Jump to content
Brasil Abaixo de Zero
Rodolfo Alves

Monitoramento e Previsão - Brasil/América do Sul - Julho/2019

Recommended Posts

A madrugada foi fria com 16°C aqui em Copacabana e até 12°C no Alto da Boa Vista mas bem longe de algo histórico aqui na cidade do Rio, nebulosidade e vento novamente atrapalharam e agora a mp já vai começar a perder força, mas talvez ainda valha a pena observar a próxima noite. Infelizmente a capital fluminense não teve sorte mesmo dessa vez. No momento, céu limpo e 20°C na zona sul, a sensação ainda é de frio na sombra e ambientes internos

• Like 1

Mais uma bela tarde de muito sol em Sampa, mas ainda continua frio, 12h33 e 15,1C no CGE de Itaquera aqui bem perto de casa. A minima hoje foi de 6,6 aqui e ontem de 4,2

• Like 2

11 minutos atrás, Wagner97 disse:

Pela Climatempo, máximas comportadissimas até o fim da semana, pelo menos! Previsão de sub-20 até quarta, na quinta sobe pra 20° e na sexta 21°. Perfeito!

Pelo INMET que é menos otimista esquenta bem já na quinta, mas as mínimas continuam muito comportadas, o que certamente ajudará a trazer esse mês mais para dentro do normal.

image.png.f0193a1dac59a2e17bd9394fa4650a47.png

• Like 2

Aqui em Varginha foi a melhor MP desde Junho de 2016 e a melhor marca desde Julho de 2016. Em 06/16, tivemos mais geada e temperaturas similares no topo da cidade: 2/3°C ~17/18°C, embora a geada foi mais intensa da outra vez. Nada histórico, mas muito boa. O melhor, que as temperaturas ficarão na normalidade do mês para gente: mínimas de 6,7,8°C e máximas de 20 a 22°C. 

16 horas atrás, Beto Krepsky disse:

O que reparei pelas fotos nesse ano é como a vegetação esse ano no sul está mais verde, fruto de ausência de frio até então.

Bem observado!

Só agora que o plátano de casa ficou completamente pelado. Fica sem folha alguma +- até o primeiro decênio de junho... 

Estamos um mês atrasados em relação ao período frio, climaticamente falando.

Edited by Caco Pacheco
  • Like 2

41 minutos atrás, Caco Pacheco disse:

Porra! Histórico não, mas GEOU consideravelmente à beira da Marginal Pinheiros (Parque Vila Lobos, Praça Panamericana e na Cidade Universitária!), na zona oeste.

Locais relatados e comprovados por fotos aqui no BAZ. Fora outros locais do "centro expandido" que não foram relatados, mas que certamente houve geada também!

Muita exigência! Mirante é apenas UMA, das várias estações espalhadas por essa cidade gigante.

A propósito, essa MP "quase chegou" no nype da MP/junho/2011. Faltou muito pouco. Mas está sendo excelente! Especialmente nos quesitos abrangência e durabilidade. Faltando um pouquinho de "força" para ser quase perfeita. Tanto é que a neve praticamente foi inexistente.

A mim, ainda ficou atrás em termos de "intensidade", das MP´s de 2016 (sem dúvida!), 2011, e até set/2012, a qual foi curta, porém mais "aguda", trazendo neve até que boa para o sul e mínima de 5,XºC no Mirante.

Na minha opinião essa superou 2011 pra nossa região. Lá em 2011 a mínima no dia 28 se eu não me engano foi menor; 6,x°C. Porém no quesito máximas baixas e durabilidade essa de 2019 tá muito melhor. 2 dias de sol com sub-15 e mais uns bons dias sub-20. Em 2011 as únicas máximas sub-20 foram nos dias 27 e 28, auge da MP e ainda assim foram "elevadas", de 19° e 17,x°C; respectivamente. Depois as temperaturas já passaram dos 20, conforme gráfico anexo. A durabilidade de mínimas baixas tbm tá bem melhor nessa. E quanto a setembro de 2012... Foi uma mp bem forte pra um início de primavera, mas não foi nada disso que vc tá falando, o mirante não chegou a 5 nunca! a menor temperatura foi de 8,x°C.

Screenshot_20190708-123642~2.png

Screenshot_20190708-123857~2.png

Edited by Wagner97
  • Like 3

A mínima na convencional de Belo Horizonte foi de 10,9°C na manhã de hoje. Não conseguir uma sub 10°C em uma MP dessas é bizarro! 

• Like 3
  • Confused 1
  • Sad 1

44 minutos atrás, Vinicius Lucyrio disse:

Seu comentário você poderia apenas ter guardado pra você, Carlos. Não precisava, foi totalmente desnecessário. Uma total falta de respeito com quem se dedica. Somos fortes mas também não somos otários e não engolimos qualquer coisa.

Concordo que eu poderia ter guardado comigo a opinião sobre o assunto.

Reli o texto e reconheço a falha... Não tenho problema em aceitar críticas sobre as minhas idéias. Idéias são idéias e cada um avalia as situações e reage de uma forma. Não se pode agradar todo mundo. Eu peço desculpas pelo q falei e acredito q poderemos dar por encerrado esse assunto.

Com respeito ao trabalho que vc e outros colegas tem feito aki no fórum, um excelente trabalho. De verdade. E nem poderia ser diferente... Vcs amam o q fazem e se todos fizessem bem a sua parte muitas coisas estariam bem melhores no mundo.

Gosto muito dos teus posts com tabelas de registros (sei q dá trabalho, até pq já fiz essas tabelas pra mim mesmo antes de entrar para o Baz e leva horas de pesquisa e ainda tem q colocar cidades e números em ordem correta).

Gosto também dos teus posts elaborados sobre previsão, enfim...

É isso...

Abraço

• Like 12
  • Thanks 1

Caracas, os ambientes internos estão muito frios.

Parece que estamos no auge do frio nos ambientes internos, pelo menos é o que estou sentindo.

• Like 3
  • Thanks 1

1 hora atrás, Daniel Lisboa disse:

Dei uma olhada no global acoplado e no accuweather e achei interessantes as projeções para o resto do mês... Devemos nos manter otimistas? 

pelo que eu vi vem algo lá pelo dia 15 aqui em Curitiba...sendo 17 e 18 o auge do frio...mas deve passar longe da intensidade desta MP que presenciamos agora 

talvez essa que passou (tá quase no fim) tenha sido a MP do ano...alguém vê chances de algo maior e/ou semelhante ocorrer? 

Edited by ifreitasrosa
  • Like 1

57 minutos atrás, Daniel Lisboa disse:

Dei uma olhada no global acoplado e no accuweather e achei interessantes as projeções para o resto do mês... Devemos nos manter otimistas? 

Pode-se dizer que sim

CMC e GFS enxergam algo para o início da segunda quinzena, não neste naipe que vivemos agora, o europeu por enquanto é só peidinho polar no sudeste dando a entender que será bloqueada.

Nas rodadas até o próximo fim de semana, eles devem se ajustar.

• Like 1
  • Haha 2

1 hora atrás, kevin cassol disse:

Mas ninguém afirmou que iria acumular amigo. Não há motivo de criticar quem se dedica prever a possibilidade de queda de neve aqui neste espaço. Modelo não é previsão.

Perfeito!!! Se alguém esperava acumulação neste evento tirou isso da própria cabeça.

A previsão dos Bazianos foi exata (tudo aconteceu como o previsto)

Parabéns aos que se dedicaram para isso!

Edited by Jonny Arruda
  • Like 2

Algumas temperaturas neste dia de bastante sol e poucas nuvens nas automáticas do INMET às 13h no leste/nordeste mineiro:

• Diamantina: 17,1ºC
  • Manhuaçu: 19,7°C
  • Capelinha: 19,9ºC
  • Timóteo: 22,6°C
  • Governador Valadares: 24,3°C

Menção especial para algumas cidades do norte mineiro:

• Montes Claros: 25,3°C (Lat. 16°S)
  • Águas Vermelhas: 22,6°C (Lat. 15°S)

todas essas com muito sol de rachar!!!

Aqui em casa neste exato momento tenho 21,3°C...

Edited by Tassio Amaral
  • Like 5

1 hora atrás, RafaelBHZ disse:

A mínima na convencional de Belo Horizonte foi de 10,9°C na manhã de hoje. Não conseguir uma sub 10°C em uma MP dessas é bizarro! 

Rafael o que aquela MP do dia 5/06 teve de especial que não  conseguiu nem fazer a Pampulha  registrar temperatura baixa de 10 graus que essa não  teve?  Nessa cercadinho  e Pampulha  tiveram temperaturas  abaixo dos 10 já a do centro .... muito estranho 

• Like 1

Hoje de manha foi um fracasso, muito estranho.Até na ultima MP baixou mais.

Em compensação agora as 14hrs tenho 20ºC e ta tudo um gelo mesmo com sol.

Edited by Nowcasting
  • Like 2

Algumas considerações sobre está Massa Polar no Vale do Itapocu:

No dia 06/07 no Rio da Luz, marquei 2,5°C com termometro (em um abrigo improvisado) e leve geada em carros, no dia 07/07, marquei 0°C cravados no termometro porém a geada foi esparsa pois ja tinhamos algum nevoeiro. Ainda no dia 07/07, me dirigi a uma baixada mais remota ainda dentro da localidade de Rio da Luz, porém com altitude de 200m com morros de 350 ao redor, lá e geada foi considerável, pois não havia nevoeiro e a temperatura chuto em -0,5 ou -1°C...

Hoje, no inicio da madrugada começou a formação de geada nos carros, porém hoje pela manhã já não havia nada pois formou se nevoeiro espesso, minima de 2°C no termometro, sensação de frio mais forte que ontem pela umidade...

Outra observação que nunca tinha observado em outras massas polares (ou não tenha notado) foi a diferença discrepante entre as máximas de estações do Vale do Itapocu com Estações do Vale do Itajaí, em algumas estações a diferença chegava a 3 °C , sendo o Itapocu mais quente, já nas minimas, não há diferença significativa...

bwmRWMc.jpg

image.png

Edited by Jonathan
Inclusão de informação.
  • Like 6

1 hora atrás, RafaelBHZ disse:

Em 2010 no dia 13 de junho a estação convencional santo Agostinho  fez 8,8 e no mesmo  ano em agosto na mesma estação  fez 8,5 sendo a menor temperatura  registrada nessa década  de 2010 em BH nesse local. Na época a Pampulha  tinha uma diferença  mínima de um digito com a do centro. Depois disso somente pampulha e cercadinho manteve recordes. Lembrando Cercadinho  instalada em 2014. A estação  convencional  da cidade nessa década  só registrou 8 graus a 9 anos atrás  enquanto  suas irmãs pampulha e mais tarde cercadinho  mostrou a potencia  das ondas polares que chegou na cidade durante a década.  Uma curiosidade  isso. Houve alguma mudança  naquela região  ali nessa década  ou essa estação  está irregular  😂

• Like 1

Geada hoje em Patrocínio.

Estação do INMET marcou 5,6ºC.

Como já havia falado, tem locais dentro da cidade que conseguem mínimas menores que o INMET.

Fotos:  Igor Moisés

66157293_2316168591781835_6626500819598442496_n.jpg?_nc_cat=102&_nc_oc=AQkAZcn1VcVkzhC1qvfLJoct2lyLMetu1bybolGJPYECOTAbuSIFg7UyvHMz7V4aMVo&_nc_ht=scontent.ffln2-2.fna&oh=dd8b6cdb817ac10545c96676229635d4&oe=5DBBC6DA

66302252_2316168931781801_7982765940221673472_n.jpg?_nc_cat=107&_nc_oc=AQmh6q4Sfq434iWhLv9vjxPKqXG5UwRD3-pFTZPQBlp0o3gq27mmKzsM7Lx6YEgUOag&_nc_ht=scontent.ffln2-1.fna&oh=79f0b6cb16b4ef122c4b13b45705ee9d&oe=5DAC45F8

66526401_2316168681781826_7222477761560969216_n.jpg?_nc_cat=110&_nc_oc=AQnsAArtH6IoZRb1Vs8U3iWWMBNY8k1QXIFf7EO8FzVv2ImUp_qe5BwOtlmU2wxJpEA&_nc_ht=scontent.ffln2-2.fna&oh=45a48e82f082475dab19bdae78ba8e2f&oe=5DB81FD6

• Like 11

1 hora atrás, Wagner97 disse:

Na minha opinião essa superou 2011 pra nossa região. Lá em 2011 a mínima no dia 28 se eu não me engano foi menor; 6,x°C. Porém no quesito máximas baixas e durabilidade essa de 2019 tá muito melhor. 2 dias de sol com sub-15 e mais uns bons dias sub-20. Em 2011 as únicas máximas sub-20 foram nos dias 27 e 28, auge da MP e ainda assim foram "elevadas", de 19° e 17,x°C; respectivamente. Depois as temperaturas já passaram dos 20, conforme gráfico anexo. A durabilidade de mínimas baixas tbm tá bem melhor nessa. E quanto a setembro de 2012... Foi uma mp bem forte pra um início de primavera, mas não foi nada disso que vc tá falando, o mirante não chegou a 5 nunca! a menor temperatura foi de 8,x°C.

Screenshot_20190708-123642~2.png

Screenshot_20190708-123857~2.png

Onde estão estas fotos de geada? Só vi as da USP 

• Like 1

Em Tapira houve registro da geada mais forte desde 2016.

Uma estação da cidade marcou -3,3ºC.

geada_19_07_07_3.jpg

geada_19_07_07_5.jpg

geada_19_07_07_4.jpg

geada_19_07_07.jpg

• Like 11

Exemplo de sensacionalismo na meteorologia:

1879573326_Semttulo.thumb.png.143cadda5121618ebbe5f6b4ef660abf.png

Esqueceram de falar que a estação que eles usaram como referência começou a operar em 2014... 

BH tem tarde de muito sol, 18 a 20C às 14h.

• Like 4
  • Thanks 2
  • Haha 3

2 minutos atrás, LeoP disse:

Exemplo de sensacionalismo na meteorologia:

1879573326_Semttulo.thumb.png.143cadda5121618ebbe5f6b4ef660abf.png

Esqueceram de falar que a estação que eles usaram como referência começou a operar em 2014... 

BH tem tarde de muito sol, 18 a 20C às 14h.

Aqui eles erraram também, disseram que JF teve a madrugada mais fria em 12 anos. 

Mas não é verdade. Tivemos valores menores no INMET em 2016, 2012, 2011 e 2010. Poucos décimos a menos, mas enfim. 

• Like 2

Serio quando que o inmet e o Epagri vao muda o calculo deles de sensacao termica pro metodo internacional correto?  Fez 5 graus e a sensacao termica foi -9? Tava tendo um furacao em BH.

• Like 4

bom dia. Estação AHU de Curitiba registrou 0,5 de mínima hoje. Pena que não deu pra negativar pelo 3º dia seguido.  Tinha uma geadinha por cima, mas eu não fui atrás de tirar foto nem nada. 

• Like 4
  • Thanks 2

Guest
This topic is now closed to further replies.

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.