Jump to content
Brasil Abaixo de Zero
Felipe F

Monitoramento e Previsão - Brasil/América do Sul - Março/2019

Recommended Posts

1 hora atrás, RafaelBHZ disse:

Mais cedo BH teve chuvas isoladas nas regiões leste e Pampulha. Agora a noite está sendo a vez de Contagem receber uma forte pancada de chuva. 

Parece que a frente fria está chegando a MG agora. 

Rafael BHZ.

A frente fria ainda não passou aqui no interior do Rio/divisa com Minas, nem armou chuva,tá uma noite encoberta e não

Bem quente 27*

21 minutos atrás, HenriqueBH disse:

moro do lado da Pampulha e não acumulou nada por aqui.

muito trovão, 0 chuva.

A estação teve 9mm, aqui em casa também choveu. Durante a chuva, a temperatura chegou a 21,8C.

Mais verão impossível. Sol, muito abafamento (32,2C de máxima no inmet), trovoadas e chuvas isoladas à tarde e agora a noite. Mesmo com essas instabilidades, temos noite quente, próximo ou acima de 25C na capital.

Posted (edited)

Verdadeiro dilúvio na região sul da grande São Paulo! Por aqui chove de forma copiosa há mais de três horas, a cidade está um caos! O rio está a ponto de transbordar, e alguns bairros estão sem luz, inclusive o meu. Em Mauá já são 76,8 mm de chuva acumulados.

Edited by Wagner97
  • Like 1

Radar de São Roque neste momento mostra que a chuva está se espalhando no leste paulista.

Além da Grande SP, atinge também parte do Vale do Paraíba.

SpyvAUM.jpg

• Like 1
  • Thanks 1

1 minuto atrás, Wagner97 disse:

Verdadeiro dilúvio na região sul da grande São Paulo. Por aqui chove de forma copiosa há mais de três horas, a cidade está um caos! O rio está a ponto de transbordar, e alguns bairros estão sem luz, inclusive o meu. Em Mauá já são 76,8 mm de chuva acumulados.

Aqui tmb está chovendo de forma absurda ! 

Pena q o Sesc Inmet está fora do ar ...

• Thanks 1

A Estação Rod Padre Manoel em São Vicente , do dia 03/02 até agora choveu incríveis 1007 MM .

• Like 2

Queria muito que ocorresse alguma chuva aqui, mas, muito difícil. As instabilidades desviaram daqui e foram rumo ao norte. Tivemos chuva e trovoadas próximas, mas infelizmente não foi dessa vez.

5 horas atrás, Caco Pacheco disse:

Não, não. 

Sou extremamente meticuloso e detalhista, além de ter uma "baita de uma memória".

Se você está "no time" dos que acham que a transição dos que acham que a fase transição-verão ainda não se iniciou, bom para você.

A mim, já iniciou; e iniciou, como falara no outro parágrafo, no dia 26/fevereiro. Portanto, não faz 1 mês que estou falando isso. Faz, vamos lá.....: 13 dias.

A propósito, no momento vento Sudeste tomando conta, muito nublado e "outonais" 23,2ºC às 16:45. Extremamente agradável!

O problema não é a transição em si, mas o quanto você repete isso. É cansativo. Você pode participar normalmente sem repetir a mesma coisa 500 vezes.

• Like 3

2 horas atrás, klinsmannrdesouza disse:

Depois dessa massa polar de abril tiveram outras medianas em maio e junho, julho foi acima da média e agosto veio aquele monstro polar que chegou até em Salvador e no Amazonas.

Eu me lembro dessa massa de ar polar de Agosto, fui fazer uma entrevista na região da Paulista e estava um verdadeiro gelo. Teve episódio de frio tardio neste ano, foi em novembro deste ano que fez os 12 graus não?

Noite de Domingo de Caos Generalizado em São Paulo

Vários corregos transbordaram pela cidade. 6 Subprefeituras estão em estado de Alerta. 

Alguns dos córregos transbordaram: Rio Tamanduateí, Córrego do Ipiranga, Ribeirão dos Couros, Ribeirão dos Meninos, Rio Verde, Rio Aricanduva.

Acumulados de 100 e 110mm são observados em várias áreas de São Bernado do Campo.

001.png.7c4f2f51e7ff0565bd119f758e17db9f.png

• Like 2
  • Thanks 1

Posted (edited)

Ele só quiz dizer que estamos no final do verão climático e que desde os últimos dias do mês de fevereiro a dinâmica atmosférica, para São Paulo, tem se comportado de forma mista entre o verão e o outono. Nas outras regiões do Sudeste a dinâmica é ainda de 100% verão, a mudança mais significativa em anos normais ocorre em abril.

Amém! (pela segunda vez, Klisman...). Quantas mais será que serão necessárias? rsrsrsrsrs

No momento, chove bem aqui na Granja Viana. Tenho 20,1ºC. Máxima hoje de 27,4ºC. Bem tolerável, com final de tarde muito agradável e "ares outonais".

Aqui dentro, elevados 25ºC com 72% de URA; reflexo dos últimos dias de "verão na veia" que fez nesta última semana que passou.

Edited by Caco Pacheco

Hoje, no leste paulista, temos uma situação igual ao dia 03 de fevereiro, ou seja:

Durante o dia tivemos sol, com os ventos soprando do mar.

Mais para o final da tarde, áreas de chuva forte se formaram no litoral paulista e se deslocaram em direção a NNE, atingindo a grande SP junto com parte do Vale do Paraíba, depois chegando a áreas do sistema Cantareira.

A diferença fica por conta da hora em que as chuvas começaram a atingir Sampa.

No dia 03 de fevereiro, elas chegaram já pela madrugada (2 da manhã no horário de verão ou 1 da manhã no horário normal), enquanto hoje chegaram umas 19 horas (6 horas mais cedo).

• Like 3

Posted (edited)
25 minutos atrás, Vinicius Lucyrio disse:

O problema não é a transição em si, mas o quanto você repete isso. É cansativo. Você pode participar normalmente sem repetir a mesma coisa 500 vezes.

Você vai ousar em falar se eu posso ou não repetir.. É isso?

Tem esse negócio de "repetir" no estatuto do BAZ?

Edited by Caco Pacheco

Em 1999 a primeira massa polar intensa veio já em abril com neve precoce nas serras de SC e geadas generalizadas pelo Sul e partes de MS e SP, foi uma brusca mudança.

Exatamente! A MP mais intensa que eu me recordo em Abril... Lá pelos dia 20....

Se não me falha a memória, chegou a uns 9/10ºC aqui em Sampa (Inmet)...

Aliás, o inverno 1999 foi EXCELENTE: regular, contínuo/constante, com excelentes MP´s; especialmente a de agosto. Não houve bloqueio, se não estiver equivocado.

Estas instabilidade que vem do mar de SE não são da FF que já está em alto mar?

Ou seja, já é o segundo sistema frontal que nos atinge em UMA SEMANA. Pudera! Estamos saindo do verão e nos aproximando do outono! As FF´s tornam-se mais frequentes (ou "menos escassas"...).

A propósito, nova frente fria de fraca intensidade passará pelo litoral na próxima 6ª feira... Serão 3 sistemas frontais em 2 semanas....

15 minutos atrás, Rodolfo Alves disse:

Noite de Domingo de Caos Generalizado em São Paulo

Vários corregos transbordaram pela cidade. 6 Subprefeituras estão em estado de Alerta. 

Alguns dos córregos transbordaram: Rio Tamanduateí, Córrego do Ipiranga, Ribeirão dos Couros, Ribeirão dos Meninos, Rio Verde, Rio Aricanduva.

Acumulados de 100 e 110mm são observados em várias áreas de São Bernado do Campo.

001.png.7c4f2f51e7ff0565bd119f758e17db9f.png

Essa chuva que atingiu esses bairros não passou pela Zona Norte, nem tinha potencial de alagamento nessa região em cinza.

Rodolfo, falando em chuva, você sabe quais os bairros que mais choveram NO ANO (desde 01/01) nas estações do CGE? Meu chute é que a Vila Prudente está entre os que mais choveu no ano até o momento e que tem bairro que já acumulou mais da metade da média de chuva anual.

Agora, Caco Pacheco disse:

Exatamente! A MP mais intensa que eu me recordo em Abril... Lá pelos dia 20....

Se não me falha a memória, chegou a uns 9/10ºC aqui em Sampa (Inmet)...

Aliás, o inverno 1999 foi EXCELENTE: regular, contínuo/constante, com excelentes MP´s; especialmente a de agosto. Não houve bloqueio, se não estiver equivocado.

1999 foi marcado também pela ausência quase que total da chuva: entre 01/07/1999 e 31/12/1999 choveu no Mirante 323,6mm.

• Like 1

Agora, Darley disse:

Essa chuva que atingiu esses bairros não passou pela Zona Norte, nem tinha potencial de alagamento nessa região em cinza.

Rodolfo, falando em chuva, você sabe quais os bairros que mais choveram NO ANO (desde 01/01) nas estações do CGE? Meu chute é que a Vila Prudente está entre os que mais choveu no ano até o momento e que tem bairro que já acumulou mais da metade da média de chuva anual.

1999 foi marcado também pela ausência quase que total da chuva: entre 01/07/1999 e 31/12/1999 choveu no Mirante 323,6mm.

Provavelmente devido às invasões polares mais frequentes, com mais ar seco de origem polar, secando a atmosfera..

Posted (edited)

Eu lembro de uma tarde garoenta em Agosto de 99 que a temperatura chegou a ficar abaixo dos 10°C durante a tarde em casa, mas não lembro se a mínima bateu a de Abril.

Aliás tem umas 4 horas que chove incessantemente aqui em Santo André. Avenida que passa do lado de casa tá bem inundada. Da outra vez que choveu esse volume por tempo prolongado teve acidentes em encostas em Mauá com vítimas.

Edited by Tavares
  • Like 2
  • Thanks 1

6 minutos atrás, luizfbonfim disse:

Olha a linha do trem em Santo André

Screenshot_20190310-232628.jpg

Essa é a Avenida dos Estados. que margeia o Rio Tamanduateí. É um vale, toda a aguá que cai na região escorre pro Tamanduateí. 
Há relatos de casas inundadas até o teto. E A CHUVA NÃO PÁRA!

• Like 2
  • Thanks 1
  • Sad 1

29 minutos atrás, Caco Pacheco disse:

Você vai ousar em falar se eu posso ou não repetir.. É isso?

Tem esse negócio de "repetir" no estatuto do BAZ?

Cara, o problema é que você ainda tenta reafirmar uma posição claramente refutada pela maioria...Perceba que não estou dizendo que quem está certo é A ou B, somente que você continua numa Cruzada para fazer os outros concordarem com você, e isso passa longe de ser o objetivo desse tópico (que pelo menos até onde sei é para monitoramento do tempo), além de me parecer um tanto quanto imaturo.

Entendo que se quer chamar a discussão de se a transição começou ou não o mais certo seria criar um tópico dedicado a isso, eu mesmo teria o maior prazer de comentar, tenho algumas opiniões sobre, mas não creio que uma discussão totalmente subjetiva, sem nenhum apoio literário ou empírico significativo deva prevalecer por aqui.

Abraços.

• Like 6

Chuvas de verão novamente hoje a tarde. Serviu pra refrescar.

25604598_IMG_6171-Cpia.JPG.1ee0e9800cb9d285a3ac387fa56fd856.JPG365054631_IMG_6193-Cpia.JPG.c099372145c610f35d8cbb137c7bdf56.JPG

• Like 4

Estação do Cemaden em Santo André reportando até 165mm, outras 140 e assim vai. Baita chuva!

Screenshot_20190310-235506.jpg

• Like 3
  • Thanks 1
  • Confused 2
  • Sad 1