Jump to content
Brasil Abaixo de Zero
Renan

Monitoramento e Previsão - Brasil/América do Sul - Abril/2019

Recommended Posts

O Abril as portas do inferno segue a toda aqui no sul gaúcho. Hoje um típico dia de outono (em Cuiabá) com 20,7/32,1ºC.  Fazia quase 1 mês que não trintava na estação.
ST chegou a 38ºC. Nos próximos dias refresca, mas sem resfriamento significativo. Já é alguma coisa. 😅

• Like 1
  • Haha 2

Previsão estendida da Climatempo aponta temperaturas mínimas entre 10 e 12° em Sampa pro início da segunda quinzena. Seria um sonho?!

2 minutos atrás, coutinho disse:

AQUI PASSOU DOS 25,0, BEM ALTA.

Onde?

Segue o modo 100% verão no leste catarinense. O que me conforta é que a partir de sexta a tarde com a chegada da FF, teremos uma boa queda nas máximas, e sem perspectivas para uma nova onda de calor para os próximos 10 dias pelo menos.

Ontem: 20,7/34,1

Hoje: 22,7/34,2

PS: Bom ficarmos atentos para uma grande quantidade de chuva, que está prevista para cair no Vale do Itajaí e Grande Florianópolis, nos próximos 5 dias.

• Like 2
  • Thanks 1

7 horas atrás, Caco Pacheco disse:

A região da Mantiqueira é abençoada com ar mais seco.

Amo essa característica 😍

• Like 1

Os ambientes esquentaram bastante hoje. Deve estar 27/28 graus em áreas pouco ventiladas da casa.

São os reflexos do calor de ontem + uma madrugada parcialmente nublada/nublada e quente + tarde quente e com pouco vento.

Além disso a umidade está elevadíssima variando entre 80% a 90% neste momento . Vamos ver se cai ao menos uma pancada de chuva. 

• Like 1

Sol e muito calor em SP hoje , é a tal da pré frontal que não trás muito benefício depois hehehe.

Sesc Inmet variou de 18.5 a 32.1 graus 

Mirante foi de 18.5 a 32.0 graus .

• Sad 1

Posted (edited)
58 minutos atrás, Wagner97 disse:

Previsão estendida da Climatempo aponta temperaturas mínimas entre 10 e 12° em Sampa pro início da segunda quinzena. Seria um sonho?!

Se eu não me engano a previsão estendida deles é basicamente feita encima do GFS, então provavelmente são devaneios de fim de grade do modelo, que a partir de agora começam a ficar mais frequentes.

É comum nos meses de inverno aparecer temperaturas de 5 graus ou menos de mínima na estendida que no fim vira 12. 

Edited by jrmartinisp
  • Like 2

Eu acho que o frio não chegou nem na Patagônia ainda. Só na segunda quinzena de Abril é que as temperaturas vão baixar significativamente lá no norte da Argentina pra depois chegar no Brasil pelo jeito. Até por lá as temperaturas estão altas ainda passando facilmente dos 30 graus.

• Like 1

Eu entendo que esse é o padrão climático daqui pra frente...chamaria essa primeira perna de "outono quente", pois aqui em SP já ocorreu a maior das mudanças, que é a redução abrupta das chuvas de fim de tarde... só mesmo em episódios de FF.

O calor igual o de hoje incomoda sim, mas nitidamente menos do que a mesma temperatura num dia de Fevereiro.

O calor está muito acima da média aqui em Belo Horizonte e região, principalmente as temperaturas mínimas. Parece que ainda estamos em fevereiro no auge do verão, não em abril. 

Quando teremos algum alívio? 

• Sad 1

2 horas atrás, jrmartinisp disse:

Se eu não me engano a previsão estendida deles é basicamente feita encima do GFS, então provavelmente são devaneios de fim de grade do modelo, que a partir de agora começam a ficar mais frequentes.

É comum nos meses de inverno aparecer temperaturas de 5 graus ou menos de mínima na estendida que no fim vira 12. 

Aqui no BAZ, este fenômeno é conhecido como "maravilhoso mundo do fim da grade", kkkkkkkk!

Já reparei mesmo que a Climatempo utiliza bem mais o GFS do que o Europeu, por exemplo.

Enquanto não esfria no Sudeste, a região Nordeste vai registrando grandes volumes de chuva diários.

O que me chamou a atenção foi o acumulado na estação Ilha Grande/Piauí/Cemaden, com a chuva do início da noite, somou 913 mm em 15 dias seguidos, com os 101 mm de hoje.

Em 8 dias acumulou 800 mm.

• Like 6

Agora, marinhonani disse:

Enquanto não esfria no Sudeste, a região Nordeste vai registrando grandes volumes de chuva diários.

O que me chamou a atenção foi o acumulado na estação Ilha Grande/Piauí/Cemaden, com a chuva do início da noite, somou 913 mm em 15 dias seguidos, com os 101 mm de hoje.

Nem o litoral paulista conseguiu esse feito em tão pouco tempo. 

• Like 1

Boa noite! Hoje o dia amanheceu quente em Buenos Aires, com mais de 20 graus. O céu estava limpo e seguiu assim até o fim da manha, quando subitamente o tempo comecou a mudar, escureceu, ventou muito (rajadas de 96 km/h em Ezeiza) e tivemos uma chuva muito forte, mas rápida. Após chegar a 29,4°C, a temperatura caiu quase nove graus em apenas uma hora. No fim da tarde já tínhamos céu parcialmente nublado de novo, mas com vento sudeste, que trouxe ar mais fresco. A mínima foi de 17,8°C às 21h, quando terminou o dia meteorológico.

Agora temos céu parcialmente nublado, 17,8°C, URA de 74%, vento sul a 18 km/h e pressao de 1.004,8 hpa.

Para amanha a previsao do SMN indica poucas nuvens e temperaturas amenas, com mínima de 14°C e máxima de 22°C. O sol nasce às 7h09 e se poe às 18h43.

• Like 4

1 hora atrás, marinhonani disse:

Falando nisso... Como anda a situação da seca no sertão do nordeste? Melhorou, não melhorou?

Temperaturas dignas de fevereiro para uma noite em grande parte de São Paulo.

Apenas no extremo sul que a situação está confortável.

Estações - CGE

tNxeyIp.png

Estação Meteorológica do IAG teve máxima de 32,8ºC nesta quinta-feira.

Este valor é um dos 7 maiores para Abril desde 1933 na estação. 

001.PNG.3732eaced44f1f446f9a2bb38624cacd.PNG

• Like 3

27 minutos atrás, Rodolfo Alves disse:

Muito bizarro esse Abril de 2016 no Sudeste. Foi um ponto totalmente fora da curva.

41 minutos atrás, Rodolfo Alves disse:

Se não fosse 2016, hoje seria o segundo maior valor registrado no IAG.

Excelentes previsões de chuva para os próximos 10 dias no estado de SP.

Praticamente toda a chuva deverá se concentrar nos 6 dias seguintes. Após isso, o tempo seca.

Europeu 12z

d4z2m2E.png

GFS FV3 - 18z

XSGVpjr.png

Guest
This topic is now closed to further replies.

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.