Jump to content
Brasil Abaixo de Zero
Renan

Monitoramento e Previsão - Brasil/América do Sul - Maio/2019

Recommended Posts

Ontem à tarde e à noite ocorreram algumas pancadas de moderada a forte intensidade no sertão do RN e da PB por conta da Onda de Leste.

Goes 14 - 17h  de 21/05:

image.png.c2a628f25206914654a5e6d963f7aed5.png

Os acumulados:

image.png.0d1564549b4f936e91a142e32ed4c133.png

Fonte: EMPARN, AESA.

Eu registrei 2.5 mm.

• Like 3

Hoje tivemos também a menor temperatura do ano aqui em Conselheiro Lafaiete, meu termometro na varanda do apartamento marcou 13,4°. Ficou mais baixa que o INMET 

em Ouro Branco com 13,6°. Em Barbacena fez 13,1° no INMET que fica num lugar alto dentro da cidade, no campus do IFMG no Bairro São José, onde eu morei nos meus tempos de Barbacena. A estação convencional de lá sempre registra temperaturas bem baixas por ser numa baixada mas infelizmente ela foi desativada. Agora como referência de frio em Barbacena ficou o aeroporto e por lá amanheceu com 10 graus

Como o dia foi de sol e tempo seco esquentou até os 26 graus.

• Like 6

Caso se confirme essa de 2 de junho vai ser bem mais ampla e com uma maior duração que essa do próximo dia 25.

gfs_T850a_samer_fh180-336.thumb.gif.2143f8359ca9a8a0d486c1ed5d7b898d.gif

• Like 9
  • Thanks 4
  • Haha 1

34 minutos atrás, Felipe S Monteiro disse:

Eles estão deixando a gente sonhar

Capture+_2019-05-22-17-44-25-1.png

Qual cidade? 

Vai ser uma MP curta e fraca aqui para a capital  SP, máximas não baixam de 20 e mínimas não baixam de 10 , semana que vem já voltam às temperaturas de verão e assim caminhamos nesse Maio mais quente que já vi na vida !!!

• Like 1
  • Sad 2

Em Porto Alegre, vamos chegando em 23/05 sem ainda termos atingido em um dia sequer a média mínima do mês. Aliás, nem chegamos perto disso. Nossa mínima absoluta de maio está em bizarros e inacreditáveis 14,6°, sendo que, na normal 1981-2010, a média mínima de maio é de 13,2°. Portanto, a mínima absoluta do mês está 1,4 grau acima da média mínima que seria normal para o período. E a média mínima até hoje (17,3°) está com +4,1° de anomalia.

Mas, como já diria Douglas Adams, não entre em pânico!

Apesar de muito reduzida e judiada, a onda de frio do fim do mês ainda virá. Mas o que antes era pra ser um evento com mínima abaixo de 8° (ainda fraco pro mês), agora vai ter que lutar muito para baixar de 10°. Ao menos, o padrão de ondas de frio que trazem temperatura acima da média (sim) acabou. E podemos com segurança afirmar que maio de 2019 não será o terceiro mês na história em que nenhuma mínima atingiu a normal de média mínima. 

Para o padrão atual, é uma vitória.

image.thumb.png.33e8933748c46f42fb2cdfe6219beafa.png

• Like 8
  • Sad 4

22 horas atrás, Pedro Victor Peixoto Paulino Pedro Victor disse:

Está caindo um temporal em Fortaleza nesse momento. Se continuar assim durante toda a noite e madrugada, é quase certo que amanhã alcançaremos a média de maio. 

E eu resolvi passar por Fortaleza bem essa semana...kkkk e comoo choveu kk

Boa noite, aqui em Friburgo no Inmet a mínima foi de 8,3°C e na área urbana 13.8°C. As 6 da manhã tinha forte neblina (visibilidade 0), aliás já tem 4 dias que acordo e tem fog. 

Pelo foreca eu teria uma mínima de 9°C por aqui no dia 26 e chutaria uns 6°C no Inmet. Tb fiquei animado com essa previsão de junho, vamos aguardar...

• Like 1

80 milímetros de domingo para segunda, 29 milímetros de segunda para terça e 91 milímetros de terça para hoje. Esses dados não foram exatamente nos mesmos postos, mas foram os maiores registrados pela FUNCEME em cada um desses períodos. 

Média de maio - Fortaleza (CE): 255,1 mm

Acumulado de maio de 2019 (até o dia 22):

Pici - 258,3 mm

Fund. Maria Nilva (Água Fria) - 247,0 mm

Castelão - 241,6 mm

Agora os dados referentes a maio de 2018 (até o dia 31):

Pici - 253,6 mm

Fund. Maria Nilva (Água Fria) - 272,6 mm

Castelão - 217,0 mm

Era esperado um novo aumento de chuvas para a sexta (24), mas de ontem pra hoje a previsão mudou e agora esse aumento deverá vir no domingo (26). Meta: bater os 300 milímetros até o dia 31, rs. 

• Like 2

Quando o assunto é temperatura, o europeu acerta para BH na maioria das vezes. E para este final de semana, segundo ele, teremos apenas um frio vampiro um pouco mais expressivo, com 12°C em algumas regiões. 

O pior é que as projeções para a próxima semana também não são nada boas. Máximas em torno dos 28°C. O jeito é torcer por alguma coisa em Junho. 

• Like 1

Posted (edited)

Boa noite! A manha foi ensolarada em Buenos Aires, mas à tarde a nebulosidade aumentou e tivemos céu quase encoberto. No fim da tarde a nebulosidade voltou a diminuir mas infelizmente voltou a aumentar agora à noite, impedindo maior queda de temperatura. Fez frio hoje, com mínima de 9,4°C (é a quarta mínima sub-10 até agora aqui) e a máxima foi de 18,2°C.

Agora temos 13°C ainda, com URA de 75%, vento sudeste a 7 km/h e pressao de 1.019 hpa.

Para amanha a previsao é de céu parcialmente nublado de manha e ensolarado à tarde. Mínima de 8°C e máxima de 18°C, segundo o SMN. Vamos ver se consegue cair tanto assim. O sol nasce às 7h45 e se poe às 17h54.

Edited by Fábio De Nittis
  • Like 1

3 horas atrás, LucasFVenturini disse:

Caso se confirme essa de 2 de junho vai ser bem mais ampla e com uma maior duração que essa do próximo dia 25.

gfs_T850a_samer_fh180-336.thumb.gif.2143f8359ca9a8a0d486c1ed5d7b898d.gif

Acho que vem coisa boa por aí. Grande concordância entre os modelos para esse finalzinho de Maio / Início de Junho. Muito provavelmente, uma MP mais forte que a dessa semana. 

• Like 3

FORTE TORNADO EM JOPLIN, MO: 

• Like 3

2 horas atrás, Tomás WRuas disse:

Em Porto Alegre, vamos chegando em 23/05 sem ainda termos atingido em um dia sequer a média mínima do mês. Aliás, nem chegamos perto disso. Nossa mínima absoluta de maio está em bizarros e inacreditáveis 14,6°, sendo que, na normal 1981-2010, a média mínima de maio é de 13,2°. Portanto, a mínima absoluta do mês está 1,4 grau acima da média mínima que seria normal para o período. E a média mínima até hoje (17,3°) está com +4,1° de anomalia.

Mas, como já diria Douglas Adams, não entre em pânico!

Apesar de muito reduzida e judiada, a onda de frio do fim do mês ainda virá. Mas o que antes era pra ser um evento com mínima abaixo de 8° (ainda fraco pro mês), agora vai ter que lutar muito para baixar de 10°. Ao menos, o padrão de ondas de frio que trazem temperatura acima da média (sim) acabou. E podemos com segurança afirmar que maio de 2019 não será o terceiro mês na história em que nenhuma mínima atingiu a normal de média mínima. 

Para o padrão atual, é uma vitória.

image.thumb.png.33e8933748c46f42fb2cdfe6219beafa.png

Essa situação ABSOLUTAMENTE ESCROTA me lembra outro mês escrotíssimo, setembro de 2017. Na ocasião tivemos mínima absoluta maior do que a média mínima, além de ter sido o setembro mais quente de toda a série histórica de 108 anos.

Este também é o período mais longo que tenho sem baixar de 14°. Meu menor valor foi em 26 de... março!!!!! Quando tive 14,5°.

Agora 18,3° e chuvisco. As mínimas de maio estão lixo puro, chorume podre.

• Like 5

Posted (edited)

E essas mínimas de verão quase na entrada de junho? 

Ctba 18C

PoA 19C

Sampa 20C

Floripa 21C

Em BH baixa mais por causa do tempo seco.

Em tempo, essa MP não vai ter efeito quase nenhum por aqui. É o pior maio que já vi.

Edited by LeoP
  • Like 2

Novo recorde de mínima alcançado: 12,0C !

Aos poucos está melhorando...

• Like 2
  • Thanks 2
  • Confused 1

Bom dia! Com céu limpo a madrugada toda, esfriou bem e Buenos Aires vai registrando agora a menor temperatura do ano: 7,2°C

• Like 5

Amanhecemos com mínima de 14.8 no Sesc e 15.9 no Mirante .

Teremos um dia quente e com mudanças no tempo a tarde e noite.

• Like 2

27 minutos atrás, Felipe Backendorf disse:

Mais uma Mínima de 20C em Florianópolis. Pesadelo sem fim. 

Extremamente assustado com Florianópolis e Porto Alegre, que seguem um calvário terrível. E pior que realmente essa MP que está vindo não deve resolver muita coisa não. Para cá estou esperando uma sub-10 no Domingo, mas infelizmente não posso dizer o mesmo pro leste de SC e RS, devido à influência do ciclone...

• Sad 6

Guest
This topic is now closed to further replies.

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.