Jump to content
Brasil Abaixo de Zero
Rodolfo Alves

Monitoramento e Previsão - Brasil/América do Sul - Junho/2019

Recommended Posts

2 horas atrás, Tavares disse:

Credo!

Temperatura negativa na RMSP. Com mais de 100.000 pessoas vivendo na rua. Seria uma calamidade.

https://www1.folha.uol.com.br/cotidiano/2019/06/em-dois-anos-sp-ve-salto-de-66-de-pessoas-abordadas-nas-ruas.shtml

100 mil pessoas vivendo na rua é um exagero. Mas, de fato, muitas pessoas vivem em moradias subnormais.

Quem tiver aquela blusa velha usada, vai passando pra frente porque muita gente vai precisar. 

1 hora atrás, Wagner97 disse:

Gente essas mínimas que o CMC mostra refletem as baixadas n é um negócio assim? Pq são muito fora da casinha. Tipo imagina uma negativa na Sé. Seria algo digno de 55

Sim, o CMC é baixadeiro. Mas para a RMSP pode ser, sim, algo no patamar de 1994 ou, para ser mais comedido, algo no nível de junho de 2016.

• Like 4

Sobre BH, só teremos certeza do que realmente irá acontecer com uns 3 dias de antecedência. Tem muitas variáveis que podem nos ajudar ou não.

Mas pela média das rodadas e dos modelos em geral, o cenário é extremamente favorável para a MP mais forte em BH em muitos anos. De toda forma, de 10 cenários, acho que em uns 8 nós superamos a MP de 2017, que provocou 6°C na Cercadinho e 7°C nas demais estações. 

Mas a média de mínima, pelos modelos, está em algo entre 5°C e 7°C, isso para o centro. Por isso, minha expectativa é de algo muito forte nos arredores da capital, principalmente Florestal e Sete Lagoas. A estação Cercadinho, em BH, também pode surpreender. 

• Like 5

Os últimos 4 dias mostram uma montanha russa climática por aqui

Terça-feira à tarde chegou à 28°

Quarta-feira à tarde chegou à 11°

Quinta-feira à tarde chegou à 20°

Sexta-feira à tarde chegou à 30°

• Like 1

ESSA É A PREVISÃO MAIS AGRESSIVA DO BRUTO DO EUROPEU QUE EU JÁ VI PRA PORTO ALEGRE. POR ESTES VALORES BRUTOS, A PRIMEIRA SEMANA DE JULHO TERIA ANOMALIAS NA CASA DOS -7°

image.thumb.png.16f5a89ed6a1ff76d6c591cf5c183de6.png

• Like 11
  • Haha 2

Rodada do CMC é a mais bizarra que já vi, colocando -2ºC em Patrocínio.

Como ainda falta muito tempo até lá, estou com os pés no chão, visto que pelo EURO ficaria bloqueada no oeste do Triângulo, a exemplo de 2013.

Só para deixar salvo essa bizarrice.

ppp.jpg.2d5d32a5f746e3396e618f4697d978e9.jpg

• Like 10

Gente, pra BH o CMC é muito fora da casinha pra mínima. Enquanto o GFS não segue o Europeu ainda fico duvidoso.

meteogram_14day_hd-10.thumb.png.79aded79633205ecb0fe1138948d3154.png

O GFS ja mudou pro FV3? Esse seria um primeiro teste?

https://www.noaa.gov/media-release/noaa-upgrades-us-global-weather-forecast-model

June 12, 2019

NOAA’s flagship weather model — the Global Forecast System (GFS) — is undergoing a significant upgrade today to include a new dynamical core called the Finite-Volume Cubed-Sphere (FV3). This upgrade will drive global numerical weather prediction into the future with improved forecasts of severe weather, winter storms, and tropical cyclone intensity and track.

Edited by Nowcasting

PEGANDO ESSE BRUTO DO EURO PRA SÃO JOAQUIM, O CRUZEIRO VAI TER UM SÁBADO VARIANDO DE -9/-10° A 1/2° COM MUITO SOL E VENTO!

image.thumb.png.0541803b39838b3591264f0b2033267e.png

• Like 10
  • Thanks 1

O Meteoblue ta bizarro, a rodada do 12z do GFS tava boa, pq ele não ta levando em consideração essa previsão? 8ºC - 20ºC.

1934309858_CapturadeTela2019-06-28s18_20_00.thumb.png.451696e891de8b62cef23cafbc6bef4e.png

O GFS tá melhor que o Europeu pra BH!!

1658112310_CapturadeTela2019-06-28s18_23_54.thumb.png.ee981142e12e499013f62892cd9689c9.png

Edited by Nowcasting
  • Like 1

Eu acho que eu vou começar a compartilhar essa informação nas redes sociais, o que acham? Não quero criar alarde, mas... Se esse bicho vier desse jeito mesmo, é bom as pessoas já ficarem atentas, pois a gente sabe que a maior parte não está preparada para um frio desses, eu falo por mim mesmo. Quando veio aquele frio de 2016 eu tive que sair pra comprar um agasalho decente pq os blusões de moletom q eu tinha não deram conta!

Edited by Wagner97
  • Like 2
  • Confused 1

2 horas atrás, Renan disse:

Sou eu mesmo, sô.

Ocorre que eu não estou com medo de possíveis bloqueios, mesmo essa MP sendo continental... EXPLICO: a trajetória dela é FAVORÁVEL para nós, pois o centro do anticiclone não fica alojado no centro-norte argentino (poço dos andes), mas sim sobre a região Sul, e nesse caso temos as isóbaras atingindo facilmente MG.

O nosso problema, amigo, é quando o centro da alta fica no "poço dos andes", aí o ar frio não chega nem com reza braba em BH, e em JF vem cheio de bloqueios (como em 2013). NÃO É O CASO DESSE DE AGORA.

- E por esse mesmo motivo da posição da alta, veja que do MT "pra cima" essa massa polar da semana que vem não é muito significativa. Estados da região norte não deverão experimentar uma friagem intensa como em Jul-2010 e Jul-2013, na verdade não chega nem perto daqueles eventos. 

Essa MP do dia 6 tem uma trajetória "dos bons e velhos tempos" das décadas de 80 e 90.

Necessita uma analise mais profunda, mas parece que o Europeu joga mais nuvens e bloqueio, o GFS joga 6.3ºC na temperatura mínima, vide ondas de frios FORTES recentes, quando fez 6ºC em Cercadinho. Ao meu ver mais favorável que em 2013, porém vai ter uma certa resistência ainda. Porém, podemos nos beneficiar com efeito "velho e seco".

333673692_CapturadeTela2019-06-28s18_29_37.thumb.png.b4fa2717383fcaa378a909a09cd0059b.png

EUROPEU joga chuva em Julho, raridade:

1235454138_CapturadeTela2019-06-28s18_35_19.thumb.png.0ed3022a45a8d56d1af20b7cc0b1c70a.png

Edited by Nowcasting
  • Like 2

Estava vendo por curiosidade e a última vez que negativou por aqui segundo registro oficial foi -3°C em 1994 naquela onda de frio histórica. Será que algo semelhante está por vir ??? Ainda é cedo, mas se os modelos estão em concordância, creio que as chances são bastante reais.

• Like 1

Pq eu acho q faltando uma semana, a mídia tradicional já deveria estar noticiando essa possibilidade, mas até agora nada. 

10 minutos atrás, Wagner97 disse:

Pq eu acho q faltando uma semana, a mídia tradicional já deveria estar noticiando essa possibilidade, mas até agora nada. 

Acho que esse excesso de cautela pode ser para evitar fiascos como o de 2016 em que a Josélia passou maio inteiro falando que ia vir frio forte quando, na vdde, ele foi vir só em junho. 

• Like 3

Para o pessoal da grande parte do sul e do sudeste parece q vai ser uma MP histórica, já aqui pelo o que eu vi vai ser uma MP forte, mas sem nada de impressionante, uma que teve julho de 2017 deve ter sido mais forte do que essa

• Like 1

3 minutos atrás, Felipe S Monteiro disse:

Para o pessoal da grande parte do sul e do sudeste parece q vai ser uma MP histórica, já aqui pelo o que eu vi vai ser uma MP forte, mas sem nada de impressionante, uma que teve julho de 2017 deve ter sido mais forte do que essa

Na de julho de 2017 fez 7 graus em SP. Agora, o modelo mais conservador dá 3. Num dá pra comparar. 

• Like 1
  • Confused 1

6 minutos atrás, Felipe S Monteiro disse:

A tá, entendi errado. Aqui onde? Altonia? 

2 horas atrás, Wagner97 disse:

Eu notei que a Climatempo tem ficado bem mais cautelosa quanto a ondas de frio. Pq no passado ela divulgava notícias, geralmente escritas pela Josélia com todo aquele tom teatral kkk, sobre super mp's as vezes com duas semanas de antecedência, e muitas vezes quebrava a cara feio. Lembro de em Maio de 2014 eles apontarem uma baita onda de frio pra 2° quinzena que faria a temperatura chegar a 5° em Sampa, e no fim foi um troço super brochante.

Eu lembro disso, eles tinham um jornal na época e mostravam os mapas lindos do GFS prevendo aquele frio e depois virava um friozinho beeeem fraco.

Foi nessa época que aprendi a realmente não dar muito crédito para previsões com mais de 5 dias e ainda mais se não houver concordância dos modelos.

Se na segunda feira próxima este cenário se manter começo a acreditar.

• Like 2

2 horas atrás, Enio Rezende disse:

Que lindo que é sonhar...sonhar não custa nada...

Olhem esse mapa:

845369717_Semttulo.thumb.png.df315ce8727bc8cb5ccb2a150ac827c4.png

Sul de Minas e Vale do Paraíba abaixo de zero

Áreas altas com um -5° bonitinho hehehe

Aqui pra minha cidade está entre 1° e 2°

Ubá...gente Ubá é um forno, uma das cidades mais quentes dessas bandas...tá dando 5° pra Ubá

Rio de Janeiro, linha de 8° passando na Ilha do Governador...imagina? Aeroporto do Galeão marcando 8 graus??

Demais mesmo. Ubá é, de fato, um forno como Cataguases, Leopoldina, Muriaé etc. Varginha entre a linha do 0•C e -1•C!!! Na fazenda teríamos as menores mínimas desde 2000. Tá bão demais! 

• Like 3

Guest
This topic is now closed to further replies.

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.