Jump to content
Brasil Abaixo de Zero
Rodolfo Alves

Monitoramento e Previsão - Brasil/América do Sul - Junho/2019

Recommended Posts

Hoje na roça ( Varginha vs Carmo da Cachoeira - na região da Cobiça), mínima mais elevada de 9•C. Tenho 18.5•C no momento. Dia de perfeição climática. Solzinho agradável, muitas vezes, entre nuvens. 

Já estamos no dia 21, quase acabando o mês, e praticamente não choveu aqui em Socorro.
Ouvi falarem que mês passado fechamos com menos da metade da média de chuva por aqui.
Hoje amanhecemos com 10°C e no momento temos 23°C.. 
As máximas tbm estão bem altas para o período. Nojo de tudo isso.

• Like 3

1 hora atrás, sjmolive disse:

Eu não acredito nem desacredito do aquecimento antropogênico. Acho prudente aguardar um pouco mais para ver como se comportam as temperaturas.

Quero ver o vai acontecer apos o fim deste El Nino e com a baixa atividade solar prevalescente...

Estou no mesmo grupo que vc. Afirmações categóricas, em ciência, sempre são desmentidas. Semana passada li que, ao lado do azeite de oliva e do óleo de coco, a melhor gordura que existe é a banha de porco. Isso seria impensável há cinco, dez anos atrás. Quando era criança se dizia que não havia tornados no Brasil. E hj sabemos que sempre houve e, aliás, somos o segundo lugar no mundo em ocorrência. Se dizia que nunca mais teríamos invernos como antigamente e aí veio 2016 e trouxe o inverno mais frio em 80 anos para Porto Alegre. Enfim... Cautela e observação são sempre bons. 

• Like 5

1 hora atrás, Moretão disse:

Tanto a estação de Novo Hamburgo, tanto a Base Aérea de Canoas tinham mínimas menores que a Lomba do Pinheiro. Sempre postadas aqui pelo Torales, Bruno e Marcos.

De Canoas até empatava as vezes. De Novo Hamburgo não ganhava nunca.

Lomba Grande é uma extensa zona rural, cercada por outras zonas rurais. Base aérea de Canoas fica num quase vazio urbano de um grande conglomerado urbano. Lomba do Pinheiro é um dos mais populosos de Porto Alegre, mas possui verticalização insignificante, quase nenhuma. É um bairro enorme, com extensas áreas urbanizadas de um lado e grandes áreas de campo, matas e morro de outros. Com exceção da base área, as duas lombas devem ser cheias de microclimas. 

• Like 2

5 horas atrás, Caco Pacheco disse:

Eu SEMPRE ESPEREI....

A propósito, na minha "memória de infância do final dos anos 80 e início dos anos 90", o que ocorreu em 2013 ocorria "TODO SANTO ANO nas serras do RS/SC".

Por ter vivenciado (ainda mais quando se é adolescente...) um período "fértil" climaticamente no que tange a invernos frios e com boa neve (85 a 94), "idealizei" que o normal era isso mesmo: todo inverno, reportagens no Jornal Nacional sobre a neve (boa!) em Bom Jesus, São Joaquim, Gramado.... 

A "secura" de neve nas serras de SC/RS durante os invernos de 2003/2009 (7 invernos em sequência!), afora que eventos significativos de neve tem se tornado "joias de glória", me colocam um enorme ponto de interrogação sobre "o quanto que é normal nevar nestes locais, em termos de quantidade"....

A memória, é de todo inverno o Jornal do Almoço iniciar com neve no centro de São Joaquim.

Neve forte, não o que estamos presenciando nos últimos anos...

• Like 2

Ontem (e na verdade não só ontem, mas há vários meses) o meteorologista da RBS disse que teríamos um inverno quente e úmido. 

HOJE o discurso mudou COMPLETAMENTE. Nem sei o que pensar a respeito do que vem se passando na cabeça do povo da previsão do tempo. Tirem suas próprias conclusões:

https://www.google.com/amp/s/gauchazh.clicrbs.com.br/ambiente/amp/2019/06/inverno-sera-marcado-pela-oscilacao-entre-dias-frios-e-quentes-cjx3tkkeh017701mvcsc1g4ne.html

• Like 1

12 minutos atrás, João Ignacio disse:

Ontem (e na verdade não só ontem, mas há vários meses) o meteorologista da RBS disse que teríamos um inverno quente e úmido. 

HOJE o discurso mudou COMPLETAMENTE. Nem sei o que pensar a respeito do que vem se passando na cabeça do povo da previsão do tempo. Tirem suas próprias conclusões:

https://www.google.com/amp/s/gauchazh.clicrbs.com.br/ambiente/amp/2019/06/inverno-sera-marcado-pela-oscilacao-entre-dias-frios-e-quentes-cjx3tkkeh017701mvcsc1g4ne.html

12 minutos atrás, João Ignacio disse:

Na minha opinião o Climaterra é a opção mais confiável.

• Thanks 2

23 minutos atrás, HenriqueFN disse:

A memória, é de todo inverno o Jornal do Almoço iniciar com neve no centro de São Joaquim.

Ano passado (ou 2017) estava tudo alinhado para uma nevada de respeito, mas no último momento, por culpa do capeta, ahahahaha, não aconteceu. Explicaram o motivo, mas já esqueci. Era coisa de 1 metro de neve na região do morro da igreja, no final todo mundo lembra o resultado, neve fraca. Mas que chegou ao Paraná, inclusive com chuva congelada em Curitiba.

Edited by opusdei
  • Like 2

11 horas atrás, João Ignacio disse:

A metsul deu uma generalizada grande: uma coisa é o "inverno" em Januaria e outra em Juiz de Fora e outra ainda em Maria da fé. Uma coisa é inverno em Cidade Gaúcha (MT) e outra é em Iguatemi (extremo sul do MS). Não acho que seja sensacionalismo. É outra coisa........ 

Sim, mas me refiro mais quanto a dizer sobre um calor que lembre o auge do verão. Isso representaria, para JF, um dia com mínima de 20C e máxima de 32/33 graus em pleno inverno. Isso nunca aconteceu antes. No final do inverno, em pré frontais bem secas, pode acontecer de chegar a essa temperatura máxima, mas a mínima, jamais ! Além disso, tem a questão da inclinação solar. Não há como registrar no inverno dias como o verão, pelo menos não aqui. 

• Like 1
  • Thanks 2

24 minutos atrás, HenriqueFN disse:

Penso que está faltando mais é umidade do que frio. Creio que o desmatamento e a expansão das zonas urbanizadas tem contribuído para essa triste realidade :(

6 horas atrás, Caco Pacheco disse:

Então. Mas, só acho uma certa contradição sua, caro mineiro, você afirmar, com certa propriedade, que estes mega eventos polares ocorrerão novamente, com certa "naturalidade".

Isso pois você tem se posicionado, dia a dia, cada vez mais favorável à teoria do aquecimento global do que à dos ciclos naturais para explicar o motivo dos altos valores registrados nas temperaturas, e, ao mesmo tempo, queda das temperaturas baixas registradas nos últimos anos.

Que ocorrerão mega eventos polares, ocorrerão...., sem dúvida alguma!. Mas... com que frequência????

Eu realmente ando muito confuso quanto à situação atual.... (diga-se "pós-2000). Vivi duas espécies de sub-climas (em relação às temperaturas) na mesma área de abrangência (São Paulo). Um, de minha tenra infância, adolescência e início de juventude (1977 até 2000). Outro, da juventude e fase adulta (pós-2000). 

Não sei mais se os efeitos são devido à ciclos naturais ou aquecimento global....

Aquecimento antropogênico de cidades maiores devido à urbanização, SEMPRE OCORREU! Mas é só se afastar 20 Km para uma área rural ou semi-rural que as temperaturas voltam "à casinha": Santana do Parnaíba, São Lourenço da Serra, Itapevi, Vargem Grande Paulista, na Grande SP, estão aí para mostrar.

Questão complexa. 

Uai, como assim eu disse isso ? Não me lembro, hehehe. Nunca ocorreram com muita naturalidade, e nos tempos atuais, são ainda mais raros. Me refiro aos eventos das décadas de 80 e 90. Porém, isso não significa que não voltarão a ocorrer. Isso que eu quis dizer. 

Na verdade o Sul já voltou a vivenciar seus melhores momentos do passado em algumas situações nessa década. Nós "quase" revivemos em Junho de 2016. Mas nosso verdadeiro potencial de frio aqui no Sudeste, ainda está para ser visto neste século, eu diria.

• Like 2

Enquanto isso, vamos experimentando um dia extremamente agradável, mínima de 13,8C e máxima de 22,1C. Agora nublou e está caindo a temperatura, 21,8C. 

Se essa monstrinha chegar no dia 03 e gelar minha cidade como há décadas não se vê, eu já não peço mais nada pra esse inverno. Pode fazer calor depois, hehehe. 

• Like 5

9 minutos atrás, Renan disse:

Sim, mas me refiro mais quanto a dizer sobre um calor que lembre o auge do verão. Isso representaria, para JF, um dia com mínima de 20C e máxima de 32/33 graus em pleno inverno. Isso nunca aconteceu antes. No final do inverno, em pré frontais bem secas, pode acontecer de chegar a essa temperatura máxima, mas a mínima, jamais ! Além disso, tem a questão da inclinação solar. Não há como registrar no inverno dias como o verão, pelo menos não aqui. 

Sim, e o João postou a print da matéria do Correio (que é um pouco diferente da versão online), mas, está lá, textualmente dito isso. Não sei como funciona a relação da metsul com o correio, se eles entregam texto pronto para publicação ou se tem interferência do editor do jornal. De qualquer forma, acho que a empresa já foi mais cuidadosa ao falar com o grande público. Anyway... 

• Like 1

20 minutos atrás, Renan disse:

Enquanto isso, vamos experimentando um dia extremamente agradável, mínima de 13,8C e máxima de 22,1C. Agora nublou e está caindo a temperatura, 21,8C. 

Se essa monstrinha chegar no dia 03 e gelar minha cidade como há décadas não se vê, eu já não peço mais nada pra esse inverno. Pode fazer calor depois, hehehe. 

Onde fica a estação "oficial" de Juiz de Fora? É um município grande com enormes variações em relação ao centro e regiões mais altas e afastadas da cidade. Muitas vezes a sensação de frio na cidade não corresponde a temperatura oficial. Acho que a diferença entre aqueles bairros altos bacanas na região do Aeroporto para o centro pode chegar a uns 4 graus.

Uma vez peguei um voo matutino na finada Pantanal, partindo do Aeroporto da Serrinha para Congonhas. O voo atrasou mais de 1 hora devido ao nevoeiro e estava uns 6 graus, mas a sensação de frio era muito maior. Sei que hoje o Aeroporto que serve JF é bem maior, e fica a quase 40  km do centro, em um lugar bem mais quente e menos sensível a nevoeiros.

Edited by opusdei

3 minutos atrás, Pedro Victor Peixoto Paulino Pedro Victor disse:

21ºC na praia, eu iria congelar. O_o

No sul estamos surfando e bebendo cerveja gelada 😁

• Haha 1

3 horas atrás, marinhonani disse:

opusdei, 

muito boa as fotos, é bom recordar esse evento raríssimo no Rio e Minas.

A reportagem dos mineiros foi bem bairrista,ignorando que a neve caiu farta no lado do Rio, onde faz mais frio no vale do rio Campo Belo. 

A temperatura de -15 deve ter ocorrido na manhã do dia 11, já com madrugada estrelada e amanhecer de céu azul.

Mineiro, é "come quieto"; kkkkk

• Like 1
  • Thanks 1

"Eles tão deixando a gente sonhar"

Da série: "Quero me iludir também". Com prazer ! Só de ver esse mapa me dá uma satisfação enorme. Não é sempre que se vê 1044mb nos modelos. 

Screenshot_20190621-141141.thumb.png.f62b57276b7d4da30fcc252c92806c63.png

• Like 4
  • Thanks 1

2 horas atrás, Moisés Alexandre disse:

Assim o que vejo: Dados demonstram uma situação de inversão na região antártica meados de junho, com isso já se observa uma oscilação dos sistemas de massas polares, dados demonstram um aumento da temperatura nas bases da Antártica, e uma gradiente de pressão na região 60-40 LS. Marquem bem,, Julho promete emoções!! No histórico climático, anos com El nino fraco em descendente, com enso 1-2 negativo e 3-4 positivo, negativando AAO e positivando MJO, trazem ocorrência de preciptação de inverno pra nossa região sul. (vimos isso em 94).   

Em Lages, tempo fechado, temperatura 11C.

Moisés Alexandre,

estou otimista com o mês de julho no Sul, acho que vamos ter boas surpresas no mês.

Quero que sobre alguma onda de frio forte aqui nas regiões dos paralelos 20º e long de 42º, tipo julho de 2000 duas ondas de frio no RS e SC, a de 14 de julho e em seguida a de 17/18 de julho que atingiu Minas, todo Rio e ES com força.

• Like 2

4 minutos atrás, Caco Pacheco disse:

Mineiro, é "come quieto"; kkkkk

Sim, existe matérias de TV em relação a essa nevada nos "alpes fluminenses". Certamente a quantidade do lado do RJ foi maior, mas a neve no lado mineiro foi considerável.

22 minutos atrás, Renan disse:

"Eles tão deixando a gente sonhar"

Da série: "Quero me iludir também". Com prazer ! Só de ver esse mapa me dá uma satisfação enorme. Não é sempre que se vê 1044mb nos modelos. 

Screenshot_20190621-141141.thumb.png.f62b57276b7d4da30fcc252c92806c63.png

Renan,

qual o dia, a hora e o modelo?

Já vi várias vezes mostrar alta pressão acima de 1040 hPa nesse ponto do Pacífico e não acontecer nada para nós do Sudeste.

Tem que aparecer pressão acima de 1040 hPa a noroeste de Buenos Aires e a Sudoeste do Paraguai

• Like 2

Tem algumas estações da Austrália, que registraram as menores mínimas de junho, ontem e hoje.

• Like 1

23 minutos atrás, opusdei disse:

Sim, existe matérias de TV em relação a essa nevada nos "alpes fluminenses". Certamente a quantidade do lado do RJ foi maior, mas a neve no lado mineiro foi considerável.

Uma vez achei uma foto de Passa Quatro com o topo da Mantiqueira atrás nevada. Acho que 1988. Mas pode ser 1985. Se não for Passa Quatro, é Itanhandu ou Itamonte. 

• Like 1

Guest
This topic is now closed to further replies.

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.