Jump to content
Brasil Abaixo de Zero
Rodolfo Alves

Monitoramento e Previsão - Brasil/América do Sul - Junho/2019

Recommended Posts

56 minutos atrás, Rodolfo Alves disse:

MODELO EUROPEU EM SAÍDA DESTA MADRUGADA PARA O COMEÇO DE JULHO.

HORA DE TIRAR A "ALICE" QUE HABITA NOS BAZIANOS DO ARMÁRIO.....

001.thumb.PNG.d2698771a28e333e60c8345dbb770c15.PNG002.thumb.png.668569c26250445bba702170fa83acf3.png003.thumb.png.3a5fb09a8905fe76b47c892cffdee611.png

Quando o Rodolfo se manifesta, as chances de que algo se concretize são da ordem de 90%.

Não tenho mais qualquer dúvida de que vem uma BOMBA POLAR neste início de julho, como já suspeitava em meu post anterior.

Fogos!

• Thanks 1

1 hora atrás, Rodolfo Alves disse:

001.thumb.PNG.d2698771a28e333e60c8345dbb770c15.PNG002.thumb.png.668569c26250445bba702170fa83acf3.png003.thumb.png.3a5fb09a8905fe76b47c892cffdee611.png

Aonde vocês acessam estes mapas?

Eu não consigo pensar numa coisa mais visualmente satisfatória. Que lindo essas anomalias negativas em quase toda a América do Sul 😍

• Like 5

Posted (edited)
1 hora atrás, Renan disse:

Essa daí é precisamente o monstro previsto pelo EPS. Se o inverno 2019 se resumir a uma MP extremamente forte desse quilate aí, já me dou por satisfeito.

Renan,

uma só massa polar em julho acho pouco, mas uma sequência de massas frias ao longo do mês de julho seria ótimo(tipo julho de 1919, 1923 e 1925 quando Belo Horizonte teve m.mín bem baixas)

Edited by marinhonani
  • Thanks 1

1 hora atrás, Rodolfo Alves disse:

Vendo isso, me veio uma pergunta, faz quanto tempo que não temos uma geada no sul inteiro (tirando o litoral) ?

1 minuto atrás, Felipe S Monteiro disse:

Vendo isso, me veio uma pergunta, faz quanto tempo que não temos uma geada no sul inteiro (tirando o litoral) ?

2011, 2013, 2016 imagino.

• Thanks 1

1 hora atrás, Augusto Goelzer disse:

Inverno climático começará nesse final de junho pelo visto, com uma mp mediana para o sul no dia 30.

Cara, agora você me fez repensar e reformular meu ponto de vista.

Após tua observação, sou obrigado a me inclinar: ainda não estamos no inverno climático. Estamos muito mais para outono do que para inverno!

Aliás, o "outono pleno" iniciou naquela FF/MP do dia 14/Maio e se estenderá até este finalzinho de junho. 1 mês e meio de duração. O período frio está retardado neste ano. Outono demorou a chegar, assim como o inverno....

Muita lucidez na tua observação.

• Like 1

Mínimas na Capital paulista nesta 5ªfeira:

Marsilac (extremo zona sul) 8,8ºC

Pinheiros (zona oeste) 13,4ºC

Santana (zona norte) 15,2ºC

Sé (centro) 17,6ºC

Microclimas BOMBANDO!

Sol forte e 23,3ºC neste momento em Pinheiros, zona oeste.

• Like 3

15 minutos atrás, Caco Pacheco disse:

Cara, agora você me fez repensar e reformular meu ponto de vista.

Após tua observação, sou obrigado a me inclinar: ainda não estamos no inverno climático. Estamos muito mais para outono do que para inverno!

Aliás, o "outono pleno" iniciou naquela FF/MP do dia 14/Maio e se estenderá até este finalzinho de junho. 1 mês e meio de duração. O período frio está retardado neste ano. Outono demorou a chegar, assim como o inverno....

Muita lucidez na tua observação.

O problema é que pelo calendário esse já é o segundo mês de inverno climático (Mai, Jun, Jul)...se mês que vem não salvar esquece, só em 2020.

2 horas atrás, Moretão disse:

Como esperado, a mínima em SC ficou em Urupema que costuma ser melhor em advecção, com -2,44°C. Foi de 9,68°C às 23 h até -2,3°C às 07:00.

No RS, Soledade cravou 0,0°C no Bairro Farroupilha.

Destaque também para o Santo Antão em São Joaquim com sua mínima de -2,2°C.

• Like 4
  • Thanks 3

Mínima de 10.5•C no topão do Inmet em Varginha. Área urbana, 950m. Na fazenda, o termômetro no alpendre marcou 9•C  (a sede está a 1100m). Na baixada, 6.5•C no digital!!! Me surpreendeu. Fico pensando se com uma estação a temperatura não poderia ter sido menor. Agora 22•C! 

• Like 3

48 minutos atrás, ricardosilva disse:

O problema é que pelo calendário esse já é o segundo mês de inverno climático (Mai, Jun, Jul)...se mês que vem não salvar esquece, só em 2020.

O "normal", é o inverno climático iniciar no segundo decênio de maio.

Concordo, se julho não "vingar', e agosto não der "uma ajuda", o período frio 2019 será bem ruinzinho, contrariando minhas expectativas.

Mas, considerando que ainda temos TODO julho e agosto pela frente, e parte de setembro, há "bom arsenal" ainda pela frente.

Corrijam-me se estiver equivocado, mas saímos de um "Niño fraco" para entrarmos agora em neutralidade, com perspectivas futuras até de La Niña. Sabemos que a atmosfera tem um "delay" a responder a estas alterações.

Temos então, até agora, respondido a situação de Niño. Talvez este fato explica as anomalias positivas no que tangem as temperaturas. É uma observação que faço, não sei se faz muito sentido. O Flávio Feltrin, perito neste campo, poderia dar um pitaco!

• Like 2

Accuweather é o primeiro a pegar essa bomba polar aqui pra SP. O resto continua fingindo que não tem nada ou não se atualizou. 

Screenshot_20190620-123442_Chrome.jpg

• Like 5
  • Thanks 2

22 dias com geada em 2019 e 5 dias com negativa em SC. Mínimas abaixo dos 3°C

-2,4 Urupema*
-2,2 S.Joaquim/F.Keiser
-1,8 B.Jardim/F.K
-1,5 Painel/G.Hugen
-0,9 Urubici*
1,1 Lages*
2,1 Campo Belo do Sul*
2,3 Curitibanos/UFSC*
2,7 Ponte Alta do Norte*

10,7 Florianópolis*

*Epagri

• Like 6
  • Thanks 3

Posted (edited)
2 horas atrás, Felipe S Monteiro disse:

Em 2011 ou 2012 geou no litoral gaúcho e catarinense.

Edited by Lucas Venturini
  • Like 2

Rodadas começam a projetar onda de frio para final de Junho e primeira semana de Julho, sistema de baixa com cavado no sul do Brasil, que  começa a persistir nas projeções, com uma projeção de termos uma sequência de 2-4 ciclones no Atlântico Sul da altura entre baía Blanca e Uruguai, favorece o impulso da entrada de MPs,  que estará favorecida pela oscilação Antártica. Já persiste a 3 dias a projeção da janela p/ precipitação de inverno na região RS, SC. Devido à singularidade do sistema com cavado. Projeção de alta entre 1034-1039hPa, podem trazer  Condição de temperatura negativas generalizadas do Sul entre 3-7 de Julho, temperaturas estarão muito baixas ao longo da primeira semana de julho.

Em Lages tempo bom temperatura 13C.

• Like 4

1 hora atrás, coutinho disse:

22 dias com geada em 2019 e 5 dias com negativa em SC. Mínimas abaixo dos 3°C

-2,4 Urupema*
-2,2 S.Joaquim/F.Keiser
-1,8 B.Jardim/F.K
-1,5 Painel/G.Hugen
-0,9 Urubici*
1,1 Lages*
2,1 Campo Belo do Sul*
2,3 Curitibanos/UFSC*
2,7 Ponte Alta do Norte*

10,7 Florianópolis*

*Epagri

Ou seja: Tá muito fraco de geada esse ano aí na serra, muito mesmo. Mas vai melhorar em Julho...

• Like 1

3 horas atrás, marinhonani disse:

Renan,

uma só massa polar em julho acho pouco, mas uma sequência de massas frias ao longo do mês de julho seria ótimo(tipo julho de 1919, 1923 e 1925 quando Belo Horizonte teve m.mín bem baixas)

Com certeza, mas nos tempos atuais é melhor se contentar com uma onda extremamente forte, hehehe. Quem sabe não teremos a maior MP desde décadas ? Sempre acreditamos nisso todos os anos, eu sei. Mas tem alguma coisa neste inverno que me faz acreditar que sairemos, enfim, do jejum aqui na zona da mata e estado do RJ.

• Like 4

Pinheiros oscilou entre 13,4ºC ~ 24,3ºC. Predominou muito sol com poucas nuvens.

No momento, 23,4ºC (14:30).

Acho incrível a "climatização do corpo" com o passar do tempo em relação à gradual mudança (queda ou aumento) nas temperaturas....

A sensação que passo na rua sob sol em junho com 23/24ºC é de "certo calorzinho". Já com 27ºC em março, sinto menos calor. Muito lôko!

• Like 3

2 horas atrás, Fernando Keiser disse:

Destaque também para o Santo Antão em São Joaquim com sua mínima de -2,2°C.

Fernando Keiser,

qual a explicação da estação Cruzeiro 1520 metros, marcar máximas com diferença acima de 1,0ºC em comparação com a outra estação Cruzeiro?

Posted (edited)
9 minutos atrás, Renan disse:

Com certeza, mas nos tempos atuais é melhor se contentar com uma onda extremamente forte, hehehe. Quem sabe não teremos a maior MP desde décadas ? Sempre acreditamos nisso todos os anos, eu sei. Mas tem alguma coisa neste inverno que me faz acreditar que sairemos, enfim, do jejum aqui na zona da mata e estado do RJ.

Não precisa ir tão longe... As MP´s de 2016, 2013 e 2011 já fizeram um belo de um arregaço! Especialmente 2016 e 2013.

Mas entendo teu ponto de vista. Você se refere a MP´s a la 94, 90, 85, 79, 75, 55. E por aí vai...

Hoje creio que esses são MEGA EVENTOS POLARES;  porém raros.

Edited by Caco Pacheco
  • Like 2

13 minutos atrás, Renan disse:

Ou seja: Tá muito fraco de geada esse ano aí na serra, muito mesmo. Mas vai melhorar em Julho...

Já a serra da Mantiqueira deve estar no mínimo "satisfatório" neste 2019, no tocante à geada.

• Like 1

6 minutos atrás, Caco Pacheco disse:

Não precisa ir tão longe... As MP´s de 2016, 2013 e 2011 já fizeram um belo de um arregaço! Especialmente 2016 e 2013.

Mas entendo teu ponto de vista. Você se refere a MP´s a la 94, 90, 85, 79, 75, 55. E por aí vai...

Hoje creio que esses são MEGA EVENTOS POLARES;  porém raros.

Caco,

a massa polar de junho de 1994 foi histórica para São Paulo, Sul de Minas e parte do Rio(6,7 no Alto da Boa Vista menor mínima da estação) com negativas nos dois estados.

A massa polar de julho de 2000 teve duas, uma que foi histórica em São Joaquim e na sequencia outra que baixou muito as mínimas em partes de Minas, todo Rio e Sul do ES.

• Like 1

1 hora atrás, Moisés Alexandre disse:

Rodadas começam a projetar onda de frio para final de Junho e primeira semana de Julho, sistema de baixa com cavado no sul do Brasil, que  começa a persistir nas projeções, com uma projeção de termos uma sequência de 2-4 ciclones no Atlântico Sul da altura entre baía Blanca e Uruguai, favorece o impulso da entrada de MPs,  que estará favorecida pela oscilação Antártica. Já persiste a 3 dias a projeção da janela p/ precipitação de inverno na região RS, SC. Devido à singularidade do sistema com cavado. Projeção de alta entre 1034-1039hPa, podem trazer  Condição de temperatura negativas generalizadas do Sul entre 3-7 de Julho, temperaturas estarão muito baixas ao longo da primeira semana de julho.

Em Lages tempo bom temperatura 13C.

Moisés Alexandre,

no site da MetSul informaram hoje, que tem mais duas massa frias no RS até o final de junho.

Será que forte massa polar da 1ª semana de julho vai afetar todo Rio de Janeiro, centro-sul do Espírito Santo e metade de Minas Gerais?

• Like 3

Guest
This topic is now closed to further replies.

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.