Jump to content
Brasil Abaixo de Zero
Rodolfo Alves

Monitoramento e Previsão - Brasil/América do Sul - Julho/2019

Recommended Posts

Atualização topão Diamantina com 10,0°C cravados...

Aqui deu uma diminuída na velocidade da queda também mas ainda continuou constante, 5,9°C nesse momento!!!! Sem dúvida umas das noites mais frias em que já passei estando aqui, senão a mais... Vamos ver pela manhã...

• Like 6

8 horas atrás, fsorf9rj disse:

Boa noite. Aqui em Vila Isabel noite estrelada. 20 graus na área externa e 22 na interna. Hoje já não caiu tanto. Pela manhã deve tá frio mas nada demais. Deveremos ainda ter noites frescas mas a partir de quarta já volta a esquentar por aqui mas longe do forno que estava antes, o que já é um alívio na minha opinião.

Quanto a essa questão do termômetro de rua é uma boa hein. Aqui no Rio de Janeiro acho os termômetros bem confiáveis, mesmo debaixo de sol ou de chuva, óbvio, com algumas exceções. Tem alguns que já conheço e sei que são mais frios ou mais quentes. Mas diria que dá pra confiar em 80% dos termômetros que conheço nas zonas norte, sul, centro e oeste da cidade.

O que não se aplica a Teresópolis, por exemplo. Acabei de voltar de um fim de semana de lá. Os termômetros estão descalibrados (como sempre mas não ouso dizer se intencionalmente ou não). Sempre mostram uma temperatura mais baixa.

Já falava isto desde que mudaram a empresa dos termômetros de rua de São Paulo, parece ter um offset do próprio sensor de + 3 graus nesses termômetros da jcdecaux. E eles SEMPRE estão assim em relação as temperaturas do cge, oficiais, meu termopar, temperatura do carro... E isso em dias de chuva, nublado, noite etc... Hoje quando vejo a temperatura neles só faço uma conta de subtrair 3 graus. Mas o certo era a empresa junto com a prefeitura tomar jeito.

• Like 4

8 horas atrás, Carlos Campos disse:

Urupema -2°C está num vale/baixada (para onde o frio escoa durante a noite) e Urupema 10°C fica numa área mais elevada e dentro da cidade. 

As elevações demoram mais tempo para receber o frio q vai se acumulando nos locais mais baixos (ar frio é mais pesado q o ar kente).

Perfeita a explicação, mas na verdade a -2 fica no centro da cidade e a 10c fica no topo do Morro das Torres.

• Like 1
  • Haha 2

Mais uma manhã de frio em Belo Horizonte, 10°C. Máxima prevista de 22C. Algumas nuvens apareceram.

Excelente MP, melhor em... 2 anos. Na minha opinião perde pra julho 2017 

• Like 5

1 hora atrás, Arthur disse:

Já falava isto desde que mudaram a empresa dos termômetros de rua de São Paulo, parece ter um offset do próprio sensor de + 3 graus nesses termômetros da jcdecaux. E eles SEMPRE estão assim em relação as temperaturas do cge, oficiais, meu termopar, temperatura do carro... E isso em dias de chuva, nublado, noite etc... Hoje quando vejo a temperatura neles só faço uma conta de subtrair 3 graus. Mas o certo era a empresa junto com a prefeitura tomar jeito.

Concordo quanto aos termômetros de rua, mas a conta que sempre faço é de 2 graus acima, pelo menos os da região de Santana estão acima nessa quantidade em relação ao INMET.

Mais uma boa mínima no Mirante de 10,2°. Com sorte a convencional ainda tenha registrado uma sub-10.

• Like 2

9 horas atrás, ricardosilva disse:

Acabei de ouvir Josélia Pegorim dizer no Jornal das 10 (Globo News) que:

1. A onda de frio da semana que vem não vai ser nem de perto igual essa

2. Outra onda de frio igual essa não vai existir mais ESSE ANO!

Tem gente que arrisca sua credibilidade por tão pouco tsc.

Estatisticamente é pouco provável mesmo, ainda mais nos dias de hoje.

Mas, contudo todavia entretanto e porém, se fosse eu, não afirmaria nada,  já até mencionaram por aqui algumas variáveis que podem favorecer pulsos mais fortes novamente e anos como 1994, 2000 são exemplos de que isso é possível.

Mais uma mínima de um dígito: 8.4°C no INMET.

Em casa fazia 11.1°C a hora que levantei, na média em casa pela urbanização costuma ser entre 2 e 3°C de diferença para o INMET.

53 minutos atrás, Jonny Arruda disse:

Perfeita a explicação, mas na verdade a -2 fica no centro da cidade e a 10c fica no topo do Morro das Torres.

É vdd 😂😂😂

Foi falha minha não ter observado q o ponto onde constava +10°C era o alto do morro (pq tbm aparece Urupema).

E pior ainda, eskecer q a CIDADE de Urupema está dentro da baixada, com as elevações principais ao norte/nordeste.

Não calculei as dimensões do mapa e imaginei o -2°C como representando o local do sítio Rogerio Pires em Painel kkkkk 

Eu deveria ter observado melhor e lembrado q Urupema cidade e o sítio em Painel não apresentam diferenças significativas de temperatura aff

Vlw e abraço 😉

1562670919164.jpg

• Like 1
  • Thanks 1

1 hora atrás, Arthur disse:

Eu já acho que hoje como a informação vem via rede a temperatura também deveria ser, se passassem a mostrar a temperatura da estação do cge daquela região ja passaria mais confiabilidade.

• Like 2

Outra mínima muito baixa de 05,3C em Juiz de Fora - bairro Bandeirantes, porém eu não levantei para procurar geada dessa vez. Dormi no sofá e não escutei o despertador tocando no meu quarto 😮

No aguardo para saber a mínima na estação do @Tassio Amaral , pois hoje fez muito frio no leste de Minas.

• Like 7

No Rio e Grande Rio ficou mesmo para hoje, sob céu limpo e vento calmo, a menor mínima na maioria das estações, os destaques foram Xerém com 9,7°C, Vila Militar com 11,3°C, Jacarepaguá 11,5°C, Alto da Boa Vista 11,8°C, Guaratiba 12,5°C (pertinho do mar!), Santa Cruz 13,3°C, Niterói 14,0°C e Jardim Botânico 15,0°C , uma madrugada bem fria mas volto a repetir, longe de ser histórica por aqui (tivéssemos tido céu limpo e vento calmo nas duas noites anteriores e poderia ter sido diferente). No interior, me chamou atenção Nova Friburgo (Salinas) com gelados 1,3°C. No momento muito sol e 18°C em Copacabana, onde também tive mínima de 15°C(bem menos que da estação do Forte que fica a parte do interior do bairro, cercada pelo mar pelos dois lados).

• Like 6

Param que se interessar no tópico abaixo contém registros dos fenômenos invernais em Pinheiro Machado nesse último fim de semana e também registros da grande geada na baixada da Olaria, palco dos -8,0°C.

Segue o link: 

• Like 4

Posted (edited)
1 hora atrás, Renan disse:

Outra mínima muito baixa de 05,3C em Juiz de Fora - bairro Bandeirantes, porém eu não levantei para procurar geada dessa vez. Dormi no sofá e não escutei o despertador tocando no meu quarto 😮

No aguardo para saber a mínima na estação do @Tassio Amaral , pois hoje fez muito frio no leste de Minas.

Bom dia meu amigo,

sua temperatura foi muito próxima da minha, achei que cairia mais mas por volta das 4:30h o tempo nublou e impediu a continuação da queda que depois da 1:00h já encontrava-se bastante lenta. Confesso que fiquei um pouquinho decepcionado hehe.. Apesar de tudo, ainda assim registrei aqui exatos 5,0°C , o que já considero muito expressivo, excelente mínima, mas sem formação de qualquer sinal de  geada devido ao vento e o tempo encoberto, mesmo no "buraco" máximo do baixadão aqui... Agora tenho 15,8°C e sol entre muitas nuvens. Os modelos insistem que teremos nesta próxima madrugada (se limpar) a mais baixa temperatura dessa onda de frio. Não sei, torço para que sim mas com essas nuvens... que fiquem só durante o dia para comportar a máxima. Veremos.

abraços.

Edited by Tassio Amaral
  • Like 3

Posted (edited)

Outras temperaturas mínimas INMET leste Mineiro nesta manhã:

• Diamantina: 7,3°C - Topo!
  • Manhuaçu: 7,3°C
  • Capelinha: 8,8°C
  • Governador Valadares: 11,8°C
  • Timóteo: 12,7°C

Destaque para Governador Valadares que fez muito bonito hoje... E a estação de Guanhães finalmente voltou agora apouco... Aleluia!! Ótimo para essa próxima madrugada!!

• No ES, Venda Nova do Imigrante teve gélidos 5,5°C!!!!
Edited by Tassio Amaral
  • Like 7

2 horas atrás, ricardosilva disse:

Concordo quanto aos termômetros de rua, mas a conta que sempre faço é de 2 graus acima, pelo menos os da região de Santana estão acima nessa quantidade em relação ao INMET.

Mais uma boa mínima no Mirante de 10,2°. Com sorte a convencional ainda tenha registrado uma sub-10.

O problema é que 98% da população vai acreditar que aquela é a temperatura real , sendo que não é !

• Like 1

1 hora atrás, Tassio Amaral disse:

Bom dia meu amigo,

sua temperatura foi muito próxima da minha, achei que cairia mais mas por volta das 4:30h o tempo nublou e impediu a continuação da queda que depois da 1:00h já encontrava-se bastante lenta. Confesso que fiquei um pouquinho decepcionado hehe.. Apesar de tudo, ainda assim registrei aqui exatos 5,0°C , o que já considero muito expressivo, excelente mínima, mas sem formação de qualquer sinal de  geada devido ao vento e o tempo encoberto, mesmo no "buraco" máximo do baixadão aqui... Agora tenho 15,8°C e sol entre muitas nuvens. Os modelos insistem que teremos nesta próxima madrugada (se limpar) a mais baixa temperatura dessa onda de frio. Não sei, torço para que sim mas com essas nuvens... que fiquem só durante o dia para comportar a máxima. Veremos.

abraços.

Ótima mínima. Quanto será que fez nas baixadas de Diamantina ? Deve ter sido espetacular. Abraço.

• Like 2

10 minutos atrás, Renan disse:

Ótima mínima. Quanto será que fez nas baixadas de Diamantina ? Deve ter sido espetacular. Abraço.

Com certeza zerou, e ate mesmo apostaria que levemente negativou... Seria um espetáculo de se ver uma estação em alguma baixada por lá...

• Like 2

E após a mínima de 05,3C , eis que o tempo resolve se encher de nuvens e impede a subida da temperatura. 

Faz apenas 16,8C agora. Ambientes internos estão muito frios. 

• Like 4

O clima de BH gelado assim me faz lembrar os inverno de 2008 e 2010. Principalmente  de 2008 quando era muito comum ficar com o céu azul por dias e vento gelado 

temperaturas mais baixas registradas em BH em 2008 segundo TempoClima PUC:

14/07/2008 – 8,2ºC
15/07/2008 – 8,5ºC
16/07/2008 – 8,8ºC

Bom dia. Em Santos, a mínima hoje foi de 13,9℃. O dia está agradável na rua, vento fresco que te obriga a colocar um casaco leve.

• Like 2

Guest
This topic is now closed to further replies.

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.