Jump to content
Brasil Abaixo de Zero
Rodolfo Alves

Monitoramento e Previsão - Brasil/América do Sul - Julho/2019

Recommended Posts

5 minutos atrás, Bruno D disse:

Acho que muito possivelmente as mínimas em São Paulo (Capital), vão ir bem abaixo do que a maioria dos institutos vêm prevendo, principalmente se não houver atuação de MM's no auge da atuação do ar polar. Se não nublar de Sábado para Domingo, acho que até o mirante vai abaixo de 5,5°C, talvez algo entre 4 e 5°C.... Altas polares nessa posição (Paraguai/SC e PR), e com essa pressão absurda, sempre foram associadas a mínimas extremas em São Paulo, em 2016 não foi diferente. Em 2013 se não fosse o bloqueio absurdo em MG, e o consequente frio úmido por essas bandas, acho que até mesmo o mirante beliscaria uma sub 3°C.

Apostei no bolão conservadores 05,5ºC pro Mirantão e 03,9ºC no IAG. 

Sei do potencial de frio que a capital paulista possui, mas eu realmente acho que a mm vai cagar as mínimas aí. Espero estar redondamente enganado.

• Like 1

10 minutos atrás, Victor Naia disse:

Eu acho que isso vai rolar na sexta-feira, ou madrugada de sábado, Lucas. 

Para cá, abaixaram para 1°C! 

Pelo mapa do weather.us o Europeu já  tá colocando negativas na região de Poços de Caldas. E o Europeu costuma ser conservador nas mínimas.

• Like 1

32 minutos atrás, Nowcasting disse:

Estou com um sentimento que a segunda de manhã vai superar o frio de domingo de manhã aqui.

Nowcasting,

na rodada de 00Z do CMC indica isso, cidades de Minas e região de Resense-RJ com amanhecer mais frio.

3 minutos atrás, Renan disse:

Apostei no bolão conservadores 05,5ºC pro Mirantão e 03,9ºC no IAG. 

Sei do potencial de frio que a capital paulista possui, mas eu realmente acho que a mm vai cagar as mínimas aí. Espero estar redondamente enganado.

Ainda tou sem entender, porque os modelos vem apostando em tanta nebulosidade para faixa leste do Sul-Sudeste, mesmo com alta absurda dessa passando pelo centro da região sul do Brasil. Teria algum outro fator para isso? Se o centro da alta estivesse sobre o mar, entre sábado e segunda era mais fácil assimilar, mas ela vai tá sobre o sul do Brasil (em trajetória continental) ultrapassando os 1030 hPa, e com a frente já no nordeste do país.

• Like 1

Já estou resfriado. 🤬

Minha sorte é que fez bastante calor nas últimas semanas e a casa levará um tempo pra resfriar. O grosso da onda de frio será agradável dentro de casa.

36 minutos atrás, LucasFVenturini disse:

Foreca colocando 2°C para cá. Eita! Mais um pouco essa previsão zera ou negativa. Vamos lá, eu confio em você, ECMWF! 

Aqui pra Lafaiete também segue firme nos 2°

Esses dias de pré-frontal tá acertando nas máximas em 27°, espero o mesmo acerto pras mínimas... 

• Like 3

8 minutos atrás, Bruno D disse:

Ainda tou sem entender, porque os modelos vem apostando em tanta nebulosidade para faixa leste do Sul-Sudeste, mesmo com alta absurda dessa passando pelo centro da região sul do Brasil. Teria algum outro fator para isso? Se o centro da alta estivesse sobre o mar, entre sábado e segunda era mais fácil assimilar, mas ela vai tá sobre o sul do Brasil (em trajetória continental) ultrapassando os 1030 hPa, e com a frente já no nordeste do país.

com uma alta dessa e sendo continental, pelo menos 2 dias de geada generalizada em boa parte do território da região sul e partes do sudeste... 

me parece que aos poucos os modelos vem devolvendo em partes os extremos projetados na semana passada...

Edited by ifreitasrosa
  • Like 1

2 minutos atrás, ifreitasrosa disse:

com uma alta dessa e sendo continental, pelo menos 2 dias de geada generalizada em boa parte do território da região sul e partes do sudeste... 

A MetSul usa muito o mapa de geadas fornecido pelo modelo CMC.

No centro de Minas mostra 2 dias com maior chance de geada, cidades ao sul de BH, a oeste de BH.

Na mantiqueira/sul de Minas uns 5 dias com geadas. 

Pessoal: posso cravar com certeza, que a manhã de domingo será mais fria aqui no sul de minas do que no sábado? 

Aproveitando aos comentários dos colegas, também aposto em mais frio na segunda-feira. CMC está apostando nisso. Indicando, até o momento, algo como 6°~16°C no sábado, 1.5°~15.5° no domingo, 0°~17.5°C na segunda, 1.7°~18.5°C na terça, 3°~19.5°C na quarta, 3°~20°C na quinta e 5°~20°C na sexta. 

Não para reclamar nada. Europeu concorda bem na máxima, embora, coloque mínima maiores. 

E ESSA SEXTA-FEIRA QUE NÃO CHEGA NUNCAAAAAAAAAAAA 

#tensaopreMP

• Like 1
  • Haha 5

Previsões  para Pouso Alegre., sul de MG .....Uma indica temperaturas negativas...  a outra  indica 2°C.....Outros sites indicam 1°C.....Outras cidades aqui da região do sul de MG também seguindo no mesmo embalo, todas abaixo dos 5° graus

Screenshot1.png

Screenshot.png

Edited by carlos mg
  • Like 1

E pra Lapa e São Mateus do Sul o Foreca prevê mínima de -3°C no sábado e -5°C no domingo, algo que seria muito significante. Para Guaratuba, 4 graus no sábado e domingo, algo mais surpreendente ainda. Então, ou essa mp está mais forte que eu pensei, ou então o site está meio biruta com esses -10°C aí e fazemos jus ao título de Rússia brasileira

• Haha 1

Areas de chuva parecem querer ganhar força no norte do PR, possivelmente chuva nas proximas horas, faz 21°C. Ao aguardo desse tao esperado frio

47 minutos atrás, CloudCb disse:

E aí, quem acerta?

image.png.3b4fff391fcdea58618764b1c11a1394.png

Não faço ideia de qual modelo a Climatempo usa.

Acabou de sair a atualização do ECMWF, ele deu uma reduzida na quantidade de chuva prevista. Agora ficou bem parecido com o GFS. Ambos indicam que grande parte desse acumulado acontecerá a partir do quinto dia, ou seja, segunda-feira. 

D3A77843-C4B6-45CC-B1FF-C62347458DC4.png

1ABBF29A-3FE0-4453-BF39-F87C2DE637EA.png

Rio Grande, Terra do Fogo, Argentina...já sabemos que é um lugar frio mas essas temperaturas de hoje entre -10° e -7° já seriam obra de nossa amiga bomba polar? Média de julho é -1° a 4°

Edited by Enio Rezende
  • Like 1
  • Thanks 1

24 minutos atrás, alexnrocks disse:

Alguém tem ideia do porquê das previsões do FORECA para São José dos Pinhais/ Pr estarem tão absurdas. Será que tem relação com o topo dos morros da  Serra do Mar? Ou é algum erro grosseiro mesmo.

https://www.foreca.com/Brazil/Sao_Jose_dos_Pinhais?details=20190707

PREVISÃO SAO JOSE .JPG

Também vi isso ontem, mas dei uma pesquisada e várias cidades da região metropolitana de Curitiba estão com esse bug. Pra colombo e almirante tamandaré estava prevendo -6ºC, e pra quatro barras e piraquara, também -10.

Boa tarde para quem viu de ontem pra hoje no meu app: Previsão 14 dias, mudar-se a temperatura dos dois dias mais frios: Mínimas de sábado e domingo estavam mostrando 0 e 2 graus ontem. Hoje, acordei e fui olhar e atualizou para -1 e depois -2. 😌😃

E faz uma meia hora que começou a chover em Curitiba; Temperatura estava 19 graus e agora está 14.

45 minutos atrás, Renan disse:

E ESSA SEXTA-FEIRA QUE NÃO CHEGA NUNCAAAAAAAAAAAA 

#tensaopreMP

JA PODEMOS BATER O MARTELO ? SOBRE A NEVE E DIMINUIÇÃO DO FRIO ?  HOJE É QUARTA , MUITOS DIRIAM BATER O MARTELO HOJE.?????

Edited by geovane gomides
  • Like 1

11 minutos atrás, geovane gomides disse:

JA PODEMOS BATER O MARTELO ? SOBRE A NEVE E DIMINUIÇÃO DO FRIO ?  HOJE É QUARTA , MUITOS DIRIAM BATER O MARTELO HOJE.?????

Acho que vai ter distribuição gratuita  de gelo seco nas serras do sul. 

• Haha 1

Não Custa nada Sonhar:x

q8UmM0K.jpg

image.png

Edited by Jonathan
duplicidade de imagem
  • Like 1
  • Haha 1

Bom início de noite à todos!

A mudança na direção do vento de noroeste para sudoeste aconteceu às 16h00 e trouxe como consequência a keda de temperatura. Estamos neste momento com 7°C a menos do que no final da manhã. 

Enquanto escrevo a chuva está caindo em pancadas e junto com ela também alguns raios...poucos e espaçados, mas já levei uns dois sustos desde então.

Céu tão carregado, que antes do poente já estava bem escuro.

Na foto dá pra perceber isso...

1562186960766.jpg

• Like 3

Guest
This topic is now closed to further replies.

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.