Jump to content
Brasil Abaixo de Zero

Monte o seu clima favorito


ricardosilva
 Share

Recommended Posts

A ideia é bem simples, mostrar numa tabela simples de dados uma cidade fictícia com o seu clima favorito:

 

image.png.3cecaf8a2e9966f80637a94327ac0d35.png

 

O meu seria um clima Texano modificado com pitadas de clima de montanha, com menos umidade no verão e com um período de calor menos extenso.

 

Um Janeiro típico seria desta forma, com bastante sol e calor, mas sem abafamento noturno, além de pouquíssima chuva:

 

image.png.14c35d761b36acf362c12fc9c43268b8.png

 

O inverno seria relativamente ameno, com média de umas 2 incursões de ar polar por mês, e uns poucos dias de queda de neve:

 

image.png.57a80e234d75d715dddcd0354691e551.png

 

E aí, quem morava?

 

  • Like 6
Link to comment
Share on other sites

O meu clima perfeito, em linhas gerais, seria algo um tanto parecido com o litoral do Nordeste, com temperaturas um pouco mais baixas e um período seco mais brando. Vou fazer a tabela e postar aqui. Tenho que seguir a climatologia estritamente ou posso soltar a criatividade um pouco? rs. 

Link to comment
Share on other sites

20 minutos atrás, Pedro Victor Peixoto Paulino Pedro Victor disse:

O meu clima perfeito, em linhas gerais, seria algo um tanto parecido com o litoral do Nordeste, com temperaturas um pouco mais baixas e um período seco mais brando. Vou fazer a tabela e postar aqui. Tenho que seguir a climatologia estritamente ou posso soltar a criatividade um pouco? rs. 

 

Se solte.

  • Like 1
Link to comment
Share on other sites

Meu clima seria semelhante ao tropical de altitude com temperado, verões quentes com 30°C e com mínimas baixas ao amanhecer, outonos equilibrados entre 25°C e 10°C, invernos severos sujeito a geada e nevadas ocasionais (máxima de 15°C nos dias mais quentes, média de 5°C a 10°C e nos dias mais frios abaixo de 3°C chegando a -10°C. Primavera com muita chuva e temperaturas amenas sempre abaixo de 20°C e com a média de 15°C.

Link to comment
Share on other sites

Meu clima perfeito já é onde moro, inverno ameno (10º a 21ºC nos meses mais frios) e verão quente, com oscilações em alguns anos do inverno um pouco mais quente ou mais frio. Um inverno mais frio que o nosso já acharia desagradável, um verão mais quente também seria complicado, me acostumei assim. Já desejei morar em um lugar de clima quente o ano todo, como Belém, mas é monótono demais, uma vida sem emoções não tem graça.

Link to comment
Share on other sites

Dentro do Brasil, o clima que mais de aproxima do meu ideal seria do pampa gaúcho. Região de Bagé.

 

Boa dinâmica atmosférica. Verão com bastante sol, porém sem ser escaldante como PoA. Inverno com algumas geadas e potentes MP´s, com dias sob máximas baixas, mesmo sob sol. Raro, mas possibilidade de neve.

 

Em escala mundial, Denver/Colorado/EUA, sem sombra de dúvida! Excelente quantidade de neve, com direito a nevascas (especialmente em Novembro e Março). Cidade com altitude de 1600m, o que propicia mínimas de destaque. Dinâmica atmosférica fenomenal! Muita geada entre novembro a abril.

 

 De acordo com a Köppen e Geiger o clima é classificado como Cfa. Em Denver a temperatura média é 10.2 °C. A média anual de pluviosidade é de 400 mm. Julho, o mês mais quente do ano, tem a média 14,9ºC ~ 30,8ºC. Janeiro, mês mais frio, oscila entre -8,5ºC ~ 6,5ºC.  Outubro, 3ºC ~19,3ºC. Abril, 1,1ºC ~16,2ºC.

 

A estação quente permanece por 3,2 meses, de 7 de junho a 14 de setembro, com temperatura máxima média diária acima de 27 °C.

A estação fria permanece por 3,5 meses, de 19 de novembro a 2 de março.

 

A estação seca dura 6,8 meses, de 7 de setembro a 1 de abril. 

 

O mais comum durante 9,1 meses, de 17 de fevereiro a 21 de novembro, é a precipitação de chuva somente

O mais comum durante 2,9 meses, de 21 de novembro a 17 de fevereiro, é a precipitação de neve somente

 

Pura dinâmica atmosférica! Pode despencar de +15ºC para -25ºC em menos de 1 dia.... numa pré frontal num dia de inverno, com a chegada de poderoso sistema frontal.

 

 

 

 

Edited by Caco Pacheco
Link to comment
Share on other sites

6 minutos atrás, Luiz Henrique. disse:

Meu clima perfeito é o de Santiago do Chile. Verões agradáveis e invernos razoavelmente frios. Só seria melhor se fosse um pouco mais úmido, já que em Santiago costuma chover pouco e a secura incomoda.

Santiago é show de bola mesmo! Também curto muito o clima de lá...Fora a geografia, a cidade com todas aquelas belíssimas montanhas que a cercam. Linda demais!

Edited by Caco Pacheco
  • Like 2
Link to comment
Share on other sites

Pronto, tabela feita. Meu clima perfeito é baseado em duas diretrizes: bastante chuva e “frio” - para os padrões cearenses, claro. Tomei como base o clima das capitais do litoral nordestino; somei a quadra chuvosa do litoral norte (fev-mai) com a do litoral leste (abr-jul), criando uma generosa estação chuvosa. A estação seca seria curta, começando em meados de setembro e indo até meados de dezembro. É nesse período em que seriam registradas as maiores temperaturas do ano. A partir da segunda quinzena de dezembro iniciam as primeiras pancadas de chuva, que vão ganhando frequência e intensidade ao longo do primeiro trimestre, atingindo o ápice em maio. Nesse período seria comum chuvas com raios e trovoadas. O bimestre jun/jul, além de chuvoso, teria, em anos favoráveis, recorrentes passagens de massas de ar polar que conseguiram derrubar a temperatura pra algo próximo dos 15ºC. Nesses dois meses, dias de sol seriam exceção, enquanto a regra seriam dias predominantemente encobertos e amenos. Ao longo de agosto já poderia ser percebida uma sensível diminuição na frequência e na intensidade das chuvas, bem como um aumento nas temperaturas, processo que se intensifica ainda mais em setembro, dando início ao período seco.5C327F16-2C3D-407E-B87B-99DE39FFD219.thumb.jpeg.1a65c326b89532e718a5e7ceb17e7b06.jpeg

Edited by Pedro Victor Peixoto Paulino Pedro Victor
  • Like 6
Link to comment
Share on other sites

O meu seria sem nenhum dia acima dos 30°, só em ondas de calor excepcionalmente quentes, algo como uma vez à cada 5 anos, e com algumas ondas de frio muito fortes à cada vários anos, baixando de -20°

 

temp. Média de uns 10°anuais, mas com amplitude térmica grande, com 18° de média no mês mais quente e 2° no mais frio, 1500mm de chuvas bem distribuídas, mas com secas ocasionais, neve em alguns dias dos mês mais frios, e 2/5 dos dias com geada

 

Não seria muito bom para produzir algumas frutas q eu gosto, mas nada que uma modificação genética não resolva

  • Like 2
Link to comment
Share on other sites

Adorei o tópico! Nao sei se consegui montar um clima muito coerente, mas soltei um pouco a imaginacao. Lá vai:


Meu clima ideal seria úmido e com grande quantidade de dias nublados (uns 200/220 dias por ano) e vários dias de precipitacao, tanto chuva quanto neve. O volume pluviométrico seria de mais ou menos de uns 1.200 mm por ano, bem distribuídos, sem estacao seca.

 

Em quanto à temperatura, montei abaixo uma tabela com as médias e quanto queria que fosse o valor de menor mínima e maior máxima de cada mes. Nao seriam os valores absolutos, que seriam uns 3, 4 graus mais extremados). Seria um clima que dificilmente chegaria a 30°C, que teria sub-10 em qualquer mes do ano, com grande quantidade de temperaturas negativas e o mes mais frio chegando a dois dígitos abaixo de zero e com temperatura sem chegar a 10°C:


image.png.75158f441eeee8d7c6ec03d9cad0b9d5.png
 

  • Like 3
Link to comment
Share on other sites

Em 28/06/2019 em 23:36, Felipe S Monteiro disse:

O meu seria sem nenhum dia acima dos 30°, só em ondas de calor excepcionalmente quentes, algo como uma vez à cada 5 anos, e com algumas ondas de frio muito fortes à cada vários anos, baixando de -20°

 

temp. Média de uns 10°anuais, mas com amplitude térmica grande, com 18° de média no mês mais quente e 2° no mais frio, 1500mm de chuvas bem distribuídas, mas com secas ocasionais, neve em alguns dias dos mês mais frios, e 2/5 dos dias com geada

 

Não seria muito bom para produzir algumas frutas q eu gosto, mas nada que uma modificação genética não resolva


Nosso clima é bem parecido. 30°C só a cada 5 anos, e a cada 5 anos eu colocaria uma mínima de -13, -14°C (-20°C acho que seria muito). Meu mes mais quente tem média de 19,5°C e mais frio de 0°C e a chuva, como falei acima, uns 1.200.

Link to comment
Share on other sites

Em 22/06/2019 em 23:32, Caco Pacheco disse:

Santiago é show de bola mesmo! Também curto muito o clima de lá...Fora a geografia, a cidade com todas aquelas belíssimas montanhas que a cercam. Linda demais!

Santiago eu acho meio quente as tardes de verao, mas o fato de as noites serem amenas e nao precisar de ar e creio que nem ventilador pra dormir me fariam suportar bem. A secura também me incomodaria, ainda mais que sou alérgico. Mas acho que o que mais me irritaria é a amplitude térmica altíssima, nao gosto.

Link to comment
Share on other sites

1 hora atrás, Fábio De Nittis disse:


Nosso clima é bem parecido. 30°C só a cada 5 anos, e a cada 5 anos eu colocaria uma mínima de -13, -14°C (-20°C acho que seria muito). Meu mes mais quente tem média de 19,5°C e mais frio de 0°C e a chuva, como falei acima, uns 1.200.

Coloquei os -20° para extremar as diferença entre à máxima e a mínima absoluta

  • Like 1
Link to comment
Share on other sites

  • 1 year later...

O meu seria uma mistura de Cfa - Cfb. Médias em cada estação

 

Verão: 29/20

Outono: 24/17

Inverno: 21/13

Primavera: 26/17

 

Máxima Absoluta: 44,2

Mínima Absoluta: -3,4

Maior Mínima: 27,4

Menor Máxima: 6,8

 

Máxima Absoluta Anual: 37,3

Mínima Absoluta Anual: 4,8

Edited by emilioteixeira
  • Like 2
Link to comment
Share on other sites

Eu não gosto de períodos longos de sol nem de períodos longos de noite. Eu gosto da variação no dia/noite nas várias estações, mas quando é muito grande me incomoda. Por isso, gosto de lugares mais próximos a linha do equador, trópicos ou subtrópicos. Além disso, gosto de montanhas, gosto de estar longe da costa (gosto do interior) e gosto de cidades pequenas/médias.

 

Separei três exemplos:

 

Alma, Colorado (3100m, subártico)

 

image.thumb.png.e060d97fc69666b9985efc99fa4322af.png

 

Butare, Rwanda (1768m, savana tropical)

 

image.png.be82fc9cffa7f0b8305b0f18012bde0d.png

 

Piatã, Bahia (1280m, tropical de altitude)

 

post do colega CloudCb 

 

image.thumb.png.25d658d29a23b56ae259775309727d95.png

 

Três lugares diferentes, climas diferentes. Existem diversos outros lugares muito legais nessa mesma pegada. Alto Paraíso de Goiás, Garanhuns, Triunfo, Serra Catarinense, cidades nas regiões andinas, o Sul dos Rockies americanos (Flagstaff, Park County Colorado, Santa Fe NM)... enfim. Acho que deu pra entender: montanhas (terreno acidentado), uma distancia razoável do mar, dias/noites com durações "razoáveis" e cidades pequenas/médias.

Edited by Samihr Hermes
  • Like 6
Link to comment
Share on other sites

Em 30/06/2019 em 14:33, Augusto Göelzer disse:

Meu clima favorito, basicamente, é qualquer local que tenha uma boa definição de estação e seja dinâmico, verões quentes, invernos gelados e com precipitação anual acima dos 1000mm (sem estação seca).

 

 

Materializei oq seria o meu clima ideal, vamos a alguns detalhes agora:

1553847831_Semttulo02.thumb.png.12cdc0de954458baef241dde1b4653b5.png

 

> precipitação anual entre 1500 e 2000mm (distribuídos);

> +- 70cm de neve entre maio e setembro;

> verão predominantemente úmido (P.O. entre 21 e 24), com ar um pouco mais seco durante os picos de calor ou MPs;

> primavera e outono com dinâmica violenta, secura (UR) e tempo severo;

> inverno novamente úmido, com picos intensos de frio e algum dia mais "quente" localizado.

 

Minha área favorita climaticamente no mundo sempre foi o sudeste dos EUA, só transferi isso pro hemisfério sul, e dei uns toques a mais.

 

  • Like 6
Link to comment
Share on other sites

  • 8 months later...

Mi clima favorito seria en un lugar en una latitud alta y al nivel del mar, pero que sea templado, con dias agradables y un verano "funcional", es decir con temperaturas que den para ir a la playa, pero sin el alto indice de radiacion solar que sufrimos aqui en verano a pesar de las temperaturas aqui son  bastante moderadas en general.

 

Por que al nivel del mar y en una latitud alta?

Por su baja radiacion solar, me molesta incluso con temperaturas del aire gelidas, me paso en el altiplano andino.

 

Entonces habria que buscar un lugar que ofrezca un sol suave todo el año y una radiacion baja (no podria ser una ciudad de altitud ni en estar ubicada en una latitud baja).

Pero a su vez deseo que disfrute de un clima templado y un verano disfrutable, asociado a jornadas muy largas con luz solar en esa estacion, eso seria top.

Me gusta que en verano sea muy tarde y todavia reste algo de luz solar en el ambiente.

 

Seria un clima templado de altas latitudes.

Con las 4 estaciones bien diferenciadas, me gusta la dinamica, pero con un verano bien marcado.

Pero no podria ser continental, por que hablamos que el invierno me gustaria que fuera relativamente suave.

 

Ese clima se puede encontrar en pocos lugares en el mundo, el mas conocido es el de las islas britanicas; sin embargo...postular a las Islas Britanicas como  "clima ideal" siendo considerado uno de los peores climas del mundo por lo lluvioso y las escasas horas de sol?

 

Bueno, lo que hice fue buscar la localidad britanica con mayor cantidad de horas de sol y clima agradable.

 

Esta ciudad es Bognor Regis 50° de latitud:

 

Bognor Regis experimenta un clima oceánico ( clasificación climática de Köppen Cfb ) similar a casi todo el Reino Unido, aunque más soleado y más suave debido a su proximidad a la costa: tiene, con más de 1.900 horas en promedio, el nivel anual de sol más alto conocido de cualquier estación meteorológica de las islas británicas que resulta en que Bognor Regis es nombrada la ciudad más soleada de Gran Bretaña

Además de inhibir el desarrollo de las nubes de verano, su ubicación costera también evita las temperaturas extremas; Mientras que las ubicaciones en Sussex Weald, al norte, pueden, en ocasiones, caer por debajo de -15.0 ° C (5.0 ° F) o elevarse por encima de 35.0 ° C (95.0 ° F), desde 1960, las temperaturas registradas en Bognor nunca han disminuido. por debajo de -9,4 ° C (15,1 ° F)  (Enero de 1963) o se elevó por encima de 31,5 ° C (88,7 ° F)  (junio de 1976). Las precipitaciones en Bognor alcanzan su punto máximo durante los meses de invierno y alcanzan un mínimo en verano, como es típico en la costa sur de Inglaterra.

 

image.png.bb3b558adb4bcd20358cfed3c0ad6c48.png

image.thumb.png.4201d6c1ea598fb3d13f71d3d5d987ab.png

 

 

 

 

 

 

 

 

Edited by Pablo MQL
  • Like 5
Link to comment
Share on other sites

Aqui em São Bento do Sul seria ideal p mim:

2 graus mais frios de outubro a Abril.

3 graus mais frios de maio a Setembro.

Ao menos 1 episódio de neve por ano estava de bom tamanho. Fraca, tenho medo de cair o meu telhado! Kkkk...Em 2013 foi um caos aqui na região!

Edited by SandroAlex
  • Like 3
Link to comment
Share on other sites

Meu clima ideal, local fictício:

 

Capturar.thumb.PNG.13765e670030a5b70a5d1d9b18f48f8d.PNG

 

Precipitação anual: 1500mm de chuva e 100cm de neve

Insolação anual: 2600h

 

Inverno com predomínio de sol, mas com frentes frias frequentes e abundantes em neve;

Primavera e outono com tempestades intensas incluindo linhas de instabilidade severas, tornado, granizo e alguma precipitação invernal;

Verão bastante ensolarado com algumas massas polares (com máximas amenas ou mornas e mínimas boas).

 

População residindo em casas com estrutura de climatização tanto para o frio, quanto para o calor, assegurando temperaturas agradáveis do ano todo nos ambientes internos.

  • Like 5
Link to comment
Share on other sites

Meu clima fictício, é a projeção da metrópole de São Paulo localizada a 38°S (algo próximo a Mar del Plata), mas preservando os seus 720-800m de Altitude média. O clima ficaria bem próximo do que imagino ser o meu ideal.

 

O Verão seria bem dinâmico, com o avanço frequentes de frente frias, e o estabelecimento eventual de bloqueios secos e quentes. O outono ficaria marcada pela redução gradual das temperaturas, com poucos extremos de calor, e a ocorrência das primeiras nevadas (Final de Maio). O inverno seria frio, mas nada muito extremo na maioria dos anos, a neve seria frequente, mas sem episódios rotineiros de nevadas catastróficas ou que cause maiores problemas, em geral seria comum eventos com 3 a 5cm de acumulação em média, com eventos com mais de 15cm a cada 4-6 anos. A Primavera seria extremamente dinâmica e chuvosa. A precipitação anual ficaria ao redor de 1000 a 1200mm, e o clima teria muita influência marítima (Assim como São Paulo a 23°S, as maiores diferenças ficaria por conta da latitude).

 

QUPLpQV4uqClor2i6rQjCmZuvcvtcxPt8RP0dLYkMWjCtRfFDa2UxTmsOAItHh0tQYrghRHaccb0Krq5htBBwq5YrdV7AsaeBWp7TqTPHS7VImuG2NSPQTKzq_NBBdx0u8sOsgGR

Edited by Bruno D
  • Like 2
Link to comment
Share on other sites

Meu clima favorito seria uma cidade continental, localizada numa latitude próxima ao Trópico de Capricórnio ou levemente abaixo, altitude entre 1500-2500m, chuvas abundantes no verão, clima mais seco e ensolarado no inverno mas com presença de algumas incursões polares que trariam neve todos os anos. Tomei como base as cidades de Guiyang e Lijiang, ambas localizadas na latitude 26N na China. Esses vídeos (Vídeo 1 - Lijiang e Vídeo 2 - Guiyang) mostram nevadas bonitas e não tão intensas que acredito que não geram tantos transtornos. Seria meu sonho?

 

O verão seria em geral ameno por causa da nebulosidade, com precipitação bem presente exceto em alguns episódios de bloqueios isolados, e o outono e primavera seriam períodos de transição suaves e com escassos eventos de tempo severo.

 

Outra coisa a pontuar é que eu amo o Cerrado, de paixão mesmo, só que odeio uma das características do clima de savana que é aquele pico de calor horrendo no fim da época seca. A aberração climática típica de SET/OUT aqui na minha região é algo que definitivamente não queria passar todos os anos, logo obviamente ela não está presente em meu clima favorito.

 

Extremos de frio muito severos não seriam presentes, e menos ainda extremos de calor.

 

clima.thumb.png.0005d387b5b9233311f922601a55519e.png

  • Like 7
Link to comment
Share on other sites

Para mim, manteria a quantidade de chuva e insolação que temos aqui, com um verão até que parecido (porém com queda de temperatura já em março) e um inverno bem mais marcado, com frio (moderado) constante, negativas esporádicas e geadas frequentes no bimestre JJ. Não ligo pra neve, mas as médias abrem a possibilidade para algum evento de vez em quando.

 

Seria mais ou menos assim:

1338510909_Semttulo.png.bd3d0d2c84c25ed2fe8e499027cd628f.png

 

 

Edited by LeoP
  • Like 4
Link to comment
Share on other sites

Meu clima ideal considero impossível definir uma vez que não sei até que ponto ia preferir mais frio, mas tem um clima aqui em SC que me agradaria MUITO mais do que o das terras baixas do estado: Lages (serra, 900m de altitude):

image.thumb.png.c27b50cd291af62746650b87777e0646.png

Verão com calor aceitável e um inverno bem apreciável. 2016 lá no INMET:

image.thumb.png.876814810dc5898b6dfc01821e315209.png

  • Like 7
Link to comment
Share on other sites

1 hora atrás, Felipe Backendorf disse:

Meu clima ideal considero impossível definir uma vez que não sei até que ponto ia preferir mais frio, mas tem um clima aqui em SC que me agradaria MUITO mais do que o das terras baixas do estado: Lages (serra, 900m de altitude):

image.thumb.png.c27b50cd291af62746650b87777e0646.png

Verão com calor aceitável e um inverno bem apreciável. 2016 lá no INMET:

image.thumb.png.876814810dc5898b6dfc01821e315209.png

 

Lages parece uma ótima escolha para mim também -ainda mais pelo tamanho maior da cidade-, mas eu ainda diminuiria um pouco mais as médias de verão, daí SJ ser minha escolha ideal. 

 

O clima da serra catarinense é o meu ideal pelos seguintes motivos:

 

- Inverno frio, porém muito tolerável em comparação com aqueles invernos de países frios em que raramente se vai acima de 0°C e a neve cobre a paisagem na maior parte dos dias;

- Verão bem ameno, porém ainda é possível aproveitar alguns dias de calor moderado, portanto se diferenciando daqueles locais em que simplesmente não há verão, como Ushuaia e Reykjavic.

- Ou seja: O frio predomina, porém em poucos dias é que o frio é realmente severo. Ocorre neve todo ano , mas em poucos dias do inverno. Faz algum calor, mas é bem pouco frequente. TRATA-SE DE UM PERFEITO CLIMA TEMPERADO MARÍTIMO, e que ainda reúne uma boa dose de dinâmica atmosférica para nos entreter.

 

" Nota 1000" o clima da serra catarinense.

  • Like 7
Link to comment
Share on other sites

5 horas atrás, Felipe Backendorf disse:

Meu clima ideal considero impossível definir uma vez que não sei até que ponto ia preferir mais frio, mas tem um clima aqui em SC que me agradaria MUITO mais do que o das terras baixas do estado: Lages (serra, 900m de altitude):

image.thumb.png.c27b50cd291af62746650b87777e0646.png

 

 

Este seria também meu clima favorito: Lages.

Noites sempre frescas, calor moderado no verão e um inverno que não prende a gente dentro de casa, como ocorre nos climas muito frios.

E não tem aquela secura de de agosto e setembro que, na minha opinião, é uma das coisas que matam o clima do Sudeste e do Centro-oeste.

Não preciso nem montar tabela. :D

 

Edited by Aldo Santos
  • Like 7
Link to comment
Share on other sites

Apesar de não reclamar muito do clima da minha cidade, o meu clima favorito seria o clima de Londres. Não tão frio no inverno, verão super fresco/agradável com alguns episódios de calor mais forte. Não curto viver numa região que passa o inverno todo com neve, haja paciência ter que ficar limpando ou ficar trancado dentro de casa com muita neve lá fora.  Neve é bom de vez em quando pra tirar algumas fotos, ganhar um likezinho e pronto. 

119568353_250130169609669_6268102993282076543_n.jpg.2fbfa21f566e5019d3ec56f32dad9be1.jpg

Edited by Guilherme Wawrzyniec
  • Like 6
Link to comment
Share on other sites

Meu clima ideal seria mais ou menos esse. Embora saiba que na realidade creio que não exista lugar nenhum com um clima assim.

 

Screenshot_344.png.53ec3b26d189b278f46c30dfdf9d63fa.png

 

Teria um clima bem definido, com verão quente e chuvoso e um inverno frio e seco, mas nada de exageros. Além disso, cada época do ano teria algo interessante para se acompanhar, o verão com os temporais, o inverno com o frio e a primavera com as ondas de calor (primavera tem que ser a época mais quente do ano porque sim :D:D:P).

O local teria cerca de 2400h de sol porque sol é essencial.

 

P.S. Não sei se aguentaria o frio no inverno nos primeiros anos de moradia, mas acho que me acostumaria.

 

Edited by Tstorm
  • Like 8
Link to comment
Share on other sites

1 hora atrás, Tstorm disse:

Meu clima ideal seria mais ou menos esse. Embora saiba que na realidade creio que não exista lugar nenhum com um clima assim.

 

Screenshot_344.png.53ec3b26d189b278f46c30dfdf9d63fa.png

 

Teria um clima bem definido, com verão quente e chuvoso e um inverno frio e seco, mas nada de exageros. Além disso, cada época do ano teria algo interessante para se acompanhar, o verão com os temporais, o inverno com o frio e a primavera com as ondas de calor (primavera tem que ser a época mais quente do ano porque sim :D:D:P).

O local teria cerca de 2400h de sol porque sol é essencial.

 

P.S. Não sei se aguentaria o frio no inverno nos primeiros anos de moradia, mas acho que me acostumaria.

 

 

Lembra o clima do noroeste da Argentina.

  • Like 3
Link to comment
Share on other sites

20 horas atrás, Guilherme Wawrzyniec disse:

Apesar de não reclamar muito do clima da minha cidade, o meu clima favorito seria o clima de Londres. Não tão frio no inverno, verão super fresco/agradável com alguns episódios de calor mais forte. Não curto viver numa região que passa o inverno todo com neve, haja paciência ter que ficar limpando ou ficar trancado dentro de casa com muita neve lá fora.  Neve é bom de vez em quando pra tirar algumas fotos, ganhar um likezinho e pronto. 

119568353_250130169609669_6268102993282076543_n.jpg.2fbfa21f566e5019d3ec56f32dad9be1.jpg

 

A fama de cidade chuvosa de Londres me deixa muito confuso. Creio que isso se deva ao céu excessivamente nublado de lá, pois os volumes de chuva são muito baixos (as mensais, então, são pífias). Alguns podem argumentar que esse volume cai fraco, de forma distribuída e em muitos dias do ano (o que gera essa impressão) mas, pela tabela, nem isso: a média de 110 dias de chuva por ano é parecida com o que tenho aqui, só que com volume quase 3x menor. 

 

Isso é bem diferente de ser uma chuva insuficiente. Esse volume sob essa temperatura é importante mas, para a sensação das pessoas, uma cidade com 591mm distribuídos em 110 dias por ano está muito longe de ser chuvosa, por mais nublada que ela seja.

 

Será que a ocorrência de chuviscos/garoa não mensurável influi nessa sensação?

Edited by LeoP
  • Like 4
Link to comment
Share on other sites

Guest Wallace Rezende

 

Um clima que eu gosto é o da depressão de Salton, na Califórnia (Mar de Salton, criado por volta de 1905, um ano atipicamente chuvoso/nivoso na bacia do Rio Colorado, quando um canal de irrigação transbordou e a depressão foi gradualmente inundada ao longo de dois anos, criando o “mar”, hoje tóxico).  A tendência é que o “mar” despareça com o tempo, já que clima vem ficando mais seco na região, e a pouca água disponível é utilizada para irrigação.  O Vale de Coachella vai até a margem norte do lago/mar e tem clima parecido, com vista para o imponente monte San Jacinto, que se cobre de neve durante parte do ano (o vale é uma região muito popular entre aposentados americanos pelo clima seco e ensolarado, foi em parte tomado por condomínios e campos de golfe).  A parte sul do vale (perto e ao sul do “mar”) é mais decadente, com aquele ar de “Mad Max” que eu gosto.

 

Só mudaria o inverno para mais frio (com neve ocasional) e colocaria ao menos uma estação do ano com um pouco mais de chuva (e eventuais eventos intensos de chuva), mas como se trata de um deserto não dá para reclamar só porque chove pouco (80 mm por ano em média, embora um dia em setembro de 1976 tenha acumulado 100 mm graças aos “remmants” da tempestade tropical Kathleen), e a própria latitude combinada à baixíssima altitude não comporta invernos frios, embora em comparação com aqui seja um espetáculo de inverno.  As outras estações do ano são OK e o verão é perfeito (se é para ser verão, que seja RAIZ, sem nutellices).

 

Gosto principalmente das cidadezinhas abandonadas ou semiabandonadas da região como Niland e Calipatria.  A estação com série mais antiga da região é Mecca, com dados desde o início do século XX, e fica 57 metros abaixo do nível do mar (mais ao sul da depressão as temperaturas são um pouco menos extremadas, em direção ao México/Mar de Cortés).  Não tenho dados de insolação, mas é uma fábula, não falta sol ali em estação do ano alguma.

 

Houve registro de traços de neve em Mecca pela última vez em dezembro de 1967, e também em janeiro de 1949 (há relatos de leve acumulação em pontos isolados da depressão de Salton duas ou três vezes no século XX).

 

Para fugir do calor, nos arredores existem áreas mais montanhosas com clima muito agradável e boas quedas de neve ocasionalmente, como a região de Big Bear Lake/Baldwin Lake, além do próprio monte San Jacinto (já mencionado), que conta com um teleférico que vai até um pouco abaixo do topo (é possível alcançar o topo caminhando).

 

makkah.thumb.png.669b0f48e3aab2f00d3cc721c89f583a.png

Link to comment
Share on other sites

  • 1 year later...

Para mim uma cidade com clima perfeito deve ter as 4 estações bem definidas sem extremos (sem minimas < -10 e maximas > 35C). Pensando nisso pesquisei cidades situadas entre a latitude 40-45 (pois em regra abaixo disso sem inverno constante e acima disso verao geralmente frio) e altitude acima de 800m (sem calor extremo). Para mim Salt Lake City e Denver foram as que chegaram mais perto, pois tem as 4 estações bem distintas e Verão e Invernos que mesmo com alguns dias de extremos, o clima seco favorece o conforto termico (Só não dou nota 10 porque tem alguns de muito calor >35 em Salt Lake e Denver tem varios dias com uma amplitude termica muito grande o que não me atrai) . Na europa, cidades como Zurich e Munich também chegariam perto, porém tem uma primavera fria.

 

No Brasil considero a Serra gaucha (e o Planalto SC) o clima perfeito para o Outono, Verão e Primavera. Faltaria só um inverno com frio constante e nevadas mais frequentes....

Edited by diogoperetti
  • Like 3
Link to comment
Share on other sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Guest
Reply to this topic...

×   Pasted as rich text.   Paste as plain text instead

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

 Share

×
×
  • Create New...

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.