Jump to content
Brasil Abaixo de Zero
Rodolfo Alves

Monitoramento e Previsão - Brasil/América do Sul - Julho/2019

Topic will be automatically locked at 03:00 AM

Recommended Posts

Posted (edited)
3 minutos atrás, Renan disse:

Preciso ser realista: Não enxergo mais um frio histórico aqui, mas sim extremamente forte (o mais forte desde 2007 ou 2000). Acho que ainda perderá das bombas de 1994 e 2000, a conferir. 

Vai depender de novas atualizações. Vale lembrar que é muito comum os modelos darem uma reduzida, para então no curto prazo engrossar de novo. 

Também não vejo possibilidade de uma tarde muito fria. Acho que deve conseguir chegar no seus 20ºC....mas a mínima vai ser bem baixa e durar vários dias. Um frio que a gente não esta acostumado. E a última rodada do Europeu mostra que vai esquentar loucamente depois de alguns dias.

Tive mínima de 15ºC hoje na minha estação predial rsrs.

Edited by Nowcasting
  • Like 1

Bom dia bazianos, entramos na semana tão esperada, acredito que as próximas 48/72 horas irão mostrar o que realmente estará por vir, estou ancioso para neve como muitos devem estar, muita calma nessa hora, agora é ajustes e mais ajustes 

• Like 2

4 minutos atrás, Renan disse:

Preciso ser realista: Não enxergo mais um frio histórico aqui, mas sim extremamente forte (o mais forte desde 2007 ou 2000). Acho que ainda perderá das bombas de 1994 e 2000, a conferir. 

Vai depender de novas atualizações. Vale lembrar que é muito comum os modelos darem uma reduzida, para então no curto prazo engrossar de novo. 

Não sei não!  observando o comportamento da oscilação do jato polar, acho que teremos julho histórico pela frente.  Nesta segunda estamos com uma MP mediana atuando no sul, na sequência teremos 3 MPs  com centro de massa superior aos 1035 Mbar, alimentado pelo corredor polar estabelecido.

• Like 6
  • Thanks 1

Posted (edited)

GFS 06z lixo completo, principalmente pra MG.

Edited by Nowcasting
  • Like 1

29 minutos atrás, Nowcasting disse:

GFS 06z lixo completo, principalmente pra MG.

Provavelmente fora da curva. E mesmo assim bota mínima de 6C pra cá Domingo no dado bruto.

33 minutos atrás, Moisés Alexandre disse:

Não sei não!  observando o comportamento da oscilação do jato polar, acho que teremos julho histórico pela frente.  Nesta segunda estamos com uma MP mediana atuando no sul, na sequência teremos 3 MPs  com centro de massa superior aos 1035 Mbar, alimentado pelo corredor polar estabelecido.

Vamos aproveitar bastante essa semana, porque realmente na semana que vem, PODE VIR MAIS !

• Like 1

O que aconteceu com a estação de Pinheiro Machado (serra do Veleda) ? Os dados de temperatura não estão aparecendo. :(:o

Minha expectativa é simplesmente baixar o recorde das estações que acompanho que ocorreram na onda fria de 13 de junho de 2010:

5,4° em Ouro Branco 

4,7° na automática de Barbacena

2,7° na finada convencional de Barbacena (mas ainda tem o aeroporto que é perto na distância e nas temperaturas)

0,3° no sitio onde minha familia morava em Pedra do Sino (Carandaí). Hoje infelizmente não tem mais ninguém lá mas seria um ótimo lugar pra pegar uma NEGATIVA!!

• Like 3

Mínima de 10.9•C em Varginha. Faz 18•C no momento com elevação constante da temperatura. Durante a semana, devemos ter algum  leve calorzinho como uma variação de 12/13•C-26•C. 

Bom dia, Florianópolis começando o novo mês com trovoadas, chuva moderada e temperatura em queda, faz 16C no aeroporto.

• Like 3

Posted (edited)
14 minutos atrás, Enio Rezende disse:

Minha expectativa é simplesmente baixar o recorde das estações que acompanho que ocorreram na onda fria de 13 de junho de 2010:

5,4° em Ouro Branco 

4,7° na automática de Barbacena

2,7° na finada convencional de Barbacena (mas ainda tem o aeroporto que é perto na distância e nas temperaturas)

0,3° no sitio onde minha familia morava em Pedra do Sino (Carandaí). Hoje infelizmente não tem mais ninguém lá mas seria um ótimo lugar pra pegar uma NEGATIVA!!

Acho que as suas expectativas serão superadas !

Minha expectativa é muito simples: SUPERARMOS JULHO DE 2007 e seus 05,7ºC no INMET. Se isso acontecer, já me darei por extremamente satisfeito.

- Não alimento expectativas de superar Julho-2000 E MUITO MENOS JULHO-94 (ESSA ÚLTIMA, A "MÃE DE TODAS AS MP's" pro Sudeste)

Edited by Renan
  • Like 3

21 minutos atrás, Renan disse:

Provavelmente fora da curva. E mesmo assim bota mínima de 6C pra cá Domingo no dado bruto.

Por isso é bom não confiar só em uma rodada, tem que ser uma média meio ponderada. o WC continua bom.

871244285_CapturadeTela2019-07-01s09_25_04.thumb.png.ebbaf9f4db1be537ac4ae7795003c4d0.png

• Like 1

até Curitiba a previsão ainda esta oscilando bastante, pena que é muito, muito, muito improvável respingar qualquer chance de neve...:( 

1 minuto atrás, Renan disse:

Acho que as suas expectativas serão superadas !

Minha expectativa é muito simples: SUPERARMOS JULHO DE 2007 e seus 05,7ºC na automática. Se isso acontecer, já me darei por extremamente satisfeito.

- Não alimento expectativas de superar Julho-2000 E MUITO MENOS JULHO-94 (ESSA ÚLTIMA, A "MÃE DE TODAS AS MP's")

Já vai estar muito bom!! Julho de 2007 também foi muito frio mas 13 de junho de 2010 superou por aqui. Em 2007 deu 5.6° em Ouro Branco e 5.2° na automática de Barbacena. Então a marca a ser batida é 2010.

94 eu era mto pequeno pra lembrar. 2000 talvez eu lembre mas na época não acompanhava as temperaturas então essa pode ser A ONDA hehehe

• Like 1

Posted (edited)
57 minutos atrás, Tiagocxs disse:

Aumentou a precipitação sobre a serra parece?

Parece que é confirmado com quase 100 % de chances a neve no Sul do Brasil. Quem é capaz de cravar o horário da precipitação e quantidade  em centímetros???  

Edited by geovane gomides

E chegamos no ápice do inverno climático, mas a teimosia do Sol em nos fornecer calor persiste... Hoje bem cedinho esperimentei as delícias do contraste térmico oferecido pela calmaria noturna: 8°C nas áreas baixas e quase 15°C na subida da estrada... É assim mesmo, mas as mudanças estão vindo.

Já ocorrem instabilidades no sudoeste do Paraná e chuvas com trovoadas deslocam-se pelo estado de Santa Catarina, como mencionou o Felipe...

O calor atingiu valores interessantes ontem em todo o Estado, com registro de 26,2°C em Curitiba e 26°C aki em Piraquara. No litoral houve o efeito adiabático dos ventos q descem a montanha: 35°C em Antonina, 33°C em Morretes e 32°C em Paranaguá.

👇 A imagem eu fiz nesta manhã no Parque das Águas aqui perto de casa... 

1561982765116.jpg

• Like 12

1 hora atrás, Rafael disse:

Bom dia, graças a Deus julho chegou. Mínima aqui no pws do Centro de Friburgo de 11,1°C no início desta manhã. Agora 13°C. Foreca prevê mínima agora de 5°C aqui, frio forte na área urbana, mas nada historico. Vamos acompanhando..

Rafael, 

acho que vai ser vento e nuvens para atrapalhar.

Mas no CMC as menores mínimas seriam dia 9 e 10 sem vento e nuvens na madrugada.

• Thanks 1

6 minutos atrás, geovane gomides disse:

Parece que é confirmado com quase 100 % de chances a neve no Sul do Brasil. Quem é capaz de cravar o horário da precipitação e quantidade  em centímetros???  

Ex: São Joaquim SC ,06/07  às 16 hs  2 cm de neve

13 minutos atrás, Carlos Campos disse:

E chegamos no ápice do inverno climático, mas a teimosia do Sol em nos fornecer calor persiste... Hoje bem cedinho esperimentei as delícias do contraste térmico oferecido pela calmaria noturna: 8°C nas áreas baixas e quase 15°C na subida da estrada... É assim mesmo, mas as mudanças estão vindo.

Já ocorrem instabilidades no sudoeste do Paraná e chuvas com trovoadas deslocam-se pelo estado de Santa Catarina, como mencionou o Felipe...

O calor atingiu valores interessantes ontem em todo o Estado, com registro de 26,2°C em Curitiba e 26°C aki em Piraquara. No litoral houve o efeito adiabático dos ventos q descem a montanha: 35°C em Antonina, 33°C em Morretes e 32°C em Paranaguá.

👇 A imagem eu fiz nesta manhã no Parque das Águas aqui perto de casa... 

1561982765116.jpg

Meu querido, estava com saudades de ver suas fotos incríveis aqui no BAZ. O bom filho à casa retorna. Grande abraço.

• Like 1
  • Thanks 1

7 minutos atrás, geovane gomides disse:

Ex: São Joaquim SC ,06/07  às 16 hs  2 cm de neve

Quero afundar até o tornozelo na neve, se não nem conto kkkkkkk

• Haha 1

1 hora atrás, Renan disse:

Renan,

o modelo CMC na rodada de 00Z de hoje,continua indicando muito frio em Minas, São Paulo para o Sudeste.

Continua com as negativas para o dia 7, em Nova Lima, Itabirito, Congonhas, Brumadinho(centro de Minas),São João del Rei e Patrocínio mais no interior de Minas.

Para o Sul de Minas/Mantiqueira serão 4 dias de negativas, de 7 a 10.Nessa rodada da madrugada o lugar mais frio seria em Alagoa com -6,0ºC ás 3 da madrugada.Quem sabe na faz. Garrafão chegaria nos -9,0º

• Like 5

2 minutos atrás, marinhonani disse:

Renan,

o modelo CMC na rodada de 00Z de hoje,continua indicando muito frio em Minas, São Paulo para o Sudeste.

Continua com as negativas para o dia 7, em Nova Lima, Itabirito, Congonhas, Brumadinho(centro de Minas),São João del Rei e Patrocínio mais no interior de Minas.

Para o Sul de Minas/Mantiqueira serão 4 dias de negativas, de 7 a 10.Nessa rodada da madrugada o lugar mais frio seria em Alagoa com -6,0ºC ás 3 da madrugada.Quem sabe na faz. Garrafão chegaria nos -9,0º

E desviou o frio extremo de nós mais uma vez, você viu ? Sei não, às vezes acho que o CMC inclui JF na lista das cidades com menos de 500m de altitude. Ele generaliza as altitudes, devido à sua baixa resolução.

• Like 1