Jump to content
Brasil Abaixo de Zero
Rodolfo Alves

Monitoramento e Previsão - Brasil/América do Sul - Julho/2019

Recommended Posts

1 hora atrás, fsorf9rj disse:

Renan, parabéns pelo registro e pela busca do registro! Hahaha

Amo Juiz de Fora. É uma cidade incrível.

Já fiquei duas vezes no Sesc aí, que é bem arborizado. As duas vezes foram no verão mas mesmo assim as noites eram bem agradáveis. Clima de montanha, literalmente hahaha

De dia aquele sol maroto pra uma boa piscina e de noite rola até um casaquinho pra proteger do frio (carioca sabe como é né?).

Juiz de Fora é uma das minhas cidades preferidas, das que conheço no Brasil. Minas em geral é espetacular. Juiz de Fora, São Lourenço, Ouro Preto. O clima é fantástico. Claro, na parte sul, sei que a parte norte se diferencia e BH marca bem essa diferença, na minha opinião. Mas o clima mineiro é ótimo. Sem aquele calorão permanente que nós cariocas sentimos o ano todo.

Como costumo dizer, aqui na cidade do Rio não existe inverno e sim alto verão e baixo verão.

Atualmente estamos no baixo verão rs

Obrigado! Pois é, em verões normais tem alguns dias que dá para sentir um "frescor excessivo" à noite sim, e para mim a melhor parte é quanto cai um bom temporal à tarde, deixando a temperatura na casa dos 18 a 20 graus, é bom demais.

• Like 3

Uma grande surpresa vem sendo a Estação de Pinheiro Machado no Passo da Olaria, com 9 negativas neste mês. 

Agora a Davis marca -1,4ºC por lá. Se segurar até a meia-noite, será o décimo dia com temperatura negativa na localidade. Estas médias estão insanas.

image.png.d33bd76ad639cfdeca0702f28bb87b4d.png

• Like 8
  • Thanks 2

11 minutos atrás, Pedro Victor P. disse:

7,6ºC em Boa Vista (RR) na onda de 1994? Caaaaaaraca 😮

EB65D1B3-9D0E-40F4-B6E3-5978121E8133.png

Será que não tá faltando um “1” antes desse 7,6? 🤔🤔🤔

Esse é um dos maiores erros , junto com os 10 graus de Natal e dos - 7 de Cáceres .

Não sei como consideraram oficial uma aberração dessas , erro descarado .

• Like 3

13 minutos atrás, Renan disse:

Confesso que o frio já está me incomodando, e o motivo para isso é um só: ambientes internos. Não tenho nada aqui em casa para aquecer o ambiente. Dentro do apartamento está apenas 15,7C , tudo está gelado dentro da casa, todos os objetos. Então acaba incomodando.

Lá no sítio a coisa está mais tensa ainda. Temperatura interna de 15,1C de acordo com meu console. É difícil ! Tão difícil quanto a casa quente no verão.

Aqui também já está assim Renan, mesmo com sol de dia, internamente continua muito frio... Tenho que manter o fogão a lenha acesso quase que direto, apesar da casa ser grande mas já ajuda... Sorte que no Interior existe dessas alternativas...

• Like 4

9 horas atrás, Renan disse:

E o que achou da geada que registrei aqui em JF, Nani ? E essa mínima absurda que eu medi na baixada Passos del Rei ? E pensar que o recorde de mínima absoluta na estação do INMET-topão é de ridículos 03,1C....e aí, numa onda de frio forte, porém não histórica, eu simplesmente já registro um valor que trucida esse recorde do INMET.

Ok, são dados extraoficiais, não são totalmente precisos, mas para mim ficou bem claro o quão grande pode ser o potencial de frio em Juiz de Fora. Muito maior do que o INMET pode supor ao analisar seus dados históricos.

IMG_20190708_064130.jpg

Renan,

conseguiu ver a geada no Passos Del Rei como queria, pela diferença do topão na UFJF, nesse lugar com certeza ficou abaixo de zero, em junho 1985, junho e julho 1994, junho 1979.

Amanhã vou voltar na página 98 do monit.julho, para ler, fiquei sem ler e tem vídeos das geadas na região de Patrocínio, Serra do Salitre e outras.

A sua estação está fora da lista BazCharlier.

Edited by marinhonani
  • Like 2

1 hora atrás, Felipe S Monteiro disse:

Depende, se queimou só as folhas elas brotam dos galhos, se foi mais forte pode brotar folhas novas, mas não como antes, se a geada for mais forte,  pode matar a planta por completo

Pela imagem dá pra ver que é geada branca, provavelmente só queimou as folhas, talvez essas plantas voltem a produzir novamente

Pior de tudo, que o café não subiu como esperado. A geada, apesar de generalizada, foi moderada - pelo menos assim foi a interpretação. Cafeicultores chateados, sobretudo, aqueles que esperavam um aumento maior (hoje já está em baixa) e ainda tiveram perdas nas suas lavouras, quase sempre, em baixadas. 

• Like 2

25 minutos atrás, Renan disse:

Confesso que o frio já está me incomodando, e o motivo para isso é um só: ambientes internos. Não tenho nada aqui em casa para aquecer o ambiente. Dentro do apartamento está apenas 15,7C , tudo está gelado dentro da casa, todos os objetos. Então acaba incomodando.

Lá no sítio a coisa está mais tensa ainda. Temperatura interna de 15,1C de acordo com meu console. É difícil ! Tão difícil quanto a casa quente no verão.

Cara, tô sentindo a mesma coisa. Hoje estou dormindo na fazenda. Casa antiga, pé direito alto (no verão é uma beleza), 1100m, dias seguidos gelados e tenho apenas 13.5°C dentro de casa. As janelas não possuem vedação boa. É tudo antigo. Aqui só o fogão a lenha e lareira. Os quartos e parte da sala são estupidamente gelados. Acho que foi em 2011, já tive menos de 12°C dentro de casa. Não é agradável. Rs. 

• Like 2
  • Haha 2
  • Sad 1

5 minutos atrás, Victor Naia disse:

Pior de tudo, que o café não subiu como esperado. A geada, apesar de generalizada, foi moderada - pelo menos assim foi a interpretação. Cafeicultores chateados, sobretudo, aqueles que esperavam um aumento maior (hoje já está em baixa) e ainda tiveram perdas nas suas lavouras, quase sempre, em baixadas. 

Alguém reparou, as estações BazCharlier estão mostrando as mínimas de ontem, e não está funcionando os dados de Ponto orvalho, está 00ºC.

• Sad 1

BH teve mais um belo dia de inverno nessa terça-feira que passou, com céu azul, sem nuvens e sensação de frio durante todo o dia.

Fui ao Centro hoje na hora do almoço e, vendo a grande maioria das pessoas agasalhadas e muito mais bem vestidas que o normal, parecia que estava andando no centro de Buenos Aires, e não no de BH 😁😁.

Caminhei ali com casaco pesado, 1 da tarde, e não senti calor hora nenhuma.

As variações em BH ficaram assim, desconsiderando os décimos:

Convencional do Inmet: 22/12;

Pampulha (Zona Norte): 22/10;

Cercadinho (Parte alta - 1200 mts.): 19/09;

Casa (São Bento - 970 mts.): 18/10;

Florestal (60 km daqui): 23/03.

No momento tenho 13,3 C aqui.

Abaixo algumas fotos de hoje no Centro de BH:

20190709_122336_HDR.jpg

20190709_125713.jpg

20190709_123021_HDR.jpg

20190709_125242.jpg

20190709_122103_HDR.jpg

20190709_125839.jpg

Edited by Rafael MG
  • Like 10

https://www.climatempo.com.br/noticia/2019/07/09/el-nino-x-onda-de-frio-de-julho-2019-6353

Algumas observações sobre este post da Climatempo:

- Acho que nunca vi um instituto cravar uma previsão (no caso, de que não haverá mais frio) com tamanha certeza. Se acertar vai ganhar muita moral, se errar é caso de nunca mais levá-lo a sério. 

- O que mais me impressiona é cravarem desde já que não haverá frio em agosto e setembro, quando eventos de frio tardio são comuns em anos de El nino.

- Por fim, se estiverem certos, um agosto infernal nos aguarda. Oremos. 

• Like 1
  • Sad 1

1 hora atrás, Juzinho disse:

Esse é um dos maiores erros , junto com os 10 graus de Natal e dos - 7 de Cáceres .

Não sei como consideraram oficial uma aberração dessas , erro descarado .

Fui na boa e velha tabelinha da Wikipédia e o recorde de Boa Vista é 17,6ºC.

7,6ºC em Roraima, já imaginou. O_o

Edited by Pedro Victor P.
  • Haha 1

22 minutos atrás, Daniel Lisboa disse:

https://www.climatempo.com.br/noticia/2019/07/09/el-nino-x-onda-de-frio-de-julho-2019-6353

Algumas observações sobre este post da Climatempo:

- Acho que nunca vi um instituto cravar uma previsão (no caso, de que não haverá mais frio) com tamanha certeza. Se acertar vai ganhar muita moral, se errar é caso de nunca mais levá-lo a sério. 

- O que mais me impressiona é cravarem desde já que não haverá frio em agosto e setembro, quando eventos de frio tardio são comuns em anos de El nino.

- Por fim, se estiverem certos, um agosto infernal nos aguarda. Oremos. 

Olha como tá o Pacífico. Por essa imagem dá pra dizer que o El Niño praticamente morreu e que já tem um “protótipo” de La Niña ali. Será que isso ainda não pode ter uma influência em agosto? Que tipo de influência isso teria nas massas que chegam ao Brasil, se é que dá tempo desse resfriamento ainda ter alguma ação sobre o inverno desse ano?

16531D11-08FC-4B17-98CB-F701E85D5205.png

• Like 7

https://m.accuweather.com/en/weather-news/accuweather-2019-south-america-winter-forecast/70008431

Aliás, relembrar é viver: accuweather dizendo que no máximo haveria uma geadinha ou outra no PR e SP. Já tivemos em Goiás e no Espírito Santo (só pra mostrar o perigo de se fazer afirmações enfáticas em meteorologia). 

Edited by Daniel Lisboa
  • Like 6

Mínima mais alta hoje por aqui: 3,6°C. Ainda pode cair mais um pouquinho. 

No Inmet, na casa dos 7,0°C. Tive nebulosidade e ventos na madrugada. 

Hoje às máximas sub-20 deverão acabar por aqui. 

• Like 2

Mais uma manhã gelada em BH. 

Mínima de 10,8 C em casa, 11,0 C na Pampulha e 9,8 C na parte alta de BH.

Florestal (60 km daqui) teve 4,5 graus.

Agora tenho 12 graus aqui, e a máxima deve chegar a 22.

20190710_070128_HDR.jpg

• Like 8

Olá, pessoal! Já postei rapidamente no local para apresentações, mas como cheguei a este tópico e a este fórum pesquisando sobre a recente onda de frio, posto aqui também.

Sou do Paraná, e embora eu não seja estudioso e nem conhecedor do tema, acompanho de perto as previsões e condições meteorológicas por conta de minha atividade. Tenho uma estação particular, cuja existência compartilho com vocês agora. Quem sabe é útil para mais alguém? 

Os dados podem ser vistos em http://www.bortoli.com.br/weather.

Fiquem à vontade para dar sugestões também. Embora eu não entenda de meteorologia, minha veia "nerd" gosta de fuçar de vez em quando.

Abraços!

• Like 9
  • Thanks 1

Mínima no Inmet baixou para 6.4°C e, aqui, tive 2.9°C às 7:05! 4° mínima seguida abaixo dos 4°C: -0.5, 2.5, 2.6 e, agora, 2.9°C. Baixadas urbanas como no bairro Vargem( 2 km do centro na foto abaixo), o termômetro do carro marcou, agora mesmo, 4°C. Boa sequência de frio por aqui, a mais intensa desde 2016.

20190710_073706.jpg

Edited by Victor Naia
  • Like 5

7 minutos atrás, GBJ disse:

Olá, pessoal! Já postei rapidamente no local para apresentações, mas como cheguei a este tópico e a este fórum pesquisando sobre a recente onda de frio, posto aqui também.

Sou do Paraná, e embora eu não seja estudioso e nem conhecedor do tema, acompanho de perto as previsões e condições meteorológicas por conta de minha atividade. Tenho uma estação particular, cuja existência compartilho com vocês agora. Quem sabe é útil para mais alguém? 

Fiquem à vontade para dar sugestões também. Embora eu não entenda de meteorologia, minha veia "nerd" gosta de fuçar de vez em quando.

Abraços!

Seja bem-vindo. Você pegou a neve aí na sua Jaguariaíva no dia 23/07/2013, nao? Lembro de uma foto da branquinha caindo por aí. 

5 minutes ago, Victor Naia said:

Seja bem-vindo. Você pegou a neve aí na sua Jaguariaíva no dia 23/07/2013, nao? Lembro de uma foto da branquinha caindo por aí. 

Obrigado, Victor.

Não cheguei a vê-la pessoalmente pois ela ocorreu rapidamente e mais concentrada em um posto aqui da cidade. Mas, sim, de fato aconteceu.

• Like 2

31 minutos atrás, GBJ disse:

Abraços!

Muito bacana! Uma estação em Jaguariaíva (parece um topo) acima dos 900 mts.

Sempre vejo nos dados do Simepar valores mínimos bem interessantes nessa região. Parece abrigada dos nevoeiros frequentes do norte dos Campos Gerais e não recebe muito infiltrações marítimas como em Ponta Grossa, por exemplo.

Antigamente havia uma estação no município que se situava a 880m e não sei exatamente se ficava na área baixa... Mas lembro bem da mínima absoluta (-4,6°C).

Se não me falha a memória foi em meados do século passado, mas faltavam muitos anos no histórico, sem falar q não havia histórico de 1970 pra cá.

Então provavelmente em anos como 1975, 1979, 1981, 1994, 2000 ....esse valor pode ter sido superado em algumas ocasiões.

Vou acompanhar..

Parabéns

• Like 1

1 hour ago, Carlos Campos said:

Muito bacana! Uma estação em Jaguariaíva (parece um topo) acima dos 900 mts.

Sempre vejo nos dados do Simepar valores mínimos bem interessantes nessa região. Parece abrigada dos nevoeiros frequentes do norte dos Campos Gerais e não recebe muito infiltrações marítimas como em Ponta Grossa, por exemplo.

Antigamente havia uma estação no município que se situava a 880m e não sei exatamente se ficava na área baixa... Mas lembro bem da mínima absoluta (-4,6°C).

Se não me falha a memória foi em meados do século passado, mas faltavam muitos anos no histórico, sem falar q não havia histórico de 1970 pra cá.

Então provavelmente em anos como 1975, 1979, 1981, 1994, 2000 ....esse valor pode ter sido superado em algumas ocasiões.

Vou acompanhar..

Parabéns

Oi, Carlos! Obrigado!

Sim, ela está em um ponto bem alto da região. O próprio SIMEPAR já quis (há muitos anos atrás) instalar a estação deles aqui neste ponto, mas infelizmente não deu certo à época. Não sei dizer onde exatamente fica a deles hoje, mas parece-me que não está muito distante.

• Like 1

Olá à todos.....

Encerrando a intensa atuação da primeira massa de ar frio realmente significativa deste atrasado inverno (talvez a mais significativa em alguns anos para diversas áreas do Sudeste e do Centro-Oeste), já sentimos uma sensível elevação das temperaturas por aki.

Ainda faz um pouco de frio e as tardes, mesmo ensolaradas, estão frescas.

As menores mínimas q eu registrei aki na baixada do meu bairro em Piraquara:

-3,7°C  7/7

-3,2°C. 8/7

-2,8°C  6/7

+0,7°C 9/7

+3,3°C 5/7

Ontem fomos "presenteados" por um forte nevoeiro que perdurou durante 13h. A mínima de 0,7°C deve ter ocorrido entre as 23h do dia 8 e o início da madrugada do dia 9. Foi uma frustração, me irritou bastante, mas não só pelo fato de liquidar com a possibilidade da quarta negativa em sequência, mas pq eu sabia e mais tarde comprovei o q eu não keria: sentir frio a manhã inteira e ter q adiar um compromisso.

O nevoeiro foi intenso e começou a se formar na noite de segunda-feira tão logo eu havia postado q estava feliz pq tudo ia bem (sem nevoeiro). Me deu um ódio 😤

Primeira imagem, nevoeiro de ontem.

Segunda imagem, céu limpo, maravilhoso na tarde de ontem com 18°C às 16h.

Terceira imagem, animais comendo o capim seco (devido ao frio abaixo de zero grau).

1562759024066.jpg

1562759050018.jpg

1562759097464.jpg

Edited by Carlos Campos
  • Like 6

Guest
This topic is now closed to further replies.

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.