Jump to content
Brasil Abaixo de Zero
Rodolfo Alves

Monitoramento e Previsão - Brasil/América do Sul - Junho/2019

Recommended Posts

O período frio 2019, a mim, ganhará com um pé nas costas ante 2015. A esta esta altura do campeonato, a menos para o sudeste e região serrana RS/SC e PR, 2019 já está melhor do que 2015. É bem verdade que, até 20 junho, viveremos um período mais quente e bem seco, com um belo bloqueio.

A próxima FF só chega por volta do dia 20/junho.

Mas nada me tira da cabeça que neste ano seremos atingidos por uma BOMBA POLAR, trazendo nevasca nas serras RS/SC e frio amplo no Centro-sul brasileiro.

• Like 3

Os portenhos de Bs Aires e os uruguaios estão virando sapos com tanta chuva! No momento, 16 graus em Bs Aires e muita chuva. Já Bagé, no RS, com já mais elevados 23 graus e nublado. 

O bloqueio inicia exatamente ao norte do Uruguai: na Campanha gaúcha! A campanha permanecerá com sol entre nuvens, e temperaturas elevadas até dia 18/junho, 17/26 graus.

Já pouco a sul, Bs Aires e Montevideo, no período de hoje até dia da chegada do ar frio (18/junho), ficará instável, com muita chuva e temperaturas entre 11/18 graus.

BAITA GRADIENTE TÉRMICO EM POUCOS KM DISTÂNCIA!

• Like 2

2 horas atrás, Felipe Backendorf disse:

3,3/17,6 segundo dados da epagri

Mais um mês padrão Mantiqueira na cidade mais fria do país

image.thumb.png.8df5b1635c50c501876829b50ba7cd08.png

• Like 5
  • Sad 2

Quando vejo esses 22•C de mínima em Santa Maria, acho que prefiro o sul de Minas, onde não tenho essas bizarrices nem no auge do verão. Prefiro um friozinho/frio mais constante noturno/manhã e tardes agradáveis e, as vezes, fria, do que esse negócio aí. 

Assustadora previsão para o RS! 

• Like 7

13 minutos atrás, Tomás WRuas disse:

Mais um mês padrão Mantiqueira na cidade mais fria do país

image.thumb.png.8df5b1635c50c501876829b50ba7cd08.png

O problema está sendo as máximas. De fato Urupema é mais fria que qualquer cidade da Mantiqueira, então essas noites geladas não são suficientes. A serra catarinense também se caracteriza pela mais baixa sensação térmica do país, durante as invasões polares que não têm ocorrido esse ano. Mesmo assim, ainda é outro mundo se comparado às terras baixas do RS.

• Like 3

25 minutos atrás, Victor Naia disse:

Quando vejo esses 22•C de mínima em Santa Maria, acho que prefiro o sul de Minas, onde não tenho essas bizarrices nem no auge do verão. Prefiro um friozinho/frio mais constante noturno/manhã e tardes agradáveis e, as vezes, fria, do que esse negócio aí. 

Eu sempre disse isso, mil vezes um clima sem muita variação, nem de frio nem de calor, do que essa nojeira que temos aqui.  

• Like 3
  • Haha 2

Pra mim está sendo a pior primeira quinzena de junho até hoje, superando até mesmo anos que não tivemos inverno como 2015 e 2017.

• Like 3

30 minutos atrás, Cahe Gundel disse:

Eu sempre disse isso, mil vezes um clima sem muita variação, nem de frio nem de calor, do que essa nojeira que temos aqui.  

O sonho de boa parte dos norte americanos é ir viver na Califórnia, justamente pela estabilidade do clima e por ser uniformemente ameno (excetuando-se as montanhas e os "inland deserts"). E o clima é perfeito para a agricultura (é um dos celeiros do mundo e berço da agricultura orgânica. Levando-se em conta as devidas proporções, considero que boa parte de Minas Gerais tenha uma característica algo similar. Levando-se em conta todas as estações do ano, acho que tem o melhor (ou um dos melhores) clima do Brasil. 

• Like 4

4 horas atrás, ricardosilva disse:

Grande coisa a temperatura estar NA MEDIA para o mês (isso que foram só uns poucos dias)...emoção climática para SP é mínima bem abaixo de 10°, máxima não passando de 12°, isso que tivemos esses dias não passou de um peido polar pra cá.

Amigo o Caco é um pouco arrogante , não perde tempo não,  faz bem para o coração. 

Ele entende tanto de latitude que no dia 26 de fevereiro ele já tinha decretado outono no paralelo 23 .

• Like 4

3 horas atrás, Renan disse:

Estou muito assustado.

Anomalias de até +8ºC sobre a campanha gaúcha nos próximos 5 dias.

E OS MODELOS NÃO SINALIZAM AINDA NENHUMA COMPENSAÇÃO À ALTURA DISSO...

cfs_anom_t2m_samerica_2019061300_21.thumb.jpg.97a71e097f504a68af637806dd6c509d.jpg

Não é possível que Julho e Agosto não  compense essa bizarrice climática.

• Like 3

22 minutos atrás, Juzinho disse:

Não é possível que Julho e Agosto não  compense essa bizarrice climática.

De uns tempos pra cá, o efeito compensatório tem sumido...o calor é substituído por mais calor, rs. 

• Like 2
  • Haha 2
  • Sad 3

1 hora atrás, Renan disse:

O problema está sendo as máximas. De fato Urupema é mais fria que qualquer cidade da Mantiqueira, então essas noites geladas não são suficientes. A serra catarinense também se caracteriza pela mais baixa sensação térmica do país, durante as invasões polares que não têm ocorrido esse ano. Mesmo assim, ainda é outro mundo se comparado às terras baixas do RS.

Na media das máximas no inverno, Pinheiro Machado fica abaixo de Urupema e nem vamos falar de sensação térmica, afinal de contas a Serra de Sudeste é um dos principais polos de energia eólica no Brasil.

1 hora atrás, Cahe Gundel disse:

Clima perfeito para mim: na faixa dos 1200m no sul de minas. Poços de Caldas por exemplo. Verão você consegue ir a piscina por muitos dias, mas a noite sempre agradável e, as vezes, até friozinho em pleno Janeiro/Fevereiro. Em quase todo outono e primavera, usa blusa pela manhã e a noite. Em bons dias do inverno, agasalha-se durante todo dia. Muitas casas ascendem suas lareiras nos dias frios. Média anual na casa dos 17.5•C a 18.0. Em Julho, média de 13.5•C/14•C. Tardes sub 20 ocorrem com certa frequência e, as vezes, máximas sub 15. Mínimas sub 10 são infinitas entre Março e Outubro. Sub 5 também ocorrem com facilidade nos meses mais frios. Acredito que negativa todo ano nos bairros mais frios. A mínima história é -7.2•C. Em 2011, peguei -3•C. Cidades como Maria da Fé, São Thomé das Letras( essa ruim de mínima- topão a 1300/1400m), Camanducaia (Monte Verde), Delfim Moreira, Bocaina de Minas, Campos do Jordão etc, são ainda mais frias - e nunca bateram os 35•C de Poços, que ocorreu em 2014, que foi uma exceção enorme no histórico climático do lugar. 

• Like 6

Comparaçãozinha desleal. Urupema junho 2019 x junho 2016 no mesmo período:

image.png.ab8f5a4cad2cf64c733227f12306de9c.png

• Like 6
  • Thanks 1
  • Haha 4
  • Sad 2

Posted (edited)

Rua Gonçalo de Carvalho em Porto Alegre/RS popularmente conhecida como 'rua mais bonita do mundo". Abafamento em Porto; 28ºC (U.R.A. 55%)
D88zfRCXkAAk2eT.jpg:large

Edited by Lucas Venturini
  • Like 5
  • Confused 1

Aquela história de que o Rio Grande do Sul é o único (ou um dos únicos) lugar imune ao aquecimento global já caiu ou ainda da pra sustentar essa exceção?

Digo isso pois, nos últimos anos, a região está sofrendo recordes sucessivos de calor em vários meses, enquanto no sudeste os recordes acalmaram a partir de 2016.

É inadmissível a capital mais meridional do país entrar no inverno astronômico sem ter baixado de 10.

Em BH, previsão de temperaturas bem na média para junho nos próximos dias: 14/25 graus.

• Thanks 1

O acumulado em João Pessoa está surpreendendo. Segundo o INMET choveu 213 milímetros nas últimas 24 horas. Alguns pluviômetros do CEMADEN já estão indicando mais de 250 milímetros. 😦

Aqui em Fortaleza não está chovendo no momento, mas algumas instabilidades estão se desenvolvendo ao largo do litoral do Ceará. O The Weather Channel indica que deverá chover durante a noite de hoje até amanhã o dia inteiro, diminuindo entre a madrugada e a manhã do sábado. 

• Like 2

3 horas atrás, Victor Naia disse:

Na minha humilde opinião, Sul de MG e região serrana do Rio são os melhores climas do Brasil. Cota acima dos 1000m...

Digo no quesito conforto térmico. 

• Like 2
  • Thanks 1

Esse mapa esquemático deixa claro porque a região Sul sofrerá os efeitos desse bloqueio de maneira muito mais severa do que no Sudeste.

Vejam o esquema de direcionamento dos ventos. O centro do bloqueio está numa posição que impõe um intenso fluxo de ventos quentes de Norte em direção ao RS. Por outro lado, no Sudeste, o fluxo imposto é de ventos frescos oceânicos, aliado à ASAS que está centrada numa posição confortável para nós. Esse padrão não altera até o dia 18.

O JBN alimentará muita instabilidade no Uruguai e Argentina, e continuará trazendo esse bafo quente do Brasil central para o sul do país. Vamos acompanhar isso, pois poderá trazer recordes de máxima absoluta para Junho em alguns locais. 

gfs-brarg-z500_barbs-0438000.thumb.jpg.238050db5a79a9c4de652f90de291900.jpg

• Like 3
  • Thanks 1

6 minutos atrás, Renan disse:

Esse mapa esquemático deixa claro porque a região Sul sofrerá os efeitos desse bloqueio de maneira muito mais severa do que no Sudeste.

Vejam o esquema de direcionamento dos ventos. O centro do bloqueio está numa posição que impõe um intenso fluxo de ventos quentes de Norte em direção ao RS. Por outro lado, no Sudeste, o fluxo imposto é de ventos frescos oceânicos, aliado à ASAS que está centrada numa posição confortável para nós. Esse padrão não altera até o dia 18.

O JBN alimentará muita instabilidade no Uruguai e Argentina, e continuará trazendo esse bafo quente do Brasil central para o sul do país. Vamos acompanhar isso, pois poderá trazer recordes de máxima absoluta para Junho em alguns locais. 

O recorde de SP é 28.8 em Junho no Mirante .

Creio que a chance de quebra é de 90% no IAG ( não sei qual é a absoluta de lá),

é de uns 70% no Mirante , segundo a previsão para os próximos dias .

• Like 2

4 minutos atrás, Renan disse:

Qualquer tipo de bloqueio ( alta pressão e calor ou chuvas torrenciais), em qualquer época do ano, SEMPRE tem efeitos dramáticos, principalmente no Uruguai, RS e SC. E, infelizmente, são comuns. O que torna este ainda mais dramático é que reforça uma situação já existente. Se tivéssemos tido um outono frio, e este bloqueio agora, aposto que todo mundo aqui estaria gostando ("uma folga do frio"). Mas, como está do jeito que todo mundo sabe, a reclamação tem sido geral: "cadê o frio???"  Quanto ao bloqueio em si, não tem nada de anormal. A falta de frio desde abril, isso sim é algo bizarro. 

• Like 1

3 horas atrás, Cahe Gundel disse:

Diamantina-MG

• Like 3

Posted (edited)

Boa tarde. Trago os volumes em 24h (9h de ontem à 9h de hoje) das chuvas ocorridas em função do intenso DOL que atingiu a costa leste nordestina.

Na PB:

image.png.c5b3508f30cca36bac33df70ff77951a.png

No PE:

image.png.d91e1f1a000a07bd5e11416b8e668160.png

O sistema ainda está vivo e segue provocando chuvas fortes no leste dos estados acima. Cabedelo estava com 274.6 mm acumulados na atualização das 16h de hoje (a chuva começou às 19h de ontem).

Goes 14 - 15h30 de 13/06

image.png.da5145df3876b22284aa4360f8c55c7e.png

Edited by CloudCb
  • Like 2

Exemplos do clima de Poços em algumas ondas de frio. Os dados são da cidade vizinha, Caldas, a 1150m. Possivelmente comportamento de baixada. A estação da ALCOA em Poços ficava nos quase 1300m, ao lado do aeroporto, era mais fria que o Inmet. 

Média mínima 06/1985: 2.9•C

Média compensada 06/1985: 11.3•C 

08/06: -2.0/12,1•C

09/06: -1.0/12,3•C

10/06: -2.0/12.1•C

Mínimas negativas foram até o dia 15! 

1994: neste ano, Poços registou -7.2•C!!!

09/07: 1.4/14•C

10/07: -5/16.1•C

11/07: -1.2/17.4•C 

Outras marcas expressivas: 

05/08/2011: -2.8•C. ( nesse dia eu estava na cidade, deu -3•C na Alcoa. A geada foi em toda cidade. ). 

Junho de 2016 deu -1.7•C. Julho do mesmo ano, -1.9•C. 

No Google e no YouTube, existem dezenas de fotos, vídeos (entre eles um belissimo feito por drone), mostrando as geadas na região de Poços de Caldas. 

Fico imaginando, qual foi o frio na cidade em 1979, 1981, 1988, 2000 etc. 

• Like 2

Guest
This topic is now closed to further replies.

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.