Jump to content
Brasil Abaixo de Zero
Renan

Monitoramento e Previsão - Brasil/América do Sul - Abril/2019

Recommended Posts

10 minutos atrás, klinsmannrdesouza disse:

95 foi um desastre tanto no outono quanto no inverno, depois veio 96 com longos e excelentes períodos de frio coroado por uma onda polar continental no final de junho daquele ano. 1997 teve o primeiro semestre marcado pelo frio antecipado, que começou já em março, abril, maio e junho foram abaixo da média e chuvosos, em junho ocorreu uma onda de frio com geadas intensas até no sul de Goiás; a partir de julho a dinâmica f&@$/ com inúmeros bloqueios e tempo seco. 1998 foi muito pior, o único destaque foi um evento de frio em julho com neve no Morro da Igreja sob temperaturas positivas.

2001-2006 a vaca magra para o frio, 2007-2013 a vaca gorda e a partir de 2014 de novo a dinâmica azedou.

Faço exatamente essa leitura, acrescentando apenas que a dupla 1999/2000 foi sensacional em termos de frio e eventos rigorosos.

4 horas atrás, Caco Pacheco disse:

PQP! Aí seria uma M***** TOTAL!

2015 foi o pior de todos. Xoxeza escrota.

2002 foi quente, bem acima da média. A ÚNICA COISA QUE SALVOU foi aquela baita continental do início de setembro. Foi uma belíssima MP.

Vamos ser justos. 2002 teve tb um mês de julho bem dentro da média. 

2015 teve um bom mês de abril. E só. 

3 horas atrás, Renan disse:

Vai por mim, Caco. Estou torcendo para que você me zoe bastante, mas: O INVERNO DE 2019 SERÁ UM MIX DE 2015 COM 2002, 2006 E 2005. 

O que eu acho: cruza de 2015 com 2018. 

• Like 1
  • Haha 1
  • Confused 1

2 horas atrás, Beto Krepsky disse:

Sim eu lembro, o que salvou o sudeste de um total desastre foi uma sequência constante de forte ASAS naquela ocasião, ano em que a globo fez milhares de pessoas subir a Mantiqueira na esperança de ver nevasca hehehe

Mas o frio que deu esperança de neve na Mantiqueira não foi de ASAS. Foi uma polar marítima que deu um jump incrível no Sul e centrou o grosso de sua munição no Sudeste. Frio de ASAS centrada ao sul da posição normal foi em julho de 2008. 

• Like 1

21 minutos atrás, LuluBros disse:

Vamos ser justos. 2002 teve tb um mês de julho bem dentro da média. 

2015 teve um bom mês de abril. E só. 

2002 só julho e setembro se salvaram, 2015 somente setembro com aqueda onda de frio tardia que queimou algumas plantações de hortaliças no Sul.

4 minutos atrás, klinsmannrdesouza disse:

2002 só julho e setembro se salvaram, 2015 somente setembro com aqueda onda de frio tardia que queimou algumas plantações de hortaliças no Sul.

Klinsmann, como você tem uma boa memória climática, me diga por que o inverno de 1988 foi tão especial ? Esse ano, na série histórica de JF, simplesmente aparece em primeiro lugar na lista dos invernos mais frios desde 1973 (JJA).

20 minutos atrás, LuluBros disse:

O que eu acho: cruza de 2015 com 2018. 

Se assim for, ainda não chega ao nível de 1995, 2006 e 2002, os TOP-3 DA RUINDADE EM JF.

12 minutos atrás, Renan disse:

Klinsmann, como você tem uma boa memória climática, me diga por que o inverno de 1988 foi tão especial ? Esse ano, na série histórica de JF, simplesmente aparece em primeiro lugar na lista dos invernos mais frios desde 1973 (JJA).

1988, nos primeiros meses do ano, estava sob a influência de um el niño em declínio, a partir de março ocorreu uma rápida transição para um intenso e duradouro la niña. Outro fator favorável foi que as águas do oceano atlântico sul estavam mais frias do que a normalidade e a ASAS estava numa posição mais afastada da América do Sul; permitindo um avanço mais ao norte dos sistemas frontais e anticiclones polares. Naquele ano, a partir de abril, os anticiclones declinavam as temperaturas de forma excepcional, porque boa parte deles tinha como origem a massa de ar frio semi-estacionária do Pacífico Sul, entre o litoral meridional chileno e a Terra do Fogo, também eram acompanhados de pronunciados cavados em todos os níveis atmosféricos e ciclones extratropicais ao largo da costa sul do Brasil.

• Like 4

Em função da atuação de um novo episódio de Onda de Leste a manhã e, agora, a tarde está sendo instável em áreas do nordeste do NEB. Por conta da atuação do distúrbio, dos ventos (que estão ESE) e da orografia há possibilidades de ocorrer acumulados mais significativos no Vale do Piancó - PB e no Pajeú - PE (na área marcada em vermelho na imagem abaixo):

Recorte - Satélite Goes 14 - 15h20 de 23/04

image.png.e618cac235ba80ca1eb779b14549b747.png

O maior volume de chuva desde a madrugada até agora foi registrado em Cortês, (localizada na zona da mata do PE) 74 mm (cemaden).

• Like 4

4 horas atrás, klinsmannrdesouza disse:

2015 em Sampa foi o anti-frio. Primeiro ano que não baixou de 10 no Mirante de Santana. 

• Like 1
  • Haha 1

1 hora atrás, LuluBros disse:

2015 em Sampa foi o anti-frio. Primeiro ano que não baixou de 10 no Mirante de Santana. 

Não só em Sampa como em toda a América do Sul; falam tento que 2012 foi ruim de frio mas pelo menos houve a massa polar do final de abril, julho foi gelado e no final de setembro fez frio invernal. 2015 colocou 2012 no bolso totalmente.

• Like 2

41 minutos atrás, klinsmannrdesouza disse:

Não só em Sampa como em toda a América do Sul; falam tento que 2012 foi ruim de frio mas pelo menos houve a massa polar do final de abril, julho foi gelado e no final de setembro fez frio invernal. 2015 colocou 2012 no bolso totalmente.

Concordo, isso sem falar que 2015, em sua TOTALIDADE, foi quente. Disparadamente o ano mais quente já registrado aqui, em média anual, ficando fácil em primeiro lugar desde o início dos registros no local atual da estação do INMET. 

• Like 1

Dia bem interessante hoje lá em Floripa. Variação louca de temperatura, com a máxima de 23,6° ocorrendo agora há pouco. A mínima ficou em 19,1° no começo da madrugada. Gráfico na minha estação, no Canto dos Araçás:

image.thumb.png.116cfc6bc4c0501cee0da44e8083e194.png

Choveu fraco de madrugada e no meio da tarde, acumulando um total de 6,6 mm.

• Like 1

Noite com temperaturas mais baixas em São Paulo em relação aos últimos dias.

Assim como ontem, o céu está nublado por nuvens baixas vindas dos ventos marítimos.

Temperaturas de 20/21 graus na maior parte da cidade.

19 graus no extremo sul.

Estações - CGE

h3afgL2.png

• Like 1

5 horas atrás, LuluBros disse:

Mas mesmo sendo péssimo de frio, ainda conseguimos uma máxima sub-15.