Jump to content
Brasil Abaixo de Zero

Monitoramento e Previsão - Brasil/América do Sul - Julho/2019


Recommended Posts

Guest Wallace Rezende
1 hora atrás, Darley disse:

 

Sim, e essa de São Paulo inclusive foi a maior chuva em uma capital estadual no mês até o momento. São Paulo se destaca pela chuva acumulada este ano até agora, faltando apenas 357,1mm para alcançar a média anual(e a média no período agosto-dezembro é em torno de 600mm), ou seja, se chover isso ou mais, São Paulo pode terminar com mais de 1800mm de chuva, sendo um dos possíveis anos mais chuvosos da década.

São Paulo foi, inclusive, a primeira capital a já atingir a média de chuva de julho. E é a terceira capital mais chuvosa neste mês(atrás apenas de Boa Vista e Aracaju, e a frente de todas as demais do Norte-Nordeste).

 

 

 

O mais bizarro para mim foi São Paulo com 140 mm e Curitiba sofrendo nos 10 mm, em outros julhos chuvosos recentes na cidade de São Paulo Curitiba meio que seguiu o mesmo padrão (como é de se esperar, até porque em média Curitiba é mais chuvosa em julho que SP).  Mas o comportamento da chuva que antecedeu o último pulso frio (no início de julho) foi muito esquisito: duas faixas orientadas de norte para sul (ou noroeste para sudeste), uma avançando de uma faixa no norte gaúcho e até a serra catarinense (centrada na região de São Joaquim, SC) e outra indo do norte do PR até a grande SP (centrada na grande SP) receberam até 100/150 mm de chuva em 24 horas ou um pouco mais, enquanto uma grande área entre estas duas faixas bem delimitadas (Curitiba e muitas outras cidades nesta grande área) ficou "chupando o dedo".  Já na região Sorocaba choveu bastante também, ou seja Curitiba ficou de fora por pouco e uma parte de SC também.

 

O Grande Rio também não recebeu muita chuva com este sistema, o grosso da chuva morreu logo ao norte de São Paulo, a exceção foram os tradicionais cinturões orográficos como Alto da Boa Vista, Jardim Botânico e Rocinha (já na casa dos 100 mm), onde chove bem com qualquer espirro.

Edited by Wallace Rezende
Link to comment
Share on other sites

1 hora atrás, Darley disse:

 

Sim, e essa de São Paulo inclusive foi a maior chuva em uma capital estadual no mês até o momento. São Paulo se destaca pela chuva acumulada este ano até agora, faltando apenas 357,1mm para alcançar a média anual(e a média no período agosto-dezembro é em torno de 600mm), ou seja, se chover isso ou mais, São Paulo pode terminar com mais de 1800mm de chuva, sendo um dos possíveis anos mais chuvosos da década.

São Paulo foi, inclusive, a primeira capital a já atingir a média de chuva de julho. E é a terceira capital mais chuvosa neste mês(atrás apenas de Boa Vista e Aracaju, e a frente de todas as demais do Norte-Nordeste).

 

Ah, falando em chuva, olha a previsão de chuva do CFS em agosto(última saída disponível). Se isso se confirmar, agosto será o mês mais seco do ano em São Paulo.

 

image.thumb.png.1ad7e0a9e46bf6f53531c5a19e66d8c8.png

 

Bom, agosto costuma ser bem seco mesmo. Apesar de nos últimos três anos ter sido frio e úmido, o que foi uma bela surpresa, já que esse costuma ser uns dos meses mais lixosos do ano, sempre com bloqueios atmosféricos pavorosos. 

Link to comment
Share on other sites

45 minutos atrás, ricardosilva disse:

Foreca bebeu vinagre...prevendo uma mínima de 6C amanhã para São Paulo. Num instituto de verdade o INMET aponta variação entre 11/18 e 8/18 na quarta. Mesmo isso vai ser uma queda grande de temperatura pois hoje a sensação foi de bastante calor até.

 

Agora temos cerca de 18° e chuviscos esparsos.

Calor hoje? Onde? Kk

Link to comment
Share on other sites

Hoje foi dia de pré-frontal em BH, com máxima em torno dos 28oc. Porém devido ao frio dos últimos dias não foi possível sentir calor, amanhã deve ser mais quente! Apenas a secura extrema que tem incomodado, essa que se agravou com a ultima mp.

 

Proxima mp deve trazer umidade e aliviar a secura um pouco! Julho está realmente muito bom, não podemos nos queixar. E além do mais junho tb não foi tao ruim assim, não tivemos eventos extremos mas tivemos uma marítima boa e as temperaturas na maior parte do mês ficaram comportadas, em um padrão diferente do que vimos de SP para baixo.

 

agora 22.50, temperaturas no centro sul:

 

-poa 11oc

-cwb 14oc

-fln 15oc

-bh 16oc

-bsb 18oc

-sp 19oc 

-rio 22oc

 

 

 

 

Edited by BrunoBH
  • Like 1
Link to comment
Share on other sites

41 minutos atrás, Victor Naia disse:

Também na torcida, Lucas. Teremos um bom mês. A média na fazenda está ótima, imagino que Paraíso também esteja. Deve ter sido melhor em outros anos, contudo, só agora, é que estou monitorando diariamente. 

 

Rapaz, pelo desenho até o momento do novo pulso que está a caminho, ele seria continental padrão 2013 ou 2016? 

Pq, 2013, em Varginha, foi ruim. Máxima baixa uns 2 dias e mínimas boas em seguida, mas nada extraordinário.

Já 2016, foi ótimo,  tanto junho e julho. Geada nas duas vezes. Tive negativa dia 13 e 14 de Junho e 18 ou 19 de Julho. 

 

 

Essa do dia 25 em diante ainda não dá para saber direito. Algumas rodadas do GFS ele aparece e outras desaparece. Já essa MP dessa semana vai favorecer bem mais o leste do Sudeste. As cidades da Mantiqueira por exemplo vai ter alguns dias com máxima baixas e mínimas perto de 0°C. Para cá o Europeu coloca 9°C como menor mínima nessa semana. Normal para época.

Em 2013 aqui na região pegando como referência a estação que funcionava mais próxima na época, de Passos, teve momentos excelentes, mas na média não foi bom de fato. Em Passos, no fim de julho e inicio de agosto foram 11 mínimas seguidas abaixo de 10°C e com máxima baixa para região no dia 24(Franca registrou máxima de 11°C e mínima de 5,7°C no dia 26, Varginha foi 12,9°C de máxima e mínima de 5,3°C no outro dia) e  ainda depois teve a porrada de fim de agosto.  

Agora 2016 foi espetacular de maio a agosto no que diz respeito a MP's. 2017 foi espetacular em média para cá em Julho foram dias incontáveis com mínimas baixas. 2018 foi excelente também em MP's de maio a setembro(em alguns lugares do sudeste até dezembro fez um frio forte), a exceção foi junho, que foi horrível. 

  • Like 1
Link to comment
Share on other sites

Guest Wallace Rezende
15 horas atrás, marinhonani disse:

Wallace Rezende,

então essa é a estação que registrou temperaturas negativas na década de 1930, em maio de 1939 e junho/agosto de 1933.

Foi engolida pela intensa urbanização em Teresópolis, hoje perde nas mínimas para Madalena e Avelar(lugares com menos altitude).

 

-0,3ºC dia 15 de maio 1939

 

-0,9ºC dia 06 de agosto 1933( deve ter ficado negativa no dia 18, nesse dia Friburgo marcou 0,2ºC

 

-1,4 dia 10 de junho  1933

 

A antiga estação que funcionou de 1913 a 1926, ficava a 910 metros, tenho dados dela de 1913 a 1919, não teve negativas nas históricas ondas de frio de junho e julho de 1918, que gelou Minas, Rio, SP e metade do ES.Mas registrou mínimas bem baixas em abril,setembro e outubro.

Acabei de ver os dados de média anual de chuva de 1913 a 1919, era de 2533 mm, essa média anual um pouco mais baixa, foi devido a um período curto de 7 anos e também o Rio e Minas registrou pouca chuva nesses anos citados,então devia ficar perto do Parque, num ponto mais baixo

Sim, o crescimento da cidade no entorno da estação certamente explica em grande parte o aumento gradual das mínimas absolutas (o aquecimento do clima e a consequente redução da intensidade média das ondas de frio outra parte). 

 

Em 01/06/1979 a região já era bem urbanizada e fez 1,2ºC (deve ter geado com relativa força, houve geada expressiva em vários pontos da zona rural dos municípios serranos), em 09/06/1985 a mínima chegou a 3ºC (o observador da estação presenciou geada fraca nesta ocasião segundo reportagem de jornal), em 06/1994 fez 3,2ºC (três madrugadas seguidas neste patamar, raridade) e em 18/07/2000 fez 3,1ºC (deve ter geado em pontos isolados da área urbana nas duas ocasiões), também merecem destaque os 3,6ºC de 23/06/2000, num frio tiro-curto que antecipou o que estava por vir em julho.  A última mínima abaixo de 7ºC na convencional de Terê foi em 13/06/2016 com 6,4ºC e os últimos 5ºC (5,1ºC) em 06/06/2011, já a última sub-5 foi no longínquo julho de 2000, mas em 09/12/2018 houve um registro de surpreendentes 9,6ºC, o menor para o mês do solstício de verão talvez desde os anos 50, provando que sob as condições certas mesmo a urbanização atenua mas não impede mínimas expressivas (a automática chegou a 8,7ºC e Nova Friburgo aut a 6,1ºC no mesmo dia), e em 06/10/2014 chegou a 7ºC na conv de Terê (e 5,6ºC na automática!!) poucos dias antes do recorde absoluto de calor com 36,6ºC em 34,2ºC (conv e aut) em 19/10/2014 (situação sem precedentes o recorde de frio do ano e a maior temperatura da história no mesmo mês), ou seja tem faltado mesmo é uma onda de frio mais expressiva na época certa.

 

Este início de julho claro que foi um grande alento após o maio/junho pavorosos que tivemos no estado do RJ (talvez o bimestre mai/jun mais quente de sempre), mas nenhuma mínima realmente chamou a atenção, a automática de Terê teve 6,1ºC (perdendo para outubro de 2014), o dado da convencional só sai meses depois.  E não foi só no RJ, praticamente todo o centro-sul penou em mai/jun 2019, Porto Alegre teve a bizarra média das máximas de 25ºC em junho de 2019 (contra 16ºC no excelente junho de 2016, incrível!), sim em termos relativos lá 06/2019 foi ainda pior, assim como BH se saiu um pouco menos pior que aqui com um tiro-curto no começo o mês.

Edited by Wallace Rezende
Link to comment
Share on other sites

2 horas atrás, Darley disse:

 

Sim, e essa de São Paulo inclusive foi a maior chuva em uma capital estadual no mês até o momento. São Paulo se destaca pela chuva acumulada este ano até agora, faltando apenas 357,1mm para alcançar a média anual(e a média no período agosto-dezembro é em torno de 600mm), ou seja, se chover isso ou mais, São Paulo pode terminar com mais de 1800mm de chuva, sendo um dos possíveis anos mais chuvosos da década.

São Paulo foi, inclusive, a primeira capital a já atingir a média de chuva de julho. E é a terceira capital mais chuvosa neste mês(atrás apenas de Boa Vista e Aracaju, e a frente de todas as demais do Norte-Nordeste).

 

Ah, falando em chuva, olha a previsão de chuva do CFS em agosto(última saída disponível). Se isso se confirmar, agosto será o mês mais seco do ano em São Paulo.

 

image.thumb.png.1ad7e0a9e46bf6f53531c5a19e66d8c8.png

 

Tem um porém, se a FF da semana que vem bloquear em cima de SP como sugeriu o GFS que postaram hoje por aqui, a cidade pode voltar a ter acumulados expressivos a conferir.

Link to comment
Share on other sites

11 horas atrás, Victor Naia disse:

 

Gente, esse julho  vai matar minha cachorrinha . Eu nunca vi um inverno BH TIRANDO de 2017 onde a casa ficasse tão  fria a ponto de deixar  ela gripada. Tive que passar o mês  na casa da minha vo. Parto para Bage e depois lages so volto agosto.  Espero encontrar ela viva!!!

 

 

  • Sad 1
Link to comment
Share on other sites

1 hora atrás, LucasFVenturini disse:

Essa do dia 25 em diante ainda não dá para saber direito. Algumas rodadas do GFS ele aparece e outras desaparece. Já essa MP dessa semana vai favorecer bem mais o leste do Sudeste. As cidades da Mantiqueira por exemplo vai ter alguns dias com máxima baixas e mínimas perto de 0°C. Para cá o Europeu coloca 9°C como menor mínima nessa semana. Normal para época.

Em 2013 aqui na região pegando como referência a estação que funcionava mais próxima na época, de Passos, teve momentos excelentes, mas na média não foi bom de fato. Em Passos, no fim de julho e inicio de agosto foram 11 mínimas seguidas abaixo de 10°C e com máxima baixa para região no dia 24(Franca registrou máxima de 11°C e mínima de 5,7°C no dia 26, Varginha foi 12,9°C de máxima e mínima de 5,3°C no outro dia) e  ainda depois teve a porrada de fim de agosto.  

Agora 2016 foi espetacular de maio a agosto no que diz respeito a MP's. 2017 foi espetacular em média para cá em Julho foram dias incontáveis com mínimas baixas. 2018 foi excelente também em MP's de maio a setembro(em alguns lugares do sudeste até dezembro fez um frio forte), a exceção foi junho, que foi horrível. 

Excelente análise. Essa máxima baixa de 2013 eu me lembro bem. Termômetro do carro marcava 10°C à tarde! Memorável. Embora no dia 24 eu peguei 6°C em Mairiporã às 17:00 hrs com chuva. 

 

2016 foi mais especial pelas bombas polares e, 2017, realmente a média. Lembro da sensação constante de frio em casa, isso ocorre, quando dias seguidos as mínimas ficam abaixo de uns 8°C e as maximas ficam completadas, ate 20°C/23°C. Se Essa MP pelo menos trouxer temperaturas mínimas na média nossa(8-9°C) e máximas mais comportadas, o mês vai fechar com excelente marca. 

  • Like 1
Link to comment
Share on other sites

Bom dia! Ontem o dia comecou com céu nublado e uma chuvinha franquinha e rápida. Rapidamente o tempo abriu e a partir das 8h30 tivemos sol e céu com pouquíssimas nuvens. A temperatura variou entre 8,6°C e 17,6°C.

Hoje vamos tendo uma madrugada de céu limpo e faz mais frio: 5,3°C, URA de 90%, vento calmo e pressao de 1.021,3 hpa. A máxima prevista para hoje é de 16°C. O sol nasce às 7h57 e se poe às 18h01.

  • Like 1
Link to comment
Share on other sites

15 minutos atrás, BrunoBH disse:

Pré frontal atuando em BH. Temos 22oc as 9.50 da manhã. Temperaturas devem cair amanhã por aqui!

 

Frente fria e mp atuando em Poa 8oc , Cwb 11oc , Fln 14oc, Sp 17oc.

Bsb e rio com 21oc e 23oc respectivamente.

 

Qual lugar de SP que está 17 graus ?

 

Sesc tem 13.9 graus nesse momento .

Link to comment
Share on other sites

Voltando a falar sobre as diferenças absurdas de mínimas registradas no meu município, Primavera do Leste, mais dados de setembro passado: Automática INMET (Institucional, valores arredondados, entre 0h e 0h UTC): 01/09: 22 C/36 C 02/09: 14 C/27 C 03/09: 10 C/22 C 04/09: 9 C/26 C 05/09: 13 C/31 C 06/09: 16 C/34 C 07/09: 22 C/35 C 08/09: 23 C/36 C 09/09: 22 C/35 C 10/09: 19 C/35 C 11/09: 21 C/35 C 12/09: 24 C/36 C 13/09: 22 C/ 36 C 14/09: 21 C/32 C 15/09: 20 C/33 C.  Automática PWS Rio Sapé (entre meia noite e meia noite local): 01/09: 14 C/35 C 02/09: 12 C/27 C 03/09: 11 C/23 C 04/09: 13 C/27 C (dados incompletos) 05/09: 9 C/32 C 06/09: 7 C/34 C 07/09: 10 C/36 C 08/09: 13 C/35 C 09/09: 13 C/36 C 10/09: 9 C/36 C 11/09: 13 C/37 C 12/09: 13 C/37 C 14/09: 16 C/35 C 15/09: 20 C/35 C. Ainda mais interessante: Segunda-feira 03/09 6 h local/10 h UTC: Automática INMET 9,9 C Automática PWS Rio Sapé 11 C. Segunda-feira 10/09 6 h local/10 h UTC: Automática INMET 23,5 C Automática PWS Rio Sapé 9 C!  Praticamente 15 C de diferença no mesmo horário em menos de 30 km!

Edited by Leandro Leite
  • Like 1
Link to comment
Share on other sites

A massa de ar frio chegou no final da noite de ontem ao leste paranaense.

Depois de um dia com céu encoberto e chuva fraca no período da manhã, o céu limpou durante a madrugada e o vento passou a soprar de SW, baixando a temperatura acentuadamente, principalmente ao amanhecer.

A mínima atingiu 6,4°C no meu bairro.

Houve formação de um nevoeiro, cobrindo as áreas baixas, como um "mar de névoa", embelezando a paisagem...

 

1563291070480.jpg

1563291044709.jpg

1563291110478.jpg

  • Like 9
  • Thanks 1
Link to comment
Share on other sites

Com os 7,8mm acumulados entre ontem e hoje, o acumulado de chuva de julho está em 153,9mm, com isso este já é o SEGUNDO JULHO MAIS CHUVOSO JÁ REGISTRADO NO MIRANTE, SUPERANDO OS 153,3mm DE JULHO DE 1976.

O recorde é de 179,7mm em 2009, com isso faltam apenas 25,9mm para quebrar o recorde. Será que existe uma possibilidade de bater o recorde de 2009 e acumular mais de 25mm até o dia 31?

Edited by Darley
  • Like 2
  • Thanks 1
Link to comment
Share on other sites

7 minutos atrás, Darley disse:

Com os 7,8mm acumulados entre ontem e hoje, o acumulado de chuva de julho está em 153,9mm, com isso este já é o SEGUNDO JULHO MAIS CHUVOSO JÁ REGISTRADO NO MIRANTE, SUPERANDO OS 153,3mm DE JULHO DE 1976.

O recorde é de 179,7mm em 2009, com isso faltam apenas 25,9mm para quebrar o recorde. Será que existe uma possibilidade de bater o recorde de 2009 e acumular mais de 25mm até o dia 31?

De novo:  seria interessante recuperar as previsões para julho. Quase certeza que ninguém previu essa chuva toda pra SP. 

Link to comment
Share on other sites

17 horas atrás, Darley disse:

SITUAÇÃO DA CHUVA DE JULHO NAS CAPITAIS ATÉ 15/07:

 

-As capitais São Paulo, Manaus, Rio Branco e Aracaju já ultrapassaram a média de chuva de julho.

 

 

 

 

Mais uma capital entra nessa lista: Campo Grande. A capital do MS acumulou 10,2mm nas últimas 24 horas e o mês está com 46,2mm(a média de chuva de julho é 35,7mm), com isso a chuva de julho já ultrapassou a média em Campo Grande, agora são 5 capitais que superaram a média de chuva de julho(Campo Grande e as outras quatro citadas acima).

Edited by Darley
Link to comment
Share on other sites

9 minutos atrás, Daniel Lisboa disse:

De novo:  seria interessante recuperar as previsões para julho. Quase certeza que ninguém previu essa chuva toda pra SP. 

Os modelos já previam isso, que julho teria chuva bem acima da média por aqui, pena não estar mais disponível no site de modelos de previsão(Tropical Tidbits), seria interessante alguém resgatar a última saída.

E uma curiosidade, é que o mês de julho, junto com agosto, são os únicos a nunca terem registrados 200mm ou mais no Mirante. Ao contrário do IAG, que somente agosto nunca bateu essa marca(inclusive julho de 2009 teve 200mm no IAG, mas não foi o recorde, que é de 206,9mm em julho de 1989)

  • Like 3
  • Thanks 1
Link to comment
Share on other sites

Mínimas de hoje em algumas automáticas do Inmet no PE e na PB:

  • Arcoverde (PE): 13,1°C
  • Cabaceiras (PB): 13,9°C
  • Monteiro (PB): 14,1°C
  • Garanhuns (PE): 15,7°C
  • Ibimirim (PE): 16,3°C
  • Itaporanga (PB): 16,4°C
  • Ouricuri (PE): 16,7°C
  • Recife (PE): 18,5°C (na convencional foi 17,6°C)
Edited by CloudCb
  • Like 15
Link to comment
Share on other sites

Guest
This topic is now closed to further replies.
×
×
  • Create New...

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.