Jump to content
Brasil Abaixo de Zero
Renan

Monitoramento e Previsão - Brasil/América do Sul - Maio/2019

Recommended Posts

O cortejo fúnebre deve continuar...

cfs.jpg

• Like 1
  • Sad 2

MÍNIMAS SÃO PAULO E ALHURES 25 MAIO

8,0ºC PICO DO JARAGUÁ/CETESB
8,3ºC JUQUITIBA/CIIAGRO
8,6ºC SÃO LOURENÇO DA SERRA/CIIAGRO
9,2ºC SANTANA PARNAIBA/CGE
9,3ºC PARELHEIROS/CGE
9,3ºC MARSILAC/CGE
9,6ºC CAPELA DO SOCORRO/CGE
10,4ºC JABAQUARA/CGE
10,5ºC SESC INTERLAGOS/INMET
10,5ºC RIACHO GRANDE/CGE
10,6ºC CAMPO LIMPO/CGE
10,8ºC SÃO MATEUS/CGE
10,8ºC PENHA/CGE
10,8ºC FREGUESIA DO Ó/CGE
10,8ºC MBOI MIRIM/CGE
10,8ºC ANHEMBI
10,8ºC VILA MARIA/VILA GUILHERME/CGE
11,0ºC VILA MARIANA/CGE
11,1ºC IAG CONVENCIONAL
11,1ºC PIRITUBA/CGE
11,1ºC BUTANTÃ/CGE
11,2ºC INTERLAGOS/CETESB
11,2ºC PINHEIROS/CGE
11,2ºC ARICANDUVA/CGE
11,3ºC VILA PRUDENTE/CGE
11,3ºC CIDADE ADEMAR/CGE
11,3ºC LAPA/CGE
11,4ºC MIRANTE DE SANTANA/CONV
11,4ºC SANTANA/CGE
11,4ºC MAUÁ/CGE
11,5ºC MIRANTE DE SANTANA/AUT
11,5ºC IPIRANGA/CGE
11,5ºC SANTO AMARO/CGE
11,6ºC SÉ/CGE
11,6ºC AEROPORTO CONGONHAS
11,7ºC PINHEIROS/CETESB
11,7ºC SÃO MIGUEL PAULISTA/CGE
11,7ºC MOOCA/CGE
11,8ºC AEROPORTO CAMPO DE MARTE
11,8ºC ITAQUERA/CGE
11,9ºC ITAIM PAULISTA/CGE
11,9ºC DAVIS SÃO CAETANO DO SUL
12,0ºC AEROPORTO GUARULHOS

12,0ºC TREMEMBÉ/CGE
12,1ºC PENHA/CGE
12,1ºC PARQUE DOM PEDRO/CETESB

• Like 9

28 minutos atrás, Moretão disse:

O cortejo fúnebre deve continuar...

cfs.jpg

Mas, de forma vagarosa e constante, as anomalias positivas no sul e no leste do Sudeste, vêm amainando. Será que teremos uma primavera abaixo do normal? 

• Like 2

10 horas atrás, Caco Pacheco disse:

Neste dia (4ª feira passada, 22/Maio), também foi a manhã mais fria do ano na Granja Viana: registrei 12ºC cravados.

Este ano, até o momento, está um horror para mínimas decentes. E as máximas, continuam acima da média... Tá brava a coisa.

Se eu tiver saco, estou pensando em compilar os dados desde 26/Fevereiro até agora.

Estamos ainda no outono, confere? Aliás, quando iniciou o outono?

A mim, cerca de 2 semanas atrás... 

Para cá, a dinâmica de outono começou apenas na semana passada, e se consolidou nesta semana atual, com as primeiras mínimas sub-15 do ano. O outono pleno mais tardio de toda a história ! Ao mesmo tempo, foi a transição verão-outono mais longa de todas, hehehe. 

• Like 2

Ainda não há muitos sinais do ar frio e seco por aqui. Seguimos com temperaturas relativamente altas para o horário, faz 24,4C mas a unidade já está caindo. Durante a tarde, a UR deve ficar abaixo de 30%, e assim a temperatura cairá bem rápido no anoitecer. 

• Like 2

Bom dia! Ontem Buenos Aires teve uma manha ainda muito fria, com mínima de 7,2°C. Durante o dia tivemos tempo ensolarado, pouco vento e ar seco. A temperatura foi até 21,1°C, depois de cinco dias sem chegar a 20°C, e já nao havia sensacao de frio.

Hoje a mínima já nao conseguiu baixar de 10°C e ficou em 10,8°C. Agora temos céu parcialmente nublado, 13,8°C, URA de 67%, vento oeste a 11km/h e pressao de 1.013,6 hpa. A máxima prevista para hoje, segundo o SMN, é de 19°C. O sol nasceu às 7h47 e se poe às 17h53.

• Thanks 2

Dá pra sonhar com uma Sub-10 amanhã no Mirante?

Pq a impressão que tenho é que hoje fez mais frio que o previsto aqui em SP.

Amanheci com 12.9•C e a temperatura ainda não chegou nos 17•C em Varginha. Ponto do Orvalho vem caindo( 8.1•). Umidade está na casa dos 55%-60%. É capaz de alcançarmos 20•C e a temperatura despencar no fim da tarde e, sobretudo, pela noite. 

38 minutos atrás, ricardosilva disse:

Acho que dá ! Mas o destaque maior será nos locais não urbanizados em baixadas. Terá chance até de uma geada fraca, quem sabe. 

• Like 2

Em 22/05/2019 em 19:55, Tomás WRuas disse:

(...)

Apesar de muito reduzida e judiada, a onda de frio do fim do mês ainda virá. Mas o que antes era pra ser um evento com mínima abaixo de 8° (ainda fraco pro mês), agora vai ter que lutar muito para baixar de 10°. Ao menos, o padrão de ondas de frio que trazem temperatura acima da média (sim) acabou. E podemos com segurança afirmar que maio de 2019 não será o terceiro mês na história em que nenhuma mínima atingiu a normal de média mínima. 

Para o padrão atual, é uma vitória.

Nesta manhã, eis que quebrei a cara com meu próprio """otimismo""".

Mínima de 13,4° em Porto Alegre. Não só essa mínima do primeiro dia de MP não bateu a absoluta do ano, como também ficou ACIMA DA MÉDIA pra maio.

O fenômeno das MPs com anomalia positiva segue. Que ano maravilhoso. Pra amanhã, o Europeu coloca mínima de 11° (colocava pra hoje também), mas com nebulosidade. Ou seja: podemos tanto ter uma mínima sub 10° (não kk) como podemos não baixar de 13,0° novamente (sim). 

O fato é: se não baixarmos de 10,5°, iremos quebrar mais um recorde de falta de frio: a mínima absoluta mais alta no período jan-mai é 10,5° em 2002 e 1974.

Pra deixar registrado, pois não duvido de nada: a mínima absoluta mais alta pra maio é de 12,7° em 1967 (estação na Redenção) e 11,0° em 2002 (estação no Jd. Botânico).

Aguardemos o amanhecer de amanhã, pois ele é a última esperança de um sopro de dignidade pra este mês.

• Like 5
  • Thanks 1
  • Sad 3

Faz 25ºC agora com ventos moderados de oeste. Pelo menos a mínima hoje a noite vai ser boa, a previsão é de até uns 12ºC.

E olhando a longo prazo parece que vai haver uma queda no início de Junho.

45 minutos atrás, ricardosilva disse:

A chance existe, mas há um porém que tem aparecido nos modelos há alguns dias: a umidade advectada pelo ciclone pode gerar nebulosidade baixa na RMSP na próxima madrugada, apesar da alta garantir estabilidade. Vamos ficar na torcida.

ecmwf-brarg-vsby_mi-8850400.thumb.png.73bbdcac8d7d803a5d31b134d50d9f0b.png

• Like 2

Posted (edited)

Minha rua passou a madrugada inteira sem luz devido a ventania. Mínima de 11.0ºC e agora tenho 17.3ºC/62.6% na Vila Mariana.

Temperatura ao 12h em SP com sol:

243532004_12h25-05.png.24ace27238c49b4e32c259d711bb93ef.png

Edited by n4rd3s
  • Like 1

Em Floripa, tive mínima de 16,3° no Canto dos Araçás hoje. Vento sul foi muito forte a noite inteira, e registrei rajada de 50 km/h por lá.

image.thumb.png.603a968f5d543ca08cf9fa76773ea44c.png

O pico foi ontem com os 15,7°, mesmo. Vamos ver se na próxima madrugada baixa disso.

Eis o que tenho a dizer sobre essa onda de frio:

• Like 1
  • Haha 10

Ontem foi um dia interessante no leste de SC, houveram vários temporais com atividade elétrica e chuva forte (acumulei 36mm), o vento ciclônico passou a soprar de tarde e foi limpando o tempo. Com isso tive a menor máxima do ano até agora, uma chorada sub-20 de 19,7C na madrugada que antecedeu a chuvarada.

Hoje Blumenau amanheceu com 12,6C, céu limpo e calmaria na minha Davis, com os primeiros raios de sol a temperatura já disparou. Uma boa massa de ar seco pra quebrar a sequência de dias úmidos, nada mais.

Em Indaial/INMET foi registrada (por pouco) a mínima do ano com 13,7C, já em São José/INMET os 16,4C não são o menor valor do ano, apesar de ser o menor do mês.

No momento tenho 22,7C com 64%, um lindo céu azul e bons ventos continentais.

• Like 3

1 hora atrás, Renan disse:

Para cá, a dinâmica de outono começou apenas na semana passada, e se consolidou nesta semana atual, com as primeiras mínimas sub-15 do ano. O outono pleno mais tardio de toda a história ! Ao mesmo tempo, foi a transição verão-outono mais longa de todas, hehehe. 

Exatamente, Renan! Estou compilando os dados do Inmet/Santana a partir de hoje, desde o dia 25/Fevereiro até hoje. Estou no dia 11/Abril. É isso mesmo; transição verão outono longuíssima e o outono clássico mais tardio que eu já vi na minha vida.

Mas, enfim, já estamos em outono pleno há algum tempo. Após a compilação dos dados, saberei com mais exatidão em que período ele iniciou aqui em Sampa. 

• Like 1

Posted (edited)

Sol de brigadeiro e 20,2ºC no momento em Pinheiros. Na Granja Viana a mínima deve ter ficado entre 9/10ºC.

Se não houver infiltração de SE nesta noite/madrugada, teremos uma mínima mais baixa; sem dúvida alguma. É que estou com uma pulga atrás da orelha... Para mim, as chances de haver infiltração na Capital são de 50%/70%.

Após esta MP, aquecimento a partir desta 2ªfeira até o outro domingo (02/Junho), com tendência de chegada de novo sistema frontal previsto pelos modelos no próximo dia 03/junho.

A propósito, a tendência da ENSO para o inverno "no mínimo é mediana".

Achei interessante a observação de um colega que citou outonos acima da média ou quentes seguidos de invernos frios: 94, 2000, 2013. Tomara!

Edited by Caco Pacheco
  • Thanks 1
  • Confused 1

13 horas atrás, Felipe S Monteiro disse:

Desde às 19h não baixou 1° inteiro, nesse período a temperatura já esquentou e esfriou alguns décimos várias vezes, parece que o frio forte no começo da manhã não virá

Agora 13,4° e 95% de Umidade

Dito e feito 

Capture+_2019-05-25-13-01-49-1.png

• Like 1
  • Thanks 1

58 minutos atrás, Caco Pacheco disse:

Exatamente, Renan! Estou compilando os dados do Inmet/Santana a partir de hoje, desde o dia 25/Fevereiro até hoje. Estou no dia 11/Abril. É isso mesmo; transição verão outono longuíssima e o outono clássico mais tardio que eu já vi na minha vida.

Mas, enfim, já estamos em outono pleno há algum tempo. Após a compilação dos dados, saberei com mais exatidão em que período ele iniciou aqui em Sampa. 

image.png.ee9a48414ffa1da1e2ad6d8cc1e406e6.png

Eu to começando a achar que esse papo de transição está "agourando" o clima da cidade...vamos só deixar rolar gente rs.

• Like 2
  • Haha 3
  • Sad 1

2 horas atrás, Tomás WRuas disse:

Nesta manhã, eis que quebrei a cara com meu próprio """otimismo""".

Mínima de 13,4° em Porto Alegre. Não só essa mínima do primeiro dia de MP não bateu a absoluta do ano, como também ficou ACIMA DA MÉDIA pra maio.

O fenômeno das MPs com anomalia positiva segue. Que ano maravilhoso. Pra amanhã, o Europeu coloca mínima de 11° (colocava pra hoje também), mas com nebulosidade. Ou seja: podemos tanto ter uma mínima sub 10° (não kk) como podemos não baixar de 13,0° novamente (sim). 

O fato é: se não baixarmos de 10,5°, iremos quebrar mais um recorde de falta de frio: a mínima absoluta mais alta no período jan-mai é 10,5° em 2002 e 1974.

Pra deixar registrado, pois não duvido de nada: a mínima absoluta mais alta pra maio é de 12,7° em 1967 (estação na Redenção) e 11,0° em 2002 (estação no Jd. Botânico).

Aguardemos o amanhecer de amanhã, pois ele é a última esperança de um sopro de dignidade pra este mês.

A atmosfera secou há pouco aqui em POA. Céu praticamente limpo para sul. Mas tenho sérias dúvidas de que se mantenha assim na noite seguinte. Não teria razão para isso, é pessimismo mesmo. Acredito que vamos ficar em 11° na próxima noite, isto se não nublar e fica acima disto. Mas vamos ver. Em 2019, TUDO pode piorar.

Hoje tive a escrotíssima mínima de 13,9°. Mp fraca com ciclone em cima e Guaíba do lado quase ao nível do mar dá nisso. Situação calamitosa. Esta é minha mínima do ano até agora, batendo os 14,5°.... de 26 de março!!!

Agora 19,6° com 67%. Mais uma máxima em 20°. Ontem tive 17,4°, a menor máxima deste ano.

• Like 4
  • Thanks 1

Posted (edited)
1 hora atrás, ricardosilva disse:

image.png.ee9a48414ffa1da1e2ad6d8cc1e406e6.png

Eu to começando a achar que esse papo de transição está "agourando" o clima da cidade...vamos só deixar rolar gente rs.

Acho que vai ser interessante calcular a média das temperaturas mensais do período entre 01/01/2010 e 31/12/2019, só para ver a diferença do período em relação a média 1981-2010. 

Enquanto maio não termina, já fiz os cálculos da média das temperaturas de janeiro, fevereiro, março e abril, e já dou as primeiras impressões: fevereiro sofreu o golpe mais duro, com quase 1 grau acima da média, as máximas médias de fevereiro nesta década beiraram os 30 graus e as mínimas médias beiraram os 20 graus, além de janeiro ter destaque na anomalia das máximas e março dentro da média das máximas.

Como está a média das temperaturas deste maio (máximas, mínimas e compensada) até o momento?

Edited by Darley
  • Like 1

Céu bem encoberto em Pinheiros agora, após dia muito bonito, com muito sol e pouquíssimas nuvens. Parece que a noite/madrugada realmente será encoberta, "segurando" uma maior queda na mínima. Estava bem desconfiado sobre isso.

Em Sampa é bem comum a primeira madrugada logo após a advecção, "limpar", a manhã e boa parte do dia seguinte fazer um dia praticamente sem nuvens no céu, mas, no decorrer da tarde, as nuvens irem aumentando. É MUITO TRADICIONAL!

Acho muito difícil não termos nebulosidade nesta noite/madrugada, infelizmente.

19,6ºC no momento em Pinheiros. Variamos aqui entre 11,2ºC ~ 21,4ºC. Dia quase perfeito de inverno, não fosse essa infiltração marítima que está se pronunciando já há pouco. Pena...

• Like 2

Mínimas registradas hoje em SOLEDADE-RS 
Bairro Farroupilha 6.4º
Sítio Toniolo Passo da Taipa 6.8º
Santa Luzia-keiser 8.9º

• Like 4

4 minutos atrás, Darley disse:

Acho que vai ser interessante calcular a média das temperaturas mensais do período entre 01/01/2010 e 31/12/2019, só para ver a diferença do período em relação a média 1981-2010. 

Enquanto maio não termina, já fiz os cálculos da média das temperaturas de janeiro, fevereiro, março e abril, e já dou as primeiras impressões: fevereiro sofreu o golpe mais duro, com quase 1 grau acima da média, as máximas médias de fevereiro nesta década beiraram os 30 graus e as mínimas médias beiraram os 20 graus, além de janeiro ter destaque na anomalia das máximas e março dentro da média das máximas.

Como está a média das temperaturas deste maio (máximas, mínimas e compensada) até o momento?

Uma coisa é certa. A próxima Normal sofrerá um grande desvio positivo (especialmente nas mínimas entre Abril e Agosto) ante a Normal 61-90. Efeito de dois fatores: novo padrão climático pós 2000 (que tem embrião já em meados da década de 90; mais especificamente com o Niño 95) e, secundariamente, reflexos da maior urbanização no pós 90 da Grande SP (não muito da Capital em si, a qual meio que estagnou).

Maior urbanização = acentuam-se os microclimas na região e áreas vizinhas próximas.

• Like 1

Guest
This topic is now closed to further replies.

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.