Jump to content
Brasil Abaixo de Zero
Rodolfo Alves

Monitoramento e Previsão - Brasil/América do Sul - Junho/2019

Topic will be automatically locked at 03:00 AM

Recommended Posts

Boa tarde, aqui em Ponta Grossa faz 20°C com sol e sem nenhuma nuvem no céu.

O simepar preve que a temperatura fique na faixa entre 8-20°C até segunda.

Depois disto as coisas começam a esquentar tenebrosamente.

As temperaturas máximas ficarão na casa dos 24-25°C e as mínimas entre 13-16°C que são horríveis para nosso padrão.

• Thanks 1

Posted (edited)
23 minutos atrás, marinhonani disse:

Gabriel Cardoso,

tudo indica que no amanhecer de sábado vai ocorrer outra geada no bairro do Charco.

Outra geada pelos próximos 5 dias no mínimo, e as médias mínimas e máximas já estão em 3,6C e 16,6C respectivamente.  :x:x

Edited by Gabriel Cardoso
  • Like 2
  • Thanks 1

18 minutos atrás, GabrielG. disse:

Boa tarde, aqui em Ponta Grossa faz 20°C com sol e sem nenhuma nuvem no céu.

O simepar preve que a temperatura fique na faixa entre 8-20°C até segunda.

Depois disto as coisas começam a esquentar tenebrosamente.

As temperaturas máximas ficarão na casa dos 24-25°C e as mínimas entre 13-16°C que são horríveis para nosso padrão.

Se pegar o intervalo entre 14/Maio até 10/Junho, ou seja, 25 dias corridos, até que foi um bom período para o frio por aí.

Em nossa latitude, frio constante não existe.

Muito normal que após esta MP suceda um período mais quente.

Agora, que a coisa está braba em SC e no RS, isso está sim. E não há perspectiva de mudanças até ao menos dia 15/Junho.

• Like 1
  • Confused 1

A primeira quinzena do mês de Junho já pode ser considerada perdida em Floripa.

Fazendo a simulação baseado no euro, chegaria ao dia 15 com anomalia de +3 nas mínimas e +2 nas máximas.

Possivelmente poderia chegar até com valores maiores, pois hoje por exemplo era esperado 16/25 e até o momento a variação foi de 19/26.

Simulação otimista

se.jpg.148ec904d8833e830ea790a55b8542c0.jpg

• Like 1
  • Sad 4

39 minutos atrás, Felipe Backendorf disse:

Segundo a 00Z do euro os 20 primeiros dias do mês fechariam assim em Indaial:

image.thumb.png.bd901ccc1449f7e8846991eb2f59bbfa.png

Padrão 2005 👍

Sem palavras...e o pior é que, confirmando Junho como um mês bem acima da média por aí, só sobra Julho e Agosto para alguma coisa boa ainda acontecer, porque depois disso o maldito calor sempre é certo de ocorrer... Setembro às vezes surpreende, mas não dá pra confiar muito, e o sol já é forte demais.

• Like 1

Agora, Renan disse:

Sem palavras...e o pior é que, confirmando Junho como um mês bem acima da média por aí, só sobra Julho e Agosto para alguma coisa boa ainda acontecer, porque depois disso o maldito calor sempre é certo de ocorrer... Setembro às vezes surpreende, mas não dá pra confiar muito, e o sol já é forte demais.

Setembro ainda tem chances de algo bom, acho que 2005 foi um dos casos.

Aliás, Setembro em Floripa tem média máxima praticamente igual a Junho (21,9ºC contra 22,0ºC) e menor que Maio (23,9 contra 22,0ºC).

Então pelo menos tardes frias, até Outubro ainda tem chances, hehe

• Like 2

Máxima de 23,4ºC por aqui. No momento, 22,7ºC. Sol e céu azul de brigadeiro. Já esquentou bem hoje no que tange às máximas.

A partir de agora, as mínimas baixas durante a  noite/madrugada dar-se-ão exclusivamente devido à combinação do fator altitude + ar seco.

Em termos dinâmicos, um longo período de calmaria à frente. Quiçá venha uma potente MP para quebrar este novo padrão atmosférico instalado após esta forte MP que passou.

2 minutos atrás, Caco Pacheco disse:

Máxima de 23,4ºC por aqui. No momento, 22,7ºC. Sol e céu azul de brigadeiro. Já esquentou bem hoje no que tange às máximas.

A partir de agora, as mínimas baixas durante a  noite/madrugada dar-se-ão exclusivamente devido à combinação do fator altitude + ar seco.

Em termos dinâmicos, um longo período de calmaria à frente. Quiçá venha uma potente MP para quebrar este novo padrão atmosférico instalado após esta forte MP que passou.

As grandes baixadas de Minas Gerais vão RUGIR essa noite e madrugada. Pensando nisso, amanhã cedo (6h) estarei na baixada da Chácara Passos del Rei aqui em JF, para anotar em meu termômetro digital Incoterm qual será a temperatura por lá. Acredito em algo como 5C ou 6C, porque na minha estação deve dar uns 8C amanhã cedo. 

Está bem seco, o céu azul desde o início do dia e mesmo assim a temperatura máxima não passou dos 22 graus. Essa é uma CLÁSSICA situação para frio intenso nas baixadas. Vai surpreender.

• Like 4
  • Thanks 1

Posted (edited)
53 minutos atrás, Caco Pacheco disse:

Se pegar o intervalo entre 14/Maio até 10/Junho, ou seja, 25 dias corridos, até que foi um bom período para o frio por aí.

Em nossa latitude, frio constante não existe.

Muito normal que após esta MP suceda um período mais quente.

Agora, que a coisa está braba em SC e no RS, isso está sim. E não há perspectiva de mudanças até ao menos dia 15/Junho.

O que segura as temperaturas não subirem tanto como a parte baixa de SC/RS nesse período, é a nossa altitude.

Durante o dia 14 de maio até agora teve apenas alguns dias de um frio moderado que foi esses para cá, de resto da para puxar a descarga porque foi uma m****. Em uma análise superficial a anomilia média das mínimas foram de +3°C, não sei donde vivemos um bom período de frio.

Se você pegar as máximas também ficaram acima da média para nossas bandas.

Edited by GabrielG.

1 hora atrás, Felipe Backendorf disse:

Segundo a 00Z do euro os 20 primeiros dias do mês fechariam assim em Indaial:

image.thumb.png.bd901ccc1449f7e8846991eb2f59bbfa.png

Padrão 2005 👍

Esse "inverno" está bem democrático quanto às comparações, uns podem comparar com 2014, 2015, 2005...só ano top

• Like 1
  • Haha 3

Posted (edited)
11 minutos atrás, Felipe F disse:

Aliás, Setembro em Floripa tem média máxima praticamente igual a Junho (21,9ºC contra 22,0ºC) e menor que Maio (23,9 contra 22,0ºC).

Setembro já foi o "Salvador da pátria" em algumas situações, como por exemplo em 2002, 2006, 2008 e 2012. Apesar disso, eu não gosto muito quando a MP mais forte acontece nesse mês, que já é a transição para a primavera. Muitas vezes acontece de logo após ocorrer a MP, se instalar um padrão de primavera seca. 

Edited by Renan
  • Like 1

Não foi dessa vez que o Mirante poderia ter a menor temperatura do ano. Mesmo com o céu limpo(que perdurou por toda a madrugada), o Mirante registrou 11,6°C.

A menor temperatura do ano no Mirante até agora segue sendo os 11,4°C do dia 25/05.

E segundo o Foreca, as mínimas vão ficar variando entre 12 e 14 graus até o próximo sábado(15):

image.png.b3b408b2cf8ca21ce78ca0173af52412.png

4 minutos atrás, Beto Krepsky disse:

Esse "inverno" está bem democrático quanto às comparações, uns podem comparar com 2014, 2015, 2005...só ano top

Opa, faltou 2017, hehe

• Like 1

5 horas atrás, Chavem disse:

CGE Marsilac registrou uma mínima de 6,4c , enquanto o CGE Sé quentes 13,0c...🙊

Eu não entendo o motivo de variações tão acentuadas na cidade de São Paulo, tem dia que chega a quase 10 graus de diferença.

Pelo que acompanho, o máximo que já vi aqui foi 3 graus, em casos de ar parado e seco (subsidência).

Hoje:

Cercadinho (área mais verde): 11,1

Pampulha (borda de uma estação ecológica): 11,2

Centro (concreto): 12,4

E o relevo de Belo Horizonte é mais inconstante que o paulistano, o que deveria favorecer os constrastes.

3 horas atrás, Caco Pacheco disse:

Na maior parte do RS só faz frio com advecção polar; não tem altitude.

Até o dia 15 não teremos ingresso de FF/MP; por conseguinte, praticamente a totalidade do RS (terras de baixas altitudes, em geral) sofrem. 

Só se safam as serras do RS e SC, além da parte do PR com altitude (Curitiba), que acabam tendo máximas um pouco acima da média e mínimas razoavelmente na média devido à secura do ar e céu limpo.

São Paulo terá "marasmo". Mantiqueira agradece.

Brasil inteiro só faz frio com advecção polar. As cidades de altitude de fato conseguem manter um padrão muito bom de frio por irradiação. 

Eu não tenho que reclamar, acho perfeito esse frio seco sob bloqueio atmosférico que as cidades serranas vão enfrentar pela frente agora. Porém, somado ao Sol brasileiro pra mim isso está MUITO longe de ser clima de inverno. A pessoa dá uma caminhada sob sol mesmo de bermuda e está suando. Inverno onde o sol é constante e vegetação verdinha, isso é inverno xing ling hahaha.

Mesmo cidades como Buenos Aires e Montevideo num inverno normal apresentam um aspecto muito mais bucólico, muitos dias fechados e vegetação adaptada pra mais horas de frio. Até a metade sul do Uruguay dificilmente estão no "lado de dentro" dos bloqueios hehehe

• Like 1

29 minutos atrás, LeoP disse:

Eu não entendo o motivo de variações tão acentuadas na cidade de São Paulo, tem dia que chega a quase 10 graus de diferença.

Pelo que acompanho, o máximo que já vi aqui foi 3 graus, em casos de ar parado e seco (subsidência).

Hoje:

Cercadinho (área mais verde): 11,1

Pampulha (borda de uma estação ecológica): 11,2

Centro (concreto): 12,4

E o relevo de Belo Horizonte é mais inconstante que o paulistano, o que deveria favorecer os constrastes.

Acredito que seja pela maior diferença entre as áreas densamente urbanizadas na capital vs bairros menos urbanizados que, no geral, situam-se nos extremos - geralmente ao sul do município. 

Ao sul do município é outra dinâmica. Imagino que recebam mais ar frio, comportamento maior de baixada em algumas estações etc. Os entendidos poderão respondê-lo melhor. 

Apesar disso, existem diferenças grandes de altitude na grande SP. Um amigo mora na Aldeia da Serra, a 1050/1100m entre os municípios da RMSP de Barueri e Santana do Parnaíba. Cara, lá e um gelo. Ótima  para máximas e mínimas. O contraste lá com uma região central como Pinheiros, Mooca ou Sé, todas densamente urbanizadas, deve ser maior que Marsilac vs centro expandido. 

• Like 2

Posted (edited)

A convergência da frente fria atingiu o Sergipe na noite de ontem e vem provocando chuvas moderadas a fortes até agora em áreas do estado. O maior valor ocorreu na capital de ontem (9h) pra hoje (9h):

image.png.fbc9895770c6f60786efbd18bf9e3eff.png

Fonte: Cemaden, Inmet.

Carta das 12Z do CPTEC/INPE de hoje:

image.png.b64fc68326e0688d8ce32d2d0b0684c9.png

Em virtude dessa frente, as temperaturas não subiram muito hoje na região.

As automáticas do Inmet na leitura das 15h detectou essas temperaturas em alguns locais:

• Carira: 22.6°C

• Itabaiana: 22.9°C

• Nossa Sra. da Glória: 22.9°C

• Poço Verde: 21.8°C

Edited by CloudCb
  • Like 7

Posted (edited)

Não sei qual dos dois modelos é pior em relação às temperaturas para minha região, se o europeu ou o GFS. Bom, pelo menos na mínima o europeu ainda fica dentro. Já nas máximas, os dois sempre erram feio.

Nos últimos dias o europeu previa mínimas pouco abaixo dos 10°C e o GFS um pouco acima dos 10. Hoje e anteontem a mínima foi de 8°C, já ontem de 9°C. Já nas máximas os dois previam a temperatura chegando a 22°C, 23°C por dias a fio, só esquentando um pouco na próxima terça, quando atingiríamos os 25°C.

O problema é que ontem já batemos 25 e hoje já chegamos aos 27°C. Isso não me surpreende, já que em mps bem mais fortes, mesmo quando a temperatura cai abaixo dos 5°C pela manhã, sempre ultrapassamos pelo menos um pouco os 20°C à tarde. O problema é que dessa vez estão errando por muito, mostrando máximas baixas em uma mp bem mequetrefe. Não vou me espantar se à partir de terça alcançarmos os 30°C à tarde.

Edited by Patrick Ribeiro
  • Like 3

Dia bem bonito em SP, com o céu sem uma nuvem sequer. Na Vila Mariana tenho 19.6ºC após mínima de 11.6ºC e máxima de 23.6ºC. UR mínima bateu 43%.

6942214a-5e9d-4c7f-90c8-968dee3b99c0.png

• Like 5

Posted (edited)
3 horas atrás, Felipe F disse:

Não lembro se foi em setembro de 2005 ou 2006 que tivemos precipitação, fraca/nem tão fraca assim, de neve, em alguns bairros de Porto Alegre. 

Edited by João Ignacio
Textos