Jump to content
Brasil Abaixo de Zero
Rodolfo Alves

Monitoramento e Previsão - Brasil/América do Sul - Julho/2019

Recommended Posts

11 minutos atrás, Jonny Arruda disse:

Já estou ficando ansioso... qual será o melhor destino neste evento?

Se continuar nessa projeção, eu penso em ir para São Joaquim

• Like 2

Vale lembrar que neste ano a neve está muito decepcionante até agora. Esta pode ser nossa chance derradeira de sair da seca. E a cidade de São Joaquim, em especial, precisa sair do jejum. Em 2013 houve boa acumulação, mas ainda assim muito aquém da serra gaúcha e norte catarinense. 

#REAGESJ

• Like 3

Muitos comentários em poucas horas. Sinal de bomba polar a vista. E melhor: tudo indica que democrática. 

Ontem em Varginha a mínima foi de 10.0°C no INMET. A máxima, ficou em elevados 26.1°C, mas sem qualquer sensação de calor. Agradável. 

Na fazenda, fez 7.6°C e desconheço a máxima por lá. Hoje, mínima de 9.6°C no INMET e 6.7°C aqui na fazenda. O céu tem ficado nublado nos últimos dias atrapalhando a queda. Semana passada, além das nuvens, tivemos muito vento. Devo chegar aos 25°C.

• Like 1

31 minutos atrás, Victor Naia disse:

Muitos comentários em poucas horas. Sinal de bomba polar a vista. E melhor: tudo indica que democrática. 

Com isso, já serão 4 MPs significativas em MG este ano:

1- Início de Junho (moderada a forte)

2- Início de Julho (a + forte até aqui)

3- meados de Julho (moderada a forte)

4- Início de Agosto (a conferir a intensidade)

• Like 6

17 minutos atrás, carlex disse:

6z gfs atrasa um pouco entrada frio... mas mantem tudo igual...

gfs-deterministic-southbrazil-t850_c_dprog-1564380000-1564790400-1564822800-40.gif

Não entendo muito bem este mapa. Chega a colocar 0 em 850mb em SP, é isso? 

Posted (edited)

Modelos estão se acomodando numa projeção linear, algumas diferenças dentro de cada algoritmo usado por cada modelo, mas são unânimes na entrada de um pulso polar com variante entre 1026/1033 mbar com sustenção de frio com nível isotérmico 2C/-2C.

Diferentemente do pulso do início de Julho ( centro de massa com umidade interior 30%) que dificultou qualquer precipitação de inverno, ocorrendo alguma  pouca na perturbação do vórtice no Atlântico Sul.  

Este sistema que chegará entre 90 a 100 horas das 12Z de hoje, vem com centro de massa intenso 850 chegando -9/-11C e borda  FF úmida 70-90% na sobra com MP na borda, valores de temperaturas propícias (2/-2C) para precipitação de inverno na cota de 600/700m RS, 800/900m SC e 900/1000m PR (planalto sudoeste e Leste).

Algumas variantes projetam até uma possibilidade de acumulação de 30cm de neve entre Planalto RS e Planalto sul SC e Meio oeste SC.

Poderemos ter uma linha de previsão destas com maior definição somente 12/24h do evento.

Em Lages nublado, vento norte temperatura 12C.

Edited by Moisés Alexandre
  • Like 2
  • Thanks 1

As projeções vão indicando a possibilidade de neve no Pico da Bandeira no próximo FDS

capture-20190729-122445.png.bc8ba57ac34f61112aeddcc09f062ca2.png

Destaque é a previsão de neve do Mountain Forecast. Não sei qual a previsão deles para aquele evento de julho/2017. Mas desde então, é a primeira vez que vejo eles projetando neve.

capture-20190729-122614.png.b3097f0fb3b62c5a5e0de983702610d2.png

O Meteoblue coloca "neve intensa" para o Pico das Agulhas Negras.

• Like 1

42 minutos atrás, Renan disse:

Com isso, já serão 4 MPs significativas em MG este ano:

1- Início de Junho (moderada a forte)

2- Início de Julho (a + forte até aqui)

3- meados de Julho (moderada a forte)

4- Início de Agosto (a conferir a intensidade)

Tem que incluir a do fim de maio, Renan. Pelo menos aqui foi a terceira mais forte do ano.

• Like 1

46 minutos atrás, Daniel Lisboa disse:

Não entendo muito bem este mapa. Chega a colocar 0 em 850mb em SP, é isso? 

Nao, esse mostra a diferenca de temperatura de uma rodada para outra..

3 minutos atrás, carlex disse:

Nao, esse mostra a diferenca de temperatura de uma rodada para outra..

Droga

Pessoal, com NEVE temos que ter CAUTELA. 

Quem tem um pouco de memória vai se lembrar os diversos eventos que o GFS, Euro davam neve e no fim deu só chuva congelada ou bem menos neve que o esperado.

Não estou dizendo que não vem nada, não é isso, mas acredito que precisamos bater o martelo só lá por quinta feira. Eu estou me colocando no lugar das pessoas que vão com dinheiro contado para a serra pra ver a neve e não pegam nada, me incluo nessa.

• Like 5
  • Thanks 2

5 minutos atrás, Fernando Keiser disse:

Pessoal, com NEVE temos que ter CAUTELA. 

Quem tem um pouco de memória vai se lembrar os diversos eventos que o GFS, Euro davam neve e no fim deu só chuva congelada ou bem menos neve que o esperado.

Não estou dizendo que não vem nada, não é isso, mas acredito que precisamos bater o martelo só lá por quinta feira. Eu estou me colocando no lugar das pessoas que vão com dinheiro contado para a serra pra ver a neve e não pegam nada, me incluo nessa.

Com ou sem neve, eu não perco está caçada!

• Haha 1

1 hora atrás, LucasFVenturini disse:

Tem que incluir a do fim de maio, Renan. Pelo menos aqui foi a terceira mais forte do ano.

A MP de fim de Maio foi bem engraçada aqui, ela trouxe uma secura grande e com isso tive a primeira mínima sub-10 do ano na ocasião. Mas em termos de advecção foi muito fracote, tanto que minha máxima no dia da sub-10 já tinha atingido 25 graus e qualquer coisa. 

Mas em termos estaduais, com certeza precisamos considerá-la, ao menos de moderada intensidade. 

Fora essas cinco principais, tivemos algumas outras fracotes em Maio que trouxeram aumento de umidade, máximas amenas, mas nenhuma mínima significativa.

O que antes parecia ser o pior inverno da década, agora a verdade é que ele já é melhor do que muitos aí dos últimos 10 anos. Pelo menos em eventos extremos.

• Like 1

O tombo da temperatura em Cuiabá poderá ser absurdo. Saindo de 40 graus para 10 graus em menos de 2 dias !

Sem título.jpg

• Like 3
  • Thanks 3

5 horas atrás, Renan disse:

GFS muito bom mesmo ! Mas todos estão ótimos.

@marinhonani , alguns modelos colocam temperatura máxima abaixo de 15C para Juiz de Fora no Domingo, e com chuva. Isso significa que toda essa área da zona da mata e divisa com o RJ poderiam ter esse dia perfeito de umidade e frio. Estamos precisando.

Renan,

estou vendo a previsão para chuvas aqui para o Noroeste e região de Muriaé/Miraí,pelo modelo Europeu, faz uns 3 dias que indica chuvas da noite de sábado até a noite de domingo.

Na rodada de 00Z do Europeu, intensificou a chuva pra cá, seria de 30 a 40 mm.Vamos ver se vai mantendo as chuvas até rodada de 00Z do sábado.Estamos precisando de chuvas, seria um domingo e segunda frios e úmidos.

• Like 1

Posted (edited)

As previsões pelo Foreca estão completamente instáveis. Uma hora indica frio forte, outra enfraquece totalmente, tornando-o um frio comum. Isso sem contar as previsões de chuva.
Em que momento podemos ter uma real noção do que vai acontecer?

Edited by Valmir Oliveira Jankowski

5 minutos atrás, Valmir Oliveira Jankowski disse:

As previsões pelo Foreca estão completamente instáveis. Uma hora indica frio forte, outra enfraquece totalmente, tornando-o um frio comum. Isso sem contar as previsões de chuva.
Em que momento podemos ter uma real noção do que vai acontecer?

Cara, vou sugerir o que já disse aqui algumas vezes: esquece o Foreca, tá virando a Somar gringa. Olhe no yr ou no windy se quiser saber a real do europeu. 

• Like 4
  • Thanks 1

1 hora atrás, Jonny Arruda disse:

Com ou sem neve, eu não perco está caçada!

Jonny Arruda, 

vai deslisar na neve em cima do esqui novamente, no Morro da Igreja?

Acho que foi você que comentou isso aqui no Baz, uns anos passados

• Like 2

1 hora atrás, Everton dos Santos disse:

As projeções vão indicando a possibilidade de neve no Pico da Bandeira no próximo FDS

capture-20190729-122445.png.bc8ba57ac34f61112aeddcc09f062ca2.png

Destaque é a previsão de neve do Mountain Forecast. Não sei qual a previsão deles para aquele evento de julho/2017. Mas desde então, é a primeira vez que vejo eles projetando neve.

capture-20190729-122614.png.b3097f0fb3b62c5a5e0de983702610d2.png

O Meteoblue coloca "neve intensa" para o Pico das Agulhas Negras.

Everton dos Santos,

seria histórico nevar nas Agulhas Negras em agosto, outros registros de neve lá em quantidade maior, foi junho 1985 e junho ou julho 1988.Deve ter tido em outros anos das décadas de 10 até a de 70 no século XX.

Guest
This topic is now closed to further replies.

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.