Jump to content
Brasil Abaixo de Zero
Felipe F

Monitoramento e Previsão - Brasil/América do Sul - Março/2019

Recommended Posts

Temperaturas entre 20 e 22 graus nesta noite em São Paulo.

Aos poucos a ZCAS enfraquece e assim, o sol vai retornando e as temperaturas subindo.

TOXhGqA.png

Radar de São Roque mostra chuva a nordeste da Grande SP, atingindo o sistema Cantareira.

Ótimo, pois em fevereiro, o nível do sistema, apesar das chuvas, subiu apenas 4,4% (contra aproximadamente 20% do Alto Tietê), muito provavelmente consequência ainda de janeiro.

uVpxowy.jpg

• Like 2

2 horas atrás, Fernando Keiser disse:

Eu amo a Serra Catarinense, sou louco por essa região. A foto abaixo ilustra bem o trabalho que foi feito nos últimos 5 anos não só por mim, mas também por outros abnegados. Minha intenção é me mudar para cá mais cedo ou mais tarde, então não será tão complicado mantê-las. Cansei de receber críticas por não instalar estações em outras regiões, mas não entendem o amor que eu tenho por aqui e também que pra mim facilita na manutenção o fato de ter 20 estações na mesma região. Imagina se eu começar a ter estações em tudo que é canto, fica complicado. Assim eu venho pra cá e resolvo varias coisas ao mesmo tempo e aqui virou minha “casa de praia”, pois venho com muita frequência. Aos que criticam, sugiro que façam sua parte e instalem estações onde acharem melhor, pois só eu sei o quanto já investi e as “poucas e boas” que passei para instalar essas estações. Desculpa o desabafo, mas infelizmente tem alguns que só enxergam o lado ruim das coisas. Abraços!

4CD73F84-6F4C-4250-9F8B-CF8FD2A7336A.png

Entendi, Keiser. Também sou apaixonado por essa região, acho que ela merece ser bem monitorada sim, como tem sido feito, e com certeza uma expansão das estações para além da serra só poderia ser feita com mais colaboradores interessados no investimento e na dinâmica envolvida no processo. De forma alguma isso é uma crítica, pelo contrário, é um trabalho que precisa ser acompanhado por outros. Abraços 😉

• Like 2

Nos três primeiros dias de março aqui choveu quase 90mm. Eu pensei q tinha chovido muito nesses três dias, porém HOJE vi q a estação de Patrocínio, triângulo mineiro, choveu 80mm apenas hoje.

Chuva para os próximo 10 dias

Europeu 12z

mS65dse.png

GFS old 18z

Como de costume, sendo o mais otimista para a região sudeste.

ndyt7KX.png

GFS FV3 18z

UfIiu6K.png

CMC 12z

RDWwRe8.png

• Like 2

1 hora atrás, Daniel85 disse:

Europeu 12z

mS65dse.png

GFS old 18z

ndyt7KX.png

GFS FV3 18z

UfIiu6K.png

CMC 12z

RDWwRe8.png

Então o Europeu está sozinho nessa previsão de pseudo-bloqueio para o leste do Sudeste. Bom saber 

• Like 1
  • Thanks 1

10 horas atrás, Daniel85 disse:

Europeu 12z

mS65dse.png

GFS old 18z

ndyt7KX.png

GFS FV3 18z

UfIiu6K.png

CMC 12z

RDWwRe8.png

Enquanto o americano prevê 250 mm para Goianésia, o canadense prevê menos de 10 mm para o mesmo lugar! Chega a ser ridículo!

• Like 1

Mínima de 19ºC CRAVADOS na Granja Viana. No momento, parcial nublado  (75% do céu coberto por nuvens) e 26,2ºC. Para o horário, até que temperatura amena. BEM DIFERENTE DO CALORÃO que vivíamos até dia 25/Fevereiro. Bela mudança NAS MÁXIMAS!

Fim de tarde de ontem, noite, madrugada, manhã e dia de hoje, mal choveu por aqui, mostrando que a atmosfera já está secando por aqui.

Neste momento, com abafados 26,2ºC, visto sunga e vou nadar daqui a pouco (verão). Do período da noite que vai das 20 hs até de manhãzinha (7 hs), visto uma calça leve e uma camisa longa para me sentir mais confortável devido ao "friozinho" entre 19ºC/22ºC que faz. Ou seja, nos últimos 2 dias (que me parece que vai se arrastar até o próximo domingo, até a chegada do novo sistema frontal), vive-se um verão-mormaço durante o dia, e já "lembranças" de outono a partir do final da tarde, com noite bem agradável para dormir; situação BEM DIFERENTE se se comparada até dia 25/Fevereiro. Coisa normalíssima..., o tempo está passando, estamos já no dia 04/Março, o outono astronômico começa dia 20/Março, nada de anormal que estejamos numa espécie de fase de transição verão-outono.

• Like 1

E tem gente aqui que já falou que estamos no Outono em São Paulo.......  🤣🤣🤣🤣

1151398148_WhatsAppImage2019-03-04at12_34.20(1).thumb.jpeg.0c45bd64dafd5a7d245ccc6e75b11769.jpeg

• Like 3
  • Thanks 1
  • Haha 4
  • Sad 1

Alguns núcleos já pipocando no leste Paulista, ainda que timidamente.

98C4lLW.jpg

• Like 1

14 horas atrás, Daniel85 disse:

Europeu 12z

mS65dse.png

GFS old 18z

ndyt7KX.png

GFS FV3 18z

UfIiu6K.png

CMC 12z

RDWwRe8.png

O europeu deve estar viciado com os dados recolhidos em 2014. Não vejo outra explicação. 

• Like 1
  • Haha 1

1 hora atrás, Rodolfo Alves disse:

1151398148_WhatsAppImage2019-03-04at12_34.20(1).thumb.jpeg.0c45bd64dafd5a7d245ccc6e75b11769.jpeg

Primeiro: aprenda a interpretar.

Segundo: refira-se à pessoa diretamente, não venha com "indiretinhas".

Nunca falei que já estamos no outono. Sempre falei que já estamos em transição verão-outono.

Aproveita, e no seu curso de meteorologia e faça um TCC sobre este meu tópico...Vai lhe render bons frutos e elogios futuros....

A propósito, hoje, com sol a pino, máxima de 27,4ºC. No momento, 27,2ºC.

Como diria o nostálgico Zeocit: "Vá deslocar em outro Tópico, Rodolfo!" Estou falando psicologicamente...

Posted (edited)

O que voces diriam sobre o que esta ocorrendo em Brasília hoje? Transição pra outono como alguns dizem?

Mínima de 17ºC apenas com chuva e temperatura de 21ºC apenas com nuvens a tarde.

Minha opinião: A estação de Brasilia esta a quase 1.200 metros de altitude. Isso tudo é apenas chuva mesmo. Uma mínima de 17ºC em BH, nossa, so costuma ser registrada lá pra Abril/Maio. Quase nunca ocorre com chuva.

211048419_CapturadeTela2019-03-04s14_18_18.thumb.png.55114a43d472a46465da1bac389b84dd.png

Edited by HenriqueBH

Posted (edited)
2 horas atrás, Rodolfo Alves disse:

Antes de qualquer um aqui falar de transição de outono deveriam pegar a máxima de um dia de SOL sem nuvens. A temperatura só fica baixa com ar polar.

Só pegar a ultima media de BH : 28,5 em Março e 27,7ºC em Abril. Não dá nem 1 grau. Isso significa que a pura diminuição da inclinação do sol contribui quase nada pra diminuição da média. Deve ser quase o mesmo pra SP. Em compensação o volume de chuva cai quase 100mm. Ué, isso por si só caracteriza o clima tropical sem 4 estações. Ou seja, inexiste uma estação marcante de transição em termos de temperatura. Em Brasília é gritante: 26,6ºC Março e 25,3ºC Julho.

Não significa que não faz frio, apenas que as 4 estações não são bem definidas e claras. Mesmo cidades americanas como Los Angeles não tem as 4 estações bem definidas e tem como característica uma estação seca, e olha que lá faz mais frio que a maioria das cidades brasileiras no inverno, com médias menores que São Paulo.

1 - No sudeste inexiste estação de transição, poderíamos dizer uma estação chuvosa e morna e outra seca e fresca (em parte da região).

2 - No sul do Brasil existe um traço de estação de transição, diria que o mesmo ocorre em Buenos Aires, mas a América do Sul em geral não possui estação de transição marcante.

Logo:  em nenhum nenhum lugar do Brasil mesmo dá pra se dizer que se esta em Outono pleno. Falar em transição para Outono é forçar a barra, pq no Brasil tropical basicamente se cai direto numa estação seca com noites frias, e no subtropical e tropical de altitude é tudo muito suave. As médias das serras do Sul no Outono são quase iguais ao inverno.

Edited by HenriqueBH

Tarde muito quente para os padrões de março, calor de auge de verão, apesar de já estarmos na reta final, faz 36,4 ºC

• Like 4
  • Sad 1

Posted (edited)
52 minutos atrás, HenriqueBH disse:

O que voces diriam sobre o que esta ocorrendo em Brasília hoje? Transição pra outono como alguns dizem?

Mínima de 17ºC apenas com chuva e temperatura de 21ºC apenas com nuvens a tarde.

Minha opinião: A estação de Brasilia esta a quase 1.200 metros de altitude. Isso tudo é apenas chuva mesmo. Uma mínima de 17ºC em BH, nossa, so costuma ser registrada lá pra Abril/Maio. Quase nunca ocorre com chuva.

211048419_CapturadeTela2019-03-04s14_18_18.thumb.png.55114a43d472a46465da1bac389b84dd.png

Discordo em partes de BH. No final de Março e início de Abril as mínimas já chegam a 17°C com facilidade em grande parte da cidade. 

Entendo que a região da Pampulha e as regiões mais ao norte da cidade são naturalmente mais quentes e podem ter uma dificuldade maior em ficar abaixo dos 17°C. Entretanto, nas demais é bem fácil e comum, principalmente nas regiões mais elevadas. 

Edited by RafaelBHZ
  • Like 1

53 minutos atrás, Caco Pacheco disse:

Nunca falei que já estamos no outono. Sempre falei que já estamos em transição verão-outono.

Aproveita, e no seu curso de meteorologia e faça um TCC sobre este meu tópico...Vai lhe render bons frutos e elogios futuros....

Como diria o nostálgico Zeocit: "Vá deslocar em outro Tópico, Rodolfo!" Estou falando psicologicamente...

Na verdade não tem transição nenhuma aí. Em locais tropicais e perto da transição pra subtropical como São Paulo, o que marca a chegada do Outono é a ausencia de chuvas. Coisa que não está ocorrendo, com uma ZCAS atuando, sistema típico de verão pleno. Locais com uma clara fase de transição estão na latitude 30º pra cima, que pode ser vista com uma tabela de médias diárias. 

• Like 4

1 hora atrás, Caco Pacheco disse:

Tem como parar de poluir o baz com coisas sem nexo? Transição pro outono em São Paulo? kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

Segue o março xoxo aqui em SC.

1833312783_Semttulo.thumb.png.feb3234c028b80a7d87c811ec383381b.png

• Like 5

Climatempo confirmou numa notícia sobre a previsão para o Rio que houve formação de convergência de umidade que permaneceu a semana inteira, por isso desde a semana passada está chovendo todos os dias em São Paulo.

A boa notícia é que ela vai se desfazer por causa da Alta Pressão Atmosférica do Atlântico Sul. Tanto São Paulo quanto Rio de Janeiro vão ter dias mais ensolarados nos próximos dias, diminuindo as condições para chuva generalizada, mas não parando completamente, ainda em forma de pancadas isoladas.

https://www.climatempo.com.br/noticia/2019/03/04/rio-de-janeiro-ainda-pode-ter-chuva-forte-nesta-segunda-2782

Desde o sábado o sol apareceu entre muitas nuvens por aqui, mas a partir de amanhã a situação muda.

O Caco já fala há uns 10 anos aqui no BAZ sobre essa suposta transição de estações. Apesar de, especificamente neste verão, eu estar achando que ele está se precipitando em seu prognóstico, pessoalmente também sinto algumas mudanças extremamente tênues no regime de tempo e temperaturas aqui no Sudeste entre os meses de Março e Abril, e Novembro e Dezembro, antes das novas estações se instalarem de vez. 

Só que geralmente isso ocorre entre o final de Março e a primeira quinzena de Abril. 

Não é só mudança no regime de precipitação, acreditem. Também há uma pequena queda das temperaturas médias antes da primeira MP que inaugura o outono. 

• Like 3
  • Thanks 1

53 minutos atrás, HenriqueBH disse:

Alguns vão bugar.

1172894221_CapturadeTela2019-03-04s15_22_49.thumb.png.44d658a2e0f09da824b6bb65d5a5ac4f.png

Extremamente agradável o clima de San Francisco. Graças ao oceano gelado.

• Haha 1

1 hora atrás, HenriqueBH disse:

Alguns vão bugar.

1172894221_CapturadeTela2019-03-04s15_22_49.thumb.png.44d658a2e0f09da824b6bb65d5a5ac4f.png

Tópico América do Norte 

2 horas atrás, Caco Pacheco disse:

Se ele fizer um TCC sobre isso vai ser humilhado mundialmente.  Para de passar vergonha!

Rodolfo um dos melhores usuários do fórum,  vc que devia apreender mais com ele. Faria bem para ti! 

• Like 4

Dia extremamente instável na PB e no RN. Apesar disso as chuvas não estão tão volumosas (>40/50 mm) por conta dos ventos estarem fortes em 850 hPa. A imagem abaixo do radar da Funceme mostra os núcleos de instabilidade.

No momento ouço muitos trovões deste núcleo pequeno que está a SW de Pombal.

image.png.bad0132ff7e0f29274642bc045075c09.png

• Like 3

3 horas atrás, Caco Pacheco disse:

Não gostou da "indireta"?  Se soubesse teria lhe citado diretamente com letras em caixa alta e fonte 36 pra ficar bem evidente.

O meu TCC (se eu fizesse) seria sobre "Teses que não podem virar teses". Temos excelentes exemplos aqui no BAZ.

Enfim, depois de tudo isso, vou aproveitar minha "transição de Outono" de 22/33 que estar por vir. Afinal o Outono já está batendo a minha porta e já sinto os ares dele.

• Like 4