Jump to content
Brasil Abaixo de Zero
Rodolfo Alves

Monitoramento e Previsão - Brasil/América do Sul - Junho/2019

Recommended Posts

Posted (edited)

@Renan, você acertou em cheio... Rolou até uma chuva na madrugada! 

Mínima de 12°C em Barra.

10°C em Ipiabas.

4°C em Maringá, Visconde de Mauá. 

Deve ter geado em Mauá. 

Edited by Ivan
  • Like 3
  • Thanks 1

Em junho estamos no dia 5, e choveu em todos os 5 dias deste mês até agora.

Mirante: 42,3mm

Sesc Interlagos(até 12:00): 76,3mm]

O Mirante está bem próximo de atingir a média de chuva de junho(que é em torno de 50mm)

• Like 2

Temperatura atual de 15,1ºC. Máxima atingiu 15,4ºC até o momento aqui na Granja Viana. Sol deu pinta que iria aparecer, mas já fechou geral novamente.

Posted (edited)
58 minutos atrás, Renan disse:

Estou de acordo. Essa MP marítima me deu uma boa animada. O dia de ontem foi "inverno raiz" por aqui, e hoje está sendo também. Aliás, essa alta pressão forte no oceano vai ajudar o atlântico a se resfriar acentuadamente. Até Julho acho que as anomalias na nossa costa já terão zerado.

KKK, seus "bipolares". kkkk

BAZIANOS "típicos".

Bastou a primeira MP "raiz" do ano.

Edited by Caco Pacheco
  • Haha 2

44 minutos atrás, Lucas Venturini disse:

Como não.... Esse ano mesmo o Simepar bateu recorde de calor em Curitiba com a maior máxima deste a sua fundação, coisa que não aconteceu no INMET. Tem um pessoal do Simepar que sempre passa por aqui, e quero dizer que sou fã do trabalho deles e os dados colhidos pela instituição valem tanto quanto ao Instituto Nacional de Meteorologia. 

Para Curitiba pode até ser, porém aqui em Ponta Grossa é a única estação que temos e sem dúvidas ela sempre apresenta valores que condizem. Um grande exemplo é o próprio termômetro que fica no carro, claro que eu não tiro valores dele porque não é a melhor  lugar medição, mas em lugares com sombra ou até mesmo ao amanhecer quando o mesmo não está exposto ao sol os valores são muito próximos com variações de centésimos para mais ou para menos.

Claro que a margem de erro é perfeitamente compreensível pelo relevo e que também o ar é um fluído, apresenta variações.

• Like 1

6 minutos atrás, Caco Pacheco disse:

Temperatura atual de 15,1ºC. Máxima atingiu 15,4ºC até o momento aqui na Granja Viana. Sol deu pinta que iria aparecer, mas já fechou geral novamente.

E aqui o tempo resolveu firmar! Liguei a tv no jornal SPTV e o tempo lá em Sampa tá fechado! É raro acontecer isso, normalmente é o contrário...

O termômetro analógico daqui de casa acusa 16°C.

Posted (edited)
55 minutos atrás, Caco Pacheco disse:

Curitiba é mais "subtropical"  do que São Paulo, por isso as chuvas são mais bem distribuídas durante o ano. 

Por isto é mais propensa a MP´s continentais. Por isto, creio eu, praticamente está isenta de ZCAS no verão.

Mas tem uma boa similaridade com São Paulo em termos de dinâmica atmosférica.

Como quais? A que eu vejo é a a nebulosidade.

Edited by GabrielG.

45 minutos atrás, marinhonani disse:

Victor Naia 

demora anos para São Lourenço registrar negativas, pelo menos na estação convencional.

Eu posso estar enganado. Mas no jornal da EPTV citavam as negativas de São Lourenço( 2004,2007(?)2009,2011) lembro com certeza de assistir. 

Enfim, de qualquer forma, a cidade tem potencial de frio de baixada maior que Lambari, cuja estação já teve médias mínimas absolutamente incríveis. 

39 minutos atrás, marinhonani disse:

Lucas FVenturini,

fui pesquisar a altitude de duas cidades de Minas.

Passa Quatro automática 1017 metros

Passa Quatro convencional 920 metros

deve dar uma boa diferença as mínimas nas noites sem vento, céu claro e umidade  baixa, entre o topo e a baixada dentro da cidade de Passa Quatro.

Outra cidade que tem diferença nas estações é Oliveira-MG

Oliveira automática 1025 metros

Oliveira convencional 966 metros(acho que foi desativada),marcou 0,0ºC em 1º de junho 1979.

Lavras também deve ter tido estações em lugares diferentes. A estação deles atualmente é num topo, que não mostra o potencial da cidade como em Varginha e outras cidades. 

Duas cidades frias perto de Oliveira: Santo Antonio do Amparo e São Tiago.

1 hora atrás, Renan disse:

Vou torcer MUITO para Sampa registrar uma máxima sub-15, de preferencia no Mirante. Vamos ver.

O sol apareceu e já passamos dos 17 graus aqui no Sesc. 

MP bem sem vergonha por aqui, só digna de comemorar devido a ser no ano de 2019 

• Like 1

Posted (edited)
47 minutos atrás, GabrielG. disse:

Como quais? A que eu vejo é a a nebulosidade.

Principalmente dinâmica de massas de ar, que é um dos fatores que mais influenciam o clima.

Afora isso, as próprias condições das duas cidades: altitude mais elevada, proximidade da serra do mar na borda leste, proximidade geográfica (distantes cerca de 480 Km; mais próximas entre si que SP do RJ).

No que se refere aos avanços de sistemas frontais, vejo muito mais similaridade entre SP-Curitiba, do que Curitiba-PoA. Já Curitiba-Floripa, CWb-SP, é uma boa "disputa". 

A faixa +- de Floripa é um bom "divisor de clima" na região sul do país, no que tange ao deslocamento de FF´s e suas influências.

Cito, a título de exemplo, os 2 mega eventos de frio em 2013; o primeiro em julho, e o segundo em agosto.

O primeiro foi muito mais marcante de "Floripa para cima", inclusive em São Paulo, que teve máxima de 8,6ºC em um dia.

Já o segundo, mais marcante "abaixo de Floripa", com neve farta nas serras RS.

Enxergo uma "linha imaginária" na altura da latitude de Floripa... Coisa empírica, mas que, durante os anos que observo, tem comportamentos práticos muito interessantes.  

Edited by Caco Pacheco

10 minutos atrás, Juzinho disse:

Mas a durabilidade dela é boa, ainda acredito que o Mirante vai conseguir sua sub-10 essa semana.

• Like 2

10 minutos atrás, Juzinho disse:

Sim, sim! Dá para ver que está limpando mais para sul e SE daqui do oeste da RMSP.

Vai subir a temperatura por aqui daqui a pouco. No momento, 14,8ºC.

• Like 1

1 hora atrás, Caco Pacheco disse:

Como está o tempo por aí agora? Sol ou nublado/chuviscando?

Parcialmente nublado, 19C na minha estação. Maravilhoso.

Agora, Renan disse:

Mas a durabilidade dela é boa, ainda acredito que o Mirante vai conseguir sua sub-10 essa semana.

A maior chance será na 6ª feira de manhã.

Mas pode pregar uma "peça" se abrir a partir de agora...

• Like 1

Agora, Renan disse:

Parcialmente nublado, 19C na minha estação. Maravilhoso.

Show de bola.

Posted (edited)
1 hora atrás, marinhonani disse:

Lucas FVenturini,

fui pesquisar a altitude de duas cidades de Minas.

Passa Quatro automática 1017 metros

Passa Quatro convencional 920 metros

deve dar uma boa diferença as mínimas nas noites sem vento, céu claro e umidade  baixa, entre o topo e a baixada dentro da cidade de Passa Quatro.

Outra cidade que tem diferença nas estações é Oliveira-MG

Oliveira automática 1025 metros

Oliveira convencional 966 metros(acho que foi desativada),marcou 0,0ºC em 1º de junho 1979.

marinhonani,

Essa convencional de Passa Quatro foi desativada né? É uma pena que o INMET coloque a estação automática em lugares diferentes das antigas convencionais. Maria da Fé também é o mesmo problema.

Aqui a estação meteorológica nunca mudou de local desde de 1945. Então fica coerente comparar os dados antigos com os atuais. Pena que antes de 1961, os dados ainda não foram digitalizados.

Edited by LucasFVenturini

2 horas atrás, marinhonani disse:

Tomás WRuas,

foi você que informou da localização antiga da estação do Inmet/Porto Alegre? 

Se sim. Em qual tópico está.

Menor mínima do ano na região Noroeste do Rio, não caiu mais porque nublou a partir de 4 h 30 madrugada.

Automática de Cambuci-RJ, registrou 11,6ºC ás 3 da madrugada e na automática de Muriaé-MG(fica num topo 70 metros acima da BR 116) 12,6ºC ás 6 horas.

Aqui:

image.thumb.png.2ff469cff1bd0ac7112bb6c203cf4f5a.png

• Like 1

Posted (edited)

Sol também abriu por aqui. 17,2ºC no momento. Ventos de NE.

Edited by Caco Pacheco

2 horas atrás, opusdei disse:

Creio que sim, as chuvas em Curitiba são mais bem distribuídas durante ao ano. Em termo de nebulosidade me parece similar, qualquer diferença entre as cidades não deve ser muito significativa.

Em relação ao Mirante sim, já se a comparação for com o Sesc Interlagos a semelhança no quesito chuvas será bem maior. É que vai precisar de 30 anos de dados para fazer a comparação.

• Like 1

Posted (edited)

Esta FF chegou a Brasilia-DF ou a Goiânia?

Edited by Caco Pacheco

1 minuto atrás, jrmartinisp disse:

Em relação ao Mirante sim, já se a comparação for com o Sesc Interlagos a semelhança no quesito chuvas será bem maior. É que vai precisar de 30 anos de dados para fazer a comparação.

Exatamente. Se a comparação for com Marsilac então, a semelhança com Curitiba é maior ainda, pois Marsilac está bem mais ao sul, o que a torna climaticamente cada vez mais próxima a Curitiba. Por isso o Lucci, que é de Curita, faz uma alusão em relação a Marsilac como sendo a "Curitibinha paulistana". 

• Like 1

Posted (edited)
12 minutos atrás, jrmartinisp disse:

Por isso que é um erro tratar o Mirante como referência como "clima de São Paulo (cidade).

Mirante como referência do clima de São Paulo para turista, ok.

Se se considerar que a maior parte da população reside na parte periférica da cidade, errado. É outro clima, com mínimas mais baixas das registradas pelo Mirante. Não "do peso" de Marsilac, que é zona rural, e ninguém praticamente mora lá. Mas locais como São Mateus, Jabaquara, Mauá, Ribeirão Pires, Itapevi, Grajaú (Sesc Interlagos), Capela do Socorro, Perus, Parelheiros, ABCD, vastamente habitadas, registram mínimas muita abaixo do Mirante e centro expandido.

Edited by Caco Pacheco
  • Like 1

1 hora atrás, opusdei disse:

Sabe quando ocorreu a última negativa em POA?

Desde que a estação oficial de POA foi pro Jardim Botânico (topinho), em 1974, ela só registrou uma negativa. As menores desde 1974:

• -0,2° 16/07/1993
  • 0,0° 14/07/2000
  • 0,1° 25/07/2009
  • 0,3° 05/08/1995
  • 0,4° 12/07/2007
  • 0,4° 30/06/1996
  • 0,6° 15/07/1991
  • 0,7° 06/08/1995
  • 0,7° 06/06/1978
  • 0,9° 09/06/2012
  • 0,9° 14/07/1991

image.thumb.png.5d0692427112ebc4ac8af50bdb4508c1.png

• Like 6

44 minutos atrás, Juzinho disse:

Imagina...

MP de forte calibre!

É que no final da noite/madrugado nublou/chuviscou.

Não fosse assim, teria dado uns 8ºC no SESC, fácil, fácil.

• Like 2

Guest
This topic is now closed to further replies.

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.