Jump to content
Brasil Abaixo de Zero
Rodolfo Alves

Monitoramento e Previsão - Brasil/América do Sul - Julho/2019

Recommended Posts

20 minutos atrás, Felipe Pelisari disse:

Ta chegando a hora de me decidir o que fazer, onde ir, e ainda não faço idéia kkkkk, pela saída das 6z achei a baixa pressão bem colada no litoral e acompanhando o deslocamento do ar frio, pela imagem em si acharia que daria uma bela nevada, mas parece que não é bem por aí, vou esperar pelo Vinícius/ Caio, se pronunciar sobre a neve

Eu estou optando fazer o percurso São Francisco de Paula/Cambará,  e ficar onde estiver nevando mais 😂

• Like 2

22 minutos atrás, Felipe Pelisari disse:

Screenshot_20190703-094740.png

Se um cavado desses não traz neve, eu já não sei mais o que pode trazer...

Ar extremamente gelado em altitude, eu diria que vale a pena muitos moradores do RS (não só da serra) olharem o céu na Sexta-feira pra ver se não está caindo nada de diferente.

• Like 9

4 minutos atrás, Renan disse:

Ar extremamente gelado em altitude, eu diria que vale a pena muitos moradores do RS (não só da serra) olharem o céu na Sexta-feira pra ver se não está caindo nada de diferente.

vendo isso acredito que não só moradores do RS, mas SC também em algumas localidades 

• Like 2

4 minutos atrás, Tiagocxs disse:

A 12z vai aumentar a precipitação, quem quer apostar?

tem que respingar até no PR...região de Palmas, Pato Branco...mais aposto mais em chuva congelada nessas regiões...mas na torcida...oremos

• Like 1

7 minutos atrás, Renan disse:

Pelo quadro que parece estar se desenhando, tenho certeza de que a neve vai se fazer presente em muitos lugares e não apenas na serra. 

• Like 3

Acima da latitude 26°S, a linha de 0°C perdeu mais um pouquinho de alcance. Freezing level já está acima do Pico Paraná. Por aqui, tempo bem chatinho, quente e úmido, alto stratus e alto cumulus no céu, Curitiba tem que esperar mais dois dias para sentir uma temperatura sub-10. Aaah que demora

image.png.92cf537d2cd27fd1598290405b320502.png

• Like 1
  • Sad 1

Ar mais frio já avança sobre parte de SC e se faz presente sobre quase todo o RS, amanhã geada em boa parte do RS e algumas partes de SC.

sgddgssdgsdgdsds.thumb.png.ee9c44dc530e480cf0c4f490189d6700.png

dgsdgsdsggdsdgssdg.thumb.png.4f6e8b207478a197d855889b011c2de6.png

• Like 12

1 hora atrás, leo kronbauer disse:

Para o rs. Essa massa de ar polar será mais forte do que a de 2016 ? Aque ponto essa chega nesse estado em parâmetro contra outras ? 

Sem dúvidas, mais forte. Talvez bem mais forte.

Repito: o cenário é propício para as melhores mínimas deste século no RS, SC e PR.

image.thumb.png.763854dffe5773bfa02854835de9cec4.png

• Like 12

Posted (edited)

3° dia com mínima sub-10 em Porto Alegre no mês de Julho, de acordo com o INMET. Já igualou o mês de Junho inteiro, finalmente o inverno chegou aqui. 

Edited by Gabriel Rosa
  • Like 4

4 minutos atrás, Tomás WRuas disse:

Para SC, mesmo veredicto?

Simepar dando 0°C em Londrina. 

Potencial para negativas nas inúmeras baixadas excelentes da cidade, fundos de vale, ao lado do centro e próximas até do Lago Igapó. O colega de Rolândia deve estar numa baita expectativa - e com razão. As baixadas em Apucarana, Arapongas,Califórnia, Faxinal e, claro, Mauá da Serra, poderão ter um frio pra lá de forte, diria, fortíssimo. 

• Like 3

Dados de hoje vemos que os sistemas estão ativos, observa-se um vórtice sobre o Atlântico sendo realimentado pela FQ e FF pressionadas pela alta intensa no centro ARG e recebendo energia do jato cortando PAR/PR. Além do Jato fazendo corredor polar- Conesul. 

Temperaturas em 500hPa chegam a bater -40C na região de Ushuaia e camadas perto dos -30C chegam próximo do Brasil. Esta corrente de ar é de rápido deslocamento, trazendo instabilidade para cone sul e como sabemos perturbação  pra serra geral vento forte e precipitação. Olha que vamos nos surpreender!! No meu entendimento, poderemos ter alguma precipitação de inverno desde o planalto médio e norte RS, serra Sudeste e Nordeste RS, oeste, meio oeste e planaltos SC e Planalto sudoeste do PR.  Pela posição vórtice os modelos estão apontando algum volume na serra Nordeste RS. Mas levando em consideração, que temos o jato polar sobre o Conesul,  vejo muita perturbação na região da serra geral RS,SC. Temos muita umidade ainda na sexta com isso podemos ser surpreendidos, lembramos 2013.. 

Em Lages tempo nublado com algumas aberturas de sol, vento SO, temperatura 10C.

5E4A9A00-4677-40F9-A6C0-9D4BDD53F861.jpeg

• Like 3

Falta pouco para o vento virar pra sul em Florianópolis, tivemos/temos uma curta pré-frontal nessa madrugada e manhã com as temperaturas se elevando até os 18/19C, a máxima de ontem nas estações de Florianópolis foram às 24h com o avanço do ar quente sobre o ar polar que atuava ontem.

No vale do Itajaí pode fazer um calorzinho ainda antes do vento chegar, no momento 18,4C em Blumenau no bairro Progresso.

• Like 4

13 minutos atrás, Guto Cesar disse:

Acima da latitude 26°S, a linha de 0°C perdeu mais um pouquinho de alcance. Freezing level já está acima do Pico Paraná. Por aqui, tempo bem chatinho, quente e úmido, alto stratus e alto cumulus no céu, Curitiba tem que esperar mais dois dias para sentir uma temperatura sub-10. Aaah que demora

image.png.92cf537d2cd27fd1598290405b320502.png

sub-10 somente na sexta-feira, mas o Simepar já diminuiu a intensidade do frio...será que o sistema vai perder força e diminuir a intensidade do frio em Curitiba e consequentemente região sudeste? 

Posted (edited)
7 minutos atrás, Moisés Alexandre disse:

Dados de hoje vemos que os sistemas estão ativos, observa-se um vórtice sobre o Atlântico sendo realimentado pela FQ e FF pressionadas pela alta intensa no centro ARG e recebendo energia do jato cortando PAR/PR. Além do Jato fazendo corredor polar- Conesul. 

Temperaturas em 500hPa chegam a bater -40C na região de Ushuaia e camadas perto dos -30C chegam próximo do Brasil. Esta corrente de ar é de rápido deslocamento, trazendo instabilidade para cone sul e como sabemos perturbação  pra serra geral vento forte e precipitação. Olha que vamos nos surpreender!! No meu entendimento, poderemos ter alguma precipitação de inverno desde o planalto médio e norte RS, serra Sudeste e Nordeste RS, oeste, meio oeste e planaltos SC e Planalto sudoeste do PR.  Pela posição vórtice os modelos estão apontando algum volume na serra Nordeste RS. Mas levando em consideração, que temos o jato polar sobre o Conesul,  vejo muita perturbação na região da serra geral RS,SC. Temos muita umidade ainda na sexta com isso podemos ser surpreendidos, lembramos 2013.. 

Em Lages tempo nublado com algumas aberturas de sol, vento SO, temperatura 10C.

5E4A9A00-4677-40F9-A6C0-9D4BDD53F861.jpeg

mas em 2013 as previsões apontavam a previsão de neve, inclusive em Curitiba, dessa vez tá muito restrito a serra do RS e pequena parte do planalto sul de SC...será que vira aos 45 do segundo tempo mesmo? claro, não com a mesma abrangência de 2013...mas seria bem legal ter algo mesmo que com pouca intensidade no PR...mais ao sul...

Edited by ifreitasrosa
  • Like 1

7 minutos atrás, ifreitasrosa disse:

mas em 2013 as previsões apontavam a previsão de neve, inclusive em Curitiba, dessa vez tá muito restrito a serra do RS e pequena parte do planalto sul de SC...será que vira aos 45 do segundo tempo mesmo? claro, não com a mesma abrangência de 2013...mas seria bem legal ter algo mesmo que com pouca intensidade no PR...mais ao sul...

Acho que ele se referiu ao fim de agosto.

• Thanks 1

12 minutos atrás, Victor Naia disse:

Simepar dando 0°C em Londrina. 

Potencial para negativas nas inúmeras baixadas excelentes da cidade, fundos de vale, ao lado do centro e próximas até do Lago Igapó. O colega de Rolândia deve estar numa baita expectativa - e com razão. As baixadas em Apucarana, Arapongas,Califórnia, Faxinal e, claro, Mauá da Serra, poderão ter um frio pra lá de forte, diria, fortíssimo. 

haha Simepar não alterando sua previsão segue mantendo esse 0°C, realmente se seguir assim a geada vem e vem forte por aqui, vamos aguardar os ajustes finais.

• Like 2

3 minutos atrás, ifreitasrosa disse:

sub-10 somente na sexta-feira, mas o Simepar já diminuiu a intensidade do frio...será que o sistema vai perder força e diminuir a intensidade do frio em Curitiba e consequentemente região sudeste? 

Em superfície, o frio continua forte. A FF deve seguir seu curso normal pelo menos aqui no PR, e as mínimas serão bem expressivas para o PR todo. Para o sudeste, teremos que acompanhar a evolução da FF para ter certeza. Pena que serão apenas três dias de frio diurno, como de praxe, mas já estou acostumado com isso 😪

1 minuto atrás, Jean Carlo disse:

haha Simepar não alterando sua previsão segue mantendo esse 0°C, realmente se seguir assim a geada vem e vem forte por aqui, vamos aguardar os ajustes finais.

As cenas londrinenses branquinhas poderão se repetir. Meus avós já me relataram que o sinal de alerta foi dado hoje em Londrina que o frio será forte. 

Screenshot_20190702-205244_Chrome.jpg

Screenshot_20190702-205547_Chrome.jpg

Screenshot_20190702-205307_Chrome.jpg

20190702_210351.jpg

Screenshot_20190702-205642_Chrome.jpg

Screenshot_20190702-205415_Chrome.jpg

Screenshot_20190702-205343_Chrome.jpg

• Like 12
  • Thanks 1

25 minutos atrás, Tomás WRuas disse:

Repito: o cenário é propício para as melhores mínimas deste século no RS, SC e PR.

image.thumb.png.763854dffe5773bfa02854835de9cec4.png

E essas isóbaras em diagonal sobre o Sudeste ? S2

Melhor que isso, impossível. Deve vir algo para nós mais forte que essa belezinha aqui foi:

rean_as_g500_2007072912Z.png

• Like 5

Guest
This topic is now closed to further replies.

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.