Jump to content
Brasil Abaixo de Zero

Monitoramento e Previsão - Brasil/América do Sul - Junho/2019


Recommended Posts

1 hora atrás, Felipe Pelisari disse:

Dia 6 hora 00, mas como foi a primeira possível ocorrência de neve pelo modelo, é bom ter cautela, para a confirmação só dentro de 24/48 horas, por enquanto só projeção, mas que saiu de empolgar os olhos saiu essa possibilidade de neve 

Felipe Pelisari,

perguntei o dia e a hora, porque pela imagem no instante que nevaria no Sul, minha região estaria com manchas verdes que indicam chuvas.

Quanto a previsão de neve, aprendi desde 2013, que para confirmar a neve, somente com 24 h de antecedência.

Estou na torcida para o modelo CMC manter a onda de frio forte durante as próximas rodadas ao longo da 1ª semana de julho para todo Rio, Sul do ES e centro-sul de Minas.

Edited by marinhonani
  • Like 2
Link to comment
Share on other sites

11 minutos atrás, João Ignacio disse:

Uma coisa somos nós, entusiastas do frio, nos decepcionarmos se esse cenário há tanto desenhado não saia exatamente como queríamos. Outra coisa é a população em geral que quer saber se vai dar pra secar a roupa, se vai ter que cancelar a festa ao ar livre da sexta à noite ou se vai dar para sair atabalhoadamente rumo a Gramado para "pegar a neve".... Depois para dizerem que nenhum serviço meteorológico acerta coisa nenhuma e de que a previsão de neve "é comprada" por comerciantes da Serra é um pulo. 

Entendo teu ponto de vista, mas assim, a previsão de neve é muito complexa e difícil ainda mais no Brasil,  é por isso que se chama PREVISÃO, para tentar prever o mais correto possível o que pode acontecer, isso através de modelos, análises e conhecimento pessoal, por isso é bom confiar em pessoas qualificadas para esse tipo de previsão como o Coutinho e o pessoal da metsul, ao meu ver os melhores 

Link to comment
Share on other sites

Meia noite e tenho 24 graus em Vila Isabel - RJ. Mais um dia de inverno com temperatura de primavera.

Única coisa boa disso tudo é o pôr do sol. Que espetáculo tem sido!

 

Orando para que os prognósticos se confirmem. Tudo levando a crer que até nós cariocas seremos atingidos dessa vez.

 

Um pensamento meu, apenas mais um entusiasta que acompanha o fórum há mais de dez anos e só aprendo com vocês. Vendo esse absurdo que tem ocorrido na Europa, com a França batendo recorde (maior do que o já registrado no próprio Brasil, que é visto como o "país tropical"), nada científico é só uma ideia: se lá tá com esse calor absurdo porque não acreditar num frio histórico para nós? Enquanto houver inverno há esperança. E com os modelos dando tanta esperança... Sei não hein. Podemos estar bem feliz daqui há uma semana.

Vamos torcer que bons ventos nos tragam boas notícias, literalmente.

 

Estou quase fechando a média de junho na cidade, faltando apenas dois dias e já posso adiantar que ficaremos com temperaturas acima da média, tanto de máxima quanto de mínima. Foi bem ruim pra quem queria frio, com excessão do início do mês, que teve um pulso leve que fez sentirmos frio mas nada de especial. Peguei 15 pela manhã, uma vez apenas.

 

Que julho nos surpreenda.

  • Like 1
Link to comment
Share on other sites

4 horas atrás, Breno Coimbra disse:

Poucas (talvez nenhuma) vezes vi um junho tão ruim aqui no Rio. Foram inúmeras as máximas de 30 ou mais, chegando a até um pico de 35°C essa semana na zona norte e quase 33°C aqui na zona sul. A mínima não baixou de 17°C o mês todo. Hoje mesmo tivemos 29 e no momento ainda abafados 26°C  em Copacabana, um eterno mês de abril que já dura mais de dois meses. Pelo menos está dando pra aproveitar a praia, que está com mar anormalmente morno, em 24°C, pelo menos 3 acima do normal para a época.

A zona oeste está com clima agradável! A máxima hoje na baixada de Santa Cruz foi de 25°C, segundo o arleta rio Santa Cruz (Bairro mais quente da capital), Guaratiba e Alto da Boa Vista estão registrando as menores temperaturas da capital.

  • Like 1
Link to comment
Share on other sites

02 da manhã e 15•C. Quentinho para inverno nosso aqui no sul das alterosas se não fosse os ventos constantes que aumentam a sensação de frio. 

Amanhã, deverá ser mais uma mínima na casa dos 12•C ( a média é 8•/9•C) por aqui. Como já relataram acima, na ansiedade pela bomba polar do próximo final de semana. Até agora, parece sonho: tardes geladas e negativas ao amanhecer. 

  • Like 2
Link to comment
Share on other sites

GFS, Euro, CMC, todos nas rodadas da madrugada permanecem firmes e fortes para essa violenta erupção gelada, saída diretamente do desenho Frozen. 

 

É como se um sonho começasse a se realizar...o sonho de voltar a viver uma MP extraordinária, como nos velhos tempos. 

  • Like 9
  • Thanks 1
  • Haha 3
Link to comment
Share on other sites

13 minutos atrás, Caio César disse:

 

Rodada mais forte do CMC para mínimas que já vi. Porém...

 

A considerar o posicionamento da baixa pressão projetada pelo GFS e Europeu até o momento, não acredito em céu limpo na maior parte da serra no domingo.

Eu até prefiro a umidade com neve claro, se não que abra e esfrie bem, esfrie não, congele!

  • Like 1
Link to comment
Share on other sites

Posso falar um palavrão? Caralhooooo

 

Tomara que o GFS acerte prevendo dois dias de 6ºC seguidos em BH!!! Piedade. Nem quando fez 6ºC em Cercadinho - ZS, foi tão bruto assim.

 

Sim, já vi casos do GFS em rodadas isoladas prevendo 3ºC, mas nunca vi algo desse tipo se concretizando.

 

*Prefiro que o frio mais intenso ocorra na segunda-feira.

 

*Europeu não esta longe, apenas prevê 10ºC de mínima. VEM FRIO FORTE CERTO, mas pode ser histórico agora.

 

*O Europeu parece estar aumentando o frio e o GFS mantendo ou aumentando. 

 

1080461225_CapturadeTela2019-06-29s07_50_14.thumb.png.81135b8cb7fa645dc10aa9832e99c89e.png

 

964986499_CapturadeTela2019-06-29s07_51_18.thumb.png.e0701653b2818c45b4641ec1641f99d6.png

 

1483073483_CapturadeTela2019-06-29s08_03_40.thumb.png.80fd68413fc90c35af1b16235b28b1c7.png

Edited by Nowcasting
  • Like 2
  • Thanks 2
Link to comment
Share on other sites

15 minutos atrás, Tiagocxs disse:

-11 no bruto, certamente teremos recordes históricos batidos, -14 foi a menor mínima já registrada no BR?


-17,8ºC mas oficialmente foi -14ºC. Nosso país tem um bom potencial para as mínimas bem baixas, só está faltando MPs muito boas como essa que vem sendo prevista, e também precisamos dessas MPs com mais frequência no inverno.  

 

39 minutos atrás, Tiagocxs disse:

Acho que agora sim, já dá pra alertar o pessoal principalmente para famílias carentes e moradores de rua, prq se isso se confirmar certamente não será apenas alegria, e tbm por conta dos animais que certamente não estariam prontos para isso.


Acho muito cedo, deixa para alertar nos próximos dias antes da chegada, tem muitas rodadas pela frente, uma rodada e outra pode surtir bastante diferença. 

  • Like 4
Link to comment
Share on other sites

Bom, o destaque no NE é a chuva mesmo.

 

Durante a madrugada ocorreram fortes pancadas no leste da PB e do PE por conta de um novo episódio de Onda de Leste. A imagem de satélite atual mostra o sistema atuando principalmente no leste da PB:

                                                     image.png.7f45c95b9a720d6b6443ce7f8e97b9b6.png

 

Os volumes do CEMADEN na PB:

                                                          image.png.77397c389f1224dc867208b348d45f85.png

 

E no PE:

image.png.d060f362475ebb1c7bcb747687233894.png

Edited by CloudCb
  • Like 7
Link to comment
Share on other sites

Especulações e especulações, cada rodada dos modelos, até eu que sou um otimista por natureza estou começando a a diminuir as expectativas, a muito tempo não se observa um sistema tão violento varrendo boa parte da América do Sul, devido a combinação de dois sistemas violentos e a inversão térmica na Antártida. Resultado ímpar uma a duas por século. 

Pela projeção de hoje o sistema tem características de uma onda de fruo com suporte de frio 6-9 dias com ápice de 2-4 dias, comparável a onda de frio ocorrida em 1955. Teremos algo de mínima em torno dos -15C e em algumas regiões metropolitanas do Centro Sul temperatura entre 5C e -4C.

Assim colegas, bom nos prepararmos, o espetáculo será enorme, histórico. Porém já vamos nos prevenir, conforme os modelos se continuarem a insistir nesta variante, a partir de terça, a defesa civil de vários estados têm que entrar em ação urgente!! Pois que trará mortes e estragos agrícolas enormes, pelo modelo projeta quebra da safrinha, alguma pecuária  e fortemente os cafeicultores. Este centro de massa pela característica, pode atravessar a linha do equador.

  • Like 9
Link to comment
Share on other sites

15 minutos atrás, Enio Rezende disse:

Uiaaaaa

O que já tava baixo abaixou ainda mais?? Confere produção??

Negativei hahahaha -1°

Vou deixar isso aqui salvo pra ao menos poder dizer que um dia já teve previsão negativa pra cá

1694174489_Semttulo.png.6f188d3f232f79ef500cf47d1713b456.png

 

Pela projeção do CMC, seria uma geada devastadora no estado e de grandes proporções, o governo teria que dar apoio preventivo imediato aos pequenos produtores que não teriam condições financeiras de se reerguer em caso de morte de sua plantação. 

 

Atenção total aos moradores de rua, animais abandonados, pessoas que por ventura estiverem alcoolizadas nas ruas, risco enorme de morte devido à hipotermia. E também pelo fato de que nós não estamos mais acostumados a esse tipo de temperatura. Uma parcela significativa dos jovens abaixo de 20 anos de idade, simplesmente não têm ideia desse frio que pode fazer no nosso estado e, assim sendo, merecem ser alertados também. 

 

Pela rodada do GFS e CMC, teremos geada moderada a forte generalizada por Minas Gerais, numa situação que lembra Junho de 1985. Eu teria geada aqui na minha cidade também, Temperatura próxima de zero e quem sabe negativa lá no Passos del Rei. 

 

Precisamos continuar monitorando...mas se mantiver até Segunda-feira agora, eu vou alertar todo mundo (sem medo de errar, porque é melhor prevenir que remediar). 

Edited by Renan
  • Like 2
  • Thanks 2
Link to comment
Share on other sites

17 minutos atrás, Moisés Alexandre disse:

Especulações e especulações, cada rodada dos modelos, até eu que sou um otimista por natureza estou começando a a diminuir as expectativas, a muito tempo não se observa um sistema tão violento varrendo boa parte da América do Sul, devido a combinação de dois sistemas violentos e a inversão térmica na Antártida. Resultado ímpar uma a duas por século. 

Pela projeção de hoje o sistema tem características de uma onda de fruo com suporte de frio 6-9 dias com ápice de 2-4 dias, comparável a onda de frio ocorrida em 1955. Teremos algo de mínima em torno dos -15C e em algumas regiões metropolitanas do Centro Sul temperatura entre 5C e -4C.

Assim colegas, bom nos prepararmos, o espetáculo será enorme, histórico. Porém já vamos nos prevenir, conforme os modelos se continuarem a insistir nesta variante, a partir de terça, a defesa civil de vários estados têm que entrar em ação urgente!! Pois que trará mortes e estragos agrícolas enormes, pelo modelo projeta quebra da safrinha, alguma pecuária  e fortemente os cafeicultores. Este centro de massa pela característica, pode atravessar a linha do equador.

 

Situação que representa riscos de vida para os que não se agasalharem pesadamente. É uma alta polar incomum até mesmo para as décadas 80 e 90, que dirá nos tempos atuais, se concretizar será disparadamente a mais forte deste século que recém começou.

  • Like 2
Link to comment
Share on other sites

4 minutos atrás, Renan disse:

 

Pela projeção do CMC, seria uma geada devastadora no estado e de grandes proporções, o governo teria que dar apoio preventivo imediato aos pequenos produtores que não teriam condições financeiras de se reerguer em caso de morte de sua plantação. 

 

Atenção total aos moradores de rua, animais abandonados, pessoas que por ventura estiverem alcoolizadas nas ruas, risco enorme de morte devido à hipotermia. E também pelo fato de que nós não estamos mais acostumados a esse tipo de temperatura. Uma parcela significativa dos jovens abaixo de 20 anos de idade, simplesmente não têm ideia desse frio que pode fazer no nosso estado e, assim sendo, merecem ser alertados também. 

 

Pela rodada do GFS e CMC, teremos geada moderada a forte generalizada por Minas Gerais, numa situação que lembra Junho de 1985. Eu teria geada aqui na minha cidade também, Temperatura próxima de zero e quem sabe negativa lá no Passos del Rei. 

 

Precisamos continuar monitorando...mas se mantiver até Segunda-feira agora, eu vou alertar todo mundo (sem medo de errar, porque é melhor prevenir que remediar). 

Realmente @Renan, esse modelo é meio exagerado mas mesmo assim vem algo histórico por aí. O GFS tá apontando entre 1° e 2° e o Foreca tá dando 5°. Qualquer um desses já é suficiente pra bater pelo menos os últimos 10 anos. Desde 2008 os recordes que estão pra serem batidos nas estações que acompanho são 5.4° em Ouro Branco e 2.7° em Barbacena. Pelas projeções...caem fácil

  • Like 2
Link to comment
Share on other sites

Relatando o tempo nos últimos dias aqui, na quinta tivemos sol e pouca nebulosidade, com mínima de 7,5°C e máxima de 15,3°C. Foi a décima quinta mínima sub-10 deste ano em Buenos Aires. Ainda na noite de quinta a umidade comecou a tomar conta da cidade e ontem foi um dia muito nublado, escuro e com vários momentos de garoa/chuva fina. A temperatura variou entre 11,4°C e 14,7°C.
 

Hoje temos novamente tempo nublado. Agora faz 13°C, com URA de 89%, vento leste a 3 km/h e pressao de 1.007,4 hpa. A mínima foi de 11,8°C e a máxima prevista para hoje é de 15°C.

  • Like 2
Link to comment
Share on other sites

29 minutos atrás, Enio Rezende disse:

Uiaaaaa

O que já tava baixo abaixou ainda mais?? Confere produção??

Negativei hahahaha -1°

Vou deixar isso aqui salvo pra ao menos poder dizer que um dia já teve previsão negativa pra cá

1694174489_Semttulo.png.6f188d3f232f79ef500cf47d1713b456.png

Linha de 5 na zona norte do Rio e de 2 em plena Baixada Fluminense, ampla área negativa na Serra e Vale do Paraíba... realmente disso em 14 anos acompanhando meteorologia, eu nunca vi

  • Like 1
Link to comment
Share on other sites

Nunca vi projeções tão agressivas como as que vêm sendo apresentadas. Claro que até lá, algumas correções serão feitas. Mas o que realmente me chama a atenção é a sintonia dos principais modelos com relação à potência desse sistema. Se até segunda feira continuar assim, tem tudo pra ser a onda de frio mais forte desde 2000.

  • Like 3
  • Thanks 2
Link to comment
Share on other sites

3 minutos atrás, GustavoLugli disse:

Nunca vi projeções tão agressivas como as que vêm sendo apresentadas. Claro que até lá, algumas correções serão feitas. Mas o que realmente me chama a atenção é a sintonia dos principais modelos com relação à potência desse sistema. Se até segunda feira continuar assim, tem tudo pra ser a onda de frio mais forte desde 2000.

Ia falar isso, prq os modelos estão estranhamente alinhados, até nisso essa MP tá resolvendo velhos atritos kkkk como diria um velho radialista  aqui "Tudo sessa quando um bem maior se levanta".

  • Like 3
Link to comment
Share on other sites

29 minutos atrás, Renan disse:

 

Pela projeção do CMC, seria uma geada devastadora no estado e de grandes proporções, o governo teria que dar apoio preventivo imediato aos pequenos produtores que não teriam condições financeiras de se reerguer em caso de morte de sua plantação. 

 

Atenção total aos moradores de rua, animais abandonados, pessoas que por ventura estiverem alcoolizadas nas ruas, risco enorme de morte devido à hipotermia. E também pelo fato de que nós não estamos mais acostumados a esse tipo de temperatura. Uma parcela significativa dos jovens abaixo de 20 anos de idade, simplesmente não têm ideia desse frio que pode fazer no nosso estado e, assim sendo, merecem ser alertados também. 

 

Pela rodada do GFS e CMC, teremos geada moderada a forte generalizada por Minas Gerais, numa situação que lembra Junho de 1985. Eu teria geada aqui na minha cidade também, Temperatura próxima de zero e quem sabe negativa lá no Passos del Rei. 

 

Precisamos continuar monitorando...mas se mantiver até Segunda-feira agora, eu vou alertar todo mundo (sem medo de errar, porque é melhor prevenir que remediar). 

Também vamos registrar geada em Belo Horizonte capital pelas projeções de alguns, inclusive do GFS, em plena área urbana, o que acho que não deve acontecer desde 1979! No máximo acontece nas periferias. Aqui em casa já registrei formação de um gelinho em 2017 mas nada muito expressivo porque a temperatura não caiu tanto assim. 

 

Para nós entusiastas será interessante, mas realmente, o prejuízo da agricultura no estado pode ser algo de grandes proporções!

  • Like 3
Link to comment
Share on other sites

Siderópolis, no pé da serra geral teve ontem máxima às 24h, quando passou a soprar um forte vento de cima da serra, causando compressão adiabática e por consequência elevação grande na temperatura:

 

image.png.721bbbae4cb1a7e05c5a42406f06b933.png

 

Outras estações do mapa da Epagri também registraram temperaturas na casa dos 28/29C nessa madrugada, como Praia Grande e Meleiro.

 

Em Florianópolis mínimas na casa dos 19/20C. Calor hoje e amanhã pela última vez em um bom tempo, teremos troca de mês e de temperaturas finalmente.

Edited by Felipe Backendorf
  • Like 3
Link to comment
Share on other sites

A rodada das 06Z do GFS numérica é uma das rodadas mais poderosas já vistas para o perfil da atmosfera sobre São Joaquim desde que eu acompanho os modelos.

 

Apesar do nível 850mb não ser algo inédito, o valor de -10,7oC em 750mb e quase -15oC em 700mb é surreal!

 

Impressiona também o valor de quase -27oC em 500mb, sendo que na 00Z beliscou os -29oC!!!!!!!!!! Totalmente inédito!!!

 

Na sequência: 850, 800, 750, 700, 650 e 500mb, além da precipitação.

+144.      1.2            0.7           -2.3           -5.7           -6.9          -18.4           0.06
+147.     -1.7           -1.6           -4.2           -5.9           -7.9          -19.4           0.06
+150.     -2.6           -4.1           -6.0           -7.7          -10.2          -20.4           0.06
+153.     -2.3           -6.1           -9.1          -10.6          -12.3          -22.3           0.06
+156.     -2.3           -6.1           -9.8          -13.4          -17.3          -24.7           0.00
+159.     -4.1           -7.8          -10.7          -14.5          -18.6          -26.8           0.06
+162.     -4.8           -7.6           -8.8          -11.8          -16.1          -25.3           0.06
+165.     -5.4           -7.7           -7.9          -10.2          -13.4          -25.2           0.06
+168.     -5.9           -7.6           -6.4           -8.7          -12.7          -25.1           0.06
+171.     -5.7           -5.9           -4.8           -6.9          -10.1          -25.2           0.00
+174.     -4.4           -5.6           -3.9           -5.9           -9.5          -21.8           0.12
+177.     -1.9           -4.4           -4.0           -4.7           -8.4          -18.4           0.06
+180.     -0.1           -3.0           -4.5           -5.4           -9.0          -15.0           0.00
+183.      0.8           -2.2           -5.2           -4.6           -6.6          -13.2           0.00
+186.      0.7           -2.5           -1.8           -3.1           -3.1          -12.7           0.00
+189.      1.1           -0.9           -1.1           -1.1           -1.0          -12.0           0.00

 

A absurda temperatura variando entre -27oC e quase -30oC em 500mb leva a crer em cavado poderosíssimo, muita instabilidade como o mapa de vorticidade em 500mb indica.

 

gfs_z500_vort_samer_28.png

Edited by Caio César
  • Like 19
  • Thanks 6
Link to comment
Share on other sites

Guest
This topic is now closed to further replies.
 Share

×
×
  • Create New...

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.