Jump to content
Brasil Abaixo de Zero
ricardosilva

Monte o seu clima favorito

Recommended Posts

A ideia é bem simples, mostrar numa tabela simples de dados uma cidade fictícia com o seu clima favorito:

image.png.3cecaf8a2e9966f80637a94327ac0d35.png

O meu seria um clima Texano modificado com pitadas de clima de montanha, com menos umidade no verão e com um período de calor menos extenso.

Um Janeiro típico seria desta forma, com bastante sol e calor, mas sem abafamento noturno, além de pouquíssima chuva:

image.png.14c35d761b36acf362c12fc9c43268b8.png

O inverno seria relativamente ameno, com média de umas 2 incursões de ar polar por mês, e uns poucos dias de queda de neve:

image.png.57a80e234d75d715dddcd0354691e551.png

E aí, quem morava?

• Like 4

DENVER, DENVER/COLORADO/EUA!

Edited by Caco Pacheco
  • Like 1

O meu clima perfeito, em linhas gerais, seria algo um tanto parecido com o litoral do Nordeste, com temperaturas um pouco mais baixas e um período seco mais brando. Vou fazer a tabela e postar aqui. Tenho que seguir a climatologia estritamente ou posso soltar a criatividade um pouco? rs. 

20 minutos atrás, Pedro Victor Peixoto Paulino Pedro Victor disse:

O meu clima perfeito, em linhas gerais, seria algo um tanto parecido com o litoral do Nordeste, com temperaturas um pouco mais baixas e um período seco mais brando. Vou fazer a tabela e postar aqui. Tenho que seguir a climatologia estritamente ou posso soltar a criatividade um pouco? rs. 

Se solte.

• Like 1

Meu clima seria semelhante ao tropical de altitude com temperado, verões quentes com 30°C e com mínimas baixas ao amanhecer, outonos equilibrados entre 25°C e 10°C, invernos severos sujeito a geada e nevadas ocasionais (máxima de 15°C nos dias mais quentes, média de 5°C a 10°C e nos dias mais frios abaixo de 3°C chegando a -10°C. Primavera com muita chuva e temperaturas amenas sempre abaixo de 20°C e com a média de 15°C.

Meu clima perfeito já é onde moro, inverno ameno (10º a 21ºC nos meses mais frios) e verão quente, com oscilações em alguns anos do inverno um pouco mais quente ou mais frio. Um inverno mais frio que o nosso já acharia desagradável, um verão mais quente também seria complicado, me acostumei assim. Já desejei morar em um lugar de clima quente o ano todo, como Belém, mas é monótono demais, uma vida sem emoções não tem graça.

Dentro do Brasil, o clima que mais de aproxima do meu ideal seria do pampa gaúcho. Região de Bagé.

Boa dinâmica atmosférica. Verão com bastante sol, porém sem ser escaldante como PoA. Inverno com algumas geadas e potentes MP´s, com dias sob máximas baixas, mesmo sob sol. Raro, mas possibilidade de neve.

Em escala mundial, Denver/Colorado/EUA, sem sombra de dúvida! Excelente quantidade de neve, com direito a nevascas (especialmente em Novembro e Março). Cidade com altitude de 1600m, o que propicia mínimas de destaque. Dinâmica atmosférica fenomenal! Muita geada entre novembro a abril.

De acordo com a Köppen e Geiger o clima é classificado como Cfa. Em Denver a temperatura média é 10.2 °C. A média anual de pluviosidade é de 400 mm. Julho, o mês mais quente do ano, tem a média 14,9ºC ~ 30,8ºC. Janeiro, mês mais frio, oscila entre -8,5ºC ~ 6,5ºC.  Outubro, 3ºC ~19,3ºC. Abril, 1,1ºC ~16,2ºC.

A estação quente permanece por 3,2 meses, de 7 de junho a 14 de setembro, com temperatura máxima média diária acima de 27 °C.

A estação fria permanece por 3,5 meses, de 19 de novembro a 2 de março.

A estação seca dura 6,8 meses, de 7 de setembro a 1 de abril. 

O mais comum durante 9,1 meses, de 17 de fevereiro a 21 de novembro, é a precipitação de chuva somente

O mais comum durante 2,9 meses, de 21 de novembro a 17 de fevereiro, é a precipitação de neve somente

Pura dinâmica atmosférica! Pode despencar de +15ºC para -25ºC em menos de 1 dia.... numa pré frontal num dia de inverno, com a chegada de poderoso sistema frontal.

Edited by Caco Pacheco

Meu clima perfeito é o de Santiago do Chile. Verões agradáveis e invernos razoavelmente frios. Só seria melhor se fosse um pouco mais úmido, já que em Santiago costuma chover pouco e a secura incomoda.

• Like 2

6 minutos atrás, Luiz Henrique. disse:

Meu clima perfeito é o de Santiago do Chile. Verões agradáveis e invernos razoavelmente frios. Só seria melhor se fosse um pouco mais úmido, já que em Santiago costuma chover pouco e a secura incomoda.

Santiago é show de bola mesmo! Também curto muito o clima de lá...Fora a geografia, a cidade com todas aquelas belíssimas montanhas que a cercam. Linda demais!

Edited by Caco Pacheco
  • Like 2

Excelente tópico 

De acordo com a classificação climática de Koppen, o meu clima seria do tipo Cwb, muito parecido com o de Thimphu (Butão) :D

Sem título.png

Edited by OhTheJohnny
  • Like 3

Pronto, tabela feita. Meu clima perfeito é baseado em duas diretrizes: bastante chuva e “frio” - para os padrões cearenses, claro. Tomei como base o clima das capitais do litoral nordestino; somei a quadra chuvosa do litoral norte (fev-mai) com a do litoral leste (abr-jul), criando uma generosa estação chuvosa. A estação seca seria curta, começando em meados de setembro e indo até meados de dezembro. É nesse período em que seriam registradas as maiores temperaturas do ano. A partir da segunda quinzena de dezembro iniciam as primeiras pancadas de chuva, que vão ganhando frequência e intensidade ao longo do primeiro trimestre, atingindo o ápice em maio. Nesse período seria comum chuvas com raios e trovoadas. O bimestre jun/jul, além de chuvoso, teria, em anos favoráveis, recorrentes passagens de massas de ar polar que conseguiram derrubar a temperatura pra algo próximo dos 15ºC. Nesses dois meses, dias de sol seriam exceção, enquanto a regra seriam dias predominantemente encobertos e amenos. Ao longo de agosto já poderia ser percebida uma sensível diminuição na frequência e na intensidade das chuvas, bem como um aumento nas temperaturas, processo que se intensifica ainda mais em setembro, dando início ao período seco.5C327F16-2C3D-407E-B87B-99DE39FFD219.thumb.jpeg.1a65c326b89532e718a5e7ceb17e7b06.jpeg

Edited by Pedro Victor Peixoto Paulino Pedro Victor
  • Like 4

O meu seria sem nenhum dia acima dos 30°, só em ondas de calor excepcionalmente quentes, algo como uma vez à cada 5 anos, e com algumas ondas de frio muito fortes à cada vários anos, baixando de -20°

temp. Média de uns 10°anuais, mas com amplitude térmica grande, com 18° de média no mês mais quente e 2° no mais frio, 1500mm de chuvas bem distribuídas, mas com secas ocasionais, neve em alguns dias dos mês mais frios, e 2/5 dos dias com geada

Não seria muito bom para produzir algumas frutas q eu gosto, mas nada que uma modificação genética não resolva

• Like 2

Adorei o tópico! Nao sei se consegui montar um clima muito coerente, mas soltei um pouco a imaginacao. Lá vai:

Meu clima ideal seria úmido e com grande quantidade de dias nublados (uns 200/220 dias por ano) e vários dias de precipitacao, tanto chuva quanto neve. O volume pluviométrico seria de mais ou menos de uns 1.200 mm por ano, bem distribuídos, sem estacao seca.

Em quanto à temperatura, montei abaixo uma tabela com as médias e quanto queria que fosse o valor de menor mínima e maior máxima de cada mes. Nao seriam os valores absolutos, que seriam uns 3, 4 graus mais extremados). Seria um clima que dificilmente chegaria a 30°C, que teria sub-10 em qualquer mes do ano, com grande quantidade de temperaturas negativas e o mes mais frio chegando a dois dígitos abaixo de zero e com temperatura sem chegar a 10°C:

image.png.75158f441eeee8d7c6ec03d9cad0b9d5.png

• Like 2

Em 28/06/2019 em 23:36, Felipe S Monteiro disse:

O meu seria sem nenhum dia acima dos 30°, só em ondas de calor excepcionalmente quentes, algo como uma vez à cada 5 anos, e com algumas ondas de frio muito fortes à cada vários anos, baixando de -20°

temp. Média de uns 10°anuais, mas com amplitude térmica grande, com 18° de média no mês mais quente e 2° no mais frio, 1500mm de chuvas bem distribuídas, mas com secas ocasionais, neve em alguns dias dos mês mais frios, e 2/5 dos dias com geada

Não seria muito bom para produzir algumas frutas q eu gosto, mas nada que uma modificação genética não resolva

Nosso clima é bem parecido. 30°C só a cada 5 anos, e a cada 5 anos eu colocaria uma mínima de -13, -14°C (-20°C acho que seria muito). Meu mes mais quente tem média de 19,5°C e mais frio de 0°C e a chuva, como falei acima, uns 1.200.

Em 22/06/2019 em 23:32, Caco Pacheco disse:

Santiago é show de bola mesmo! Também curto muito o clima de lá...Fora a geografia, a cidade com todas aquelas belíssimas montanhas que a cercam. Linda demais!

Santiago eu acho meio quente as tardes de verao, mas o fato de as noites serem amenas e nao precisar de ar e creio que nem ventilador pra dormir me fariam suportar bem. A secura também me incomodaria, ainda mais que sou alérgico. Mas acho que o que mais me irritaria é a amplitude térmica altíssima, nao gosto.

1 hora atrás, Fábio De Nittis disse:

Nosso clima é bem parecido. 30°C só a cada 5 anos, e a cada 5 anos eu colocaria uma mínima de -13, -14°C (-20°C acho que seria muito). Meu mes mais quente tem média de 19,5°C e mais frio de 0°C e a chuva, como falei acima, uns 1.200.

Coloquei os -20° para extremar as diferença entre à máxima e a mínima absoluta

• Like 1

Meu clima favorito, basicamente, é qualquer local que tenha uma boa definição de estação e seja dinâmico, verões quentes, invernos gelados e com precipitação anual acima dos 1000mm (sem estação seca).

• Like 1

Meu clima favorito é basicamente o clima de Triunfo - Pernambuco.

image.thumb.png.a76096c8baaf0004fb9867ed7e1606ac.png

Só aumentaria um pouco as médias de chuva da primavera e que as chuvas de outubro a maio fossem com muitos trovões. 

• Like 4

Posted (edited)

O meu seria uma mistura de Cfa - Cfb. Médias em cada estação

Verão: 29/20

Outono: 24/17

Inverno: 21/13

Primavera: 26/17

Máxima Absoluta: 44,2

Mínima Absoluta: -3,4

Maior Mínima: 27,4

Menor Máxima: 6,8

Máxima Absoluta Anual: 37,3

Mínima Absoluta Anual: 4,8

Edited by emilioteixeira
  • Like 1

Não tenho um clima favorito, mas acho que o que eu melhor me adaptaria seria um tropical de altitude tipo Belo Horizonte.

• Like 2

Um clima perfeito pra mim seria: Oceânico subpolar, assim como o da Islândia, com invernos frios, nublados e chuvosos, e verões

amenos com temperaturas que raramente passam dos 15 graus ao decorrer do ano.

• Like 1

Eu não gosto de períodos longos de sol nem de períodos longos de noite. Eu gosto da variação no dia/noite nas várias estações, mas quando é muito grande me incomoda. Por isso, gosto de lugares mais próximos a linha do equador, trópicos ou subtrópicos. Além disso, gosto de montanhas, gosto de estar longe da costa (gosto do interior) e gosto de cidades pequenas/médias.

Separei três exemplos:

Alma, Colorado (3100m, subártico)

image.thumb.png.e060d97fc69666b9985efc99fa4322af.png

Butare, Rwanda (1768m, savana tropical)

image.png.be82fc9cffa7f0b8305b0f18012bde0d.png

Piatã, Bahia (1280m, tropical de altitude)

post do colega CloudCb 

image.thumb.png.25d658d29a23b56ae259775309727d95.png

Três lugares diferentes, climas diferentes. Existem diversos outros lugares muito legais nessa mesma pegada. Alto Paraíso de Goiás, Garanhuns, Triunfo, Serra Catarinense, cidades nas regiões andinas, o Sul dos Rockies americanos (Flagstaff, Park County Colorado, Santa Fe NM)... enfim. Acho que deu pra entender: montanhas (terreno acidentado), uma distancia razoável do mar, dias/noites com durações "razoáveis" e cidades pequenas/médias.

Edited by Samihr Hermes
  • Like 5

Em 30/06/2019 em 14:33, Augusto Göelzer disse:

Meu clima favorito, basicamente, é qualquer local que tenha uma boa definição de estação e seja dinâmico, verões quentes, invernos gelados e com precipitação anual acima dos 1000mm (sem estação seca).

Materializei oq seria o meu clima ideal, vamos a alguns detalhes agora:

1553847831_Semttulo02.thumb.png.12cdc0de954458baef241dde1b4653b5.png

> precipitação anual entre 1500 e 2000mm (distribuídos);

> +- 70cm de neve entre maio e setembro;

> verão predominantemente úmido (P.O. entre 21 e 24), com ar um pouco mais seco durante os picos de calor ou MPs;

> primavera e outono com dinâmica violenta, secura (UR) e tempo severo;

> inverno novamente úmido, com picos intensos de frio e algum dia mais "quente" localizado.

Minha área favorita climaticamente no mundo sempre foi o sudeste dos EUA, só transferi isso pro hemisfério sul, e dei uns toques a mais.

• Like 3

Meu clima ideal seria mais ou menos esse:

image.thumb.png.3ed5ad699f58249c79d53707d4d9c579.png

E com muita neve (de novembro a março), predomínio de céu muito nublado no outono e ventania constante ao longo do ano. Tempo severo seria bem vindo em qualquer época do ano, de preferência associado a ciclones extratropicais.

• Like 3