Jump to content
Brasil Abaixo de Zero
Felipe F

Monitoramento e Previsão - Brasil/América do Sul - Março/2019

Recommended Posts

19 minutos atrás, HenriqueBH disse:

Por aqui a estação chuvosa esta em queda vertiginosa. Basta olhar os volumes previstos, não são nada volumosos.

O processo de encerramento das chuvas regulares no Brasil central ja se iniciou. Volumes de 100mm em 10 dias tão cada vez mais raros.

Pelo CFS ainda tem alguma coisa acima da média no fim do mês, e depois volta a normalidade. Medo eu tenho disso aqui: Imagina que lindo um bloqueiuzão desses em Julho. Todo o ar frio travado na Argentina.

cfs-mon_01_apcpna_month_samer_4.thumb.png.ab0dc569766723ed4881faa15eeedb03.png

A esperança é a última que morre. Ainda sonho com um Abril de muita chuva e temperaturas amenas. 

Esse ano não pegarei o inverno de BH, vou passar um tempo em João Pessoa, justamente no meio do ano. Não vou ter frio, mas pelo menos não vou sentir o ar seco esse ano! Hehehe

Agora, HenriqueBH disse:

Por aqui a estação chuvosa esta em queda vertiginosa. Basta olhar os volumes previstos, não são nada volumosos.

O processo de encerramento das chuvas regulares no Brasil central ja se iniciou. Volumes de 100mm em 10 dias tão cada vez mais raros.

Pelo CFS ainda tem alguma coisa acima da média no fim do mês, e depois volta a normalidade. Medo eu tenho disso aqui: Imagina que lindo um bloqueiuzão desses em Julho. Todo o ar frio travado na Argentina.

Não parece bloqueio porque este mapa indica chuva acima da média em grande parte de Minas Gerais, Goias, Rio de Janeiro e até no sul de Mato Grosso, quando o frio fica bloqueado na Argentina somente os estados do PR, SC e RS registram grandes acumulados pluviométricos, o resto do país sente os efeitos do ar seco.

Isto tem cara de muitos sistemas frontais intensos avançando pelo interior do continente, só resta aguardar.

• Like 2
  • Thanks 1

Nuvens de tempestade se formaram por aqui no final da tarde após madrugada chuvosa. 

1232995998_IMG_5950-Cpia.JPG.aa33ef96718283a111139a79edf5fa75.JPG1668616355_IMG_5962-Cpia.JPG.8093e79ef19d82c756aea586afc7e2ec.JPG1151721902_IMG_6062-Cpia.JPG.aa3489a9c82889f5e700949a14ff9b9c.JPG1221986709_Pano-Cpia.jpg.a4d799acf0535944716881297d73b19f.jpg

• Like 9

Temperaturas agradáveis em Sampa nesta noite.

Valores entre 19 e 21 graus.

p5MhNlH.png

• Like 2

Dia de sol entre nuvens em Conselheiro Lafaiete, mínima de 19° e máxima de 28°. Sem chuva.

Agora céu limpo, noite fresca, 19.7°

2 horas atrás, HenriqueBH disse:

Como assim Bloqueio? Bloqueio com chuva? Nossa eu não acharia ruim um julho chuvoso.

Pelo CFS maio, junho, julho e agosto com chuva muito acima da média no centro sul do país. Difícil de acreditar, mas bem que poderia ser verdade.

• Like 3

11 horas atrás, Wagner97 disse:

Pelo CFS maio, junho, julho e agosto com chuva muito acima da média no centro sul do país. Difícil de acreditar, mas bem que poderia ser verdade.

Inverno quente.

14 horas atrás, klinsmannrdesouza disse:

Belo Horizonte é uma grande ilha de calor, dificilmente registra temperaturas menores que 10 graus nas áreas centrais da cidade, enquanto na região metropolitana já registrou geada em invernos mais frios no passado. Fora que a cidade tem problemas em receber a influência das massas polares continentais que costumam ficar bloqueadas no Triângulo mineiro.

E muito mal monitorada, como foi dito. Das 9 regionais, apenas 2 apresentam estações por parte do poder público (inmet). 

Recentemente, o aeroporto da Pampulha (baixada em área baixa da cidade, 789m) registrou 6°C em advecção polar que a estação da Pampulha marcou 9C e a central 10C.  Temos inúmeros bairros acima de 1000m que desconhecemos a temperatura, inclusive com baixadas pois a cidade é montanhosa. Tem potencial para frio aí que passa despercebido.

Felizmente, algumas PWS começaram a surgir, mas ainda temos um caminho muito longo pra chegarmos no monitoramento que a cidade de São Paulo tem, por exemplo.

• Like 2

Os dias andam chatos e monótonos.

O que me animou é que a tendência pra semana que vem melhorou! Possivelmente iniciaremos a transição do verão para o outono semana que vem.

Meu medo é abril cagar com tudo.

• Sad 1

2 horas atrás, LeoP disse:

E muito mal monitorada, como foi dito. Das 9 regionais, apenas 2 apresentam estações por parte do poder público (inmet). 

Recentemente, o aeroporto da Pampulha (baixada em área baixa da cidade, 789m) registrou 6°C em advecção polar que a estação da Pampulha marcou 9C e a central 10C.  Temos inúmeros bairros acima de 1000m que desconhecemos a temperatura, inclusive com baixadas pois a cidade é montanhosa. Tem potencial para frio aí que passa despercebido.

Felizmente, algumas PWS começaram a surgir, mas ainda temos um caminho muito longo pra chegarmos no monitoramento que a cidade de São Paulo tem, por exemplo.

Me interessei muito pelo clima de Ouro Preto. Queria estações em topo e baixada naquele município. 

• Like 2

1 hora atrás, Renan disse:

Me interessei muito pelo clima de Ouro Preto. Queria estações em topo e baixada naquele município. 

No passado imperial tem registro de neve fraca em Ouro Preto.  E ainda hoje há várias araucárias na paisagem da cidadee. 

• Like 3

Dias atrás se levantou o assunto sobre as capitais brasileiras que tem os maiores registros acumulado de precipitação mensal. Como Já dito na ocasião o maior acumulado mensal já registrou em um capital brasileira foi em São Luís/MA com 849,2mm em Abril de 1985. Mas gostaria de mencionar também os 813mm em Maio de 2017 em Maceió...

• Like 3

Posted (edited)
3 horas atrás, Lucas Venturini disse:

Dias atrás se levantou o assunto sobre as capitais brasileiras que tem os maiores registros acumulado de precipitação mensal. Como Já dito na ocasião o maior acumulado mensal já registrou em um capital brasileira foi em São Luís/MA com 849,2mm em Abril de 1985. Mas gostaria de mencionar também os 813mm em Maio de 2017 em Maceió...

Fora que, é necessário dizer que esses acumulados são registrados pelo Inmet, já que Ondina (Salvador-BA) já registrou 898,4 mm em abril de 1984 e a UFRN em Natal-RN teve 907,6 mm em abril de 1973 (no mesmo mês dos 770 mm de Recife-PE), ou seja, maiores que o valor de São Luís-MA.

Mas voltando ao Inmet, ele já registrou acumulados acima desse patamar de 849,2 mm, só ver Aracaju-SE em 1964.

Estacao;Data;Hora;PrecipitacaoTotal;
83096;31/03/1964;0000;482.3;
83096;30/04/1964;0000;968.7;
83096;31/05/1964;0000;870.7;
83096;30/06/1964;0000;448.2;

Aracaju-SE teve 4370 mm em 1964.

Edited by CloudCb
Adição de informação sobre Aracaju.
  • Like 1
  • Thanks 1
  • Confused 1

44 minutos atrás, CloudCb disse:

Fora que, é necessário dizer que esses acumulados são registrados pelo Inmet, já que Ondina (Salvador-BA) já registrou 898,4 mm em abril de 1984 e a UFRN em Natal-RN teve 907,6 mm em abril de 1973 (no mesmo mês dos 770 mm de Recife-PE), ou seja, maiores que o valor de São Luís-MA.

São Luís que extra-oficialmente também deve ter tido acumulados maiores, já que é uma grande cidade porém com poucas estações.

• Like 2

Posted (edited)
3 horas atrás, Renan disse:

Ouro Preto teve estação do INMET.

O nº OMM era 83641.

Ficava a 1.147,7 m de altitude.

Foi aberta em 08/09/1913 e tem dados no BDMEP (Banco de dados do INMET) de 1961 até 1984.

Edited by Aldo Santos
  • Like 1

1 hora atrás, CloudCb disse:

que valores absurdos! Tipo, se considerar uma média de 1500 mm no ano (Aqui em Curitiba a média é mais ou menos isso mesmo), só em um ÚNICO MÊS, teria mais da metade do acumulado ANUAL. 😶😶

• Like 2

Posted (edited)

Aliás, alguém sabe como, por curiosidade eu conseguiria achar os meses mais chuvosos na história de Curitiba?
Explicando minha pergunta: O Janeiro mais chuvoso, o Fevereiro mais chuvoso e por ai vai.
Já fiquei caçando e vasculhando o site do Simepar e INMET por exemplo, mas nunca achei nada assim.

Edited by Rafael Rezende de loyola
erro na digitação
  • Thanks 1

57 minutos atrás, Aldo Santos disse:

Ouro Preto teve estação do INMET.

O nº OMM era 83641.

Ficava a 1.147,7 m de altitude.

Foi aberta em 08/09/1913 e tem dados no BDMEP (Banco de dados do INMET) de 1961 até 1984.

Ótima informação. Vou buscar saber algo no bdmep.

• Like 1

Dia de calor forte em Blumenau hoje, a temperatura variou e 22,7C a 34,3C e no fim da tarde/início da noite chegou uma forte linha de instabilidades que trouxe chuva pela região, já havia pouca luz mas fiz alguns registros:

image.thumb.png.012975cf464ce9001bbd9c3df6ff0d97.png

image.thumb.png.43c2373a59aaa9a50582a09b063fd42b.png

image.thumb.png.3f38e4d0daab476305471294de6a9e8b.png

image.thumb.png.74207761531449c89b267f7251d52a55.png

Pouco choveu, mas ficou mais agradável, tenho agora 24,6C com 81%

• Like 10
  • Thanks 1

Aproveitando o assunto das chuvas, também pode mencionar os registros das capitais com os menores recordes de mês mais chuvoso. Baseando-se nos dados do INMET, Porto Alegre desde 1961 talvez tem o menor recorde das capitais: 340,1mm em junho de 1984. Alguém confirma se é mesmo o menor recorde de chuva em uma capital desde 1961?

Porto Alegre tem uma peculiaridade: em termos de chuvas dificuldade a cidade tem um mês acumulando mais de 300mm. A última vez que choveu mais de 300mm em Porto Alegre foi em março de 2016(302,4mm, foi o março mais chuvoso já registrado em POA).

Desde 1961 somente 6 meses tiveram mais de 300mm em Porto Alegre: além de março de 2016 e junho de 1984, teve outubro de 1963(303,4), agosto de 1965(330), julho de 2015(309,2) e outubro de 2015(307,3).

Chama a atenção que desses somente duas vezes Porto Alegre teve mais de 310mm. Essa marca Porto Alegre não bate há quase 35 anos!!(e ficou 31 anos sem passar de 300mm até o forte El Nino de 2015). Não é incomum ter um mês que chove mais de 310mm em São Paulo.

Falando nisso, olha um fato interessante sobre os primeiros 68 dias do ano em São Paulo:

https://www.climatempo.com.br/noticia/2019/03/08/por-que-tantos-temporais-em-sao-paulo--2962

E também aproveito outro fato interessante sobre os primeiros dias de março, não foi brincadeira a quantidade de raios que caiu na cidade na primeira semana deste mês:

https://www.climatempo.com.br/noticia/2019/03/08/sao-paulo-a-34-raivosaa-34--2949

Lembrando que março, além de ser o mês que mais choveu no Mirante na normal 81-2010 em relação a 61-90, também possui o segundo mês que recebe mais umidade na escala anual, perdendo apenas para janeiro.

• Like 2

Uma noite a menos de calor, neste interminável fim de verão.

• Haha 1

Posted (edited)

Depois que já disseram que Brasília é tão fria como Curitiba nada mais aqui me surpreende.

Mas é claro que existe uma diferença entre a ignorância na sua forma mais pura e um 'babaca coitado' qualquer que gosta de ficar mostrando o que não tem, se é que me entendem. Pro primeiro eu recomendaria um bom livro, pro segundo vergonha na cara.

Edited by HenriqueBH
  • Like 1

Chuva torrencial e muito vento aqui em Umuarama. A estação do Simepar registrou 73,8 mm em apenas uma hora: 

chart.png

• Like 3
  • Thanks 1

Fim de noite abafado em praticamente toda São Paulo.

Apenas no extremo sul que está mais agradável.

Estações - CGE

eQaSaym.png

• Like 2

Guest
This topic is now closed to further replies.

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.