Jump to content
Brasil Abaixo de Zero
Renan

Monitoramento e Previsão - Brasil/América do Sul - Maio/2019

Recommended Posts

Mínima de 8,0°C hoje. Nos vales ficou perto de 6°C provavelmente (5,9°C em Maravilha/SC). Algumas fotos do amanhecer aqui em Iporã do Oeste/SC:

IMG_1151.thumb.jpg.1e97beb00eae131a055238764e84be1c.jpg

IMG_1160.thumb.jpg.bb98a56c9bd9f1308b56c5ff19543446.jpg

IMG_1161.thumb.jpg.499e94ec188ccb646cf0fe56ccfbc877.jpg

IMG_1171.thumb.jpg.4ef19dcf68fc911d22ebfde034410b74.jpg

IMG_1187.thumb.jpg.9e9b66d80a44f987928d3e3fce7ee41b.jpg

dgsdgsdsdssdsggsd.thumb.png.fe8ddaecb431dffedf198ac7475b7f4b.png

• Like 14
  • Thanks 4

1 hora atrás, Caco Pacheco disse:

Sei que é off-topic, mas é oportuno. Ao enviar esta última msg até fiquei meio que receoso, mas fui até checar as msg anteriores dos colegas, para certificar-me e prevenir-me quanto a "suspensão", haja vista que não entendi da minha suspensão no dia 22/Abril, aplicada pelo moderador Tomás, o qual não justificou em nada, apenas falando que "fui alertado diversas vezes".

Pergunto: "diversas vezes de quê exatamente?"

Bem, os meus posts daquele post ao voltar às msgs daquele dia, e, realmente,. continuo a não entender.

Fiquei agora há pouco um pouco receoso que talvez tenha sido por minha mania de escrever alguns "palavrões" às vezes, mas, devido à msg de colega "das antigas", com o mesmo item citado, não foi o caso.

Então, realmente, peço o favor que me expliquem o motivo do "gancho".

Agradecido.

Caco,

A decisão de aplicar a advertência não é "do moderador Tomás". Ela foi tomada em conjunto com os outros moderadores e administradores. E justificamos, sim, com a seguinte mensagem: "off-topic reincidente, mesmo após diversos avisos".

image.png.4f4963193fbeeb1f9cf6c038255d643d.png

Qualquer um que acompanha o fórum pode ver que demos diversos avisos pedindo para que não continuassem com off-topic aqui no monitoramento, caso contrário estariam sujeito às penalidades. E o motivo pelo qual você não está achando as suas mensagens sobre futebol na época é porque foram desaprovadas, então não aparecem. Se quiser posso manda-las pra ti por mensagem privada. Pra não poluir mais o espaço, prefiro não postar elas aqui.

Espero que esteja esclarecido.

• Like 3
  • Thanks 1

Cenário bem preocupante para SC nas próximas 180h, indicado pelos modelos.

Euro:

Euro.thumb.png.16454403fa38f79e91d004256366f6ac.png

CMC:

CMC.thumb.png.bc53806a9329419b5bfd3e8985d5c6af.png

FV3 GFS:

fv3.thumb.png.a46231d8c35cccc4d577713f9633ad02.png

OLD GFS:

gfs.thumb.png.9f3b44fdf160d4b99d6a30bb2cc2e430.png

ICON:

ICON.thumb.png.3928b30dc5e515280f207bd211bf4446.png

• Like 4
  • Sad 3

2 horas atrás, Caco Pacheco disse:

É de chamar a atenção a diferença das temperaturas entre a Zona Oeste e a  Sul da Capital, especialmente extremo Sul, neste momento.

Vejam:

Pinheiros (Z Oeste) 26,6ºC!!!

Butantã 23,8ºC (Z Oeste)

Lapa Lapa (Z Oeste) 23,5ºC

Jabaquara 22,1ºC (Z Sul)

Vila Mariana 21,6ºC (Z Sul)

Parelheiros 21ºC (Extremo Z Sul)

Marsilac 19,9ºC!!! (Máxima de 21ºC) (Extremíssimo Z Sul)

Estaria já ocorrendo infiltração marítima em Marsilac?

Mas essa estação de pinheiros destoa mesmo , nem nos termômetros de rua marcou isso hj ! Não levaria muito em consideração , Pinheiros é um bairro quente mesmo , mas nem tanto !

49 minutos atrás, Daniel Lisboa disse:

Bom, podemos passar a régua nesta onda de frio típica de março e já falar da próxima? Alguém tem notícias? 

Tudo bem que essa massa de ar frio realmente foi decepcionante para muitas regiões do Brasil. Mas sinceramente, acho um exagero dizer que é típica de março. Não me lembro de 7°C em março em Rio Claro pelo menos nos últimos 15 anos que é quando comecei a monitorar. Aliás, raramente baixa de uns 14, 15 °C em março por aqui.

• Like 3

16 minutos atrás, Patrick Ribeiro disse:

Tudo bem que essa massa de ar frio realmente foi decepcionante para muitas regiões do Brasil. Mas sinceramente, acho um exagero dizer que é típica de março. Não me lembro de 7°C em março em Rio Claro pelo menos nos últimos 15 anos que é quando comecei a monitorar. Aliás, raramente baixa de uns 14, 15 °C em março por aqui.

Foi uma ironia para brincar com a decepção desta onda de frio e incentivar os colegas a trazerem informações sobre a próxima. 

• Like 3

Posted (edited)

Bom tarde a todos,

Bastante frio hoje pela mantiqueira, alguns registros:

-5,2°C PNI/INMET
-1,3°C Bairro do Charco/ Delfim Moreira - MG (IMAGENS DA GEADA ABAIXO)

2,7°C Melhoramentos/ Camanducaia - MG
3,0°C Maria da Fé/INMET 
3,3°C Monte Verde/INMET
6,0°C Maringá/ Itatiaia - RJ
7,2°C Itajubá - MG

IMG-20190526-WA0015.jpg

IMG-20190526-WA0006.jpg

IMG-20190526-WA0016.jpg

IMG-20190526-WA0014.jpg

IMG-20190526-WA0013.jpg

IMG-20190526-WA0004.jpg

IMG-20190526-WA0009.jpg

Edited by Gabriel Cardoso
  • Like 13
  • Thanks 1

4 horas atrás, marinhonani disse:

Lucas/Curitiba,

na lista divulgada pelo Stankevecz1, Curitiba registrou mínimas abaixo de 8.Somente Inmet marcou 8,3.

Os dados usados para efeitos de comparação é os dados da estação convencional de Curitiba que foi de 8,1º e ao que tudo indica essa foi a média pela cidade mesmo. 

• Like 1

2 horas atrás, Rafael disse:

Boa tarde, menor minima do ano em Nova Friburgo até o momento na área urbana, eis as temperaturas

Meu termômetro: 9,8°C

Pws do Centro: 10,5°C

Inmet: 10,1°C (deve ter ventado e/ou nublado por lá)

Agora. céu limpo, 25°C.

Rafael,

acredito que ficou tudo encoberto na região de Salinas,infiltração de nuvens de sul.

Na convencional de Cordeiro a mínima foi de 10,7ºC.

• Thanks 1

15 minutos atrás, Gabriel Cardoso disse:

Bom tarde a todos,

Bastante frio hoje pela mantiqueira, alguns registros:

-5,2°C PNI/INMET
-1,3°C Bairro do Charco/ Delfim Moreira - MG (IMAGENS DA GEADA ABAIXO)

2,7°C Melhoramentos/ Camanducaia - MG
3,0°C Maria da Fé/INMET 
3,3°C Monte Verde/INMET
6,0°C Maringá/ Itatiaia - RJ
7,2°C Itajubá - MG

IMG-20190526-WA0015.jpg

IMG-20190526-WA0006.jpg

IMG-20190526-WA0016.jpg

IMG-20190526-WA0014.jpg

IMG-20190526-WA0013.jpg

IMG-20190526-WA0004.jpg

IMG-20190526-WA0009.jpg

Gabriel Cardoso,

que venha muitas geadas e negativas bem baixas até setembro.

Hoje deu uma boa diferença nas mínimas do topo e baixada no Charco.

Faltou as mínimas do Campo do Serrano e Vila Inglesa/Campos do Jordão(ficam muito fora do ar).

• Like 1
  • Thanks 1

4 horas atrás, Renan disse:

Cheguei a uma mínima sub-10 antes de POA, o que não deve ser uma coisa muito comum. Com essa mínima de 09,5C, minha estação vai mantendo o padrão normal de mínimas absolutas para Maio. Porém, dificilmente vamos deixar de ter o Maio mais quente desde que comecei a registrar. 

No INMET, deve ser o segundo ou terceiro mais quente já registrado, depois vou verificar. 

Renan,

hoje foi o amanhecer mais frio de 2019 em muitas cidades do Sul de Minas, Zona da Mata, cidades do Rio que fazem divisa com Minas.

A mínima de hoje aqui em Laje do Muriaé, foi a terceira maior mínima de maio(empatou com os meses de maio de 1980 e 1992), a 2ª maior mínima foi em maio de 1994 e a campeã de maior mínima foi em maio de 1983(super El-Niño 1982/1983).

• Like 2

Posted (edited)

Existe alguma correlação determinante entre o ENSO e o inverno brasileiro? Sempre imaginei que a La Niña tendia a favorecer e o El Niño a atrapalhar, mas percebi na lista que alguns divulgaram ontem que 1994 (ano de El Niño) teve um bom inverno e 1995 (ano de La Niña) teve inverno ruim. 

Edited by Pedro Victor Peixoto Paulino Pedro Victor

Umidade despencando no Morro Massena temperatura 8,3ºC umidade 38%, P.orvalho em -6,0ºC,vento zerou, na baixada do Campo Belo já deve estar formando geada.

• Like 2
  • Thanks 1

47 minutos atrás, Daniel Lisboa disse:

Foi uma ironia para brincar com a decepção desta onda de frio e incentivar os colegas a trazerem informações sobre a próxima. 

Ah bom! kkkkkkkkk

5 horas atrás, stankevecz1 disse:

Inmet Curitiba (aut) ficou fora nas 2 horas mais frias da madrugada. Problema que se repete todo ano. Deve ter dado menos que esses 8,3ºC

Parece de propósito uma coisa dessas. Sempre que vem ar polar, a estação INMET de Curitiba fica fora. É uma coincidência incrível. 

• Like 3
  • Thanks 1

Posted (edited)
3 horas atrás, Daniel Lisboa disse:

Bom, podemos passar a régua nesta onda de frio típica de março e já falar da próxima? Alguém tem notícias? 

Editado:

Há uma FF continental que penetra o RS a partir de 3ªfeira. Porém será uma FF "pampeira". No máximo terá algum efeito "interessante", no RS, oeste, sul e serra de SC, tendo seu início na 3ª feira e se estendendo até a 6ªfeira. 

Para se ter uma ideia, ela alcança o NE de SC, Curitiba e sul de SP (região de Apiaí) somente na 6ªfeira. Influência praticamente nula na Capital paulistas na 6ªfeira (queda de 1 ou 2ºC na máxima).

Resumo da ópera: para a grande parte do território nacional, à exceção do RS, sul, oeste  e serras de SC, a expectativa é para a FF e MP do dia 03/junho, a qual ainda ficamos a avaliar sua intensidade. Mas a cada rodada fica mais certa sua chegada.

Minha dúvida é quanto sua intensidade para sul gaúcho; se será mais intensa ou menos intensa do que esta desta semana a entrar. 

Edited by Caco Pacheco
  • Like 1

4 minutos atrás, Caco Pacheco disse:

Há uma FF que penetra o RS a partir de 3ªfeira. Porém será uma FF "gaúcha". Np máximo terá algum efeito "interessante" no sul de SC e serra SC, além do RS, tendo seu início na 3ª feira e se estendendo até a 6ªfeira. 

Para se ter uma ideia, ela alcança o NE de SC, Curitiba e sul de SP (região de Apiaí) somente na 6ªfeira. Influência praticamente nula na Capital paulistas. na 6ªfeira (queda de 1 ou 2ºC na máxima).

Resumo da ópera: para a grande parte do território nacional, à exceção do RS, sul  e serras de SC, a expectativa é para a FF e MP do dia 03/junho, a qual ainda ficamos a avaliar sua intensidade. Mas a cada rodada fica mais certa sua chegada.

Minha dúvida é quanto sua intensidade para o centro-sul gaúcho; se será mais intensa ou menos intensa do que esta desta semana a entrar. 

Essa daí é pura zuera, Caco. Tou pensando na da outra semana, que aí sim parece interessante. 

4 minutos atrás, Daniel Lisboa disse:

Essa daí é pura zuera, Caco. Tou pensando na da outra semana, que aí sim parece interessante. 

Pra todo mundo, sem dúvida alguma. Mas para o pessoal dos Pampas, essa vai ser até que cool!

• Like 1

Hoje, como já dito, foi o auge da MP no leste de Santa Catarina, a temperatura no INMET Indaial variou entre 13,4C e 22,2C, foi a primeira tarde ensolarada sem sensação calor no vale do itajaí esse ano.

Com isso maio de 2019 entrará para a história como A MAIOR MÍNIMA ABSOLUTA JÁ REGISTRADA NA SÉRIE DE INDAIAL 1971-2019

O recorde anterior era 12,4C, simplesmente deplorável. Acaba logo, maio

• Like 7
  • Thanks 1
  • Sad 3

1 hora atrás, Pedro Victor Peixoto Paulino Pedro Victor disse:

Existe alguma correlação determinante entre o ENSO e o inverno brasileiro? Sempre imaginei que a La Niña tendia a favorecer e o El Niño a atrapalhar, mas percebi na lista que alguns divulgaram ontem que 1994 (ano de El Niño) teve um bom inverno e 1995 (ano de La Niña) teve inverno ruim. 

Isso é uma coisa que eu nunca entenderei...

1994 foi o inverno das "BOMBAS" para Sampa. Pegue os registros no Inmet no período de 10/Junho a 20/Agosto. Simplesmente INCRÍVEL.

Para Sampa, melhor do que 2000.

• Like 2

Posted (edited)
3 horas atrás, Tomás WRuas disse:

Caco,

A decisão de aplicar a advertência não é "do moderador Tomás". Ela foi tomada em conjunto com os outros moderadores e administradores. E justificamos, sim, com a seguinte mensagem: "off-topic reincidente, mesmo após diversos avisos".

image.png.4f4963193fbeeb1f9cf6c038255d643d.png

Qualquer um que acompanha o fórum pode ver que demos diversos avisos pedindo para que não continuassem com off-topic aqui no monitoramento, caso contrário estariam sujeito às penalidades. E o motivo pelo qual você não está achando as suas mensagens sobre futebol na época é porque foram desaprovadas, então não aparecem. Se quiser posso manda-las pra ti por mensagem privada. Pra não poluir mais o espaço, prefiro não postar elas aqui.

Espero que esteja esclarecido.

Ok. Só acho que deveria, quando recebi a notícia da suspensão, me notificar do "motivo"; no caso de que eu apenas fiz uma brevíssima citação sobre futebol.

Achei de má fé (excesso de rigor); mas esta "dentro da lei"; então a aceito. Tratou-se de uma breve citação que, sem a menor dúvida, não geraria complementos de outros membros; como não houve (pude constatar).

Já disse: está "dentro da lei", mas simplesmente "não cola". 

Sabemos que um  julgamento (como sempre) é passível de passionalidades e subjetivismos, embora as "regras sejam" claras.

Mas há excessos de rigor para "alguns casos" e "tapar-se o sol com a peneira" em outros.

Longe de mim em apontar estes casos. Não é o meu perfil. 

Mas, realmente, senti-me injustiçado.

Sem mais. 

Edited by Caco Pacheco
  • Like 1

Em meio ao desastre desse mês de maio a previsão do europeu melhora gradativamente, porém a quantidade de chuva prevista é preocupante, 12Z do ECMWF pra Blumenau:

image.thumb.png.2714b0a735a6bcd52071bfd7681e7755.png

• Like 5

Apesar da previsão, praticamente não choveu em Fortaleza hoje. Até tivemos algumas pancadas de chuva durante a manhã, mas nada muito significativo ou da magnitude que se esperava durante a semana passada. 

No entanto, segue a previsão de chuva forte para quinta, 30/05 e sexta, 31/05. 

16D2F7A0-8901-48D2-BA8D-0E78B8A4F1E5.jpeg

• Like 1

2 horas atrás, Pedro Victor Peixoto Paulino Pedro Victor disse:

Para o RS, 1994 teve um outono e inverno péssimos (além de quente, a umidade relativa do ar estava nas alturas, só que as frentes frias ficavam retidas no Uruguai. Mas tivemos um grande grande episódio de neve generalizada no estado (em algumas cidades, como Morro Reuter e Santa Maria do Herval foi a primeira neve em muitos e muitos anos). E mesmo cidades onde o fenômeno é raro tiveram precipitação considerável. No entanto, após essa neve, as temperaturas voltaram a ficar acima da média. Então, resumindo, no RS, 1994 foi de outono e inverno abafados, com um grande episódio de neve generalizado, seguido de temperaturas acima do normal novamente. Se não me falha a memória, já publicaram aqui no BAZ que anos de El Niño são invariavelmente acima da média, mas podem registrar episódios de neve forte intercalados com tempo mais ameno. O ano de 1994 seria um exemplo clássico. 1984, outro exemplo. 

• Thanks 1

1 hora atrás, Rafael Rezende de loyola disse:

Parece de propósito uma coisa dessas. Sempre que vem ar polar, a estação INMET de Curitiba fica fora. É uma coincidência incrível. 

Bah, nunca vi baixar de 7, 6 graus essa estação.

E não faz o menor sentido hoje sair do ar, sendo que a conv. marcou 8,1°C, nenhum frio intenso. Só omitiu a mínima do dia.

• Like 3

Guest
This topic is now closed to further replies.

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.