Jump to content
Brasil Abaixo de Zero
Rodolfo Alves

Monitoramento e Previsão - Brasil/América do Sul - Julho/2019

Recommended Posts

4 minutos atrás, Carlos Campos disse:

Há relatos de geada em pleno verão onde hj fica o Estado do Tocantins.. o q dizer disso?

Há relatos de neve em muitas cidades do sul de Minas Gerais e há 1 relato sobre o congelamento superficial das águas do rio Ipiranga, na época em q o Frei Caneca caminhava com uma varinha nas mãos...

Não há como comprovar certos relatos, mas aprendi a não duvidar tanto das coisas... 

O momento atual talvez traga boas surpresas...

É o q eu mais kero!

Eu ainda acho que vamos ter muitas surpresas climáticas, ótimas e péssimas. Quando eu era criança, nos meus livros dizia que no Brasil não tinha "abalos sísmico, furacões e nem tornados" e a gente sabe bem a realidade.... 

• Like 1
  • Thanks 2

12 minutos atrás, coutinho disse:

DENTRO DA REGRA?

UTC

Edit: O dado do aeroclube é no horário brasileiro/Weatherlink

Edited by Felipe Backendorf

Meu parecer, daquilo que vejo é observo. Levando em consideração a rodada 12Z/18Z e analisando as imagens em tempo real GOES. Verifica-se a força destes sistemas atuando e a abertura de um corredor polar pela oscilação de ondas. Temos um impulso no vórtice sobre o Atlântico e outro vórtice sobre o Pacífico, Já a altura latitudinal um jato represa FF a altura de SC/PR e forçando gradativamente sua posição sobre SP, pela entrada de Alta com 1033-1036 hPa no centro da Argentina,  este gradiente de pressão libera energia e puxa a umidade FF para vórtice, porém ainda além deste sistema, temos também  um escoamento FQ/FF na altura da borda do sistema empurrado pela MP 1023-1026 e pela MP intensa no centro da ARG. Estes sistemas trazem condição de precipitação de inverno na borda da serra geral, RS até Sul PR.  O vórtice possibilita entrada de umidade na região da serra Nordeste RS (1C/-1C) favorecendo acúmulo de neve. Porém verifico condição de precipitação na região Ausentes - São Joaquim (1C/-3C) c/ janela sexta 03UTC- domingo 6UTC. Também o relevo favorece a região Vacaria- Lages(2C/-1C)sexta 18UTC-sábado 21UTC.  Também relevo  da região Matos costas SC/Palmas PR contribuem pra precipitação de inverno.

61395D09-F56F-4EDB-A1AE-DBD9E66330B1.jpeg

• Like 3
  • Thanks 4

Prezados, boa noite.

Estou acreditando em maior anomalia de temperatura no RS e SC. Nos demais estados, a medida que vimos para o norte, menor anomalia, é o que vejo nos modelos.

Aqui em JF os modelos jogam 5 C ou mais, só o canadense, sozinho, insiste em menos de 3 C.

Vi o Sul de Minas, Lavras, idem - previsões entre 5 e 8 C - só o canadense jogando 0 C.

Quanto a MG, vejo o maior pulso frio dos últimos três anos, mas não O FRIO dos últimos tempos.  

Já tiraram até a neve na Mantiqueira... (GFS e Europeu) #xatiado  rsrsrs

Vamos aguardar as próximas rodadas...

Agora uma curiosidade.  O tempo está cada vez menos nublado e parece que tivemos leves incursões de ar frio nos últimos dias (do Oceano? Só pode) pois as temperaturas médias desceram 3 graus em cinco dias.  Assim, desde o dia 27, quando tivemos mínima de 18 C aqui no centro de Juiz de Fora, a cada dia a mínima baixa 1 C - 17...16...15...14...hoje chegou a 13 C. Parece ser o piso antes do forte resfriamento do final de semana. 

Enfim, hoje a temperatura oscilou entre 13 e 25 graus... no momento, 21 h, céu claro e 20 C. 

• Like 2

7 minutos atrás, Moisés Alexandre disse:

Meu parecer, daquilo que vejo é observo. Levando em consideração a rodada 12Z/18Z e analisando as imagens em tempo real GOES. Verifica-se a força destes sistemas atuando e a abertura de um corredor polar pela oscilação de ondas. Temos um impulso no vórtice sobre o Atlântico e outro vórtice sobre o Pacífico, Já a altura latitudinal um jato represa FF a altura de SC/PR e forçando gradativamente sua posição sobre SP, pela entrada de Alta com 1033-1036 hPa no centro da Argentina,  este gradiente de pressão libera energia e puxa a umidade FF para vórtice, porém ainda além deste sistema, temos também  um escoamento FQ/FF na altura da borda do sistema empurrado pela MP 1023-1026 e pela MP intensa no centro da ARG. Estes sistemas trazem condição de precipitação de inverno na borda da serra geral, RS até Sul PR.  O vórtice possibilita entrada de umidade na região da serra Nordeste RS (1C/-1C) favorecendo acúmulo de neve. Porém verifico condição de precipitação na região Ausentes - São Joaquim (1C/-3C) c/ janela sexta 03UTC- domingo 6UTC. Também o relevo favorece a região Vacaria- Lages(2C/-1C)sexta 18UTC-sábado 21UTC.  Também relevo  da região Matos costas SC/Palmas PR contribuem pra precipitação de inverno.

61395D09-F56F-4EDB-A1AE-DBD9E66330B1.jpeg

bons ventos a caminho?

Pra Friburgo foreca tirou os 3°C do sábado e atualizou com 6°C. Mas eu gostei do fato dessa última rodada ter colocado várias mínimas sub 8 até o final da grade. E maximas baixas. Acho q vai lembrar 2016, se não me engano, rs. Boa noite a todos.

Screenshot_2019-07-02-21-40-56.png

Edited by Rafael
  • Like 2

2 horas atrás, Aldo Santos disse:

Há controvérsias, claro, mas as mais intensas do século XX foram (Em ordem cronológica):

Junho/1918

Julho/1942 (2 pulsos fortíssimos com 4 máximas sub-10 no IAG e 2 negativas)

Julho-Agosto/1955

Julho/1975

Mas ainda tem:

Agosto/1902 (-2,0°C na estação da av. Paulista (Precursora do IAG), em Sampa)

Julho/1928 (Neve em Curitiba e Campos do Jordão, a frente chegou em Pernambuco e no sul do Pará)

Julho/1933 (-10,1°C em Palmas-PR, -6,4°C em Bela Vista-MS e outras marcas de destaque)

Julho/1957 (São Joaquim-SC "atolou" na neve, ficando isolada por dias)

Agosto/1963 (Temperaturas de -8 a -10°C no sul)

Maio-Junho/1979

Julho/2000 (Principalmente no sul)

Etc...

Aldo Santos, 

acrescenta na lista das outras menos intensas

julho de 1918(neve Buenos Aires, -8,5 Vacaria, -6,4 na estação encosta Alto de Itatiaia)

junho de 1933 (duas muito fortes no Sudeste, a 1ª dias 9 e 10, a segunda 22 e 23 teve recorde de mín Mato Grosso)

junho de 1945, recordes de mínimas em Xanxerê, Lages e Bagé na série do 1931 a 1960

Edited by marinhonani
  • Like 5

10 minutos atrás, sjmolive disse:

Prezados, boa noite.

Estou acreditando em maior anomalia de temperatura no RS e SC. Nos demais estados, a medida que vimos para o norte, menor anomalia, é o que vejo nos modelos.

Aqui em JF os modelos jogam 5 C ou mais, só o canadense, sozinho, insiste em menos de 3 C.

Vi o Sul de Minas, Lavras, idem - previsões entre 5 e 8 C - só o canadense jogando 0 C.

Quanto a MG, vejo o maior pulso frio dos últimos três anos, mas não O FRIO dos últimos tempos.  

Agora uma curiosidade.  O tempo está cada vez menos nublado e parece que tivemos leves incursões de ar frio nos últimos dias (do Oceano? Só pode) pois as temperaturas médias desceram 3 graus em cinco dias.  Assim, desde o dia 27, quando tivemos mínima de 18 C aqui no centro de Juiz de Fora, a cada dia a mínima baixa 1 C - 17...16...15...14...hoje chegou a 13 C. Parece ser o piso antes do forte resfriamento do final de semana. 

Enfim, hoje a temperatura oscilou entre 13 e 25 graus... no momento, 21 h, céu claro e 20 C. 

Previsão de 1°C e 3°C em Pouso Alegre,  sul de MG.......a maioria das cidades da região abaixo de 5°C também

Screenshot.png

clima.png

• Like 3

1 hora atrás, Aldo Santos disse:

Há controvérsias, claro, mas as mais intensas do século XX foram (Em ordem cronológica):

Junho/1918

Julho-Agosto/1955

Julho/1975

Mas ainda tem:

Julho/1928 (Neve em Curitiba e Campos do Jordão, a frente chegou em Pernambuco e no sul do Pará)

Julho/1933 (-10,1°C em Palmas-PR, -6,4°C em Bela Vista-MS e outras marcas de destaque)

Maio-Junho/1979

Etc...

Refiro-me a São Paulo, Aldo.

Se na onde de 1955 deu -2ºC na Capital paulista (ALIÁS, EM QUE ESTAÇÃO?), e na onde de 94 deu 0,8ºC no MIRANTE (numa situação de muito maior urbanização que em 55), acho muitíssimo razoável que a onda de 94 está entre as 5/6 mais potentes do século XX, não concorda?

Por isso que hoje chego à conclusão que, eventos como os de 18,28,42,55,75,79,85,94,2013 (principalmente estes) são raros... Por isso, HISTÓRICOS.

• Like 2

Linda essa previsão pra Pinheiro Machado.

Screenshot_2019-07-02-21-53-28.png

• Like 2
  • Thanks 1

5 horas atrás, Rafael disse:

Foreca da 5°C pra Terê no sábado. Deve ser na área urbana.  Mas o destaque vai ser a máxima baixa.

Aqui no aplicativo do AccuWeather estava dando 6 ontem, subiu pra 9 mas máxima de 14 no sábado.

Tá uma gangorra que só. Mas faz parte.

A propósito, qual a menor temperatura já registrada na serra Fluminense, em área habitada? Já vi notícias de 1º em Friburgo, 2º em Petrópolis e um possível -2º em Teresópolis. Não acho impossível de ter ocorrido.

Aqui em Vila Isabel agora 26,5º

• Like 1

2 horas atrás, Aldo Santos disse:

Junho/1918

Julho-Agosto/1955

Julho/1975

Mas ainda tem:

Maio-Junho/1979

Etc...

Aldo e Vinicios,

como foi a massa polar de 13 de julho de 1923 olhando Brasil?

Pro leste de SC foi a bomba....

Nova atualização do meteoblue  veio curiosa e interessante para o Pico da Bandeira... ele mostra frio intenso já na manhã de sábado e com chance de chuva. Antes, o frio só viria no fim do dia, já com o ar mais seco.

Screenshot_2019-07-02-21-47-52.png

• Like 2

1 hora atrás, Ivan disse:

Depende, Renan...

Se rolar a nossa temida infiltração marítima, não teremos geadas.

Estarei em Carangola nesse final de semana. O Foreca está dando 5°C pra lá no Domingo.

Barra estaria com 8°C de mínima, segundo o modelo.

Barra e Carangola estão em altitudes semelhantes, porém o modelo está apostando em nebulosidade para a nossa região e para a região do Caparaó, não.

Outro fator importante, Carangola está num vale com altitudes bem interessantes no entorno.

Região da Serra do Caparaó é fascinante!

Vou aproveitar para fazer o meu estoque de cafés especiais de torra clara.

Vai que a geada no Sul de MG ocasione a alta nos preços do café.

Forte abraço, meu nobre.

Ivan,

aproveita o passeio em Carangola e visite a cidade de Alto Caparaó, altitude varia de 950 a 1000 metros na área urbana.No hotel Caparaó Parque tem um termômetro no pátio,desses digitais de rua, fica perto da portaria do Parque Nacional do Caparaó.

• Like 1

1 hora atrás, Ivan disse:

Depende, Renan...

Se rolar a nossa temida infiltração marítima, não teremos geadas.

Estarei em Carangola nesse final de semana. O Foreca está dando 5°C pra lá no Domingo.

Barra estaria com 8°C de mínima, segundo o modelo.

Barra e Carangola estão em altitudes semelhantes, porém o modelo está apostando em nebulosidade para a nossa região e para a região do Caparaó, não.

Outro fator importante, Carangola está num vale com altitudes bem interessantes no entorno.

Região da Serra do Caparaó é fascinante!

Vou aproveitar para fazer o meu estoque de cafés especiais de torra clara.

Vai que a geada no Sul de MG ocasione a alta nos preços do café.

Forte abraço, meu nobre.

Bem lembrado. Que assombração a mm em nossa região ! É muito comum acontecer. 

A julgar pela mínima esperada em JF (6 graus), pode ser que tenhamos alguns momentos com nuvens à noite sim. 

Seja como for, estou otimista que tenhamos ao menos 06,5C no INMET, configurando assim a menor temperatura desde 2007. 

• Like 4

47 minutos atrás, sjmolive disse:

Prezados, boa noite.

10C cravados hoje no bairro Bandeirantes. Me surpreendeu bastante. 

• Like 3
  • Thanks 1

IMAGENS TIRADAS DO FÓRUM EM 25/26/27 DE AGOSTO DE 2013 PARA COMPARAÇÕES.

9gg9i9.gif

caio gfs.png

caio2013.png

chuva26.png

FF8oBor.png

ghfhjfhfg.png

hQnomar.png

mmempoa.png

R8rxj6c.png

S11232953_201308270900.jpg

S11235229_201308271500.jpg

• Like 2

1 minuto atrás, Tiagocxs disse:

IMAGENS TIRADAS DO FÓRUM EM 25/26/27 DE AGOSTO DE 2013 PARA COMPARAÇÕES.

9gg9i9.gif

caio gfs.png

caio2013.png

chuva26.png

FF8oBor.png

ghfhjfhfg.png

hQnomar.png

mmempoa.png

R8rxj6c.png

S11232953_201308270900.jpg

S11235229_201308271500.jpg

essa de agosto de 2013 não foi democrática...

• Like 3

JÁ CHEGOU O AR POLAR AQUI!

E agora mais detalhado: o dia foi nublado em Buenos Aires, com tempo comecando a abrir no fim da tarde. O anoitecer aconteceu mais cedo e teve umas cores diferentes por causa do eclipse. E logo na sequencia o ar frio comecou a entrar com mais forca aqui. O vento virou por volta das 16h a sudoeste, mas se intensificou por volta de 18h30. A temperatura variou entre 7,9°C e 15,6°C.

Agora temos já céu limpo, temperatura de apenas 10,4°C e em rápida queda, URA de só 47%, vento sudoeste a 13 km/h e pressao de 1.006,2 hpa.

Para amanha a previsao é de céu parcialmente nublado e muito frio. Mínima de 4°C e a máxima provavelmente vai ser os 11,4°C que estava às 21h, quando comecou o novo dia meteorológico. O sol nasce às 8h01 e se poe às 17h54.

• Like 9

Acho que esta saída projeta algo que se se aproxima do que poderá ser o evento. Área abrange Chuva congelada e precipitação de neve.

Em Lages, continua chovendo forte, com trovoadas, ligeiro aumento de 11C para 12C,

1E8C6695-DBC5-483D-A5C7-80A112D8B2C7.jpeg

• Like 8

17 minutos atrás, ifreitasrosa disse:

essa de agosto de 2013 não foi democrática...

Aqui em BH não mudou absolutamente nada nessa MP de 2013. Ficamos com um tempo xoxo por vários dias. Final de agosto é muito improvável esfriar muito aqui, pois o maçarico já está começando a ligar para a primavera. 

• Thanks 1

6 minutos atrás, Moisés Alexandre disse:

Acho que esta saída projeta algo que se se aproxima do que poderá ser o evento. Área abrange Chuva congelada e precipitação de neve.

Em Lages, continua chovendo forte, com trovoadas, ligeiro aumento de 11C para 12C,

1E8C6695-DBC5-483D-A5C7-80A112D8B2C7.jpeg

Tomara que algo semelhante a isso

• Like 2

Guest
This topic is now closed to further replies.

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.