Jump to content
Brasil Abaixo de Zero
Rodolfo Alves

Monitoramento e Previsão - Brasil/América do Sul - Julho/2019

Recommended Posts

1 hora atrás, RafaelBHZ disse:

Em 2017 a máxima foi de 15°C na Cercadinho com o sol rachando. Fez 17°C na Pampulha e 19°C na ilha de calor naquele dia. Saudades!

E essa névoa foi devido a uma grande queimada que ocorreu próximo a divisa com Sabará. Aqui em Contagem também teve um grande foco de incêndio na parte da tarde. 

Então  tá explicado pq essa nevoa parou  literalmente  no bairro duaa noitese antes do evento  chegar em BH. E não sentíamos cheiro da fumaça . Como era noite está esbranquiçado  e seco ... Meu bairro tá na divisa com Sabará numa baixada 

Edited by danilo brumana

A instabilidade que avançou em direção ao leste do Nordeste na madrugada/manhã de hoje alcançou o litoral do Ceará nesta noite. Por enquanto, nada muito significativo em Fortaleza, mas o céu está com muitas nuvens e por vezes chuvisca. Vamos ver se durante a madrugada a chuva intensifica...

D431A089-79B3-4BAC-A635-BF1D5986B277.jpeg

• Like 4

Aracaju atingiu a média de Julho nas 4 estações do Cemaden.

image.png.2578e0b44dd09cee69fb27c1d5a8861d.png

O corredor de nuvens migrou um pouco para norte e agora está influenciando o litoral norte do SE/litoral sul do AL.

image.png.4394d1d6bff04d21aae8ac8354c61cd2.png

• Like 3

22:30 e já faz 13° em Santana. Acredito numa mínima sub-10 no mirante, pois diferente de ontem, hoje a mm não apareceu (ainda não, pelo menos). Em Mauá, mais frio hoje do que ontem no mesmo horário, 11° contra 12. Ambientes internos gelaaados ainda.

• Like 3

3 horas atrás, RafaelBHZ disse:

Em 2017 a máxima foi de 15°C na Cercadinho com o sol rachando. Fez 17°C na Pampulha e 19°C na ilha de calor naquele dia. Saudades!

E essa névoa foi devido a uma grande queimada que ocorreu próximo a divisa com Sabará. Aqui em Contagem também teve um grande foco de incêndio na parte da tarde. 

Foi o contrário. O centro teve máxima de 18,0C com sol naquele dia, a Pampulha chegou aos 19,5C.

• Like 2

5 horas atrás, Andoni disse:

Extremos de hoje:

Casa: 7,6/24,0
Resende: 7,8/23,6 (7,5 convencional)
Valença: 7,7/23,7
Rio Claro: 6,9/23,8
Três Rios: 7,3/24,0

Mais uma noite fria no @Renan👍

7Zd6TlQ.png

E agora já com 08,5C.

Desse jeito os ambientes internos não vão aquecer nunca, rsrsrs.

• Like 1

5 horas atrás, LeoP disse:

Renan,

não sei se percebeu, mas você praticamente teve seu sonho meteorológico para o inverno cumprido nessa onda de frio. Parabéns, hehe.

Aqui na capital, temperatura em declínio. Máxima não passou dos 22,1C com muito sol e vem aí mais frio até amanhã de manhã.

A geada foi realizada, hehehe.

Agora falta a mínima sub-5 no INMET e sub-3 na minha estação. Por enquanto, ainda um sonho distante !

• Like 1

Sampa no momento (23:50hs) : Sé 15,2c ; Santana 13,2c ; Jabaquara 10,4c ; Marsilac 7,4c.

• Like 2

3 horas atrás, Renan disse:

E agora já com 08,5C.

Desse jeito os ambientes internos não vão aquecer nunca, rsrsrs.

A última vez  que usamos o aquecedor aui foi em 2017 e 2010. Achei que o aparelho já tinha queimado. Não  queimou. Desde de domingo a noite estamos aquecendo a casa com o aparelho e tapetes. UDentro de casa está fazendo 12 graus.  Aqui é  ardósia  imagina o sofrimento  que está sendo. A mesma temperatura  do lado de fora. BH está bem geladinha 

Edited by danilo brumana
  • Like 4

Mais uma manhã gelada em BH!! Frio duradouro aqui, como poucas vezes vi. Tive mínima de 8,9 graus aqui em casa, com 9,7 graus nesse momento. Ontem a variação foi de 10 a 19,6 graus aqui em casa. 

20190711_063951.jpg

• Like 7
  • Thanks 1

As estações automáticas de Manhuaçu, São João Del Rei e Viçosa registraram a menor mínima do ano nesse amanhecer.

• Like 6

Bom dia, temos 4°C no aero de Curitiba. De pouco em pouco a temperatura caiu bem além de previsão, sem forte nevoeiro desta vez; outras estações variam de 2 a 6 graus.

• Like 5

MÍNIMAS DF/ENTORNO (11/07):

Faz. Capão: 5°C
Faz. Malunga: 5°C
Parkway: 6°C
Sobradinho: 7°C
Cristalina: 7.9°C
Brasília: 8.5°C
Unaí: 9.0°C
Aeroporto: 10°C
A. Emendadas: 10.9°C

Dados: INMET/WUNDER/WEATHERLINK

• Like 6

Outra mínima baixíssima na minha estação: 04,8°C.

A média das mínimas neste mês tem tudo para ser a mais baixa dos meus registros. Até ontem já estava em 09,2C a média das mínimas. 

E o Euro continua insistindo num forte resfriamento a partir de Terça-feira aqui pro Sudeste. O negócio tá bom !

• Like 17

Bom dia!

Hoje tivemos mínima de 2°C na estação PWS/corteva que eu monitoro aqui. E na estação do Simepar a mínima ficou em 4°C.

Desde a entrada da MP que foi por volta do dia 4, até o atual momento, não registramos nenhuma mínima acima de 3°C nesta estação PWS.

• Like 3

Novamente Resende amanheceu com mínima sub 10°C, para ser exato 7.4°C segundo o INMET.

Os resquícios da forte MP ainda ecoam por aqui. Manhãs bem frias.

E pelo menos até sexta que vem esse padrão persiste.

image.png.3ddc1a6eb3b0e3d0e6d110c476dde2fe.png

• Like 6

Em Varginha, 6.1°C de mínima no INMET( Topão 950m) e, na fazenda, 2.8°C. Sendo assim, tenho essa ótima sequência desde domingo. É a QUINTA mínima sub 5°C na Fazenda - sendo uma negativa. Agora ainda faz 4.3°C por aqui. Geada muito leve. 

• Like 3

30 minutos atrás, Renan disse:

A média das mínimas neste mês tem tudo para ser a mais baixa dos meus registros. Até ontem já estava em 09,2C a média das mínimas. 

E o Euro continua insistindo num forte resfriamento a partir de Terça-feira aqui pro Sudeste. O negócio tá bom !

Renan,

poderia acontecer um sequência de mínimas baixas até início de agosto.

Em 1988, aqui no Noroeste do Rio, teve 30 dias de mínimas baixas(do dia 14 julho até 15 de agosto)dados da estação convencional de Itaperuna.

• Like 3

42 minutos atrás, Renan disse:

É impressão minha ou após o dia 23 +- teremos outro resfriamento, além do previsto para a próxima semana? 

• Like 3

Olá à todos!

Confesso q fikei incrédulo hoje ao acordar e verificar os registros nas estações curitibanas e do nordeste catarinense. A discrepância entre diversas estações superava as expectativas, mas o maior "absurdo" estava mesmo um pouco mais ao sul: enquanto a estação Serra Smith (1.200m) reportava calorosos 12°C, Serra Dona Francisca (868m) mostrava  1°C!

Aki em Curitiba, Orleans reportou  2°C entre 6h00 e 8h00 desta manhã, ao passo q outras estações reportavam valores variando entre 5°C e 10°C.

Fui então verificar na minha própria estação aki em Piraquara e antes mesmo de olhar o registro já percebi q Orleans e Dona Francisca não estavam "birutas": a geada apareceu nitidamente em todas as áreas baixas do meu bairro e desta vez o nevoeiro não atrapalhou em nada a keda da temperatura q atingiu  exatos 2,0°C. 

Algumas imagens que eu fiz hj cedo 👇

1562843582072.jpg

1562844208221.jpg

1562843455239.jpg

1562843895925.jpg

1562843480618.jpg

1562843626648.jpg

• Like 16
  • Thanks 3

Bom dia.

Mais uma madrugada e manhã frias na cidade do Rio. A temperatura em Vila Isabel pela manhã estava na casa dos 16 graus.

Agora a temperatura, já em rápida elevação, está na casa dos 20 graus em média por toda a cidade.

Ontem já tivemos um dia levemente abafado. Hoje deve fazer mais calor mas ainda nada como antes.

Devemos continuar nesse ritmo até o fim de semana, com gradual aumento da temperatura tanto de dia quanto a noite mas melhor que antes da MP, que fazia calor até de madrugada.

Os institutos não preevem nada de muito diferente pros próximos dias, só climatempo prevendo máximas baixas, com chuva para o meio da próxima semana.

Espero que eles errem a previsão feita de que não deveremos outra onda de frio tão forte. Precisamos de frio e de calor. 

• Like 1

6 minutos atrás, Carlos Campos disse:

Olá à todos!

Confesso q fikei incrédulo hoje ao acordar e verificar os registros nas estações curitibanas e do nordeste catarinense. A discrepância entre diversas estações superava as expectativas, mas o maior "absurdo" estava mesmo um pouco mais ao sul: enquanto a estação Serra Smith (1.200m) reportava calorosos 12°C, Serra Dona Francisca (868m) mostrava  1°C!

Aki em Curitiba, Orleans reportou  2°C entre 6h00 e 8h00 desta manhã, ao passo q outras estações reportavam valores variando entre 5°C e 10°C.

Fui então verificar na minha própria estação aki em Piraquara e antes mesmo de olhar o registro já percebi q Orleans e Dona Francisca não estavam "birutas": a geada apareceu nitidamente em todas as áreas baixas do meu bairro e desta vez o nevoeiro não atrapalhou em nada a keda da temperatura q atingiu  exatos 2,0°C. 

Algumas imagens que eu fiz hj cedo 👇

1562843582072.jpg

1562844208221.jpg

1562843455239.jpg

1562843895925.jpg

1562843480618.jpg

1562843626648.jpg

mesmo com tardes agradáveis, impressionante a longevidade desta MP...

• Like 4

To impressionado com o frio na região central do Brasil. BH e Brasília fazendo a festa e ainda durando. Muito bacana.

Essa MP foi realmente bem potente. Atingiu o Sul em cheio e ainda ecoa pelo Sudeste e Centro-Oeste.

A Automática de Silva Jardim registrou sub-10 pelo terceiro dia consecutivo hoje. Bateu 9,8. Ontem (10/07) deu 9,2 e anteontem (09/07) bateu 9 cravados. A queda de temperatura por lá tá sendo bem forte e as madrugadas bem claras provavelmente.

Teremos outra onda de frio na semana que vem ou só uma frente fria de leve que vai derrubar as máximas? Dia 17 é logo ali rs

• Like 5

Aqui em casa em Lafaiete mínima de 8.3°, e pela previsão ainda seguiremos um bom tempo sub-10. Foreca já mandando 4 graus e outra onda de frio pra quarta que vem, realmente tá um julho bom!!! Essa foi a noite das baixadas brilharem, INMET São João del Rei com 3.6° 

Edited by Enio Rezende
  • Like 8

Guest
This topic is now closed to further replies.

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.