Jump to content
Brasil Abaixo de Zero
Renan

Monitoramento e Previsão - Brasil/América do Sul - Maio/2019

Recommended Posts

Outro tornado no Chile, causou muito danos em Concepcion.

• Like 3
  • Sad 2

Em 01/05/2019 em 09:02, Renan disse:

Aumentam as expectativas para o primeiro frio intenso do ano. Maio não começa com grandes emoções, mas vamos acreditar que essa dinâmica ruim vai mudar ! 

Nunca mudou. 😢

• Haha 2

3 minutos atrás, Vinicius_Pelisari disse:

Posso estar escrevendo besteira, mas me parece que na região sul, cidades próximas eu acima de 900 metros como; são Francisco de paula, bom Jesus, são José dos ausentes e Planalto sul de Santa Catarina o outono é bem definido.

Acho que não só essas cidades, mas praticamente o estado do RS todo e boa parte de SC tem outono bem definido, sim. Em alguns anos, acaba tendo mais características de verão e noutros, mais de inverno. Outra característica do outono gaúcho é o clima relativamente seco (abril e maio são os meses mais secos da climatologia histórica de Porto Alegre). Existem anos anômalos, como o já conhecido 2016 e este 2019 (absurdamente úmido, temperaturas mínimas muito acima da média, etc).  Você vê claramente os plátanos, amoreiras, uvas-do-japão, extremosas e liquidâmbares mudarem suas folhas de cor, para caírem no inverno. Mesmo neste medonho 2019 isto está acontecendo no RS. 

• Like 5

22 horas atrás, Tomás WRuas disse:

No Canto dos Araçás, também estamos caminhando para a primeira sub 20° do ano graças à chuvarada. A temperatura já bateu 19,9° por diversas vezes durante a tarde mas não consegue passar disso, vamos ver o que acontece. O acumulado já vai chegando nos 70 mm e ainda vem muita água.

image.png.7ea4282b1f7f7ca7c0b61e8ee34d4c8e.png

É... O gráfico diz tudo:

image.thumb.png.ebda822eb8cc39885be4070e14bb2cba.png

Um pico noturno já clássico do Canto dos Araçás trouxe a máxima de 21,6°, destruindo os 19,9° da tarde de ontem.

Hoje, no entanto, já começamos o dia sem chance de sub 20°, pois a temperatura à meia noite era de 20,3°. Acabou sendo a máxima do dia na minha estação. As máximas em Floripa:

• 20,1° Santo Antônio de Lisboa
  • 20,2° São José/Inmet
  • 20,3° Canto dos Araçás
  • 20,3° Carijós
  • 20,4° Itacorubi

Destaque também para a chuva no Canto dos Araçás, que soma já 129,5 mm desde ontem às 4h da manhã. Foram 74,4 mm ontem. Hoje temos 55,1 mm e segue chovendo.

• Like 2
  • Haha 1
  • Sad 1

6 minutos atrás, Felipe F disse:

Nunca mudou. 😢

Maio-19, mais um mês que entra para os anais da história climática brasileira.

MAS JUNHO DEFINITIVAMENTE NÃO VAI ENTRAR NESSA ONDA DOS RECORDES DE CALOR....

• Like 4

Boa tarde bazianos, impressionante o que aconteceu no Chile, 2 fortes tornados em 24 horas, devem tá achando que é o fim dos tempos por lá, já que é raro ou bem difícil ter esse fenômeno naquele país, quanto a junho que começa amanhã, não estou vendo com bons olhos as saídas dos modelos,para o começo do mês ou até o dia 15, sequer temos aquela mancha azul que é negativa em 1500 metros pelas serras do sul, ou até mesmo na fronteira do RS, tomara que mude.

• Like 4

4 minutos atrás, Renan disse:

MAS JUNHO DEFINITIVAMENTE NÃO VAI ENTRAR NESSA ONDA DOS RECORDES DE CALOR....

Eu não contaria com isso. hehe

• Haha 2
  • Sad 2

Algumas fotos de São Joaquim, feitas pela minha irmã, na semana passada. Atentem para a bela cor das cerejeiras-sakura e dos áceres 

IMG-20190528-WA0014.jpg

IMG-20190528-WA0013.jpg

IMG-20190528-WA0012.jpg

IMG-20190528-WA0015.jpg

• Like 7
  • Thanks 1

Depois de um maio tórrido, três modelos (GFS, ECMWF, CMC) convergem para frio no Sudeste na primeira semana de junho. Confiramos..

1880730705_CapturadeTela2019-05-31as17_50_29.png.f6bdcaaeb3f3ebc9c30b14ae34c4f145.png

• Like 6
  • Thanks 1

Posted (edited)
39 minutos atrás, João Ignacio disse:

Acho que não só essas cidades, mas praticamente o estado do RS todo e boa parte de SC tem outono bem definido, sim. Em alguns anos, acaba tendo mais características de verão e noutros, mais de inverno. Outra característica do outono gaúcho é o clima relativamente seco (abril e maio são os meses mais secos da climatologia histórica de Porto Alegre). Existem anos anômalos, como o já conhecido 2016 e este 2019 (absurdamente úmido, temperaturas mínimas muito acima da média, etc).  Você vê claramente os plátanos, amoreiras, uvas-do-japão, extremosas e liquidâmbares mudarem suas folhas de cor, para caírem no inverno. Mesmo neste medonho 2019 isto está acontecendo no RS. 

Perfeito, em grande parte de Santa Catarina abril e Maio também são os meses mais secos(abril é o único abaixo dos 100mm em Indaial) e eram, pelo menos até uns anos atrás, sinônimo de amplitudes térmicas mas foram bem desconfigurados pelo padrão atual de umidade excessiva. Grande parte dos meses com 13C ou mais de amplitude térmica do vale do Itajaí foram desse bimestre.

Tenho pra mim que estar na serra não deixa o outono mais definido, apenas é mais frio, a dinâmica geral e variação sazonal seguem as mesmas.

Edited by Felipe Backendorf
  • Like 4

Agora, Felipe Backendorf disse:

Perfeito, em grande parte de Santa Catarina abril e Maio também são os meses mais secos(abril é o único abaixo dos 100mm) e eram, pelo menos até uns anos atrás, sinônimo de amplitudes térmicas mas foram bem desconfigurados pelo padrão atual de umidade excessiva. Grande parte dos meses com 13C ou mais de amplitude térmica do vale do Itajaí foram desse bimestre.

Tenho pra mim que estar na serra não deixa o outono mais definido, apenas é mais frio, a dinâmica geral e variação sazonal seguem as mesmas.

Concordo totalmente. As cidades do topo da Serra têm outono mais frio e mais longo. Mas é  um período de transição, seco e com grande amplitude como o é em locais de baixa altitude. A diferença é que se percebe o outono chegar em São Joaquim, por exemplo (em anos normais) em março, enquanto noutras partes é em abril. O outono existe e é inclusive visível (pela luz oblíqua, a mudança na vegetação, etc) em praticamente toda SC e RS. 

• Like 2
  • Thanks 1

15 minutos atrás, sjmolive disse:

Depois de um maio tórrido, três modelos (GFS, ECMWF, CMC) convergem para frio no Sudeste na primeira semana de junho. Confiramos..

1880730705_CapturadeTela2019-05-31as17_50_29.png.f6bdcaaeb3f3ebc9c30b14ae34c4f145.png

Pelo mapa, aqui continua vermelho-demônio 👿 😢

• Like 2
  • Haha 1

No fim da noite de ontem e madrugada de hoje ocorreram pancadas de chuva com moderada/forte intensidade na região do Cariri, no CE:

image.png.e2f58e8b586a9cdd2c48b90031e24c10.png

Fonte: Funceme.

No RN também ocorreram algumas chuvas no sertão:

image.png.889f8c9c2134521c9e418ad008224967.png

Fonte: Emparn.

• Like 1

Máxima de 17,6° hoje em Porto Alegre, segunda menor do ano. A mínima ficou em 14,1°. Foi mais um dia nublado e chuvoso.

Maio fecha com média mínima de 16,6° (+3,4) na convencional, sendo esta a maior já registrada desde o início dos registros em 1911.

Mais detalhes sobre este mês histórico abaixo:

• Like 4

Agora, Tomás WRuas disse:

Máxima de 17,6° hoje em Porto Alegre, segunda menor do ano. A mínima ficou em 14,1°. Foi mais um dia nublado e chuvoso.

Maio fecha com média mínima de 16,6°(+3,4) na convencional, sendo esta a maior já registrada desde o início dos registros em 1911.

Mais detalhes sobre este mês histórico abaixo:

Chuva, chuva, chuva, temperatura entre 14 e 17... Porto Alegre tendo dias e dias e dias das britânicas Channel Islands em setembro. 🙄

1 hora atrás, João Ignacio disse:

D70PXesWkAEnuL7~2.jpeg

Vamos parar de nos enganar e decretar de uma vez que não teremos inverno este ano? Melhor já aceitar do que sofrer por mais três meses. 

• Like 1

Agora, Daniel Lisboa disse:

Vamos parar de nos enganar e decretar de uma vez que não teremos inverno este ano? Melhor já aceitar do que sofrer por mais três meses. 

2015 feelings 😢

• Like 1

Dois tornados no Paraná.

• Like 4
  • Sad 1

Aparentemente uma tromba d'água avançou sobre a orla da cidade de Talcahuano, Chile. Ao menos 1 morto confirmado até agora.

D76wjTJWwAE6JDr.jpg

D76wjTIWsAAygpK.jpg

D763Z45XsAA5hoY.jpg

• Like 4
  • Sad 1

6 horas atrás, Caco Pacheco disse:

Plátano de casa, na Granja Viana, oeste da RMSP. Creio que até 15/junho já estará "pelado".

Plátano.jpg

Coitada , está no lugar errado !

5 horas atrás, Caco Pacheco disse:

Levando em consideração que o "outono clássico" em São Paulo teve início em 15/Maio e se despede amanhã, fechará na normalidade, com média de 15,9ºC ~24,1ºC (dados de até hoje), tendo acumulado total de 46,7 mm, o que equivale 82 mm de chuva em 30 dias.  

Porém ele iniciou muito tardiamente. Esse foi o ponto. Nunca vi outono iniciar somente em 15/Maio! Mas outono "clássico" sempre é curto em nossas bandas. Não dura mais do que 1 mês.

Já "transição verão-outono" (que foi mais para "verão" neste ano), foi de 20/Março a 14/Maio, quase 2 meses, com os seguintes valores: 19ºC ~27,6ºC, total de chuva de 182 mm, dando média de 97,5 mm num período de 30 dias.

A partir de domingo, INVERNO CLIMÁTICO, enfim. 

Lá para meados/final de agosto eu voltarei com a "transição inverno-primavera", a qual antecede o início do retorno das chuvas, que ocorre geralmente na 2ª quinzena de setembro aqui em Sampa e região.

Aguardem-me....

kkkkk

Só quero ver o quanto essa temperatura de SP será mais baixa a ponto de dividir entre outono clássico e inverno clássico nesse ano tórrido ! Talvez pela diminuição da chuva que eu também acredito que não ocorrerá , algo me diz que choverá “bem” daqui até setembro , mas são apenas opiniões minhas !

3 horas atrás, Renan disse:

Caco, mas para mim essa transição nada mais é do que uma característica do nosso outono. Não é uma estação à parte, entende ? Na verdade, o equívoco do Bruno Saraiva foi tentar estabelecer um padrão de outono igual ao que existe nos climas temperados continentais. Esse padrão não existe por aqui. Isso que ele chama de "outono muito curto", na verdade é uma parte dessa estação. O outono não é curto para nós, ele possui várias fases transicionais onde, dependendo de cada ano, essas transições serão maiores ou menores.

A gente está falando a mesma coisa.

A questão é que eu quero colocar um conceito para isso "transição verão outono), que seria estas transições que você se refere, só que há resistência a isso no Fórum.

É normal isso.

Tudo que é pioneiro, inovador, causa estranheza e certa antipatia. 

Entendo perfeitamente.

Guest
This topic is now closed to further replies.

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.