Jump to content
Brasil Abaixo de Zero
Rodolfo Alves

Monitoramento e Previsão - Brasil/América do Sul - Junho/2019

Recommended Posts

48 minutos atrás, Daniel Lisboa disse:

Climatempo GARANTINDO que não haverá uma única onda de frio em agosto e setembro. Façamos apostas se vão quebrar a cara? 

https://www.climatempo.com.br/noticia/2019/06/17/inverno-2019-e-com-el-nino-5719

Ainda bem q é o Climatempo. Não acerta a previsão pra cá nem para o dia de manhã q dirá daqui 2 mês.

• Like 2

Chega de culparem o El Niño, o pobre coitado está fracote, quase morrendo. Sua influência é muito mais reduzida que em 2015 e 2016.

A propósito, o Euro 00Z também veio com essa MP para o dia 26, ainda que numa solução mais reduzida que o GFS. Mas o negócio está, de fato, ganhando forma.

• Like 2

1 hora atrás, Wagner97 disse:

Posta, por favor se tiver printado!

Mostrava 2 mps bem fortes, uma chegando 26/27 e outra comecinho de Julho. As duas cobrindo boa parte do sul com isoterma de zero em 850hpa. Na rodada das 6z continuou com as 2 porém menos fortes. Mas,  rezar para virem🙏

• Like 3

1 hora atrás, Chavem disse:

Eles deveriam assumir logo que as mudanças climáticas acabaram com nosso inverno , até quando a desculpa do El-Nino !

A Climatempo nunca foi negacionista, mas eles não podem atribuir tudo a "mudanças climáticas", isso é muito genérico. 

2 horas atrás, Renan disse:

Obviamente vão quebrar a cara. Como sempre, fazem essas previsões de longuíssimo prazo sem um embasamento forte para sustentar. Pelo histórico desse ano, é muito natural que seja sim um inverno mais morno, porém não concordo com a análise deles não.

A melhor previsão climática na minha opinião é a do CPTEC INPE que eles fazem mensalmente. Desde março que eles vem informando este padrão de temperatura acima da média com eventos de frio pontuais e pelo visto estão acertando.

• Like 3

Se tratando de GFS só considero a possibilidade em 100h e apenas SE o ECMWF concordar. 12Z de hoje, a título de curiosidade, coloca isso aí:

gfs_T850_samer_37.png

• Like 10
  • Sad 1

22 minutos atrás, Felipe Backendorf disse:

Se tratando de GFS só considero a possibilidade em 100h e apenas SE o ECMWF concordar. 12Z de hoje, a título de curiosidade, coloca isso aí:

gfs_T850_samer_37.png

Pelas previsões; serão duas ondas de frio: a primeira que esta mostrada nesta imagem e a segunda entre os dias 29-06 e 03-07, caso ocorra esta última, teremos mínimas significativas em 60% da América do Sul. Por enquanto, apenas projeções.

• Like 3

Em 16/06/2019 em 14:21, LeoP disse:

Mas a região do Mirante de Santana já era toda urbanizada nessas décadas, não? O microclima já está estabelecido há muito tempo. É como aqui, a região central de BH não mudou muito de 50 anos pra cá, pois não tem como urbanizar mais.

Qualquer alteração de temperatura tem outros motivos, ao meu ver. Se fosse um bairro periférico (que tenha mudado muito) seria outra situação. 

Esse é o lado bom das estações convencionais (mais antigas), acabam excluindo essa variável (urbanização) muito cedo e permite uma melhor análise da dinâmica climática.

Digamos que em 1960 o Mirantão era menos urbano do que hoje. 

Mas, no geral, esteve bem urbanizado ao longo da 61-90. Por isso que digo que a diferença de 2,7 graus é devido à mudança da dinâmica.

Porém, no final do século XIX a média de mínima absoluta anual era de 2 graus. Então tem todo um UHI que não pode ser desprezado e que foi responsável pela diferença de 2,8 graus.

(Desprezando, é claro, o fato da primeira estação de Sampa ser na Praça da República rsrsrs...)

• Thanks 1

4 horas atrás, Daniel Lisboa disse:

Climatempo GARANTINDO que não haverá uma única onda de frio em agosto e setembro. Façamos apostas se vão quebrar a cara? 

https://www.climatempo.com.br/noticia/2019/06/17/inverno-2019-e-com-el-nino-5719

A reportagem:

"Os meses de agosto e setembro devem ser com pouco frio ou quase sem resfriamento intenso. A previsão é de que os dois meses transcorram com dias com tardes relativamente quentes e frio ameno à noite no centro-sul do país."

Eles estão prevendo MPs fracas a no máximo moderadas nesses meses. 

Não estou dizendo que é seu caso, mas já vi muita gente falando mal de previsão por interpretação inadequada. A população leiga faz isso direto, se prevê chuvas isoladas e se a chuva não cair na cabeça da pessoa a previsão falhou.

• Like 1
  • Thanks 2

Junho de 2019 já está mais quente que 2005, mesmo sendo em comparação à convencional, que aquecia mais de dia.

Então são reais as chances de estarmos vivendo o junho mais quente da história do vale, claro, se não esfriar no fim do mês.

• Like 3

14 minutos atrás, LeoP disse:

A reportagem:

"Os meses de agosto e setembro devem ser com pouco frio ou quase sem resfriamento intenso. A previsão é de que os dois meses transcorram com dias com tardes relativamente quentes e frio ameno à noite no centro-sul do país."

Eles estão prevendo MPs fracas a no máximo moderadas nesses meses. 

Não estou dizendo que é seu caso, mas já vi muita gente falando mal de previsão por interpretação inadequada. A população leiga faz isso direto, se prevê chuvas isoladas e se a chuva não cair na cabeça da pessoa a previsão falhou.

Leo, na real acho que tem um problema no texto aí. "Quase" sem resfriamento intenso é vago e impreciso. Ou tem previsão de resfriamento intenso ou não tem. Mas entendo a Climatempo, como ainda está longe é melhor deixar a previsão meio em aberto (pra gente não pegar no pé caso eles errem, por exemplo)

• Like 5

28 minutos atrás, Daniel Lisboa disse:

Leo, na real acho que tem um problema no texto aí. "Quase" sem resfriamento intenso é vago e impreciso. Ou tem previsão de resfriamento intenso ou não tem. Mas entendo a Climatempo, como ainda está longe é melhor deixar a previsão meio em aberto (pra gente não pegar no pé caso eles errem, por exemplo)

O que entendi deste texto sumamente vago é que agosto e setembro serão de tia-velhice amena a fresca. 

• Like 1

Durante toda a segunda houve a ocorrência de chuvas, tanto no litoral quanto no interior dos estados da costa leste nordestina.

No PE os maiores volumes ficaram concentrados na zona da mata do estado:

image.png.837ca1c3627be9f1409d7158f5236527.png

Quem se destacou também foram as mesorregiões do Agreste (imagem da esquerda) e, principalmente, Sertão (imagem da direita):

image.png.da565cd2f153dde7398b864cc8873d88.pngimage.png.608448a0464e1071f8e87f46307a6e68.png

_________________________________________________________________________________________________________

Na PB o maior valor foi registrado em Pitimbu, no litoral sul do estado:

image.png.a6647c6e2984e578f59c15f66f04eb7f.png

Assim como no PE, o Cariri (imagem da esquerda) e o Sertão (imagem da direita) também se deram bem com a influência do distúrbio:

image.png.cbbf1911b358b986de7becdda6e0eee9.pngimage.png.377d259b3ddc6200ea411afeaf215986.png

Eu registrei 2.3 mm.

__________________________________________________________________________________________

Mas sem dúvidas o destaque da segunda foram as chuvas ocorridas no sul do CE:

image.png.7b99e1576a9988fff77c6e7515ce9006.png

• Like 2

2 horas atrás, LuluBros disse:

Digamos que em 1960 o Mirantão era menos urbano do que hoje. 

Mas, no geral, esteve bem urbanizado ao longo da 61-90. Por isso que digo que a diferença de 2,7 graus é devido à mudança da dinâmica.

Porém, no final do século XIX a média de mínima absoluta anual era de 2 graus. Então tem todo um UHI que não pode ser desprezado e que foi responsável pela diferença de 2,8 graus.

(Desprezando, é claro, o fato da primeira estação de Sampa ser na Praça da República rsrsrs...)

Na verdade, na praça da República (Centro da cidade) foi a 2ª.

A 1ª foi no Jardim da Luz.

A estação do IAG teve um aumento de cerca de 2,5°C na média anual entre 1933 e 2018.

TempSampaIAG-Evolução.png

• Like 4

Aqui tem a localização das primeiras estações meteorológicas da cidade de São Paulo:

• Like 2

14 minutos atrás, Aldo Santos disse:

Na verdade, na praça da República (Centro da cidade) foi a 2ª.

A 1ª foi no Jardim da Luz.

A estação do IAG teve um aumento de cerca de 2,5°C na média anual entre 1933 e 2018.

TempSampaIAG-Evolução.png

Será que tem haver com o aquecimento global ou a urbanização? 

Em 14/06/2019 em 18:31, n4rd3s disse:

Tarde quente e seca hoje em SP. Variação de 16.0ºC/27.3ºC no Mirante e 17.1ºC/27.4ºC no Sesc Inmet. U.R mínima próxima dos 30% em ambas. 

Estou passando um certo calor já há uma semana em São Paulo.

Estou dormindo na selva de pedra desde 4ªfeira passada. Este padrão definitivamente é horripilante para São Paulo no inverno: xoxo, estável, seco e dias a fio de sol, sem mudanças na dinâmica atmosférica....

E o centro expandido se ferra, pois as mínimas durante a madrugada são MUITO PONTUAIS. Passei calor no apartamento do Brooklin e, mais ainda aqui em Pinheiros, desde sábado. Muito ruim...

Variação em Pinheiros hoje: 14,4ºC e 26,7ºC A média compensada disso, sem sombra de dúvida, é maior do que a média simples....

No aguardo da MP do início de julho, pois a do dia 26 é fichinha...

• Like 1

1 minuto atrás, ifreitasrosa disse:

Eu diria que é um pouco de cada.

A urbanização influi principalmente nas mínimas, com toda a certeza.

É sabido que cimento, concreto e asfalto retêm calor, diminuindo a perda pela radiação noturna nas noites frias com céu limpo e sem vento.

Pode notar que são nessas noites que ocorrem as maiores diferenças nas mínimas entre centro e periferia.

Nas situações em que o resfriamento se dá por outros mecanismos, como a advecção de uma massa polar, por exemplo, as diferenças praticamente desaparecem.

O mesmo ocorre em dias nublados e/ou chuvosos.

• Like 1

8 minutos atrás, ifreitasrosa disse:

Na minha opinião, em realização aos dados de estações circunscritas ao centro expandido da Capital, tem mais a ver com o fator urbanização!

• Like 1

4 minutos atrás, Caco Pacheco disse:

Estou passando um certo calor já há uma semana em São Paulo.

Estou dormindo na selva de pedra desde 4ªfeira passada. Este padrão definitivamente é horripilante para São Paulo no inverno: xoxo, estável, seco e dias a fio de sol, sem mudanças na dinâmica atmosférica....

E o centro expandido se ferra, pois as mínimas durante a madrugada são MUITO PONTUAIS. Passei calor no apartamento do Brooklin e, mais ainda aqui em Pinheiros, desde sábado. Muito ruim...

Variação em Pinheiros hoje: 14,4ºC e 26,7ºC A média compensada disso, sem sombra de dúvida, é maior do que a média simples....

No aguardo da MP do início de julho, pois a do dia 26 é fichinha...

Interessante...

Ouço muuuiito mais pessoas que moram em apartamentos reclamarem do calor do que aquelas que moram em casas.

Em outros grupos de que participo, também o pessoal de Sampa que mais reclama do calor são aqueles que vivem em apartamentos.

Mesmo no tórrido janeiro que tivemos, que bateu ou igualou recordes absolutos de calor aqui em Sampa, eu ouvia muito menos reclamações de amigos meus que moram em casas térreas.

Eu moro em casa térrea.

E me viro tranqüilamente com ventilador nas noites mais quentes.

Posted (edited)

9 anos desse evento que atingiu o centro leste do PE.

18/06/2010

image.png.b7cd7282518280780ba43d528ae71956.png

Muitas cidades passaram dos 100 mm, mas trouxe apenas 20.

Às 17h41 passou uma forte pancada de chuva aqui que durou 9 minutos.

image.png.664c9bcbb8648eb9376c97ce2b2bb5d0.png

Edited by CloudCb
  • Like 1

Posted (edited)
1 hora atrás, Aldo Santos disse:

Interessante...

Ouço muuuiito mais pessoas que moram em apartamentos reclamarem do calor do que aquelas que moram em casas.

Em outros grupos de que participo, também o pessoal de Sampa que mais reclama do calor são aqueles que vivem em apartamentos.

Mesmo no tórrido janeiro que tivemos, que bateu ou igualou recordes absolutos de calor aqui em Sampa, eu ouvia muito menos reclamações de amigos meus que moram em casas térreas.

Eu moro em casa térrea.

E me viro tranqüilamente com ventilador nas noites mais quentes.

Acho que a explicação é física mesmo: ar frio fica embaixo e ar quente, em cima. O apto. do Brooklin é no 15º andar. O de Pinheiros, no 13ºC. Na Granja Viana, além de afastada do centro expandido, é casa. E a sensação de calor dentro dos apartamentos é maior no início da noite. Só resfria durante a madrugada.

Agora mesmo estou no 13ºC andar em Pinheiros, de janela aberta, sem camiseta e de bermuda. Passando um certo abafamento!

Bem interessante mesmo!

Edited by Caco Pacheco

Posted (edited)

17,4ºC em Pinheiros. Porém a temperatura aqui no 13ºC no apartamento deve estar uns 24ºC.

Engraçado notar que se sente mais calor com 24ºC sem sol do que 24ºC sob sol.

Edited by Caco Pacheco

21 horas atrás, Renan disse:

No words to describe that... 

IMG-20190617-WA0063.thumb.jpg.7637d102fa270029ba873f5f639356d3.jpg

IMG-20190617-WA0061.thumb.jpg.71bc0a8423885fccaf2a5643737eb35d.jpg

IMG-20190617-WA0062.thumb.jpg.ca26011134ff6855103dc6444a6b87cd.jpg

Faltava tão pouco pro roxinho chegar aqui...

• Like 1

Guest
This topic is now closed to further replies.

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.