Jump to content
Brasil Abaixo de Zero
Rodolfo Alves

Monitoramento e Previsão - Brasil/América do Sul - Junho/2019

Recommended Posts

7 horas atrás, Renan disse:

Vai ser uma grande queima antecipada de estoque de roupas de inverno por aí.

Os turistas em Gramado devem estar um pouco frustrados. Disse um pouco, porque na linda serra gaúcha o frio é apenas uma pequena parte do atrativo.

Sim, meu amigo. O mês de mais alta ocupação de turistas é julho, mas junho já têm bastante pessoas que vêm pegar o "frio" da serra gaúcha. Julho de 2015 e 2017 já foram um desastre para o comércio das malharias da serra gaúcha, pois foram fraquíssimos. Em 2017, o que salvou foi aquela MP do meio do mês, mas durou muito pouco. Vamos aguardar como será julho de 2019. Como trabalho direto com Turismo, tenho contato com comerciantes da serra gaúcha e os mesmos estão muito pessimistas com as vendas de artigos de frio, mais uma vez, este ano. Aqui no Centro de Porto Alegre, a estratégia está sendo colocar mais roupas de meia estação mesmo nas vitrines. Com a temperatura mais alta, roupas muito pesadas causam "ojeriza" no cliente. Enfim, o comércio precisa se adaptar à realidade. Abraços!

• Like 4

Começam alguns dias de mesmice por aqui. Amanheceu nublado com mínima de 13 graus. Sol entre nuvens a tarde com máxima de 24 graus. Agora céu predominantemente limpo, 17 graus em Conselheiro Lafaiete

• Like 3

3 horas atrás, Renan disse:

Um dos dias mais inesquecíveis da minha vida, mesmo não tendo visto nada disso pessoalmente. Não importa...a emoção foi enorme ao ver essas fotos.

Saudades dessa época que não volta mais kkk

• Haha 1

2013 foi especial e inesquecível, subi a serra de SC em duas ocasiões para neve de 23 de julho claro, e dia 14 de agosto essa fui no morro da igreja onde nevou bem, e infelizmente na do dia 26 agosto que foi  a mais top para as serras do RS e algumas regiões da serra de SC, não consegui subir essa doeu kkkkk, fiquei acompanhando pela internet, cada pouco era mais e mais cidades com neve forte destaque para serra gaúcha

• Like 3

55 minutos atrás, Pedro Victor Peixoto Paulino Pedro Victor disse:

Previsão de tarde fria pra amanhã em Fortaleza: máxima de 27ºC. Hahaha. 

Bizarro, mas para nossos padrões (31ºC/32ºC 12 meses por ano, é uma diferença, rs. 

4A73B39D-FBB0-4C0B-AA2F-F427BDE1E9EE.jpeg

Qual a tarde mais fria que se recorda ter passado aí?

Vou ter que deixar registrada essa 12Z do ECMWF, obra prima de satã:

image.png.9b9c63036761762b6c7538ee2b7fb4bc.png

médias de Junho em Indaial 2007-2018: 13/21

• Like 2
  • Haha 1
  • Confused 1
  • Sad 3

1 hora atrás, Moretão disse:

Os modelos estão um lixo. Aumentou gradual do calor até o final de semana e depois não esfria. Junho foi pro saco.

Pode ser o pior outono/inverno desde sempre. Que eu me lembre 2015 o outono foi razoável ou bom. Só depois que ficou ruim.

Estou com a sensação de que, em PORTO ALEGRE, noites e manhãs estão agradáveis, coisa que não lembro em 2015, aliás lembro de várias noites abafadas em 2015 e isso não aconteceu ATÉ AGORA (batendo na madeira). Claro que mais uma semana e meia e tudo pode piorar. 

• Like 2

1 hora atrás, Pedro Victor Peixoto Paulino Pedro Victor disse:

Previsão de tarde fria pra amanhã em Fortaleza: máxima de 27ºC. Hahaha. 

Bizarro, mas para nossos padrões (31ºC/32ºC 12 meses por ano, é uma diferença, rs. 

4A73B39D-FBB0-4C0B-AA2F-F427BDE1E9EE.jpeg

O problema não é fazer 31 ou 32 graus, mas essas mínimas constantes de 24, 25 e 26 graus é que devem dar uma sensação de sufocamento. 

• Like 1

Pegando os dados de Sorocaba, deu pra ver que o mês tem sido muito bom até agora, com desvio negativo de 1 grau na média. Cidades que tiveram noites limpas em todos os dias estão com médias muito boas, tanto mínima quanto máxima no estado de SP.

• Like 2

Posted (edited)

Já que estamos no flash back do frio, compartilho com vocês a temperatura que presenciei, há exatos três anos (11/6/16), em São José dos Campos SP, em plena 2 da tarde, com céu claro...

Hoje, 11/6/19, aqui no Centro de Juiz de Fora, a temperatura oscilou entre 16 e 22 graus, até choveu. No momento, às 20h, 18 graus e céu claro. 

Uma boa noite para todos!

image.png.8ea3e65c0ca7d2a51cfc04bc60e4bfdf.png

Edited by sjmolive
  • Like 4
  • Thanks 1

Posted (edited)
5 minutos atrás, João Ignacio disse:

O problema não é fazer 31 ou 32 graus, mas essas mínimas constantes de 24, 25 e 26 graus é que devem dar uma sensação de sufocamento. 

E o pior é que essas mínimas são alcançadas no finalzinho da madrugada, já início da manhã. De noite e no início da madrugada é comum termos 27ºC, às vezes 28ºC com ST passando dos 30°C. 

Edited by Pedro Victor Peixoto Paulino Pedro Victor
  • Like 2
  • Sad 3

Agora, Pedro Victor Peixoto Paulino Pedro Victor disse:

E o pior é que essas mínimas são alcançadas no finalzinho da madrugada, já início da manhã. De noite e no início de madrugada é comum termos 27ºC, às vezes 28ºC com ST passando dos 30°C. 

Como diz a minha mãe: "Jesus amado todo-poderoso". Tenho um amigo aqui em POA que é de Maria da Fé, mas a família dele é cearense. Ele sempre odiou os verões daqui, mas mudou de ideia quando a mãe ficou doente e ele foi cuidar dela, num lugar chamado Aldeota. Ele me disse que foram os seis piores meses da vida dele. Achou que iria morrer cozido ou assado.... 

• Like 2

Agora, João Ignacio disse:

Como diz a minha mãe: "Jesus amado todo-poderoso". Tenho um amigo aqui em POA que é de Maria da Fé, mas a família dele é cearense. Ele sempre odiou os verões daqui, mas mudou de ideia quando a mãe ficou doente e ele foi cuidar dela, num lugar chamado Aldeota. Ele me disse que foram os seis piores meses da vida dele. Achou que iria morrer cozido ou assado.... 

Hoje mesmo foi um bom exemplo prático do comportamento das temperaturas por aqui:

F3A66F76-5C0D-4A93-BC4E-5CFA44A913F7.jpeg

• Like 1

1 minuto atrás, Pedro Victor Peixoto Paulino Pedro Victor disse:

Hoje mesmo foi um bom exemplo prático do comportamento das temperaturas por aqui:

F3A66F76-5C0D-4A93-BC4E-5CFA44A913F7.jpeg

Não tem refresco e a umidade é relativamente alta. Imagino que na beira da praia, com brisa, seja muito bom. Mas alguns quilômetros cidade adentro deve ter uma sensação de grande abafamento. 😳😯

• Like 1

1 minuto atrás, João Ignacio disse:

Não tem refresco e a umidade é relativamente alta. Imagino que na beira da praia, com brisa, seja muito bom. Mas alguns quilômetros cidade adentro deve ter uma sensação de grande abafamento. 😳😯

Exatamente. E o que complica é que a maior concentração de prédios daqui é justamente nas áreas próximas ao mar, aí isso acaba impedindo os ventos de adentrarem pelo interior da cidade. 

Agora trouxe um exemplo de madrugada “fria”:

4DBE01A7-66AE-409D-BFA3-0E268BC6A8F5.jpeg

• Like 3

13 minutos atrás, Pedro Victor Peixoto Paulino Pedro Victor disse:

Exatamente. E o que complica é que a maior concentração de prédios daqui é justamente nas áreas próximas ao mar, aí isso acaba impedindo os ventos de adentrarem pelo interior da cidade. 

Agora trouxe um exemplo de madrugada “fria”:

4DBE01A7-66AE-409D-BFA3-0E268BC6A8F5.jpeg

Meu Deus, continua um forno, digno de uma madrugada abafada e úmida de POA no auge do verão. 

• Like 2

5 horas atrás, João Ignacio disse:

O vídeo é longo, mas dá uma ideia do que é a neve num grande centro urbano, no caso, Caxias do Sul, segunda maior cidade do RS e uma das maiores de todo o Sul. 

Esse aí é meu vídeo favorito da neve de agosto 2013. O trecho a partir de 5:00 é absurdo!

Outro que amo é esse: 

• Like 3
  • Thanks 2

Agora, Tomás WRuas disse:

Esse aí é meu vídeo favorito da neve de agosto 2013.

Outro que amo é esse: 

Maravilhoso. Peguei neve assim em canela, Morro Reuter e em São Chico (em anos diferentes). Curiosamente, sendo a família da minha mãe de São Joaquim e eu seguidamente ir pra lá, só peguei umas paraguaias bem furrecas em São Quincas kkkkkk

Eu quero acreditar tanto no Molion que entraremos num ciclo frio em 2020. Mas tá difícil! 

Já é 11 de junho e a convencional de Porto Alegre ainda não registrou mínima abaixo de 10°.

Com isso, quebramos o recorde oficial de sub-10° mais tardia, que era de 2002 (9,4° em 11/06). Mais um recorde pra conta de 2019. Não vamos nos perder.

Convencional de POA (anomalias 1974-2019):

image.thumb.png.45af95a9b7076a58360b49d9d1af2435.png

• Like 6
  • Sad 3

8 minutos atrás, Tomás WRuas disse:

Já é 11 de junho e a convencional de Porto Alegre ainda não registrou mínima abaixo de 10°.

Com isso, quebramos o recorde oficial de sub-10° mais tardia, que era de 2002 (9,4° em 11/06). Mais um recorde pra conta de 2019. Não vamos nos perder.

Convencional de POA (anomalias 1974-2019):

image.thumb.png.45af95a9b7076a58360b49d9d1af2435.png

Meu Deus, que outono bizarro. O quadro perfeito do inferno. 

• Like 1

1 hora atrás, João Ignacio disse:

Estou com a sensação de que, em PORTO ALEGRE, noites e manhãs estão agradáveis, coisa que não lembro em 2015, aliás lembro de várias noites abafadas em 2015 e isso não aconteceu ATÉ AGORA (batendo na madeira). Claro que mais uma semana e meia e tudo pode piorar. 

Eu tenho a ligeira impressão (sem recorrer a dados) que aqui o outono foi melhor em 2015. Até parte de Junho acho que foi "tolerável" depois virou uma porcaria. Julho ruim, Agosto foi terrível. Setembro e Outubro só chuva e abafado.

Esse ano acho que já estamos pior. Apesar disso acredito que iremos terminar melhor.

Outra hora vou fazer a comparação e postar aqui.

• Like 1

42 minutos atrás, João Ignacio disse:

Maravilhoso. Peguei neve assim em canela, Morro Reuter e em São Chico (em anos diferentes). Curiosamente, sendo a família da minha mãe de São Joaquim e eu seguidamente ir pra lá, só peguei umas paraguaias bem furrecas em São Quincas kkkkkk

Eu quero acreditar tanto no Molion que entraremos num ciclo frio em 2020. Mas tá difícil! 

João Ignacio,

por enquanto quem esta ganhando é a corrente Aquecimentista, infelizmente.

• Like 2

Guest
This topic is now closed to further replies.

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.