Jump to content
Brasil Abaixo de Zero
Rodolfo Alves

Monitoramento e Previsão - Brasil/América do Sul - Julho/2019

Recommended Posts

Gfs segue liso, canadense pipocou e europeu foi curtir praia nada de neve 😣😣😣

gem-all-southbrazil-instant_ptype-1564531200-1564736400-1564844400-20.gif

gfs-deterministic-southbrazil-instant_ptype-1564531200-1564736400-1564855200-20.gif

• Sad 2

Posted (edited)

E apesar de nada histórico, Julho de 2019 conseguiu uma marca histórica por aqui, da menor média de mínima em 14 anos de registro, isso tudo porque foram 23 dias ( sub 10°C) dos quais 9 ( sub 5°C), com isso fica assim:

1. Jul/19 - 7.4°C

2. Jul/07 - 7.9°C

3. Jul/17 - 8.0°C

4. Jun/10 - 8.9°C

Edited by Jean Carlo
  • Like 4
  • Thanks 1

Olá à todos,

ontem a frente fria passou sobre a nossa região mas não provocou acumulados pluviométricos significativos, tanto q mal dava para medir o valor (<0,5mm).

Outras áreas da região metropolitana (Curitiba) tiveram valores variados mas tbm muito baixos.

A imagem eu fiz por volta das 11h30, quando nuvens mais pesadas cobriram o município.

1564568394967.thumb.jpg.728bf93ed6d49200b198a898624cfbf0.jpg

A frente passou, o céu limpou e esfriou ao entardecer.

Nesta manhã o céu estava limpo, com um fraco nevoeiro e frio de 4,8°C1564570398810.thumb.jpg.754b3d759bd4cfdcd943cbb8e1d6e87b.jpg1564570343155.thumb.jpg.d7ea482c3a0b91ac544df3d837f44b5e.jpg1564568814204.thumb.jpg.e13566ff01eddab17fc4eda4a21bd822.jpg

• Like 7

Posted (edited)

impressiona a insistência do GFS em máximas baixas em parte do Sudeste:

xx_model-en-178-0_modusa_2019073106_108_6286_147.thumb.png.0b99f10d11bef6afef3a94accec4269d.png

Meteograma de Barbacena:

1808929367_CapturadeTela2019-07-31s08_43_32.thumb.png.f22e59a34803201c0057f21c41937caa.png

Edited by Nowcasting
  • Like 3

Resumo das rodadas: Europeu horrível e demais modelos seguem estáveis. Torcer para que o ECMWF não dite as regras. Não tem sido assim esse ano, com o GFS tendo um desempenho talvez até melhor que o Euro (pelo menos pra cá). 

• Like 1

27 minutos atrás, Renan disse:

Resumo das rodadas: Europeu horrível e demais modelos seguem estáveis. Torcer para que o ECMWF não dite as regras. Não tem sido assim esse ano, com o GFS tendo um desempenho talvez até melhor que o Euro (pelo menos pra cá). 

Vc diz em relação à neve? Ou piorou em tudo? 

O modelo GFS, melhorou a projeção de neve, até a projeção de acúmulos, tomara que não mude em outra rodada. 

Screenshot_20190731-092453_Windy.jpg

• Like 3
  • Thanks 3

38 minutos atrás, Daniel Lisboa disse:

Vc diz em relação à neve? Ou piorou em tudo? 

Piorou em tudo, mas talvez seja rodada fora da casinha (outlier). Teria que ver o Ensemble dele. 

• Like 1
  • Confused 1

GFS 06Z, segue sugerindo possibilidade de precipitação invernal nas terras altas da Mantiqueira: 

IMG-20190731-WA0010.jpg

IMG-20190731-WA0009.jpg

• Like 3

Modelos começam afunilar a projeção em relação a previsão dos dias 2/8-5/8

Pelos dados projeções de hj, aumentou novamente o indicativo para a possibilidade de precipitação de inverno na região planalto norte do RS. Também planalto Sul. Algumas variantes chegam a projetar também planalto médio RS serra Nordeste RS. Em SC oeste, meio oeste e planalto norte. PR sudoeste. Também verifica-se a insistência do GFS para alguma acumulação de neve entre região Bom Jesus, Sul Lages e São Joaquim e entre SC e PR. No geral a previsão vem com maior possibilidade de chuva congelada e neve úmida na região acima dos 1000m. Janela pra precipitação de inverno das 15Z (02/08) até 09Z (03/08).

Algumas variante estão pegando um pulso forte pelos dias 09-11 e outro pulso pelos dias 17-20. Porém ainda muito incerto devido a grade. O GFS vem sendo muito estável nas previsões na movimentação das massas e gradientes. E o europeu vem bem nos valores de pressão e temperatura. Ambos têm chegado a valores próximos de projeção abaixo das 52h dos eventos. Os índices de AAO, MJO e ENSO, estão em consoantes as tendências de pulsos polares no Conesul neste AGO 19.

Em Lages, tempo bom, parcialmente com neblina, temperatura em 13C.

• Like 1
  • Thanks 3

4 minutos atrás, Renan disse:

GFS 06Z, segue sugerindo possibilidade de precipitação invernal nas terras altas da Mantiqueira: 

IMG-20190731-WA0010.jpg

IMG-20190731-WA0009.jpg

Vamos torcer para sair do jejum...

• Like 2

Bom dia bazianos, o GFS, está bem estável, e não arreda o pé para neve, vem até ao meu ponto de vista aumentando, meu destino ao que tudo leva a crer será em São Joaquim, saio sexta de manhã e ficarei até sábado de manhã, vamos ver o que vai rolar.

• Like 2

Posted (edited)

Para SP o Euro já havia piorado há algumas rodadas,  o GFS estava bem legal a rodada das 18 h e 0 h de ontem ...já a das 6 h zuou bastante. 

Enfim , tiro meu cavalo da chuva referente a essa MP , será  uma MP normal de Agosto e tiro curtíssimo. 

Edited by Juzinho
  • Like 1

"Snow forecast" continua prevendo neve e  com acumulação na Serra Gaúcha e Catarinense.😀

.

Screenshot_20190731-102654_Chrome.jpg

• Like 6

O frio para Cuiabá e Primavera do Leste segue mantido, 9 C na madrugada de domingo pelo weather channel, e oh que é um site que subestima nosso frio! Mas o dia mais frio na média será sábado, a sexta-feira começará quente e terminará fria! Aqui pro sul do Mato Grosso parece que vai ser o maior frio deste ano, no começo julho as mínimas previstas não eram tão baixas, e foram mais baixas que o previsto, mas em outras regiões do País o maior frio continuará sendo o do começo deste mês. ☃️

• Like 1

Acredito que neve vai haver sim nas serras do sul, já eu  torço para ACUMULAÇÃO pois deixa a paisagem mais bonita  ,como se tivesse pintado de branco, neve que cai fraquinha e derrete rápido fica muito sem graça.minha opinião.

• Like 2

A configuração dessa onda de frio me lembra a de agosto de 1999, de repente será a sua ''edição mais 20'', para Cuiabá o Foreca prevê mínima de 9 C e máxima de 19 C no sábado, com um sol à tarde fraco, a semelhança com 20 anos atrás também está no fato de Belo Horizonte poder ter uma tarde fria no domingo, talvez a mais fria do século XXI até agora na capital mineira 

• Like 1

Um resumo da chuva de julho nesta década no Mirante:

2010: 93,5mm

2011: 4,5mm

2012: 74,7mm

2013: 90,9mm

2014: 21,4mm

2015: 65,1mm

2016: 6,4mm

2017: 0,8mm

2018: 24,2mm

2019: 156mm

Média: 53,7mm

Nesta década, julho virou junho. Aliás esse valor de 53,7mm é um pouco maior que a média de junho. Justamente o deste ano puxou para cima a chuva de julho nesta década.

Só perde apenas para a década de 2000(com média de 65,8mm).

No tópico de resumos climatológicos, mais detalhes. 

E o mês termina como compensação, um lindo dia de sol em São Paulo neste momento.

• Like 4

1 hora atrás, Felipe Pelisari disse:

Bom dia bazianos, o GFS, está bem estável, e não arreda o pé para neve, vem até ao meu ponto de vista aumentando, meu destino ao que tudo leva a crer será em São Joaquim, saio sexta de manhã e ficarei até sábado de manhã, vamos ver o que vai rolar.

É isso aí, guerreiro. Tb irei representar o extremo sul catarinense nessa sexta/sábado. Boa sorte pra nós!

• Like 2

Boa tarde!

Aqui em Ponta Grossa/PR as previsões erraram feio ontem e hoje pela manhã.

Ontem a máxima ficou em 17°C, sendo que durante a tarde ficou na casa dos 13°C. Os aplicativos de temperatura que não tinham base de alguma estação, estavam repassando 22°C no mesmo horário.

Hoje amanhacemos com 6°C e agora temos 19°C com tempo limpo.

As previsões de neve segundo o GFS bate quase no limite daqui, o meteoblue está indicando chuva com 4°C, ou seja, estará faltando frio caso a previsão se concretize.

Espero que os modelos errem como fazem de costume e que a neve pinte de branco a cidade.

• Like 2

A chance de neve neste evento é claramente maior que no início de Julho e não estou vendo muita animação aqui. 

Metsul e Climaterra indicam "alta probabilidade de neve", para mim já está claro que vai nevar mais que naquela MP e poderá surpreender o pessoal. 

Em comparação com as projeções de Sábado passado, é óbvio que não se trata mais de uma MP extraordinária, mas não pode ser subestimada e estou vendo alguns fazendo isso. Para esses, a surpresa será altamente positiva. 

• Like 8
  • Thanks 1

Varginha hoje amanheceu com temperatura mais alta que a média do mês: 12°C. Na fazenda, 10.2°C. Há muitos e muitos dias não tinha uma mínima acima de 10°C aqui. O mês vai fechar com média de 9°C nas mínimas e cerca de 24°C nas máximas. Na fazenda, preciso fazer as contas, a média mínima cai para uns 7°C e a máxima na casa dos 22.5/23°C. 

6 minutos atrás, Renan disse:

A chance de neve neste evento é claramente maior que no início de Julho e não estou vendo muita animação aqui. 

Metsul e Climaterra indicam "alta probabilidade de neve", para mim já está claro que vai nevar mais que naquela MP e poderá surpreender o pessoal. 

Em comparação com as projeções de Sábado passado, é óbvio que não se trata mais de uma MP extraordinária, mas não pode ser subestimada e estou vendo alguns fazendo isso. Para esses, a surpresa será altamente positiva.

12z do GFS, aumentou de novo a neve, pelo que vejo é uma nevada bem bonita, não sei se o GFS está louco, mas estou animado 

• Like 2

Guest
This topic is now closed to further replies.

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.