Jump to content
Brasil Abaixo de Zero
Rodolfo Alves

Monitoramento e Previsão - Brasil/América do Sul - Julho/2019

Recommended Posts

@Renan, mais confirmações da semelhança climática entre JF e Ipiabas. O clima do distrito é bem semelhante ao do seu sítio, mas as máximas daqui são mais amenas. Não passamos dos 19°C mesmo com o sol forte.

• Like 3

Já tenho 10.8°C na fazenda. Bairros de baixada da cidade, como o bairro Vargem,  termômetro do carro marca 11/12°C. No Inmet, 14.5°C às 18:00. 

• Like 1

Belo Horizonte, 18h, pelo inmet:

Pampulha 17,3C

Cercadinho: 13,8C

Amanhã promete outro dia totalmente invernal na capital, com muito sol e variação de 10/23C. Na quinta começa a esquentar, mas as noites e manhãs seguem frias até o final de semana. Próxima semana já reserva um calorzinho no período da tarde.

• Like 4

33 minutos atrás, Nowcasting disse:

DESCULPA MAS QUE FRACASSO ESSA MP EM BH!

ESTE ANO MESMO TEVE UMA MP MAIS FORTE QUE ISSO.

MODELOS ERRARAM NA INTENSIDADE, DESCULPA.

*apenas dou crédito pelos 7ºC da Pampulha e 5 de cercadinho.

Não sei se concordo... a mp do mes passado foi forte sim, mas estamos caminhando para o 4o dia de mínima e maximas baixas. As pessoas estão de casaco o dia todo, mes passado não foi assim...o fria era forte de manhã cedo e a noite apenas, agora ta quase que o dia inteiro.

• Like 3
  • Thanks 1

A massa de ar frio, aos poucos, está se despedindo.

Início da noite com temperaturas em torno dos 16 graus em São Paulo.

Já em locais com pouca urbanização, 13 graus.

Estações - CGE

w1xnZpb.png

• Like 2

14 minutos atrás, BrunoBH disse:

Não sei se concordo... a mp do mes passado foi forte sim, mas estamos caminhando para o 4o dia de mínima e maximas baixas. As pessoas estão de casaco o dia todo, mes passado não foi assim...o fria era forte de manhã cedo e a noite apenas, agora ta quase que o dia inteiro.

ja tinha feito 22ºC som sol o dia inteiro na ultima MP.

agora ta fazendo 20,21ºC. não muito diferente. a única coisa diferente ta sendo a extensão.

Edited by Nowcasting

7 minutos atrás, Nowcasting disse:

ja tinha feito 22ºC som sol o dia inteiro na ultima MP.

agora ta fazendo 20,21ºC. não muito diferente. a única coisa diferente ta sendo a extensão.

Sim, não é uma MP tão mais forte assim, mas é mais forte que a ultima, a de convir.

Tanto pela diferença nas temperaturas como na extensão. Além disso tivemos a mínima de 5.7oC bem abaixo da ultima, apesar de que essa mínima so serviu de registro, pois no domingo mesmo não fez muito frio ainda.

• Like 1

56 minutos atrás, Ivan disse:

@Renan, mais confirmações da semelhança climática entre JF e Ipiabas. O clima do distrito é bem semelhante ao do seu sítio, mas as máximas daqui são mais amenas. Não passamos dos 19°C mesmo com o sol forte.

Ivan, seria interessante uma estação meteorológica em Ipiabas para fazermos essas comparações com precisão. A meu ver, tem tudo para serem locais muito semelhantes em termos de temperatura média geral, isso comparando com meu sítio. 

Mas há em JF locais muito mais frios, e eu descobri isso recentemente, hehehe. 

• Like 2

Serra do Salitre, cidade vizinha a Patrocínio.

• Like 3
  • Thanks 1
  • Sad 2

1 hora atrás, Ivan disse:

@Renan

Tivemos mínima de 8°C em Barra  e 4°C em Ipiabas.

Mas ocorreu um fenômeno interessante, no caminho do trabalho, passei por um baixadão chamado Fazenda Prosperidade, 400m de altitude, no pé da Serra de Ipiabas, observei geada fraca em alguns  pontos por volta das 6h30.

Cheguei no topo da Serra e marcava 10°C.

Onde de registrei os 4°C foi num baixadão 700m com topos de 1000m de altitude no entorno.

No alto de Ipiabas céu limpo e no Vale do Paraíba Fluminense a neblina dominava. 

Hoje as baixadas brilharam no Vale do Paraíba e ficou muito nítida a inversão térmica. @RenanE@Andon@Andoni

Maravilha!

Eu quase fui lá encima caçar geada, mas fiquei com preguiça de acordar cedo kkkkkkk

No INMET de Valença deu 6,7°C hoje.

Lá não teve nevoeiro pela imagem de satélite.

8,0/22,6 em casa. Agora 12,9/90%

• Like 3

Em 08/07/2019 em 18:28, Victor Naia disse:

Que baita prejuízo. Este cafezal em Uberaba é na 040 em direção a Araxá, não? Ali a atitude ultrapassa os 900m.

Não tenho certeza, pois na fonte apenas falava ser em Uberaba.

• Like 1

12 minutos atrás, Tassio Amaral disse:

8,8°C aqui neste instante! Céu limpo, sem vento... 

É uma temperatura bem baixa pro horário....fica ligado na possibilidade de geada amanhã !

• Like 2

36 minutos atrás, Felipe F disse:

Não tenho certeza, pois na fonte apenas falava ser em Uberaba.

Entendi. Não é BR 040, e sim, 242. Valeu. 

• Like 1

Aqui em Santos, segue o resumo da MP na estação do Boqueirão/Cetesb:

05/07: 13,3℃/18,1℃

06/07: 12,0℃/17,5℃

07/07: 11,6℃/19,6℃

08/07: 12,3℃/22,2℃

09/07: 13,9℃/23,8℃

Ainda rendeu 162mm de chuva entre os dias 04 e 05/07. Agora faz 17,9℃ e que venha a próxima!

• Like 6

42 minutos atrás, Renan disse:

É uma temperatura bem baixa pro horário....fica ligado na possibilidade de geada amanhã !

Os anjos te ouçam!!! E que as nuvens nem lembrem que aqui existe 😅

Edited by Tassio Amaral
  • Like 1

Temperaturas as 21.30 no Centro Sul:

Poa 10oC

Curitiba 11oC

Bh 13oC

Sp 14oC

Fln 16oC

Bsb 17oC

Rio 21oC

• Like 4

2 horas atrás, BrunoBH disse:

Sim, não é uma MP tão mais forte assim, mas é mais forte que a ultima, a de convir.

Tanto pela diferença nas temperaturas como na extensão. Além disso tivemos a mínima de 5.7oC bem abaixo da ultima, apesar de que essa mínima so serviu de registro, pois no domingo mesmo não fez muito frio ainda.

eu queria MUITO mais na mínima. não aceito.

nazarerindo.gif

• Haha 3

1 hora atrás, Felipe F disse:

Campos Altos, MG

whatsapp-image-2019-07-08-at-081817.jpeg

que horror. imagina o dano, é permanente?

Em 08/07/2019 em 10:12, Renan disse:

URGENTE ! OCORRÊNCIA DE GEADA EM JUIZ DE FORA.

Nesta Segunda-feira, 08-07-2019, estive às 06h da manhã num dos locais mais frios de JF, a Chácara Passos del Rei. E foi observada uma geada de fraca intensidade.

Localizada na beirada da BR-040, entre o Graal e o Expominas, essa Chácara fica a 870m de altitude, com morros de 1000m ao redor, formando uma grande baixada que possui frio incomum para nossa cidade.

Temperatura mínima registrada pelo termômetro: 01,6C !!! Isso mesmo ! ❄️❄️❄️

Na minha estação Davis, por apenas 1 décimo, também tive recorde de temperatura baixa: 05,3C ! Assim sendo, superou Junho-16 e foi a menor mínima que registro desde Julho-07 (antigamente era um termômetro digital dentro de um abrigo).

Chega de falação e vamos às fotos:

IMG_20190708_063539.jpg

IMG_20190708_063521.jpg

IMG_20190708_064452.jpg

IMG_20190708_064130.jpg

IMG_20190708_065426.jpg

IMG_20190708_064332.jpg

IMG_20190708_065357.jpg

IMG_20190708_065417.jpg

IMG_20190708_065404.jpg

IMG_20190708_063714.jpg

Renan, parabéns pelo registro e pela busca do registro! Hahaha

Amo Juiz de Fora. É uma cidade incrível.

Já fiquei duas vezes no Sesc aí, que é bem arborizado. As duas vezes foram no verão mas mesmo assim as noites eram bem agradáveis. Clima de montanha, literalmente hahaha

De dia aquele sol maroto pra uma boa piscina e de noite rola até um casaquinho pra proteger do frio (carioca sabe como é né?).

Juiz de Fora é uma das minhas cidades preferidas, das que conheço no Brasil. Minas em geral é espetacular. Juiz de Fora, São Lourenço, Ouro Preto. O clima é fantástico. Claro, na parte sul, sei que a parte norte se diferencia e BH marca bem essa diferença, na minha opinião. Mas o clima mineiro é ótimo. Sem aquele calorão permanente que nós cariocas sentimos o ano todo.

Como costumo dizer, aqui na cidade do Rio não existe inverno e sim alto verão e baixo verão.

Atualmente estamos no baixo verão rs

• Like 2
  • Thanks 1

49 minutos atrás, Nowcasting disse:

que horror. imagina o dano, é permanente?

Depende, se queimou só as folhas elas brotam dos galhos, se foi mais forte pode brotar folhas novas, mas não como antes, se a geada for mais forte,  pode matar a planta por completo

Pela imagem dá pra ver que é geada branca, provavelmente só queimou as folhas, talvez essas plantas voltem a produzir novamente

• Like 2

3 horas atrás, Renan disse:

Ivan, seria interessante uma estação meteorológica em Ipiabas para fazermos essas comparações com precisão. A meu ver, tem tudo para serem locais muito semelhantes em termos de temperatura média geral, isso comparando com meu sítio. 

Mas há em JF locais muito mais frios, e eu descobri isso recentemente, hehehe. 

To querendo caçar um Passos del Rei em Ipiabas, já tenho algumas hipóteses.  😊

Edited by Ivan
  • Like 2

E segue a queda... Exatos 6,0°C agora, céu estreladissimo, atmosfera parada... Queda tá mais forte hoje!!

• Like 2
  • Thanks 1

Confesso que o frio já está me incomodando, e o motivo para isso é um só: ambientes internos. Não tenho nada aqui em casa para aquecer o ambiente. Dentro do apartamento está apenas 15,7C , tudo está gelado dentro da casa, todos os objetos. Então acaba incomodando.

Lá no sítio a coisa está mais tensa ainda. Temperatura interna de 15,1C de acordo com meu console. É difícil ! Tão difícil quanto a casa quente no verão.

• Like 3
  • Thanks 1
  • Confused 3
  • Sad 1

Guest
This topic is now closed to further replies.

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.