Jump to content
Brasil Abaixo de Zero
Rodolfo Alves

Monitoramento e Previsão - Brasil/América do Sul - Junho/2019

Recommended Posts

44 minutos atrás, Patrick Ribeiro disse:

Mais do mesmo por aqui. Na estação do Inmet de Piracicaba mínima de 12°C e máxima de 26,5°C.

Está estação marca boas mínimas. Onde ela fica? Exalq? Comportamento de baixada? 

Como o pessoal já descreveu, finalmente virá a aguardada mudança do padrão sofrível que estamos tendo aqui no Sul para algo que pode ser um verdadeiro sonho. Os principais modelos estão insistindo na famosa abertura da porteira do corredor polar, principalmente para o Rio Grande do Sul. Seriam diversos pulsos, sendo que o primeiro já entra nesta terça no RS, trazendo uma quarta feira gelada no estado todo, seguida por uma madrugada gélida com geada na maior parte do RS. Será uma mudança radical e merecida, já que estamos saindo de um junho histórico, com anomalias na casa dos +4C em muitas cidades gaúchas.

A previsão pra cá (POA), que já tinha melhorado muito, agora está incrível:

image.thumb.png.7f955bfe91d9bfd12daadc08329d086d.png

Segue alguns meteogramas da rodada das 12z do ECMWF de hoje:

Bagé

image.thumb.png.51cedbe157ffcd9ed8767b1fc7ca45ba.png

Pelotas

image.thumb.png.00554f6c099e47a608bce98aac7cff6b.png

Santa Maria

image.thumb.png.a021da300615408b10f951ff52bc52e3.png

Canoas

image.thumb.png.b6b16f1c02c82b7cc71ad5c3f98e2702.png

• Like 5
  • Thanks 2
  • Sad 1

1 hora atrás, JOÃO MARCOS disse:

Não. A tempera costuma zerar nas superfícies de telhados, automóveis e vegetação antes da temperatura do ar, ou seja, os sólidos perdem calor mais rapidamente do que os gases e líquidos.

Temperatura relva...

25 minutos atrás, Lucas Venturini disse:

Entre cidades médias e grandes que inclui as capitais as melhores climaticamente  São: Lages, Caxias do Sul, Guarapuava, Sao José dos Pinhais, Curitiba, Rio Grande, Pelotas, Porto Alegre (Longe do Centro Histórico), Vitória da Conquista, Brasília e Anápolis.

Gostei!

Sabe que fico na dúvida, quando me aposentar, onde morar, se em Caxias ou Lages?

Caxias mais propícia à neve. Lages, muito mais à geada. Caxias, muito mais infra estrutura e próxima à Poa. Lages, menos distante de São Paulo e Curitiba.

Mas, acho que fico com Caxias..., especialmente porque minha primeira namorada é de Gramado! Nostalgia pura minhas viagens de Sampa à Caxias de 16 hs de busão entre 94 e 96.... , com parada em Curita....

Nostalgia pura.... Bons tempos.

Edited by Caco Pacheco
  • Confused 1
  • Sad 1

5 minutos atrás, Felipe Pelisari disse:

Eu ano que vem vou morar em Urubici ou são Joaquim, estou decidindo

Sério? Legal! Mas... E "o movimento", como fica?

Edited by Caco Pacheco

Merecido demais essa mudança na dinâmica do Sul. Finalmente o frio vem. Como demorou ! 

E com a porteira ficando aberta no Sul, evidentemente será questão de tempo para subir uma monstra pra cá também. 

Julho está pintando ser por demais emocionante !

Estarei em Campos do Jordão entre os dias 17/07 e 21/07. Auge do inverno, e do movimento absurdo de pessoas nesta cidade. Vou torcer para que tenhamos alguma grande massa polar atuando. 

• Like 4

48 minutos atrás, Felipe Pelisari disse:

Eu ano que vem vou morar em Urubici ou são Joaquim, estou decidindo

Adoro frio como todos aqui. Sou fã do clima de Urupema, São José dos Ausentes e Pinheiro Machado. Mas morar em cidade com menos de 200 mil habitantes não é muito legal, falo por experiência própria.

Edited by Lucas Venturini
  • Like 1

10 minutos atrás, Lucas Venturini disse:

Adoro frio como todos aqui. Sou fã do clima de Urupema, São José dos Ausentes e Pinheiro Machado. Mas morar em cidade com menos de 200 mil habitantes não é muito legal, falo por experiência própria.

Eu já estou acostumado sombrio tem 28 mil habitantes

• Like 2

2 horas atrás, André Luiz DS disse:

Tomara que julho seja realmente frio, pois este mês está sendo ridiculamente quente na minha região.

Muito quente mesmo

• Like 2

Hoje tivemos uma manha de céu nublado em Buenos Aires, com algumas aberturas de sol. Durante a tarde o tempo ficou mais fechado, com névoa e muito escuro,l como voces podem ver na foto abaixo, tirada nas proximidades da Casa Rosada - que está à direita - por volta das 16h. Foi um dia de temperatura bem alta para a época, com mínima de 16°C e máxima de 21,5°C.

image.png.4f7a152114e8e6fb761d460920ba2646.png

Agora temos céu parcialmente nublado, 16°C, URA de 95%, vento sul a 9 km/h e pressao de 1.008,5 hpa.

Para amanha, a previsao do SMN indica céu com muita nebulosidade e possibilidade de chuvas isoladas à noite. Mínima de 12°C e máxima de 20°C. O sol nasce às 8h e se poe às 17h51.

• Like 4

39 minutos atrás, Lucas Venturini disse:

E eu falo por experiência própria que é legal morar em cidades com menos de 200k de habitantes

• Like 1

3 horas atrás, Fernando Keiser disse:

PRIMEIRA SEMANA DE JULHO SERÁ DE UM FRIO ABSURDO NO SUL DO BRASIL!

ANOTEM!

D01495F4-3DF3-40E7-A527-8277A7210434.png

Esperança nos dias 1 e 2....

• Like 1

A massa polar de depois de amanhã deve trazer uma virada impressionante para o RS.
Só para terem uma ideia Pelotas deve sair de 23/25ºC no dia 25 para 2/3ºC no dia 26.

Essa massa por ser bastante seca e estável deve trazer temperaturas mínimas expressivas, com negativas em várias localidades e geadas amplas.

Advecção fria e seca.

As 18 horas do dia 25

1008775952_Capturadetelade2019-06-2318-00-33.thumb.png.40411b47e227319c0f1cb2985b61109e.png

00 horas do dia 26. Umidade despenca mesmo durante a noite.

1008775952_Capturadetelade2019-06-2318-00-33.thumb.png.40411b47e227319c0f1cb2985b61109e.png

Ponto de orvalho para o horário

762222325_Capturadetelade2019-06-2318-00-50.thumb.png.1588daab7d5dce8e8d97391397753825.png

E para a noite do dia 26 e madrugada do dia 27

Umidade em 850 hPa

1921286486_Capturadetelade2019-06-2317-51-21.thumb.png.e9152f6da395d9b6c2aaebae8c2e2fc1.png

Umidade em 900 hPa

1234382154_Capturadetelade2019-06-2317-51-42.thumb.png.00ac20657ea410df9bcffa9394b7cf90.png

As temperaturas mínimas podem surpreender e a geada será forte. Único porém é o vento norte que pode atrapalhar no final da madrugada, mas baixadas protegidas sem dúvida brilharão, especialmente na campanha, sul e centro do estado.

Captura de tela de 2019-06-23 18-00-41.png

• Like 9

4 horas atrás, Felipe S Monteiro disse:

Vlw, fiz essa pergunta porque em 2017 teve um cara q falou q no termômetro dele tinha chegado à -2°, e nessa ocasião teve essa geada nos telhados e estou tentando saber o quão isso pode ser verdade

Deu geada nos telhados aqui na onda de frio de 2016! A temperatura deve ter chegado a 0°C ou até um pouco menos no dia 13 de junho, pois no paço municipal de Mauá (cidade vizinha, de 400k habitantes), chegou a 1°C nesse dia. Qualquer hora eu posto as fotos!

• Like 2
  • Thanks 1

3 horas atrás, Wagner97 disse:

Deu geada nos telhados aqui na onda de frio de 2016! A temperatura deve ter chegado a 0°C ou até um pouco menos no dia 13 de junho, pois no paço municipal de Mauá (cidade vizinha, de 400k habitantes), chegou a 1°C nesse dia. Qualquer hora eu posto as fotos!

Geou bem em 13/06/16 até no parque do Ibira. 

• Like 3

12 horas atrás, Victor Naia disse:

Está estação marca boas mínimas. Onde ela fica? Exalq? Comportamento de baixada? 

Não conheço bem onde está instalada a estação, mas pelo que vi no site do Inmet, fica sim próximo a Esalq. Mas acho que não fica dentro, pois a Esalq também tem uma estação, e os dados das duas apesar de parecidos não são exatamente iguais.

Mas creio que não seja baixada não. Digo isso por algumas estações do Ciiagro aqui da região. Nas estações de baixada, as mínimas tem ficado sub 10 já há algumas semanas e as máximas são também um pouco maiores. Em corumbataí, por exemplo, a mínima hoje foi de 5,5°C. Em Piracicaba, foi de 11,3°C.

A estação de Corumbataí do Ciiagro, além de ter comportamento de baixada, possui a vantagem de estar em área rural, como acontece com todas as estações do Ciiagro. Já a do Inmet de Piracicaba, olhando pelo mapa, ainda está relativamente próxima à cidade.

Também pelo site do Inmet, a estação está instalada à 566m de altitude, bem condizente com a maior parte das cidades da região.

Edited by Patrick Ribeiro
  • Like 2

A estação do Ciiagro de Rio Claro não representa muito bem o clima da cidade. Ela já fica bem afastada, na escola agrícola, na entrada do distrito de Ajapi. Enquanto a cidade de Rio Claro tem altitude média por volta dos 620m, Ajapi tem praticamente 700m. Talvez essa seja a explicação para a diferença tão grande entre os dados do Ceapla e do Ciiagro.

• Like 3

BH hoje teve boa mínima de 14,3 graus aqui em casa, mesma mínima da Pampulha (zona norte) e quase igual à do Cercadinho (parte alta). O céu está com muito sol e a máxima deve ficar em 23 graus aqui em casa. 

Agora faz 20,2 C aqui.

Ontem, tivemos friozinho de 14 a 23 graus na capital mineira, temperatura típica para Junho por aqui.

Abaixo, foto de mais uma bela manhã junina na capital mineira.

20190624_075910.jpg

• Like 4

Se ontem aconteceu uma decepção com a temperatura mínima, hoje ela surpreendeu por aqui e trouxe uma diferença enorme entre minha estação e o INMET.

Minha estação: 11,1ºC

INMET: 15,0ºC

Bom Jardim de Minas também se destacou, @Ivan. Mínima de 06,9ºC hoje cedo por lá, e nos últimos 2 dias foi de 10,4C. A média mensal está em 14,9ºC.

• Like 4
  • Thanks 2

Depois de meses Florianópolis voltará a receber o frio vento "suli" na quarta feira:

image.png.f6cc5b86efb8aa9387aa2c10343e22bd.png

Vai ser um show de casacos uma vez que estamos todos desacostumados com qualquer forma de frio.

Locais acima dos 500m na grande Florianópolis terão tarde sub-10.

• Like 9

Guest
This topic is now closed to further replies.

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.