Jump to content
Brasil Abaixo de Zero
Rodolfo Alves

Monitoramento e Previsão - Brasil/América do Sul - Junho/2019

Recommended Posts

13 minutos atrás, Tiagocxs disse:

São Chico entre 10 e 11 cm, tem lugar na Antártica que vai nevar menos que São Chico nesses próximos 10 dias kkkk

Caxias, centro entre 2 e 3cm mas vai de 1cm perto de Nova Petrópolis até 6cm divisa com São Chico 

Canela entre 4 e 6cm

Estou em um certo dilema, entre ir para São Chico ou são Joaquim, onde iria nevar mais?

São Chico fica a 1 hora e meia, e são Joaquim 3 horas e meia de onde estou

• Like 2

vou para de ficar olhando rodada a rodada, deixa a gente louco kkk

56 minutos atrás, EduardoFinatto disse:

Não sei se é o caso, mas tem muitos sites que a mínima que mostram na previsão na verdade se refere ao dia seguinte. Ou seja, nesse dia da máxima de 11 faria mínima de 3 na manhã seguinte. Praticamente todos os sites de previsão que vejo têm essa peculiaridade.

Geralmente é assim que funciona, pelo que eu sempre observo.

Não sei se em todos.

As mínimas correspondem ao dia seguinte, no caso 7°C seria na segunda-feira... 

• Like 2

Posted (edited)

São Chico sem dúvidas, pra mim até agora o único lugar certo mesmo que vai nevar, aqui em Caxias por exemplo tá variando ainda muito qto a umidade uns sites não aparece nada outros 3mm, 4.9mm e o Climatempo 13mm espero que aumente bem a precipitação, mas tá no limite.

Edited by Tiagocxs
  • Like 3

5 minutos atrás, Nowcasting disse:

F5 tá gasto já kkkkkk

• Haha 3

Agora, Felipe Pelisari disse:

Estou em um certo dilema, entre ir para São Chico ou são Joaquim, onde iria nevar mais?

São Chico fica a 1 hora e meia, e são Joaquim 3 horas e meia de onde estou

Sou suspeito para falar (já disse aqui que minha família é Joaquinense e talz) mas a maior neve que peguei foi em São Francisco de Paula e Canela, com destaque para São Chico). Mas isso tu só vai poder saber em cima do laço. Sugestão: te gruda nas informações do Coutinho que ele é o cara. 

• Like 2
  • Thanks 1

4 minutos atrás, João Ignacio disse:

E, muitas vezes, quando são Chico se atola na neve, são quincas tem paraguaias.... 

Foi o caso do evento do dia 27 de Agosto/2013.

A região de São Francisco de Paula, incluindo mais ao norte, como Vacaria tiveram excelente acumulado, mas São Joaquim teve míseros centímetros.

Lembro q foi tenso aki no Baz até o momento que as notícias começaram a aparecer...

• Like 1
  • Thanks 1

13 minutos atrás, Nowcasting disse:

Também olhando rodada a rodada, mas me parece que essa Massa Polar favorece mais Minas, São Paulo, Rio de Janeiro, Goiás e parte da Bahia. Já o sul do Brasil já são acostumados com esses eventos. Concordam? 

• Like 3

Dia 05/07 a noite chego a Nova Petrópolis/RS e na sequência indo para Gramado/RS!
Curtir o clima, um fondue e a provável neve!

Vamos que vamos!

• Like 3

3 minutos atrás, Carlos Campos disse:

Foi o caso do evento do dia 27 de Agosto/2013.

A região de São Francisco de Paula, incluindo mais ao norte, como Vacaria tiveram excelente acumulado, mas São Joaquim teve míseros centímetros.

Lembro q foi tenso aki no Baz até o momento que as notícias começaram a aparecer...

Sim, eu também lembro. Muita gente em SJ p... da vida. Um usuário aqui do BAZ fez uma série de posts, na época, esclarecendo porque, ainda que não seja uma cidade de extremos de frio, como as cidades da Serra Catarinense, São Francisco de Paula tem mais "facilidade" de ser nivosa. Se não me falha a memória, era o usuário Bruno. 

• Like 3

Posted (edited)

Nova Friburgo ficou assim este mês (dados da estação da UERJ que comecei a monitorar agora em junho)

Minima absoluta/junho: 7,9°C

Máxima absoluta/junho: 28,7°C

Temp Média Máxima/junho: 24,4°C

Temp Média Minima/junho: 12,8°C

Temp Média/junho: 18,6°C

Máxima mais baixa/junho: 20°C dia 18

Mínima mais alta/junho: 16,4°C dia 2

A estação teve 3 minimas sub 10 este mês no dia 7, 9 e 19. 

Obs.: Lembrando que esses dados são da área urbana.

Edited by Rafael
  • Like 5

33 minutos atrás, Caco Pacheco disse:

Pois é...

O pior é que "não dão o braço a torcer" de jeito nenhum! 

Fazem questão de ressaltar que, apesar desta potente onda de frio, 2019 sera marcado por "poucos episódios de frio", para ratificar a previsão deles anterior acerca do El Niño, que "cai no gosto popular'. Odeio essas coisas....

Que agosto e setembro seja, ao menos, na média. Já quebrarão a cara gostoso, após esta baleia polar. 

A impressão que tenho é que a Climatempo "comprou"o aquecimento global como outros canais de mídia por aí. Aí fica como este viés de alta temperatura em tudo que noticiam, até no frio.

Eu prefiro a isenção e a narrativa dos fatos.

Fez calor demais até junho? Sim.

Vai fazer frio talvez excepcional? Sim de novo.

É o último do ano? Ninguém sabe ainda.

Simples assim.

• Like 3

14 minutos atrás, geovane gomides disse:

Também olhando rodada a rodada, mas me parece que essa Massa Polar favorece mais Minas, São Paulo, Rio de Janeiro, Goiás e parte da Bahia. Já o sul do Brasil já são acostumados com esses eventos. Concordam? 

Sim, por isso tem a cara de 85. Ainda que talvez mais suave, a confirmar com as novas rodadas.

2 minutos atrás, João Ignacio disse:

Sim, eu também lembro. Muita gente em SJ p... da vida. Um usuário aqui do BAZ fez uma série de posts, na época, esclarecendo porque, ainda que não seja uma cidade de extremos de frio, como as cidades da Serra Catarinense, São Francisco de Paula tem mais "facilidade" de ser nivosa. Se não me falha a memória, era o usuário Bruno. 

Falta altitude em SFP porém é uma região onde a nebulosidade e a umidade são persistentes, além da latitude ser 1° maior q SJ.

A neve de 2013 em Vacaria e em Cambará do Sul, no RS...

neve-Vacaria-27-08-13_03.JPG

Neve1.jpg

• Like 8
  • Thanks 2

Posted (edited)
7 horas atrás, Tomás WRuas disse:

Santa Maria teve mínima de 27,1° em 8 de agosto de 2015. E mínima de 29,9° em 25 de dezembro de 2012. Eu vejo um pessoal dizendo que acha isso horrível, mas eu acho maravilhoso. É uma dinâmica única no Brasil, que eu não trocaria por marasmo frio nenhum. Toda vida variações loucas.

Em tempo, os últimos dias por lá foram de uma dinâmica absurda (UTC):

image.png.90c7ec6b97cf20b1f664f1354e677400.png

Além disso, é coisa de 1 ou 2 dias.

Na maioria dos casos, não é tempo suficiente para aquecer demasiadamente os ambientes.

Muito pior é ficar mais de 1 semana com mínimas de 25/26°C, como às vezes ocorre no litoral paulista.

Aí sim é tempo suficiente para os ambientes virarem uma verdadeira sauna.

Edited by Aldo Santos
  • Like 3

Gente, alguém lembra se teve formação de geada no Ibirapuera na MP de Junho de 2016? Só lembro de fotos no campus da USP e no Parque do Estado. To pensando em sair procurando por geada em algum desses locais no fim de semana que vem caso o cenário se confirme 

• Like 3

Esse vídeo mostra bem o quanto é difícil prever neve, saindo de Farroupilha entrando em Caxias 2013. Iguatemi podia abrir uma estação de esqui ali kkkk.

• Thanks 2

Nem estou acreditando...

Chegarei amanhã em Gramado e fico até 07/07...

Já vi neve por esse mundão, mas no Brasil seria fantástico!!!

• Like 4

7 minutos atrás, n4rd3s disse:

Gente, alguém lembra se teve formação de geada no Ibirapuera na MP de Junho de 2016? Só lembro de fotos no campus da USP e no Parque do Estado. To pensando em sair procurando por geada em algum desses locais no fim de semana que vem caso o cenário se confirme 

Lembro de alguns relatos que sim...no Bom Dia SP lembro de uma entrada de helicóptero mostrando uma grande área de geada no Campo de Marte.

• Like 2

15 minutos atrás, n4rd3s disse:

Teve , e tem fotos no google .

Tem vídeos de geada também em São Miguel Pta, Itaquera, Parelheiros no YouTube .

• Like 2

Guest
This topic is now closed to further replies.

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.