Jump to content
Brasil Abaixo de Zero
Rodolfo Alves

Monitoramento e Previsão - Brasil/América do Sul - Junho/2019

Recommended Posts

7 horas atrás, Renan disse:

De uns tempos pra cá, o efeito compensatório tem sumido...o calor é substituído por mais calor, rs. 

Não se trata mais de temperaturas abaixo, dentro ou acima da média. Atualmente podemos dividir em:

- Calorzinho

- Calor

- Calorão

• Like 2
  • Haha 5

Boa noite! Ontem tivemos o terceiro dia seguido de céu nublado e tempo escuro em Buenos Aires. No fim da tarde, por volta das 18h, o tempo subitamente limpou e por volta das 21h comecamos a ter formacao de névoa. A mínima foi de 16°C e a máxima chegou a 21,9°C, a maior do mes até agora.

Hoje chegamos ao quarto dia de tempo fechado e esteve mais escuro que os outros dias. Só clareou por volta das 10h30 e depois das 16h novamente já parecia noite. Tivemos pancadas de chuva de manha, algumas gotas no fim da tarde e outra pancada de chuva agora aqui na capital. Mas na Grande Buenos Aires houve várias outras pancadas de chuva e inclusive queda de granizo por volta das 17h-18h. A mínima foi de 15,5°C e a máxima de 19,6°C. Pra voces terem ideia da umidade, botei o varal dentro do apartamento e mesmo assim a roupa que lavei faz 4 dias continua totalmente úmida.

Agora chove fraco por aqui, faz 19°C, com URA de 95%, vento norte a 5 km/h e pressao de 1.006,1 hpa. A visibilidade está em 9 km.

Amanha a umidade diminui um pouco e o céu até deve ficar parcialmente nublado à tarde. Vamos ter vento sudoeste, mas à noite vira para sudeste, dando início, no sábado, a mais outra sequencia de dias de chuva e passaremos a ter bastante vento também (sudestada). Amanha a mínima prevista é de 12°C e a máxima de 18°C. O sol nasce às 7h58 e se poe às 17h49.

• Like 5

Tirei essa foto precisamente às 8h59, na parte norte da Grande Buenos Aires, quando chegava ao trabalho hoje:

image.png.757c594d8d45ad3cadae48aa655d2eac.png

• Like 5

35 minutos atrás, Victor Naia disse:

Não duvido nada que seja verdade. Esses quase -5•C em Paraíso é absurdo. Aquela onda de frio foi absurda para nós aqui desse pedaço no sul mineiro.

Em 1985, deu -4•C em Alfenas, que é mais quente que Varginha. Fico imaginando quanto não deu lá nas baixadas da Fazenda (1000m). Talvez, bem mais que 1979, 1981, 1994 e 2000. 

Essa de 1985 deve ser verdade, pois foi o ano que meus pais casaram. Eles falam que lembram dessa baita friaca. 

Meu pai narra um episódio que o cano de água congelou por dois dias pela manhã. E que seu carro só pegou às 9:00 horas com muito custo. 

Você já viu os dados da antiga estação de Lambari( a quase 900m)? Cara, que baitaaa baixadona deve ser aquela. Queria muito saber onde ela é no mapa. 

Sim sim, foi muito intensa e não foi tiro curto pois durou vários dias. Fico imaginando como os ambientes internos ficaram nesses dias todos.

A de Lambari também tenho curiosidade de saber onde fica pq tem uma dezena de mínimas negativas de maio a setembro. Pelo BDMEP, a latitude e longitude não é muito específica e como foi desativada em 2006 fica difícil.

• Like 1

5 minutos atrás, Fábio De Nittis disse:

Tirei essa foto precisamente às 8h59, na parte norte da Grande Buenos Aires, quando chegava ao trabalho hoje:

image.png.757c594d8d45ad3cadae48aa655d2eac.png

9 da manhã em Buenos Aires parece 6:30 aqui em Belo Horizonte.

• Like 1

41 minutos atrás, Victor Naia disse:

Complicado. Estatal, né? 

Desculpe-me Victor. Mas, nesse caso específico, não tem nada a ver ser estatal ou não.

O próprio site da Climatempo anda bem ruinzinho; e é privado.

Já me adianto aos Moderadores... Aí vão me puxar a orelha de "off topic" neste tópico; porém o assunto já estava em curso no próprio tópico.

Por isso eu sempre digo sobre as palavrinhas mágicas: bom senso, certa flexibilidade e prudência não fazem mal algum.

Imparcialmente, Caco.

• Like 2

15 minutos atrás, Fábio De Nittis disse:

Boa noite! Ontem tivemos o terceiro dia seguido de céu nublado e tempo escuro em Buenos Aires. No fim da tarde, por volta das 18h, o tempo subitamente limpou e por volta das 21h comecamos a ter formacao de névoa. A mínima foi de 16°C e a máxima chegou a 21,9°C, a maior do mes até agora.

Hoje chegamos ao quarto dia de tempo fechado e esteve mais escuro que os outros dias. Só clareou por volta das 10h30 e depois das 16h novamente já parecia noite. Tivemos pancadas de chuva de manha, algumas gotas no fim da tarde e outra pancada de chuva agora aqui na capital. Mas na Grande Buenos Aires houve várias outras pancadas de chuva e inclusive queda de granizo por volta das 17h-18h. A mínima foi de 15,5°C e a máxima de 19,6°C. Pra voces terem ideia da umidade, botei o varal dentro do apartamento e mesmo assim a roupa que lavei faz 4 dias continua totalmente úmida.

Agora chove fraco por aqui, faz 19°C, com URA de 95%, vento norte a 5 km/h e pressao de 1.006,1 hpa. A visibilidade está em 9 km.

Amanha a umidade diminui um pouco e o céu até deve ficar parcialmente nublado à tarde. Vamos ter vento sudoeste, mas à noite vira para sudeste, dando início, no sábado, a mais outra sequencia de dias de chuva e passaremos a ter bastante vento também (sudestada). Amanha a mínima prevista é de 12°C e a máxima de 18°C. O sol nasce às 7h58 e se poe às 17h49

O bloqueio começa exatamente logo acima Bs Aires/Montevideo: na Campanha Gaúcha!

Aí no Prata, as FF´s estão sendo bloqueadas pelo fortíssimo bloqueio aqui.

• Like 2

13 minutos atrás, RafaelBHZ disse:

9 da manhã em Buenos Aires parece 6:30 aqui em Belo Horizonte.

Hoje estava bem escuro por causa do tempo, mas de qualquer forma amanhece tarde nessa época mesmo. O nascer do sol chega a ser às 8h01 no fim de junho e comeco de julho.

• Like 1

Boa noite. Máxima de 30,4°C em Nova Trento hoje. Teremos mais 3 dias de prováveis sob 30 e até quarta da semana que vem com temperaturas elevadas antes da mp.

Segue o mês de junho.

• Like 4
  • Sad 1

Posted (edited)

Já que falaram do frio de junho de 1985 aí acima...

Eu me lembro bem aqui na Zona da Mata MG, muito frio neste mês. Ia para escola de bicicleta com duas blusas de lã e de luvas!!

Compilei os dados da estação de Cel Pacheco, 22S e 400m, ou seja localidade relativamente quente para o padrão regional, mas que tem a série dos 30 dias disponíveis para este mês.

A mínima do mês chegou a estonteantes 4,6 C no dia 9 de junho 85.

Há exatos 34 anos (13/6/85), registrou 5,8 C de mínima!

Os dez dias terminados em 13/6/85 registraram temperatura média estimada de apenas 15,0 C, com média das mínimas em 7,9C ! 

O mês fechou assim

Jun 1985

Tn - 9,6 C

Tx - 25,5 C

Est Tn - 16,5 C

Bons tempos... que voltem!

Edited by sjmolive
  • Like 4

Posted (edited)
1 hora atrás, Caco Pacheco disse:

Desculpe-me Victor. Mas, nesse caso específico, não tem nada a ver ser estatal ou não.

O próprio site da Climatempo anda bem ruinzinho; e é privado.

Já me adianto aos Moderadores... Aí vão me puxar a orelha de "off topic" neste tópico; porém o assunto já estava em curso no próprio tópico.

Por isso eu sempre digo sobre as palavrinhas mágicas: bom senso, certa flexibilidade e prudência não fazem mal algum.

Imparcialmente, Caco.

Caco Pacheco,

quando estou insatisfeito com alguma estação do Inmet fora do ar, mando email para o link Fale Conosco do Inmet

No mês de maio cobrei a volta das estações de Campos, Seropédica, Carmo e Arraial do Cabo, a última estação já voltou a funcionar.

Sabe qual o problema, corte de verbas, dependem da liberação de diárias a equipe de manutenção.

Edited by marinhonani
  • Like 2

3 horas atrás, Lucas Venturini disse:

Como o pessoal do INMET é relaxado. O site deles, mais especificamente na parte onde se ver as estações, aparece uma notificação encima do mapa. E isso está assim a quase 1 ano.

INMET.png

Concordo. Sei que eles não são valorizados, há pouco investimento, etc etc etc. Mas sempre houve essa coisa meio nas coxas. Se uma pessoa qualquer, um leigo, entrar no site vão encontrar uma página nada amigável, com layout antiquado e de difícil visualização, etc etc etc. Já comentei aqui que parece que eles mandam os torpedos de forma psicodélica. Quando não tem nada de mais pra acontecer, mandam uns torpedos assustadores. Quando a encrenca ocorre de verdade, aí não te mandam nada ou, pior, mandam um dia depois, quando não há perigo e voltam a colocar a população em pânico. No verão, se preveem que vai fazer 29 graus, pode ter certeza que vai dar uns 32, 33 (acreditem erros assim, para pior). No inverno, para mínimas, os erros são mais grotescos. Além de uma série de outras coisas. Enfim, parece que tudo é na má vontade. Deve haver inúmeros problemas, já históricos, que devem ser totalmente alheios à vontade dos funcionários. Mas sempre fica a sensação que parece que ninguém liga. Complicado. 

• Like 3

1 minuto atrás, João Ignacio disse:

Concordo. Sei que eles não são valorizados, há pouco investimento, etc etc etc. Mas sempre houve essa coisa meio nas coxas. Se uma pessoa qualquer, um leigo, entrar no site vão encontrar uma página nada amigável, com layout antiquado e de difícil visualização, etc etc etc. Já comentei aqui que parece que eles mandam os torpedos de forma psicodélica. Quando não tem nada de mais pra acontecer, mandam uns torpedos assustadores. Quando a encrenca ocorre de verdade, aí não te mandam nada ou, pior, mandam um dia depois, quando não há perigo e voltam a colocar a população em pânico. No verão, se preveem que vai fazer 29 graus, pode ter certeza que vai dar uns 32, 33 (acreditem erros assim, para pior). No inverno, para mínimas, os erros são mais grotescos. Além de uma série de outras coisas. Enfim, parece que tudo é na má vontade. Deve haver inúmeros problemas, já históricos, que devem ser totalmente alheios à vontade dos funcionários. Mas sempre fica a sensação que parece que ninguém liga. Complicado. 

Os erros de previsão de temperatura são para Porto Alegre. Aliás, noto que eles conseguem acertar temperaturas do nordeste, centro-oeste e sudeste, mas para o Sul sempre há erros. 

• Like 1

Por falar nisso, a Maju disse no JN que amanhã Porto Alegre teria névoa e não nevoeiro. Passei agora pelo aeroporto e já há um leve nevoeiro. Já aqui na Auxiliadora, céu com algumas nuvens, sem vento e umidade lá nas alturas. Temperatura de 17 graus (aero). E estamos encerrando a primeira quinzena de junho...... 

1 minuto atrás, João Ignacio disse:

Normalmente, os alertas não são publicados pelas defesas civis de cada local?

Por aqui a temperatura vem esquentando dia a dia. As tardes já estão ficando desagradáveis.

Esperando mais uma MP...

• Like 1

Agora, Paulo Vítor disse:

Normalmente, os alertas não são publicados pelas defesas civis de cada local?

Por aqui a temperatura vem esquentando dia a dia. As tardes já estão ficando desagradáveis.

Esperando mais uma MP...

Tem os serviços estaduais, tem o nacional e algumas prefeituras. Aqui no RS, o sistema é de lua, funciona quando quer. Sou inscrito e nem lembro a última vez que mandaram algo. O do Inmet é essa loucura, mas mandam (rsrsrsrs). Tínhamos a metroclima, operada pela Metsul, para a prefeitura de Porto Alegre. Era muito bom. Mas o serviço foi abandonado, por falta de pagamento. A situação hoje é pior do que a dois, três anos atrás no que refere ao atendimento da população na questão da previsão do tempo. 

• Like 2

1 hora atrás, sjmolive disse:

Já que falaram do frio de junho de 1985 aí acima...

Eu me lembro bem aqui na Zona da Mata MG, muito frio neste mês. Ia para escola de bicicleta com duas blusas de lã e de luvas!!

Compilei os dados da estação de Cel Pacheco, 22S e 400m, ou seja localidade relativamente quente para o padrão regional, mas que tem a série dos 30 dias disponíveis para este mês.

A mínima do mês chegou a estonteantes 4,6 C no dia 9 de junho 85.

Há exatos 34 anos (13/6/85), registrou 5,8 C de mínima!

Os dez dias terminados em 13/6/85 registraram temperatura média estimada de apenas 15,0 C, com média das mínimas em 7,9C ! 

O mês fechou assim

Jun 1985

Tn - 9,6 C

Tx - 25,5 C

Est Tn - 16,5 C

Bons tempos... que voltem!

Junho de 1985, o ano do recorde de temperatura mínima aqui em JF, juntamente com Julho de 1994. Em ambos os casos, temperatura mínima de 03,1C. Isso no topo a 950m.

Esses 04,6C em Coronel Pacheco eu achei até muito, a não ser que a estação não fosse em baixada. Naquele evento, uma boa parte das cidades da zona da mata deve ter registrado geada e temperaturas abaixo de 2C a 3C nas baixadas, pois foi uma MP extremamente seca. 

Se fez 03,1C no topão da UFJF, imagine quanto não fez na minha estação no Bandeirantes ? E na baixada Passos del Rei ? A temperatura foi abaixo de zero com geada forte em certos bairros da cidade. Tenho certeza disso. 

• Like 4

26 minutos atrás, João Ignacio disse:

"O horror, o horror, o horror"

Screenshot_20190614-001604~2.png

O cenário é um só no Rio Grande: Tudo quente ! Fogo, fogo, e mais fogo. 

1 hora atrás, João Ignacio disse:

Os erros de previsão de temperatura são para Porto Alegre. Aliás, noto que eles conseguem acertar temperaturas do nordeste, centro-oeste e sudeste, mas para o Sul sempre há erros. 

Mas isso se aplica a institutos privados também, como a Climtempo.

Que eu saiba, há um consenso aqui no BAZ, que a previsão da Climatempo, para a região sul, é ruim. Ou não?

Então, esse lance da qualidade de estado ou privada é muito complexa. 

Para citar um exemplo, as universidade (estatais) que dominam as pesquisas nacionais.

Esse papo que "o que é do Estado é ruim "dá pano para manga", e é tendencioso...

• Like 1

Ao que parece, junho terminará sem uma MP "muito forte".

Ficará para julho...

• Like 1

Posted (edited)
1 hora atrás, Renan disse:

Junho de 1985, o ano do recorde de temperatura mínima aqui em JF, juntamente com Julho de 1994. Em ambos os casos, temperatura mínima de 03,1C. Isso no topo a 950m.

Esses 04,6C em Coronel Pacheco eu achei até muito, a não ser que a estação não fosse em baixada. Naquele evento, uma boa parte das cidades da zona da mata deve ter registrado geada e temperaturas abaixo de 2C a 3C nas baixadas, pois foi uma MP extremamente seca. 

Se fez 03,1C no topão da UFJF, imagine quanto não fez na minha estação no Bandeirantes ? E na baixada Passos del Rei ? A temperatura foi abaixo de zero com geada forte em certos bairros da cidade. Tenho certeza disso. 

Existe registros não oficiais de -1,1C em Juiz de Fora. Meus pais estudaram na UFJF no começo dos anos 70, quando a região era pouco urbanizada e havia mais áreas verdes. Não era incomum presenciar geada fraca no Campus. Hoje em dia, com concreto por todo lugar e trânsito pesado, criou-se um ilha de calor e só mesmo uma frente fria fortíssima para isso voltar acontecer. Mas acredito que nesses morros e baixadas da zona rural de JF ainda deve ocorrer geadas ocasionais.

Meu sogro possui uma propriedade rural a mais de 40 anos na zona rural de Bicas. Já perguntei se houve geada por lá, e ele respondeu que aconteceu algumas poucas vezes, mas não durava muito, derretendo tudo assim que o sol aparecia pra valer. E o lugar deve ser 1 ou 2 graus mais quente que Juiz de Fora. Também perguntei qual foi a última vez que isso aconteceu, ele não soube responder ao certo, mas falou que foi em 2000 e pouco.

Edited by opusdei
  • Like 2
  • Thanks 1

Guest
This topic is now closed to further replies.

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.