) pq isso tira nossa paz.

O q tem de ocorrer, ocorrerá...

Outra coisa q vc citou: Veja q a estação do Simepar fica quase no centro de Curitiba e lá demora mais pra esfriar do q nas demais estações, q além de estarem situadas longe do centro ainda ficam em pontos estratégicos.

Se a dúvida persistir, veja a estação da Lapa q também é do Simepar (então, sem motivos para suspeitas).

Se não me engano estava uns 4°C abaixo da estação da capital.

Essa distância de 60 km não significa nada em relação ao alcance do ar frio na RMCURITIBA: o sul de SP está bem mais frio q o Simepar Curitiba. Então o problema é a bolha urbana em q a estação está inserida.

Abraço

• Like 6
  • Thanks 1

Jornalista do SPTV: "São Paulo teve a madrugada mais fria do ano, temperatura chegou a 3,6°C em Capela do Socorro" amigo, Marsilac já atinge essa marca no exato momento que vc tá falando isso!

• Like 8

Olha... Com o vento e com os valores de temperatura das 19:00, eu acho improvável que a temperatura caia além de 7°C na maior parte de Belo Horizonte nesta madrugada.

A não ser que essa MP provoque uma queda de uns 10°C de temperatura nas próximas 9 horas, o que não me recordo de ter visto aqui até hoje. Mas por enquanto, vejo apenas Cercadinho com potencial para sub 7°C. Espero estar errado. 

Queda avassaladora, eu nunca vi isso em toda minha vida. 12 graus direto pra 4 graus, aqui em pleno centro de São José (centro centrão mesmo), só com o cair da noite.

• Like 6
  • Thanks 2

Itatiaia, de 3.1 º C para 0.5 ºC ena última hora, será que chega a quanto? A mínima absoluta no país desta massa de ar foi quanto até agora, - 6,0 ºC?

• Like 1

Mais uma queda de 3°C em 1 hora, e a estação de Varginha, topão/Inmet, registra 10°C!!!!!

Cheguei aqui na fazenda e tenho 7.4°C no digital! Tá um friozão. Céu limpinho. 

Baixadas vão negativar nesse ritmo. 

• Like 3

2 minutos atrás, Guto Cesar disse:

Queda avassaladora, eu nunca vi isso em toda minha vida. 12 graus direto pra 4 graus, aqui em pleno centro de São José (centro centrão mesmo), só com o cair da noite.

Está interessante essa keda... 

Logo mais vou olhar se já tem geada..

(Piraquara)

Abraço

• Like 3

3 minutos atrás, Guto Cesar disse:

Parece q isso aconteceu em muitas localidades do Centro-Sul brasileiro, 

• Like 2

Boa noite!

8,7ºC em São Carlos, Sp, neste momento. Queda vertiginosa! Céu completamente sem nuvens e sem presença alguma de vento. 😱

• Like 2

RMBH às 19:00:

Belo Horizonte - convencional - 16°C

Belo Horizonte -  Cercadinho - 14,5°C

Belo Horizonte -  Pampulha - 17,4°C

Ibirité - Serra do Rola Moça - 13,9°C

Florestal - 11,9°C

Pela situação, a menos que haja um milagre, a geada não deve ocorrer nem em bairros isolados de Belo Horizonte, e se vier, será bem fraquinha e muito mas muito isolada.  

As cidades vizinhas, entretanto, seguem com a possibilidade em aberto, e acredito que Florestal, a 60km de BH, caminhe a passos largos não só para a geada como também para uma mínima interessante. 

Espero que o colega @RafaelBH consiga registrar alguma coisa em Igarapé. 

• Like 3
  • Sad 1

Boa noite a todos! Desde já na torcida por um bom inverno em 2020 para programar um turismo climático, hehehe. Aqui em Fortaleza, tivemos um sábado de bastante sol e calor. Em alguns momentos da tarde até deu um aumento de nebulosidade, mas nada que trouxesse chuva. Como comentei mais cedo, existe a possibilidade de termos algumas pancadas boas entre quarta e sexta, mas antes disso, no início da semana, as atenções se voltam para Salvador, Aracaju e Maceió.

• Like 4

Guest
This topic is now closed to further replies.

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.