Jump to content
Brasil Abaixo de Zero
Felipe F

Monitoramento e Previsão - Brasil/América do Sul - Março/2019

Recommended Posts

2 minutos atrás, Beto Krepsky disse:

Pelo jeito cada vez mais está consolidando a mudança de chave para semana que vem, de novo coincidindo com o calendário.

Eu sei que esse tema "transição" já está batido, mas vamos lá.

Eu chamo de transição quando nesse período de meados/fins de março entra uma MP, causando uma boa queda na temperatura, padrão outonal mesmo, seca a atmosfera e já era o verão. Porém fica só nisso, vai passando semanas e nada de outra MP significativa, com a radiação solar ainda alta as máximas disparam, com frequência acima de 30ºC. Não raro volta até as trovoadas isoladas de verão. Dia fica aquele Mix de clima outonal com verão. Esse comportamento dura até meados/fins de abril, quando chega uma MP e finca de vez o outono.

Perfeito, Beto. Concordo com você.

Há de se notar, todavia, que, a partir de 26/fevereiro, uma mudança sutil, porém importante, já foi observada: amanhã será o 3º sistema frontal a nos atingir! São brandos, influenciando mais a a costa leste (com exceção do do Carnaval, que foi mais intenso), porém JÁ MUDA A DINÂMICA ATMOSFÉRICA, se se levar em consideração o que andava ocorrendo ATÉ 25/Fevereiro (até então rolava o que eu denomino "core do verão").

Mas tudo é muito subjetivo e vai da percepção de cada um...

Desculpem-me a redundância, mas para mim "sinais" de inverno começaram a partir de 26/Fevereiro. A MP do dia 20/Março sacramenta a transição verão-outono, e outono de verdade é curta, e inicia, em geral, em meados de abril, com uma MP mais forte, como você bem fala.

2 horas atrás, Caco Pacheco disse:

Se o tópico está movimentado é porque a maioria está "curtindo"...

Temos que ser "flexíveis" a se "prender" a regras e procedimentos rígidos descabidos...

A propósito, tenho 17 anos de BAZ...

Caco, mais uma vez, não quero criar polêmicas com ninguém, nem ser mal educado, só quis dizer que esse assunto de transição está chato demais, além do mais, tópico movimentado não significa necessariamente qualidade de informações, afinal, não estamos em nenhuma mídia social, prefiro poucas e boas, onde possa realmente aprender e saber o que está acontecendo no Brasil e mundo.

Vc, assim como eu, já tem um bom tempo de casa e já viu muitas boas pessoas passarem por aqui e deixarem o Fórum justamente por questões parecidas a esta.

Minha intenção é unicamente ajudar a melhorar a qualidade e relevância das informações aqui postadas, para assim atrair cada vez mais pessoas que agreguem valor.

Um Abs

• Like 1
  • Thanks 3

2 horas atrás, Vinicius Lucyrio disse:

Eu sugeri a criação de um tópico só para esse assunto, o que daria mais destaque a isso e liberaria o monitoramento, mas o pedido foi completamente ignorado.

Quem sabe com mais pessoas falando não ajude Vinicius...🤔

O verão vive!

Tivemos míninas altíssimas hj na capital .

Sesc Inmet 21.3 

Parelheiros 20.2 

E a gélida Marsilac teve 19.9 

Na última atualização o Sesc bateu nos 29.9 graus .

Céu muito encoberto aqui na ZS.

• Like 1
  • Thanks 1

21 minutos atrás, Juzinho disse:

O verão vive!

Sesc Inmet 21.3 

Parelheiros 20.2 

Últimos suspiros do quase-falecido. Sinceramente queria muito que um Janeiro-19 não se repetisse tão cedo, mas eu achava que iria demorar a repetir Janeiro-14 e veio Janeiro-15 na sequência, hehehe.

• Like 2

Boa tarde.

Novamente uma tarde muito instável em áreas do Nordeste por conta da ZCIT:

image.png.c21ef9e9686f0ee8f52f692c1b00c3e2.png

No momento Pombal tem chuva entre moderada e forte intensidade com trovões.

• Like 4
  • Thanks 1

Posted (edited)

Entre a tarde e noite de ontem houve chuva forte em áreas do PE e da PB.

Os maiores volumes:

Na PB (AESA):

image.png.96748a189ce4512edc9152370b978c60.png

No PE (APAC):

1. Manari: 98 mm
  2. Sanharó: 44.4 mm
  3. Maraial: 41.2 mm
  4. Tupanatinga: 33.9 mm
  5. Tuparetama: 30 mm

Satélite goes 14, 21h de 13 de março

image.png.449fb86015bfc65a62d87dd8f28634b4.png

Edited by CloudCb
  • Like 6
  • Thanks 1

52 minutos atrás, Juzinho disse:

O verão vive!

Sesc Inmet 21.3 

Parelheiros 20.2 

Tanto o verão vive, que minha smpedias até agora estão maiores que as de fervereiro. 

Cfe tabela que postaram no zap do BAZ (e infelizmente apaguei) só é possível se falar em outono a partir de 1/4. O que tivemos de janeiro para fevereiro foi só a passagem de uma situação inusitadamente infernal para um mês normal de verão. 

• Like 1

Posted (edited)

A estação Fazenda Cesário, em Sousa (PB), a 50 km a oeste de Pombal, registrou 36 mm em apenas 20 minutos no Cemaden.

image.png.af6d65e7008de29e3b9afcddc00b2e19.png

Edited by CloudCb
  • Like 2

Temos chuva em todos os lados de BH neste momento. Se não chover na capital e cidades vizinhas hoje, podemos desistir e esperar o próximo período chuvoso. 

Chove forte agora na minha região , chuva em todo o extremo sul de SP .

Screenshot_20190314-181859.png

• Like 3

Em 11/03/2019 em 21:37, Felipe F disse:

Está tudo no BDMEP.😂

A nebulosidade mais forte ficou justamente sobre BH e Zona da Mata.

Falando em BDMEP, eu estou dando uma olhada nos dados de BH. Mas um problema que já reparei aqui é que às vezes a estação não registra dados corretamente. 

Exemplo: A cidade toda está em 12°C mas a do Inmet está em 17°C. Acho que esses erros estão na série histórica também.

Não me lembro se em 2018 ou 2017, mas teve um dia exatamente com essa situação: Frio por toda a cidade e o Inmet registrou uma mínima de gritantes 19,2°C. A estação está em uma ilha de calor, mas algumas diferenças gritantes não se explicam por esse fato. 

Em tempo, continuamos sem chuva hoje em BH. Oficialmente eu desisto de 2019.  

• Like 1

Dia bem verão em Conselheiro Lafaiete, mínima de 19° e máxima de 29°, muita nebulosidade, as trovoadas começaram cedo, antes das 11h da manhã. Pancadas isoladas ao longo da tarde, acumulados entre 2 e 6 mm.

Agora, tempo parcialmente nublado, temperatura de 21°

Posted (edited)

Vai ter uma queda e não só por causa de chuva, visto que o volume previsto não é alto.

Eu não aguento mais calor, hoje fez 33ºC aqui, 32ºC no INMET. A sensação chegou em 35ºC. No final do dia pingou três vezes e parou. Temperaturas dignas do auge do verão. CHEGA! Esta insuportável andar na rua desde Dezembro.

76750014_CapturadeTela2019-03-14s20_03_49.thumb.png.9af822a2bd70b4c14867e917619d78e5.png

Edited by HenriqueBH
  • Like 1
  • Sad 1

Apesar de um ar mais seco por aqui, registrei temperaturas decepcionantes. Variação de 19,6° a 29,9°. Engraçado que no INMET não passou de 28,4°.

Isto é efeito do Guaíba: o ar seco chega aqui depois de passar por este lago maldito. Em todas as regiões à oeste ficou de 3° a 4° mais baixo nas mínimas. De manhã era possível ver os estratocumulus passando sobre a cidade vindo de oeste.

Até agora, este mês está pior (mais quente) do que o esperado. A anomalia está em +0,8°. 

Já começo a temer pela média.

Agora 23,2°. É o local mais quente do RS, certamente um dos.

• Like 1

10 horas atrás, Caco Pacheco disse:

Temos que ser "flexíveis" a se "prender" a regras e procedimentos rígidos descabidos...

Há transição sim, Caco, duas ao ano, popularmente chamadas de outono e primavera. Esse negócio de transição verão-outono é uma complicação à toa. Aliás, em se tratando apenas de temperaturas:

100338819_WhatsAppImage2019-03-14at21_21_13.thumb.jpeg.0aeb95893bb44d8e16a27366777ba78a.jpeg

Interessante, vejo aqui um verão típico (exceto por janeiro, quente demais, o que pode ter causado essa impressão de que a volta à normalidade seja transição), sem transição nenhuma por ora.

• Thanks 6

Posted (edited)
10 horas atrás, Caco Pacheco disse:

acho que ninguém ta curtindo nada.

Estao apenas chorando o desastre que foi esse verão. Só entro aqui pra compartilhar minha raiva.

Edited by HenriqueBH
  • Like 4
  • Thanks 1
  • Haha 2

Temperaturas mais agradáveis em Sampa devido a chuva que pegou boa parte da cidade ainda no início da noite.

20/21 graus nas estações do CGE.

tf1yGz7.png

• Like 1

Em Florianópolis, este 14 de março foi de variação de nuvens, com pancadas de chuva e aberturas de sol. Tivemos vento sul constante, mas fraco. A mínima aqui na Lagoa da Conceição foi de 22,4°, e a máxima atingiu 27,5° logo às 8h29min da manhã!

image.thumb.png.4bcc8e65aa6c11de8046d44231b8d5c1.png

Os próximos dias devem ser muito parecidos com hoje: aberturas de sol e pancadas de chuva, tudo acompanhado de vento sul fraco. Aliás, amanhã vamos completar 10 dias que chove diariamente por aqui. Verão pleno, e que segue até o fim da grade. Normal: estamos em março.

• Like 2

Radar de São Roque neste momento mostra grande área de chuva de fraca a moderada intensidade no leste paulista.

Chove fraco aqui no Tatuapé.

y3D8tRH.jpg

• Like 1

CFS - Abril - média da últimas 12 rodadas

Chuvas

Sudeste levemente acima da média.

Boa parte do norte, abaixo da média.

fzs6GXd.png?1

Temperaturas

Praticamente todo o país acima da média.

pBE1alz.png?1

• Like 2
  • Sad 1

Agora, Daniel85 disse:

fzs6GXd.png?1

Esse mapa de abril está parecido com as anomalias regionais ocorridas no abril de 2009. Naquele mês choveu bem abaixo da média no Amapá e norte do Pará.

• Like 1

53 minutos atrás, Daniel85 disse:

CFS - Abril - média da últimas 12 rodadas

Chuvas

Sudeste levemente acima da média.

Boa parte do norte, abaixo da média.

fzs6GXd.png?1

Temperaturas

Praticamente todo o país acima da média.

pBE1alz.png?1

Para o norte/ nordeste me parece ok, o dipolo está puxando a zcit mais para o sul, mas de resto, sei não, diria que está com cara de bloqueio entre PR e SP, ja de temperatura não faz muito sentido, esta mancha azul parece estar relacionado a área de chuva acima do normal e não de ar frio, na Argentina se o norte fica quente o sul deveria estar mais frio e esta quente tudo.

A partir de Abril temos que voltar a monitorar a AAO. Sinceramente, não espero nada este ano, está década está tão bizarra que postaram aqui que o análogo deste inverno será 2015, então não duvido nada acontecer de ser mais um inverno ruim. Se pelo menos chover com alguma regularidade, já fico feliz porque sofro com ar empoeirado. 

• Like 1