Jump to content
Brasil Abaixo de Zero
Rodolfo Alves

Monitoramento e Previsão - Brasil/América do Sul - Julho/2019

Recommended Posts

27 minutos atrás, betopohl disse:

Mas estes dados de S Joaquim, são de quando? Peguei agora de manhã este.

Screenshot_20190703-080838.png

interessante, mas agora observando melhor (pela altitude e latitude) veja q são estações diferentes. a minha está 100 metros a menos).

Ou será q Existe outra São Joaquim em SC?

Bom dia a todos.. Talvez por estar há vários dias acompanhando virtualmente a evolução desta próxima erupção polar, parece que fora da tela do celular tudo se desenrola muito devagar. Essa falsa impressão é o preço a pagar pela impaciência e o desejo de saber o que há além do agora.

Várias e várias vezes em situações parecidas com a atual, eu me neguei a olhar os prognósticos e não kis visitar o fórum tentando me preservar do turbilhão emocional inevitável.

O vento noroeste soprou durante toda a madrugada. A temperatura subiu depois das 22h, passando de 13°C para 17°C antes mesmo do surgimento do Sol às 7h10.

No céu, nuvens altas e médias formando "lenticularis' sobre a serra ao leste. Tem muita turbulência nos níveis mais altos e a frente fria está atuando um pouco ao sul (ainda fraca quanto as precipitações).

O amanhecer foi bonito 👇

1562151675078.jpg

• Like 13
  • Thanks 1

Posted (edited)
12 minutos atrás, Avillex disse:

interessante, mas agora observando melhor (pela altitude e latitude) veja q são estações diferentes. a minha está 100 metros a menos).

Ou será q Existe outra São Joaquim em SC?

Pelas Latitudes da sua postagem a sua São Joaquim, fica nos Campos de Palmas, no municipio de Água Doce-SC, a 10 km sudeste do campo eólico e 3,15 km ao sul da PR-280, perto daquele posto BR que tem ali na rodovia nos campos, altitude bate.

Edited by Jonathan
Complemento de Informação
  • Like 1

9 minutos atrás, Nowcasting disse:

GFS estabilizando, 5,5ºC no Ensemble.

1248229193_CapturadeTela2019-07-03s08_36_07.thumb.png.9030fcb58bf06fc81bdaf0124f7678cf.png

Boa, acredito ainda na geada em BH, estão reduzindo pra 6 e 5 graus na cidade, pode haver de forma isolada essa geada.(regiões mais verdes e altas da capital).

6 minutos atrás, Jonathan disse:

Pelas Latitudes da sua postagem a sua São Joaquim, fica nos Campos de Palmas, no municipio de Água Doce-SC, a 10 km sudeste do campo eólico e 3,15 km ao sul da PR-280, altitude bate.

Sim tem razao!!  

Boa notícia qto à neve então para quem vai para a "verdadeira" São Joaquim  😂

3 minutos atrás, Avillex disse:

Sim tem razao!!  

Boa notícia qto à neve então para quem vai para a "verdadeira" São Joaquim  😂

Não me assusta mais assim... kkkkkkkkkkk

Estou com reserva de sexta a domingo.

Vou fazer o plantão da neve...

• Haha 2

Posted (edited)

Bom dia, pessoal, vamos de frio?!

Sim!E vejam duas coisas curiosas que estou observando nos modelos.

1 - Aqui em MG - o frio pode ser mais duradouro que inicialmente previsto - parece que de sábado a terça o frio fica bem intenso, mas de quarta para frente vai se dissipando muito lentamente - frio persistente a vista? 

2 - Parece que a isoterma de 15 graus/ 850 hPa avança no Nordeste e chega até à PB e ao RN!! Na BA e SE - máximas sub-20 em Vitória da Conquista e sub-25 em Feira de Santana BA e Palmeira dos Indios AL por quatro dias consecutivos na semana que vem!! A MP pode atingir de cheio o sul e leste do Nordeste... vai ser interessante acompanhar a dinâmica da temperatura no Nordeste, próximo ao Atlântico na semana que vem. 

Hoje no Centro de Juiz de Fora a mínima foi 14 C.

Amanhã eu viajo e vou me encontrar com a bomba polar provavelmente passando pelo CW... rumo a Rondônia. Infelizmente não estarei aqui para presenciar o espetáculo da natureza... Mas contem tudo aqui, ok?!

PS nem falei do Sul porque lá é consenso - vai ser A bomba gelada!!!

Edited by sjmolive
  • Like 3

27 minutos atrás, Nowcasting disse:

1248229193_CapturadeTela2019-07-03s08_36_07.thumb.png.9030fcb58bf06fc81bdaf0124f7678cf.png

Enfim começa a haver um consenso muito favorável entre os modelos e restam pouco mais de 72 horas para o grande momento. Acho que o martelo já está batido. 

Bom dia!!!!!

Quarta-feira começou com 12.4° aqui em casa, 12.8° no INMET.

Segue a previsão com mínima de 2 graus no fim de semana mas se fizer uns 4 eu já fico bem feliz!!!

• Like 3

5 minutos atrás, Enio Rezende disse:

Bom dia!!!!!

Segue a previsão com mínima de 2 graus no fim de semana mas se fizer uns 4 eu já fico bem feliz!!!

Geada generalizada por aí. Essa é minha expectativa.

• Like 2
  • Thanks 1

Posted (edited)
30 minutos atrás, Enio Rezende disse:

Bom dia!!!!!

Eu também!. Euro dando 2°C. Canadense 0°C. Baseando que está previsão, provavelmente, refere-se ao topo, eu diria que as baixadas terão negativas e, a geada, poderá ocorrer do sábado à segunda, quem sabe, até terça. Foreca dando mínima de 1° no sábado que, até onde entendi, refere-se na verdade ao domingo. 

Edited by Victor Naia
  • Like 1

Só gelo e mais gelo na previsão pelos próximos vários dias. :x

dgsdgsgdsdgsdgsgds.thumb.png.5c28cde1662eb27f7b42be57e6f0694e.png

• Like 8

7 minutos atrás, Tiagocxs disse:

Caxias vai tá bem heim 😁😁😁😁

Ta chegando a hora de me decidir o que fazer, onde ir, e ainda não faço idéia kkkkk, pela saída das 6z achei a baixa pressão bem colada no litoral e acompanhando o deslocamento do ar frio, pela imagem em si acharia que daria uma bela nevada, mas parece que não é bem por aí, vou esperar pelo Vinícius/ Caio, se pronunciar sobre a neve

11 minutos atrás, jean10lj disse:

Só gelo e mais gelo na previsão pelos próximos vários dias. :x

dgsdgsgdsdgsdgsgds.thumb.png.5c28cde1662eb27f7b42be57e6f0694e.png

Qual site é?

Para o rs. Essa massa de ar polar será mais forte do que a de 2016 ? Aque ponto essa chega nesse estado em parâmetro contra outras ? 

5 minutos atrás, Felipe Pelisari disse:

Ta chegando a hora de me decidir o que fazer, onde ir, e ainda não faço idéia kkkkk, pela saída das 6z achei a baixa pressão bem colada no litoral e acompanhando o deslocamento do ar frio, pela imagem em si acharia que daria uma bela nevada, mas parece que não é bem por aí, vou esperar pelo Vinícius/ Caio, se pronunciar sobre a neve

Pelo fato da baixa estar colada no litoral, não parece que a abrangência da neve pode e/ou deveria ser maior? 

Agora, ifreitasrosa disse:

Pelo fato da baixa estar colada no litoral, não parece que a abrangência da neve pode e/ou deveria ser maior? 

Como eu disse pelo desenho da saída da 6z, sim, dá essa impressão que deveria ser maior em abrangência/intensidade

Bom dia,

antes da advecção polar chegar, continuo a registrar mínimas consideráveis aqui na região por conta do tempo extremamente seco. Em casa registrei hoje 8,5°C... Em compensação, a tarde deve beirar os 28°C... Desertão cortando aqui...

• Like 2

7 minutos atrás, Felipe Pelisari disse:

Como eu disse pelo desenho da saída da 6z, sim, dá essa impressão que deveria ser maior em abrangência/intensidade

talvez seja grande a abrangência de chuva congelada...

• Like 1

Posted (edited)
1 hora atrás, Nowcasting disse:

Em compensação, aqui o cenário ainda continua bem indeciso...

Obs.: na máxima do dia 07 já começa a se estabilizar numa sub-20 com sol!!!!

5.thumb.png.c6382eaff5b095582ccc0fd6d9f5970a.png

Edited by Tassio Amaral

Guest
This topic is now closed to further replies.

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.