Jump to content
Brasil Abaixo de Zero
Rodolfo Alves

Monitoramento e Previsão - Brasil/América do Sul - Julho/2019

Recommended Posts

Pessoal estou equivocado ou a sequência de quase 1 semana com sub 10°C em BH será por conta de uma outra MP, desta vez uma baleia, que virá na retaguarda desta que passará no próximo fim de semana? 

Pelo Windy, pareciam dois sistemas distintos, mas alguém poderia me confirmar? 

• Like 1

18 minutos atrás, Renan disse:

Victor, chute uma previsão de temperatura máxima para a gelada São Thomé das Letras, que fica a apenas 230km daqui. 

Meu palpite: Máxima de 11C com muito sol (Sábado e Domingo). 

Sensação térmica insuportável no Sábado à noite por lá. 

Foreca está colocando São Thomé mais fria que Maria da Fé. Eu vou dar um pulo na cidade e conferir. Varginha está distante apenas 70km de S. Thomé. Eu tô apostando em 14°C sendo otimista em Varginha e 16/17° sendo pessimista. 

• Like 1

Posted (edited)
33 minutos atrás, geovane gomides disse:

Não , praticamente os modelos americanos e Europeu , descartam neve nas serras gaúchas e catarinense, podem haver um soprinho de neve, sem nenhum acúmulo.

acho que temos que contentar o com o frio forte mesmo, mais pode ser até bom, pois podem bater recorde de muitos anos ou décadas em sua região. Não deixa de ser motivos pra comemorar.

na minha opinião vai secar, menos umidade e temperaturas extremas...

Edited by ifreitasrosa

Caxias do Sul 1965

Neve transformou o Parque dos Macaquinhos em cenário para centenas de imagens. Foto: Hildo Boff, Óptica Caxiense, acervo pessoal de Ricardo Boff, divulgação

neve2.jpgneve6.jpg

neve3.jpg

• Like 13
  • Thanks 1

Posted (edited)

Prezados BAZianos,

Vocês viram que a FF pode chegar lá em Sergipe, próximo à foz do S Francisco, em meados da semana que vem? 

Aqui em Juiz de Fora temos vento do quadrante norte mais persistente - deve ser a advecção pré-frontal por aqui... para esquentar um pouco para depois gelar de vez.

Aqui na Cidade Alta, a cerca de 900 m, as 13h a temperatura estava na casa dos 26 C - dois graus acima de ontem.

Um bom frio a todos!!!

Edited by sjmolive
  • Like 1

6 minutos atrás, Gerson Ibias disse:

Caxias do Sul 1965

Neve transformou o Parque dos Macaquinhos em cenário para centenas de imagens. Foto: Hildo Boff, Óptica Caxiense, acervo pessoal de Ricardo Boff, divulgação

neve2.jpgneve6.jpg

neve3.jpg

OMG!!!!

• Like 1

1 minuto atrás, sjmolive disse:

Prezados BAZianos,

Vocês viram que a FF pode chegar lá em Sergipe, próximo à foz do S Francisco, em meados da semana que vem? 

Um bom frio a todos!!!

Eu vi, se acontecer mesmo Maceio vai ficar de baixo d'água ..

• Like 2

Ar frio entrou por aqui. Neste momento faz 19C com 60% no aeroporto Hercílio Luz, Florianópolis. 18km/h de vento sul.

2 horas atrás, Victor Naia disse:

As cenas londrinenses branquinhas poderão se repetir. Meus avós já me relataram que o sinal de alerta foi dado hoje em Londrina que o frio será forte. 

Screenshot_20190702-205244_Chrome.jpg

Screenshot_20190702-205547_Chrome.jpg

Screenshot_20190702-205307_Chrome.jpg

20190702_210351.jpg

Screenshot_20190702-205642_Chrome.jpg

Screenshot_20190702-205415_Chrome.jpg

Screenshot_20190702-205343_Chrome.jpg

Qual o ano? 94 foi desse nype (forte) aqui na Granja.

Um grande jejum (2003 a 2010), com quebra em junho/2011 (geada leve).

E uma geada moderada em 2016.

2 minutos atrás, victorgomes334 disse:

Eu vi, se acontecer mesmo Maceio vai ficar de baixo d'água ..

Pois é, muita chuva e temperaturas no máximo até 25 C pelo menos por 4 dias em meados da semana que vem...

Acompanhemos.

• Like 2

Posted (edited)
1 hora atrás, Tavares disse:

Olha que legal. Eu tava estudando sobre eclipses esses dias. 

No dia 16 de Julho de 2186 vai acontecer o eclipse mais eclipse dos eclipses resultado de uma combinação de fatores que jamais ocorreu nos últimos 6.000 anos e que não vai ocorrer pelo manos nos próximos 4.000 anos, coincidindo com o momento do alinhamento a Terra estar próximo do ponto mais afastado do Sol e a Lua estar próxima do ponto mais próximo da Terra, ainda a sombra passar próximo do Equador, diminuindo a velocidade de deslocamento, entre outros fatores.

A duração desse eclipse é apenas 3 segundos menor do que a maior duração possível para a totalidade de um eclipse solar. 

Lembrando que todos esses fatores ocorrem todos os anos e é bem comum um ou outro coincidirem entre si em eclipses, raro são todos os fatores coincidirem e aí estamos falando num cálculo de 10.000 anos. 

Acredito que com o clima é igual e são ainda mais fatores envolvidos, inclusive astronômicos, geofísicos... A onda de frio (polar outbreak, 😄) mais antiga que eu já li citarem aqui é 1918, nunca li nada do século XIX. 

Eu quero chegar no TODOS OS RECORDES serão batidos um dia, mesmo esse novo da França. tipo 10.000 anos pro eclipses dos eclipses e menos de 200 anos de registros meteorológicos confiáveis (menos de 100 no Brasil)

Sei lá, acho que um dia neva em São Paulo e eu não quero estar aqui, odeio frio.

Ouvi falar ontem na Globonews que o próximo eclipse total a ser visto no Brasil será em 2043.

Devo estar vivo até lá, com meus  65 anos.

Edited by Caco Pacheco

Posted (edited)
1 hora atrás, Wagner97 disse:

É como um colega comentou uns dias atrás: é mais fácil essas regiões registrarem esses valores em situações de subsidência do que com ar polar.

Pega as máximas de hoje por lá...

Goiânia hoje: 12ºC ~ 29,9ºC. Sol o dia inteiro. Ás 10 hs já estava 20,2ºC. A mínima deu-se às 7hs manhã. Ou seja: 8ºC de elevação em 3 hs. E, a partir das 10 hs, a temperatura dispara, literalmente.

Um frio "gostosinho" à noite e de madrugada para dormir de coberta, e, a partir das 10/11hs, churrasco com piscina!

O inverno de Goiânia é o verão PERFEITO!

Edited by Caco Pacheco
  • Like 4

1 hora atrás, Victor Naia disse:

Foreca está colocando São Thomé mais fria que Maria da Fé. Eu vou dar um pulo na cidade e conferir. Varginha está distante apenas 70km de S. Thomé. Eu tô apostando em 14°C sendo otimista em Varginha e 16/17° sendo pessimista. 

A sua previsão otimista é que vai acertar. Máxima por volta dos 14C em Varginha no topo do INMET, sempre com sol. Mesma coisa pra cá, talvez com mais nuvens que lá.

A temperatura máxima nos picos do PNI deve ser negativa no Sábado, ou quase isso.

• Like 3

Posted (edited)

Pré-frontal por aqui e FF a caminho. Rajadas fortes já de SW. Temperatura máxima alcançada há pouco de 27,4ºC. Mínima de quentes 14,5ºC.

Edited by Caco Pacheco

5 minutos atrás, Caco Pacheco disse:

Pré-frontal por aqui e FF a caminho. Rajadas fortes já de SW. Temperatura máxima alcançada há pouco de 27,4ºC. Mínima de quentes 14,5ºC.

Oi , amigo.... Onde você está mesmo?

28 minutos atrás, Caco Pacheco disse:

Pega as máximas de hoje por lá...

Goiânia hoje: 12ºC ~ 29,9ºC. Sol o dia inteiro. Ás 10 hs já estava 20,2ºC. A mínima deu-se às 7hs manhã. Ou seja: 8ºC de elevação em 3 hs. E, a partir das 10 hs, a temperatura dispara, literalmente.

Um frio "gostosinho" à noite e de madrugada para dormir de coberta, e, a partir das 10/11hs, churrasco com piscina!

O inverno de Goiânia é o verão PERFEITO!

Vi isso acontecer em Janeiro em Madri. Acordava todo dia negativo. Um dia acordei (as 08 da manhã) com -2 e as 10 já estava 5. Ganho de 7 graus em duas horas. A temperatura demorava pra subir mas subia de uma vez só, por volta das 09. E subia bem, passava de 10º em alguns dias. Mas quando o sol ia embora também....Despencava muito rápido. No meu último dia lá acordei com -1, de tarde fez 14 e 20 hs já tava 4. Essa gangorra num mesmo dia, naquela secura que é. Meu nariz não gostou muito rsrs

Aqui no Brasil acontece muito isso, com menos intensidade, em boa parte do centro-oeste e no Sul de Minas. Até no verão é possível sentir um calorão de dia e de noite dá uma bela refrescada. Os amigos do Sul Mineiro sabem bem como é. Acho ótimo esse clima tropical de altitude ou subtropical, no caso brasileiro.

Previsão em 2 das cidades mais quentes de MG:

Aimorés (extremo leste, divisa com ES, mesma latitude de BH, 75m)

Screenshot_2019-07-03-14-56-12.thumb.png.4c942b5ab8d4a238c4c76524dae589a7.png

Espinosa (extremo norte, divisa com BA, 570m)

Screenshot_2019-07-03-14-47-33.thumb.png.da965c369eeda27847f1fa96a2f897ff.png

• Like 2

21 minutos atrás, ifreitasrosa disse:

chuva vai e vem em Curitiba...

Incrível, aqui em Santa Felicidade nenhuma gota até agora.

Posted (edited)
53 minutos atrás, sjmolive disse:

Prezados BAZianos,

Aqui em Juiz de Fora temos vento do quadrante norte mais persistente - deve ser a advecção pré-frontal por aqui... para esquentar um pouco para depois gelar de vez.

Aqui na Cidade Alta, a cerca de 900 m, as 13h a temperatura estava na casa dos 26 C - dois graus acima de ontem.

Um bom frio a todos!!!

Provavelmente por isso o GFS e o ECMWF estão apontando muita chuva para a região entre Alagoas e Sergipe nos próximos 10 dias. 

52B27FC1-B64E-42C6-9BC3-4420C397FEA8.png

Edited by Pedro Victor P.
  • Like 3

Meio decepcionante essas últimas atualizações do Foreca colocando mínima de 8ºC para SP. Porém o Euro ainda insiste em mínima de 5ºC e máxima de 11º com sol no Sábado. 

• Like 1

Yr dando a semana inteira com frio em SP. Confiável? Será que a MP vai se marítimizar? 

Screenshot_20190703-150521_Chrome.jpg

• Like 2

Agora, Pedro Victor P. disse:

Provavelmente por isso o GFS e o ECMWF estão apontando muita chuva para a região entre Alagoas e Sergipe nos próximos 10 dias. 

52B27FC1-B64E-42C6-9BC3-4420C397FEA8.png

Em casos assim quase sempre cai mais que o previsto.

Por falar nisso, eu nem lembro se os modelos conseguiram prever a quantidade de chuva que caiu nos últimos 10 dias de maio de 2017, onde cidades do AL tiveram mais de 900 mm.

Agora, n4rd3s disse:

Meio decepcionante essas últimas atualizações do Foreca colocando mínima de 8ºC para SP. Porém o Euro ainda insiste em mínima de 5ºC e máxima de 11º com sol no Sábado. 

Ignore o Foreca. Por algum motivo, ele tá zuando com SP. 

• Like 1
  • Haha 1

2 minutos atrás, CloudCb disse:

Em casos assim quase sempre cai mais que o previsto.

Por falar nisso, eu nem lembro se os modelos conseguiram prever a quantidade de chuva que caiu nos últimos 10 dias de maio de 2017, onde cidades do AL tiveram mais de 900 mm.

Foi impressionante a quantidade de água que caiu em Alagoas em 2017. Maio, junho e julho com acumulados elevadíssimos. 

Guest
This topic is now closed to further replies.

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.