Jump to content
Brasil Abaixo de Zero
Rodolfo Alves

Monitoramento e Previsão - Brasil/América do Sul - Junho/2019

Recommended Posts

Últimas rodada tem mostrado um sistema interessante pelos dias 24-30 de Junho. Sistema de 2 baixas acentuadas  na altura do Prata, em sequência uma resposta positiva do sistema de Altas com centro de temperatura entre -20/-25 no Pacífico Sul com gradiente de 1034/1037 HPa, já projetam uma entrada de tempo nivoso em boa parte do Chile e Argentina central podendo se estender também pelos pampas Argentino e região Mendonza, modelos mostram um cavado sobre o Sul do Brasil, podendo trazer instabilidade e com isso vejo a possibilidade (ainda distante de qualquer definição), mas poderemos ter precipitação de inverno na região planalto RS, SC.  Os modelos começam a mostrar a possibilidade desta janela.

Em Lages tempo nublado com garoa, temperatura em 15C.

• Like 4

Esqueçam o dia 26, GFS estava sozinho nessa e agora já caiu na realidade. 

O consenso geral é para uma erupção polar intensa entre os dias 28 e início de Julho. Em algum momento entre esse período, ou mesmo durante todo ele, teremos frio intenso.

• Like 7

1 minuto atrás, Renan disse:

Mas você já chegou a fazer uma comparação entre o registro real e a previsão do Foreca ? O quanto ele acerta nas previsões de temperatura ? Mesmo que esteja mais quente que o normal, acho um tanto exageradas essas temperaturas que ele prevê.

O Foreca realmente costuma exagerar muito. Não acredito que fará tanto calor assim, mas também não estou confiante que teremos frio nos últimos dias do mês. Tomara que eu esteja errado. Estamos precisando de frio. Os lojistas estão desesperados. A temperatura no momento é de 27.7°C. Espero que julho seja melhor.

• Like 2

13 minutos atrás, Renan disse:

O consenso geral é para uma erupção polar intensa entre os dias 28 e início de Julho. Em algum momento entre esse período, ou mesmo durante todo ele, teremos frio intenso.

Os modelos estão loucos, todos sem exceção mudam radicalmente as previsões de uma rodada para outra, acabou aquela estabilidade que alguns como o ECMWF tinha.

• Like 2

35 minutos atrás, Renan disse:

Mas você já chegou a fazer uma comparação entre o registro real e a previsão do Foreca ? O quanto ele acerta nas previsões de temperatura ? Mesmo que esteja mais quente que o normal, acho um tanto exageradas essas temperaturas que ele prevê.

Para o dia 28, ele estava dando mínima de 9°C e máxima de 32°C. Bizarro. Mudou radicalmente a mínima na atualização da tarde. Muito "locão". Não tem como confiar.

• Like 1
  • Sad 1

Posted (edited)

*Pequeno off-topic*

Alguém já usou esse site para buscar dados de temperaturas e chuvas?

https://www.agritempo.gov.br/agritempo/jsp/PesquisaClima/index.jsp?siglaUF=SE

É a 1ª vez que o vejo e queria saber se alguém já teve contato com ele, para saber se possui dados confiáveis, e se é possível acessá-los normalmente.

Edited by CloudCb
  • Like 4

51 minutos atrás, Renan disse:

É que eu tinha uma certa esperança, que pudesse nevar no dia 27, e no início de julho,kkkk não queria nada é, tipo São Pedro olhar para o sul do Brasil e pensar OPA esqueci de botar no modo frio, bom para reverter o erro e vou botar no modo freezer 

• Like 2
  • Haha 1

Minimas aqui em N. Friburgo hj

Inmet 7,7

Pws do Centro 9,6

Meu termometro 10,2

Agora: 16,5°C ceu limpo

Boa Noite

1 hora atrás, André Luiz DS disse:

O Foreca realmente costuma exagerar muito. Não acredito que fará tanto calor assim, mas também não estou confiante que teremos frio nos últimos dias do mês. Tomara que eu esteja errado. Estamos precisando de frio. Os lojistas estão desesperados. A temperatura no momento é de 27.7°C. Espero que julho seja melhor.

O desespero dos lojistas é geral então. Pior ainda para os que estão em cidades naturalmente frias nessa época como Gramado, creio que deve estar sendo uma queima de estoque épica. 

• Like 2

1 hora atrás, klinsmannrdesouza disse:

Os modelos estão loucos, todos sem exceção mudam radicalmente as previsões de uma rodada para outra, acabou aquela estabilidade que alguns como o ECMWF tinha.

O "menos pior" está sendo o CFS. Ele tem acertado as tendências gerais de temperatura média e desvios em relação ao normal. 

• Like 2

Em Cons. Lafaiete seguimos com dias xoxos, amanhece com nevoeiro, vem um solzão pela manhã, mais nublado de tarde, limpo agora à noite. Mínima de 14° e máxima de 25° hoje. Até agora a média de temperaturas de junho está sendo normal...pra maio!!! Espero que o mês mais frio do ano seja julho, pois a disputa está acirrada entre junho e julho nos últimos 10 anos, placar empatado em 5x5, então...que venha Julho!!

44 minutos atrás, CloudCb disse:

*Pequeno off-topic*

É a 1ª vez que o vejo e queria saber se alguém já teve contato com ele, para saber se possui dados confiáveis, e se é possível acessá-los normalmente.

Comparei uma estação meteorológica de uma cidade vizinha aqui(Monte Santo) que está nesse site com a estação do INMET daqui e os dados foram bem parecidos no ano de 2016. Parece confiável

• Like 1
  • Thanks 1

Em Carazinho hoje pela manhã chuva e temperatura na casa dos 13°C.

O acumulado ficou em cerca de 6 milímetros.
A tarde a temperatura atingiu 16°C.
Agora temos 9,6°C.
Se continuar baixando, provavelmente teremos geada amanhã cedinho!
  • Like 3

4 horas atrás, klinsmannrdesouza disse:

Junho foi o único mês de 2014 que prestou para o frio, até agosto depois da MP foi ruim.

Para ser bem sincero, não me recordo de junho bom aqui em Sampa, em 2014. Junho ruim, assim como agosto e julho.

O que digo apenas, é que a MP de agosto foi mais intensa do que a de junho do mesmo ano.

2 horas atrás, Renan disse:

Tô contigo e não abro.

MP dia 26 já era. Acho que a partir dia 29/30 vem chumbo grosso.

• Like 3

Hoje a temperatura variou entre 20,7℃ e 28,5℃ em Santos. Torcendo para os modelos acertarem sobre as futuras MP's e fazer julho salvar nosso inverno.

• Like 2

2 horas atrás, Wagner97 disse:

Do Paraná pra baixo, pq em São Paulo foi lixoso

Nem no sul! Houve jogos da Copa em Curitiba e em Poa e sequer fez frio...

• Like 2

1 hora atrás, CloudCb disse:

*Pequeno off-topic*

Eu uso e acho os dados confiáveis, exceto os estimados (em amarelo).

Mas faltam muitos dados lá, muitas séries incompletas e etc.

• Thanks 1

1 hora atrás, Enio Rezende disse:

Em Cons. Lafaiete seguimos com dias xoxos, amanhece com nevoeiro, vem um solzão pela manhã, mais nublado de tarde, limpo agora à noite. Mínima de 14° e máxima de 25° hoje. Até agora a média de temperaturas de junho está sendo normal...pra maio!!! Espero que o mês mais frio do ano seja julho, pois a disputa está acirrada entre junho e julho nos últimos 10 anos, placar empatado em 5x5, então...que venha Julho!!

Muito semelhante pra cá, a mesma xoxeza de vários dias. Mas sinceramente, é bem melhor estar nessa xoxeza agradável do que estar ardendo no inferno do verão.

Extremos de hoje:  12,7C a 26,3C. 

• Like 3

Em Florianópolis, a manhã e o começo da tarde foram de muito calor e vento calmo. Por volta das 14h, o tivemos o primeiro sopro de vento sul em quase 10 dias. E foi um ventinho decente. Na Lagoa da Conceição, as rajadas ocasionaram problemas na rede elétrica. Fiquei sem luz por duas horas. O timing da entrada do ar mais frio ditou as máximas de hoje na Ilha, que foram mais altas quanto mais a norte:

• 28,9° Carijós (-27.473)
  • 28,7° Santo Antônio de Lisboa (-27.503)
  • 28,1° Itacorubi (-27.581)
  • 28,0° Canto dos Araçás (-27.589)
  • 27,6° São José (Inmet) (-27.602)
  • Like 5

Guest
This topic is now closed to further replies.

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.