Jump to content
Brasil Abaixo de Zero
Rodolfo Alves

Monitoramento e Previsão - Brasil/América do Sul - Julho/2019

Recommended Posts

Para cá, até o momento ela não será tão impactante como se imagina. Pode ser que surpreenda nas mínimas, mas ainda não estou convencido que aqui na região terá grandes efeitos.

• Like 1

Bom dia bazianos, em relação a neve, ainda tem 48 horas para definição do quadro, o GFS mantém a projeção, nos 3 estados do sul, porém não tão intensa como nas rodadas anteriores, vamos ver no que vai dar, ainda penso em subir a serra com as projeções atuais.

• Like 2

38 minutos atrás, Everton dos Santos disse:

Estou acreditando que o PNI vai surpreender nesse evento. O Pico da Bandeira que as previsões ainda não passam confiança mas lá deve ter ao menos uma geada intensa e quem sabe, sincelo.

Acho que não dá para descartar mesmo. Vamos ter boa umidade e a temperatura em 700mb fica no limite entre o 0 grau e levemente negativo. Então a meu ver acho que as cartas estão na mesa. Eu aposto em chuva misturada a neve.

12 horas atrás, Wallace Rezende disse:

Boa pergunta, é uma questão bem subjetiva mas vou dar alguns exemplos baseados na minha percepção:

Em dezembro de 2018 foi registrada talvez a queda de temperatura mais histórica (levando em conta a climatologia/época do ano) do século; o "frio" foi de curta duração e logo depois o verão chegou com tudo, mas várias estações pelo estado se aproximaram e algumas até superaram o recorde mensal de mínima da normal 61/90 na madrugada do dia 09 (como Teresópolis, Friburgo, Seropédica, Alto da Boa Vista..).  Na cidade do Rio o Alto da Boa Vista baixou a notáveis 12,2ºC na madrugada de 09/12/2018, valor que foi superado em 2019 pela primeira vez na MP de julho (até onde eu sei, nunca antes chegamos a julho sem ter superado a mínima mais baixa do dezembro anterior, e isso aconteceu em várias estações do estado este ano pela combinação deste raro resfriamento em 12/2018 com um maio/junho excepcionalmente quentes em 2019; o mesmo aconteceu em Teresópolis por exemplo onde dezembro registrou mínima sub-10 nas duas estações e maio/jun não).

Outro evento notável ocorreu em setembro de 2012, no fim do mês, poucos dias depois da maior máxima para setembro desde 1997.  Provavelmente foi a advecção mais forte num final de setembro em décadas.  Em setembro de 2006 (mas no início, ainda inverno) também houve recorde mensal no Alto da Boa Vista com 8,1ºC (menor desde a abertura da estação em 1967).  Estes eventos não seriam históricos no miolo do inverno mas para a época talvez tenham sido.

Se pegar só o miolo do inverno considero a MP de 07/2000 como a última histórica (maior dos anos 2000), e antes disso 06/1994.  Também colocaria nesta lista 06/85 (mais pelo interior que pela capital), 06/1979, 07/1942, 06 e 08/1933, 07/1923, 07/1926, 06 e 07/1918, 08/1902, 07/1892... entre outras que não mencionei pois precisariam de uma análise melhor.

Uma que não foi histórica, mas considero a melhor do pós-2000 por aqui, foi a de julho de 2007, quando ocorreram dias nublados/chuvosos e frios (para  nosso padrões) no fim do mês e ainda chegou um reforço do frio entre os dias 28 e 29 (o terrível para mínimas Forte do Copacabana teve seu recorde de mínima sob chuva na tarde do dia 29, com 13,9ºC, e depois que o tempo abriu a Vila Militar foi a 8,5ºC numa madrugada).  Junho de 2016 também merece uma menção; a principal MP do mês foi bem forte (não histórica), mas a persistência das temperaturas amenas até o início de julho fez com que 06/2016 fechasse com com a menor média (dentre todos os meses) do século XXI na maioria das estações da Região Metropolitana, e a menor média das máximas para qualquer mês em 3 décadas.

Me permita acrescentar um ponto.

Nos últimos anos 2013 e 2016 foram de MPs fortes por aqui. 2013 particularmente. Eu registrei UM DIA INTEIRO de temperatura sub 15 em Vila Isabel, chegando a fazer 12 durante a tarde e com chuvisco. Nunca vi nada parecido. Ok, sou novo, tenho só 28 anos. Mas de vivência, 2013 foi a mais forte que cataloguei. 2000 foi histórico. Tenho vaga lembrança mas realmente, fez muito frio durante um período maior. Mas 2013 também. Fez frio muito forte pros nossos padrões durante um dia e depois continou durantes alguns dias, mas enfraquecendo dia após dia.

Em relação a 2016, foi uma MP forte. Estava em Silva Jardim no sábado, início do evento. Fazia 12 graus às 21 horas, com chuvisco. Também não é normal naquela localidade. Nos dias seguintes a estação do INMET do local registrou temperatura na casa dos 8. Desde então nunca mais. Esse ano de 2019, nessa última MP de Julho, a estação desce até 9, em noites limpas, durante 4 dias seguidos. Foi forte também naquela área.

Em 2007 não tenho muita lembrança dos dados, mas lembro de ter feito bastante frio mesmo.

Mas nessa década coloco 2013 como o mais forte.

• Like 1
  • Thanks 1

A grande baleia polar , virou um golfinho e meu medo que acabe sendo uma sardinha aqui para SP .

O mais complicado é que os modelos enfraqueceram muito a MP , e aumentaram muito a pré frontal e o bloqueio que se tornará depois. 

Que contradição!!!

1 hora atrás, Renan disse:

Acho que não dá para descartar mesmo. Vamos ter boa umidade e a temperatura em 700mb fica no limite entre o 0 grau e levemente negativo. Então a meu ver acho que as cartas estão na mesa. Eu aposto em chuva misturada a neve.

Verdade, meu amigo.

A questão que mais trava a neve no PNI é a falta de umidade, pois essa época o Sudeste é mais seco e a umidade passa rapidamente. No entanto, nesse caso, com mais umidade, há alguma chance maior mesmo. Eu recordo, como se fosse hoje, da manchete da revista MANCHETE de 1985: "Neve nos Trópicos", sobre a grande nevada no PNI naquele ano. Eu tinha 13 anos e nunca esqueci. Em 1988, inverno que até hoje eu considero com maior sensação de frio da minha vida (pelo frio praticamente constante que fez), nevou novamente no PNI, mas com menor intensidade.  

Forte abraço!

• Like 1

2 horas atrás, Renan disse:

Wallace, obrigado pelo texto. Dá para notar que as melhores MP's que atingem o estado do RJ são também as melhores para a zona da mata mineira, o que é natural aliás, por essa região de Minas ser geograficamente irmanada com o RJ. Poucos falam da MP do fim de Julho-2007, praticamente desprezam-na porque não foi tão significativa assim para a maior parte do país, mas para o RJ e zona da mata ela foi muito especial, sendo consideravelmente mais forte que qualquer uma desta década atual.

Também essa MP aí do final de Setembro-2012, a advecção dela foi mais forte que qualquer uma de 2019 por exemplo. Lembro-me perfeitamente da chuva com 01,5C no pico do Couto em Petrópolis, durante a tarde. Ou algo próximo disso. E também os relatos de sincelo / neve no PNI.

1994 também é outro caso emblemático não só para nós, mas desta vez para todo o Sudeste. 

Mas o que eu reparei neste ano no Rio (apenas capital), é que mesmo essas MP's que trouxeram belos valores para o interior do estado e para a zona da mata mineira, para aí elas foram medianas. POde-se dizer que houve uma MP forte esse ano no Rio ? Não sei.... mas algo me diz que essa do fim de semana deve trazer a maior sensação de frio do ano por aí. Aguarde.

Dando minha percepção Renan. Essa MP de Julho foi normal para a cidade. A máxima não foi tão baixa, ainda acima dos 20 e as mínimas normais. Esse ano tá sendo fraco de frio no Rio. Já não temos muito, mas esse ano tá ruim. Mas acho que ano passado ainda foi pior.

• Like 1
  • Thanks 1

8 minutos atrás, Juzinho disse:

A grande baleia polar , virou um golfinho e meu medo que acabe sendo uma sardinha aqui para SP .

O mais complicado é que os modelos enfraqueceram muito a MP , e aumentaram muito a pré frontal e o bloqueio que se tornará depois. 

Que contradição!!!

Não vejo dessa forma catastrófica não. Na verdade, nada tenho a reclamar, pois o frio diurno no fds será o mais forte do ano. Canadense e Europeu chegaram a cogitar essa baleia, mas foi só no Sábado passado, e em seguida corrigiram, alinharam ao GFS. 

Mais uma MP forte pro Sudeste esse ano. A neve no Sul deve ser a melhor do ano até aqui (não que isso signifique muita coisa). 

Anime-se ! 

• Like 2

11 minutos atrás, João Tur POA disse:

Verdade, meu amigo.

A questão que mais trava a neve no PNI é a falta de umidade, pois essa época o Sudeste é mais seco e a umidade passa rapidamente. No entanto, nesse caso, com mais umidade, há alguma chance maior mesmo. Eu recordo, como se fosse hoje, da manchete da revista MANCHETE de 1985: "Neve nos Trópicos", sobre a grande nevada no PNI naquele ano. Eu tinha 13 anos e nunca esqueci. Em 1988, inverno que até hoje eu considero com maior sensação de frio da minha vida (pelo frio praticamente constante que fez), nevou novamente no PNI, mas com menor intensidade.  

Forte abraço!

É verdade, poxa como eu queria ter vivenciado esses invernos, meu amigo. 

Será difícil vivenciar uma década como aquela. Abraços.

• Like 2

19 minutos atrás, Renan disse:

Não vejo dessa forma catastrófica não. Na verdade, nada tenho a reclamar, pois o frio diurno no fds será o mais forte do ano. Canadense e Europeu chegaram a cogitar essa baleia, mas foi só no Sábado passado, e em seguida corrigiram, alinharam ao GFS. 

Mais uma MP forte pro Sudeste esse ano. A neve no Sul deve ser a melhor do ano até aqui (não que isso signifique muita coisa). 

Anime-se ! 

A previsão de 14 de máxima , quando tanto o Sesc com duas máximas abaixo , quanto o Mirante com 1 , já atingiram esse ano .

É a mínima prevista entre 8 e 9 graus eu nem vou comentar  . Estou falando apenas por SP capital .

Foi previsto uma Paola de Oliveira , mas só virá a Regina Cazé no rolê heheh

• Haha 2

Posted (edited)

Mês de Julho seco em Curitiba. Hoje completa 15 dias sem chuvas significativas na capital paranaense, alias durante todo esse mês o acumulado foi de apenas 11mm.

Extremos de Julho em Curitiba:
Máxima: 26º
Mínima : -01 (negativo)
Umidade relativa do ar: 32% ~ 100%
Precipitação acumulada: 11mm.
No momento mais um dia seco com sol entre nuvens: 20º

IMG_20190730_093914267.jpg

Edited by Lucas Venturini

Posted (edited)
27 minutos atrás, Juzinho disse:

previsão de 14 de máxima , quando tanto o Sesc com duas máximas abaixo , quanto o Mirante com 1 , já atingiram esse ano .

É a mínima prevista entre 8 e 9 graus eu nem vou comentar  . Estou falando apenas por SP capital .

Cara, mas veja que devemos ter a máxima invertida no sábado. O dia começa com 14 e depois só cai, ou seja, devemos ter uma tarde bem fria. O mesmo no domingo. Sei que é sempre frustrante quando não vem o monstro polar que esperávamos, mas convenhamos: para o horror que  2019 desenhava, está ótimo. 

Edited by Daniel Lisboa
  • Thanks 2

45 minutos atrás, Juzinho disse:

A previsão de 14 de máxima , quando tanto o Sesc com duas máximas abaixo , quanto o Mirante com 1 , já atingiram esse ano .

Bom, como o Daniel falou, a máxima do Sábado será invertida. Acho que a tarde do Sábado será a mais fria do ano até agora em Sampa. 

E as mínimas tendem a não ser grandes coisas mesmo, devido ao excesso de nebulosidade, mas justamente devido às nuvens e chuva, eu acho que a sensação térmica será excelente nesse evento. 

• Thanks 2

Normalmente quando em SP fica nublado e frio, como está previsto pra esse próximo fds, tem neve no sul!!!...funcionamos como uma represa de frio e umidade pra eles 

Gostando da 12z do GFS, continua indicando neve nos 3 estados do sul, faltando menos de 80 horas, não pode estar tão errado assim 

• Like 3

12 minutos atrás, Garisto disse:

Normalmente quando em SP fica nublado e frio, como está previsto pra esse próximo fds, tem neve no sul!!!...funcionamos como uma represa de frio e umidade pra eles 

Se ao menos ficasse pelo menos uns 5 dias assim, beleza .

Mas será só um dia nublado e 3 dias depois já estaremos batendo nos 30 graus .

7 minutos atrás, Juzinho disse:

Se ao menos ficasse pelo menos uns 5 dias assim, beleza .

Mas será só um dia nublado e 3 dias depois já estaremos batendo nos 30 graus

Você tá exagerando. Serão pelo menos dois dias assim, segunda também deve ter uma boa sensação de frio, e ninguém tá prevendo algo próximo de 30 pros dias seguintes. Além disso, global acoplado de hoje mostra mais dois resfriamentos em SP este mês...Fé! 

• Like 1

- Bom, já é a 4a rodada seguida que gfs reduz neve pro PR, porém mantém pra SC. GFS mantém a força da MP no geral, no entanto.

- CMC enfraqueceu o ar frio em altitide e já não prevê nenhuma neve pro sul, nessa última rodada.

Será que o @Caio César vai tecer seus importantes comentários sobre essa possível neve ? Aguardemos.

• Like 2

14 minutos atrás, Daniel Lisboa disse:

Você tá exagerando. Serão pelo menos dois dias assim, segunda também deve ter uma boa sensação de frio, e ninguém tá prevendo algo próximo de 30 pros dias seguintes. Além disso, global acoplado de hoje mostra mais dois resfriamentos em SP este mês...Fé! 

Bom, pelo menos para cá, do Sábado em diante não enxergo mais nenhuma máxima sequer acima dos 25 graus. UMA BELEZA.

• Like 1
  • Thanks 1

Aqui em Monte Verde mínima de 4.2°C e máxima, até o momento, de 19°C. Vento fraco. Sol fraco, as vezes nublado. 

20190730_134354.jpg

• Like 2
  • Thanks 1

21 minutos atrás, Guto Cesar disse:

- Bom, já é a 4a rodada seguida que gfs reduz neve pro PR, porém mantém pra SC. GFS mantém a força da MP no geral, no entanto.

- CMC enfraqueceu o ar frio em altitide e já não prevê nenhuma neve pro sul, nessa última rodada.

Os modelos sempre ou quase sempre erram pra mais até uns 5 dias antes do evento, quando o assunto é precipitacao invernal, raramente erram pra menos.

• Like 2

8 minutos atrás, Victor Naia disse:

Aqui em Monte Verde mínima de 4.2°C e máxima, até o momento, de 19°C. Vento fraco. Sol fraco, as vezes nublado. 

20190730_134354.jpg

Que raiva que tenho desses fios e postes expostos....pelo menos nessa rua principal podiam tirar, ficaria muito mais lindo!!!!...

• Like 2

34 minutos atrás, Daniel Lisboa disse:

Tb não estou vendo bater nessa temperatura depois desse fds....mas daqui  pra frente o normal do frio aqui por essas bandas é ser tiro curto mesmo, infelizmente 

Guest
This topic is now closed to further replies.

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.