Jump to content
Brasil Abaixo de Zero

Monitoramento e Previsão - Brasil/América do Sul - Março/2019


Recommended Posts

40 minutos atrás, Caco Pacheco disse:

Foi incrível o que houve em BH nesta onda polar em agosto de 1999. Foi histórico por lá.

 

Não foi máxima estes 13ºC. Ocorreu de tarde, não sei ao certo se com sol ou encoberto. Mas acho que pegou boa parte da tarde.

Belo Horizonte, nesta onda de frio, teve um dia em que as temperaturas oscilaram entre 9 e 13 graus, este valor consta como a menor máxima registrada. 

  • Like 1
  • Thanks 1
Link to comment
Share on other sites

9 horas atrás, Caco Pacheco disse:

Ricardo, assim como você teve a liberdade de externar no tópico seu ponto de vista sobre "o que rola", vou dar "meu pitaco". 

 

Em nenhum momento quero "fazer com que concordem com minha visão". Apenas que a respeitem, assim como eu respeito a opinião "da maioria".

 

A questão é bem simples... Eu coloco (com argumentos, não importa se são ou não subjetivos), meus pontos de vista com  fundamentos e propriedades; eles possuem uma lógica, além de serem baseados em conhecimentos meteorológicos meus adquiridos desde 1990 (caso contrário eu seria um "incompetente na área").

 

Pode ter certeza que muita gente anda com uma pulga na orelha nesta tal de "transição verão-outono"; não tenho a menor dúvida disso....

 

O problema surge quando muitos me acham petulante na minha maneira de "defender meu ponto de vista", estando "correto ou incorreto" (embora isso não exista, pois é um ponto de vista subjetivo). Aí tentam desmerecer... Tentam ofuscar, menosprezar, coisa típica do ser humano. Começam as implicações, "indiretas", malícias, "veneninhos".

 

Eu simplesmente tenho uma grande sensibilidade para "sacar" qual é a do cara, sua intenção na mensagem: se ele está querendo acrescentar e enriquecer o debate e o assunto, ou está tentando "me diminuir". Minha reação é diretamente proporcional à ação do indivíduo, quem quer que ele seja, compreende?

 

Se é irônico ou "fingido", assim o sou. Hostil e agressivo, idem. Fingido, idem. Mal educado, também o sou.  Interessado a enriquecer o debate, seja bem vindo!

 

Manter-me-ei com a mesma postura, reagindo com cada qual de acordo com a postura de cada um. Não há imaturidade alguma.

 

Muita gente me conhece pessoalmente, estiveram em casa e podem assegurar minha integridade, coleguismo e espontaneidade: João, Evandro, Zeocit, Shimutz, Fernando (Praia Grande), Staliano.

 

Abraços 

 

 

 

 

DEFINA O QUE É OUTONO POR AÍ. FICA MELHOR . AQUI, POR EXEMPLO, AGORA É QUE ESTÁ COMEÇANDO (SUMIRAM AS TROVOADAS DE VERÃO, AS ÁRVORES ESTÃO DANDO OS PRIMEIROS SINAIS DE MUDANÇA, A TEMPERATURA BAIXOU DE FORMA MAIS CONSTANTE, AINDA PODE TER PICOS DE CALOR, MAS CURTOS, SÃO FATOS MUITO PERCEPTÍVEIS QUE ESTÃO ACONTECENDO.  PELO QUE VEJO NO SUDESTE E CENTRO OESTE NEM DE LONGE TEM SINAIS DE OUTONO, QUE COMEÇA PRIMEIRO ONDE O FRIO É MAIS CONSTANTE E LONGO, OU SEJA O RS E BOA PARTE DE SC.

 

DEFINIDO O QUE É OUTONO, FICA MELHOR PARA EVITAR BRIGAS BOBAS.

 

PARA MIM, SALVO RARÍSSIMOS ANOS, OU CASOS, O OUTONO CLIMA DAÍ SÓ DE MEADOS DE ABRIL/COMEÇO DE MAIO É QUE INICIA E A PRINCIPAL CHAVE, CASO DE VOCÊS, É A CHUVA, JÁ QUE A TEMPERATURA A MUDANÇA É MAIS LENTA, BEM MAIS LENTA.

  • Like 1
  • Thanks 4
Link to comment
Share on other sites

Sobre essa chuva em São Paulo, ocorreu uma coincidência: hoje faz três anos daquela chuvarada de 11/03/2016, a diferença é que aquela de 2016 foi generalizada e teve acumulados de mais de 100mm em praticamente toda a Grande São Paulo, com direito a abertura de comportas da Represa de Mairiporã, o que ocasionou uma enchente em Franco da Rocha e também alagamentos em várias cidades do norte da RMSP e deslizamentos de terra em Francisco Morato e Mairiporã, que mataram mais de 10 pessoas. E os maiores acumulados se concentraram principalmente nessa parte do norte da RMSP. Essa chuva que ocorreu hoje não atingiu aquela região(Perus, vizinha aquelas cidades mencionadas daquela enchente de 2016, só teve 13,8mm), ficou bem restrita ao sudeste da Grande São Paulo, mas que causou impacto em toda a Região Metropolitana devido ao transbordamento do Rio Tamanduateí.

  • Like 5
Link to comment
Share on other sites

10 minutos atrás, Darley disse:

Sobre essa chuva em São Paulo, ocorreu uma coincidência: hoje faz três anos daquela chuvarada de 11/03/2016, a diferença é que aquela de 2016 foi generalizada e teve acumulados de mais de 100mm em praticamente toda a Grande São Paulo, com direito a abertura de comportas da Represa de Mairiporã, o que ocasionou uma enchente em Franco da Rocha e também alagamentos em várias cidades do norte da RMSP e deslizamentos de terra em Francisco Morato e Mairiporã, que mataram mais de 10 pessoas. E os maiores acumulados se concentraram principalmente nessa parte do norte da RMSP. Essa chuva que ocorreu hoje não atingiu aquela região(Perus, vizinha aquelas cidades mencionadas daquela enchente de 2016, só teve 13,8mm), ficou bem restrita ao sudeste da Grande São Paulo, mas que causou impacto em toda a Região Metropolitana devido ao transbordamento do Rio Tamanduateí.

Eu morava em Franco da Rocha na época dessa chuva. Ela começou por volta das 18:30 e se estendeu até às 24:00 de forma torrencial. Lembro que o índice pluviométrico em Franco foi 170mm, nas cidades vizinhas, Francisco Morato e Mairiporã e Caieiras foram nesse nível também, 170 ou 180 mm generalizados, a questão que a chuva veio do interior e parou na Serra da Cantareira, ficou mais amenizado ao chegar na capital paulista.

Edited by luizfbonfim
  • Like 2
Link to comment
Share on other sites

15 minutos atrás, coutinho disse:

 

 

DEFINA O QUE É OUTONO POR AÍ. FICA MELHOR . AQUI, POR EXEMPLO, AGORA É QUE ESTÁ COMEÇANDO (SUMIRAM AS TROVOADAS DE VERÃO, AS ÁRVORES ESTÃO DANDO OS PRIMEIROS SINAIS DE MUDANÇA, A TEMPERATURA BAIXOU DE FORMA MAIS CONSTANTE, AINDA PODE TER PICOS DE CALOR, MAS CURTOS, SÃO FATOS MUITO PERCEPTÍVEIS QUE ESTÃO ACONTECENDO.  PELO QUE VEJO NO SUDESTE E CENTRO OESTE NEM DE LONGE TEM SINAIS DE OUTONO, QUE COMEÇA PRIMEIRO ONDE O FRIO É MAIS CONSTANTE E LONGO, OU SEJA O RS E BOA PARTE DE SC.

 

DEFINIDO O QUE É OUTONO, FICA MELHOR PARA EVITAR BRIGAS BOBAS.

 

PARA MIM, SALVO RARÍSSIMOS ANOS, OU CASOS, O OUTONO CLIMA DAÍ SÓ DE MEADOS DE ABRIL/COMEÇO DE MAIO É QUE INICIA E A PRINCIPAL CHAVE, CASO DE VOCÊS, É A CHUVA, JÁ QUE A TEMPERATURA A MUDANÇA É MAIS LENTA, BEM MAIS LENTA.

O Sudeste é MUITO GRANDE Coutinho. Há diferença gritante entre o sul de SP e o Norte de MG, por exemplo, sendo o primeiro já com características mais para o subtropical e o segundo já totalmente tropical.

 

Mas entendo teu ponto de visto.

 

Concordo na tua proposta. Discordo na sua análise MACRO de analisar o clima. 

 

Perdoe-me, não vou me alongar. Apenas para ser sucinto, aquela velhíssima coisa que falava há milianos... das % entre subtropical x tropical; isso define meu modo de pensar o clima que se estende desde a serra do RS (1 a 5% de tropical e 99% a 95% de subtropical) até a proximidade de Brasília (1 a 5% subtropical a 99% a 95% de tropical). No meio destes pontos extremos, tem-se uma mistura entre tropical e subtropical. Quanto mais meridional, mais subtropical; quanto mais a Norte, mais tropical.

 

São Paulo eu vejo ainda com características mais de tropical do que de subtropical; Curitiba mais de subtropical. Todavia, NO INVERNO, eu vejo São Paulo mais similar à Curitiba do que a Belo Horizonte. Já no verão, eu vejo mais semelhança entre São Paulo com BH. Complexo, não? Mas, se pegarmos O ANO INTEIRO, dinâmica, proximidade do mar, efeitos de vento SE, distância entre as cidades, vejo, no computo geral, mais similaridades entre SP com Curitiba do que a BH, com exceção às temperaturas MÍNIMAS (em especial no outono e inverno).

 

´PoA ATÉ os Pampas para mim é 100% subtropical. A partir dos Pampas (Pinheiro machado, Bagé), já começa a haver um mix de subtropical com ligeira influência de temperado.

 

E por aí vai...

 

  

Link to comment
Share on other sites

50 minutos atrás, klinsmannrdesouza disse:

Belo Horizonte, nesta onda de frio, teve um dia em que as temperaturas oscilaram entre 9 e 13 graus, este valor consta como a menor máxima registrada. 

Dessa eu não sabia. Precisamos de mais dias assim aqui em BH! 

 

O mais recente foi 04/07/2017, onde a máxima foi de 17,1°C na Pampulha e 15,9°C na Cercadinho, com mínimas de 7,1°C e 6,1°C respectivamente. Mas em 2019 acho muito difícil! 

  • Like 2
Link to comment
Share on other sites

1 hora atrás, RafaelBHZ disse:

Esses 13°C em BH foram de máxima? 

Alguém sabe como foi no meio do sul de minas, essa bomba polar com máximas diurnas baixas? 

 

Minha cidade, Varginha, está numa posição central na região sul/sudoeste mineiro. Nunca pega com força as massas continentais como Paraíso e Passos ou as marítimas, como Aiuruoca, Bocaina de Minas etc. 

Link to comment
Share on other sites

13 minutos atrás, RafaelBHZ disse:

Dessa eu não sabia. Precisamos de mais dias assim aqui em BH! 

 

O mais recente foi 04/07/2017, onde a máxima foi de 17,1°C na Pampulha e 15,9°C na Cercadinho, com mínimas de 7,1°C e 6,1°C respectivamente. Mas em 2019 acho muito difícil! 

A primeira semana de julho 2017 em Varginha, as máximas foram sub 20 e as mínimas baixas, entre 6•C e 9•C.

As mínimas nada fora do normal para o inverno nosso, no entanto, o vento era cortante todo o dia. Na fazenda, 1100m em uma semi-baixada, registrei uma variação( convencionalmente ) de 4.8•C - 14.8•C no dia 02 ou 03 se não me engano. Fiquei 5 dias com máximas entre 14.8•C a 18•C e mínimas entre 3•C e 7•C. Mesmo no inmet automático da cidade, topão, no cimento, péssimo de mínima, tivemos sensação térmica negativa. Mas não tive geada. 

 

A última geada forte foi em 2016, 13 e 14 de Junho e 18/19 de Julho. O termômetro de madeira marcou -1•C dia 13/06. A geada foi boa, inclusive, na área urbana da cidade. 

  • Like 1
Link to comment
Share on other sites

36 minutos atrás, Caco Pacheco disse:

O Sudeste é MUITO GRANDE Coutinho. Há diferença gritante entre o sul de SP e o Norte de MG, por exemplo, sendo o primeiro já com características mais para o subtropical e o segundo já totalmente tropical.

 

Mas entendo teu ponto de visto.

 

Concordo na tua proposta. Discordo na sua análise MACRO de analisar o clima. 

 

Perdoe-me, não vou me alongar. Apenas para ser sucinto, aquela velhíssima coisa que falava há milianos... das % entre subtropical x tropical; isso define meu modo de pensar o clima que se estende desde a serra do RS (1 a 5% de tropical e 99% a 95% de subtropical) até a proximidade de Brasília (1 a 5% subtropical a 99% a 95% de tropical). No meio destes pontos extremos, tem-se uma mistura entre tropical e subtropical. Quanto mais meridional, mais subtropical; quanto mais a Norte, mais tropical.

 

São Paulo eu vejo ainda com características mais de tropical do que de subtropical; Curitiba mais de subtropical. Todavia, NO INVERNO, eu vejo São Paulo mais similar à Curitiba do que a Belo Horizonte. Já no verão, eu vejo mais semelhança entre São Paulo com BH. Complexo, não? Mas, se pegarmos O ANO INTEIRO, dinâmica, proximidade do mar, efeitos de vento SE, distância entre as cidades, vejo, no computo geral, mais similaridades entre SP com Curitiba do que a BH, com exceção às temperaturas MÍNIMAS (em especial no outono e inverno).

 

´PoA ATÉ os Pampas para mim é 100% subtropical. A partir dos Pampas (Pinheiro machado, Bagé), já começa a haver um mix de subtropical com ligeira influência de temperado.

 

E por aí vai...

 

  

Caco por que em vez de quebrar a cabeça com essas subjetividades você simplesmente não aceita a opinião de uma pessoa que trabalha com isso há décadas?

 

As chances dele estar certo e você errado são altíssimas hahaha, na minha opinião isso é gastar energia a toa.

 

Todo perito está sujeito a erros, mas visto que todo mundo concorda com a opinião do Coutinho, seria melhor rever seus conceitos.

  • Like 2
Link to comment
Share on other sites

11 minutos atrás, Beto Krepsky disse:

Caco por que em vez de quebrar a cabeça com essas subjetividades você simplesmente não aceita a opinião de uma pessoa que trabalha com isso há décadas?

 

As chances dele estar certo e você errado são altíssimas hahaha, na minha opinião isso é gastar energia a toa.

 

Todo perito está sujeito a erros, mas visto que todo mundo concorda com a opinião do Coutinho, seria melhor rever seus conceitos.

Mas qual é a opinião do Coutinho?

 

Posso discordar do Coutinho, ou não?

 

Posso estar eu correto, e ele errado, ou não? Principalmente se se levar em conta um tema que me é mais próximo; no caso o clima de São Paulo, pois nasci e o acompanho.

 

Outra: você diz que todos concordam com o Coutinho.... Nem todos! O nosso colega de Curitiba, acaba de revelar sua opinião (a qual deve ser respeitada) que, para ele, em Curitiba o verão já se foi há alguns dias.

 

O Klismann entende perfeitamente meu ponto de vista.

 

Tem eu também.

 

Já são 3! rsrsrrs

 

 

Edited by Caco Pacheco
Link to comment
Share on other sites

23 minutos atrás, Victor Naia disse:

Alguém sabe como foi no meio do sul de minas, essa bomba polar com máximas diurnas baixas? 

 

Minha cidade, Varginha, está numa posição central na região sul/sudoeste mineiro. Nunca pega com força as massas continentais como Paraíso e Passos ou as marítimas, como Aiuruoca, Bocaina de Minas etc. 

 

Machado, MG

15/08 - 08,5/18,3

16/08 - 05,3/20,5

17/08 - 06,0/20,1

 

Lavras, MG

15/08 - 09,8/17,5

16/08 - 07,6/18,1

17/08 - 09,1/17,7

 

São Lourenço, MG

15/08 - 08,7/14,4

16/08 - 06,6/17,4

17/08 - 02,7/19,4

 

Lambari está fora da casinha.

  • Like 2
Link to comment
Share on other sites

36 minutos atrás, Victor Naia disse:

Alguém sabe como foi no meio do sul de minas, essa bomba polar com máximas diurnas baixas? 

 

Minha cidade, Varginha, está numa posição central na região sul/sudoeste mineiro. Nunca pega com força as massas continentais como Paraíso e Passos ou as marítimas, como Aiuruoca, Bocaina de Minas etc. 

Eu não fazia acompanhamento de temperaturas, ainda era bem novo, morava num sítio em Carandaí e lembro do termômetro de mercúrio que nem chegou nos 12 graus de tarde, devia estar uns 11.5 e tinha um sol fraco

  • Like 1
  • Thanks 1
Link to comment
Share on other sites

57 minutos atrás, Felipe F disse:

 

Machado, MG

15/08 - 08,5/18,3

16/08 - 05,3/20,5

17/08 - 06,0/20,1

 

Lavras, MG

15/08 - 09,8/17,5

16/08 - 07,6/18,1

17/08 - 09,1/17,7

 

São Lourenço, MG

15/08 - 08,7/14,4

16/08 - 06,6/17,4

17/08 - 02,7/19,4

 

Lambari está fora da casinha.

 

Imagino que também tenham ocorrido à meia noite, essas máximas do dia 15. Foi uma tarde gélida em Minas 

  • Like 1
  • Thanks 1
Link to comment
Share on other sites

1 hora atrás, Caco Pacheco disse:

O Sudeste é MUITO GRANDE Coutinho. Há diferença gritante entre o sul de SP e o Norte de MG, por exemplo, sendo o primeiro já com características mais para o subtropical e o segundo já totalmente tropical.

 

Mas entendo teu ponto de visto.

 

Concordo na tua proposta. Discordo na sua análise MACRO de analisar o clima. 

 

Perdoe-me, não vou me alongar. Apenas para ser sucinto, aquela velhíssima coisa que falava há milianos... das % entre subtropical x tropical; isso define meu modo de pensar o clima que se estende desde a serra do RS (1 a 5% de tropical e 99% a 95% de subtropical) até a proximidade de Brasília (1 a 5% subtropical a 99% a 95% de tropical). No meio destes pontos extremos, tem-se uma mistura entre tropical e subtropical. Quanto mais meridional, mais subtropical; quanto mais a Norte, mais tropical.

 

São Paulo eu vejo ainda com características mais de tropical do que de subtropical; Curitiba mais de subtropical. Todavia, NO INVERNO, eu vejo São Paulo mais similar à Curitiba do que a Belo Horizonte. Já no verão, eu vejo mais semelhança entre São Paulo com BH. Complexo, não? Mas, se pegarmos O ANO INTEIRO, dinâmica, proximidade do mar, efeitos de vento SE, distância entre as cidades, vejo, no computo geral, mais similaridades entre SP com Curitiba do que a BH, com exceção às temperaturas MÍNIMAS (em especial no outono e inverno).

 

´PoA ATÉ os Pampas para mim é 100% subtropical. A partir dos Pampas (Pinheiro machado, Bagé), já começa a haver um mix de subtropical com ligeira influência de temperado.

 

E por aí vai...

 

  

O clima tropical típico brasileiro é caracterizado por um período chuvoso e outro seco, podendo durar 6 meses cada um ou não (exceto no interior Nordestino entre o Ceará e região central da Bahia); sendo o verão o ápice das chuvas, quente e úmido, e o inverno o ápice da seca, ameno e com baixa umidade. A região deste clima vai do centro do estado de Rondônia, centro-sul do MT, Tocantins, sul do Piauí e Maranhão, sudoeste da Bahia, Goiás, Distrito Federal e metade norte de Minas Gerais, no litoral sul baiano e Espírito Santo temos uma variação mais úmida por causa dos ventos marítimos. As capitais com este clima são Cuiabá, Palmas, Brasília, Goiânia e Teresina. As massas polares chegam normalmente até a divisa de Goiás com o Tocantins e Sul da Bahia.

A partir do paralelo 20S há uma nítida transição para o clima subtropical, onde apesar da existência de uma estação seca, os invernos já são mais úmidos e as temperaturas tem maior variação entre o pico máximo de calor e o pico máximo de frio, também começam a ser observadas as tempestades de primavera que ocorrem em setembro e outubro, vindo acompanhada de granizo e ventos fortes. Campo Grande MS possui estes clima misto, pois diferente de Cuiabá, Goiânia e Brasília, recebe com maior frequência as massas polares inclusive registrando mínimas de 5/6 graus anuais, Belo Horizonte e a cidade do Rio de Janeiro entram na transição climática, a capital carioca costuma registrar máximas bem baixas no meio do ano. São Paulo está mais próxima do clima subtropical, a única característica da tropicalidade fica por conta dos altos volumes de chuva no verão.

Já o sul do MS e SP, PR, SC e parte do RS são totalmente Subtropical, inverno mais seco porém sem estação seca pronunciada ( nenhum mês com precipitação inferior a 40 mm) geadas entre maio e agosto e tempestades severas de setembro a novembro. A campanha gaúcha destoa do resto do país por possuir características de clima temperado típico, semelhante ao Uruguai e Argentina.

  • Like 3
Link to comment
Share on other sites

16 minutos atrás, Renan disse:

 

Imagino que também tenham ocorrido à meia noite, essas máximas do dia 15. Foi uma tarde gélida em Minas 

Para o Sudeste, o maior destaque foram as temperaturas máximas muito baixas em toda a região, pro Sul, Centro-Oeste e Norte foi muito intensa, superior às de 2000.

  • Like 2
Link to comment
Share on other sites

4 horas atrás, Renan disse:

Era previsto esse evento extremo em São Paulo ? Três pessoas perderam a vida na grande SP devido a esse evento. E aí ? Como ficamos ???

8 mortes até agora, pra ser mais exato. Um balconista de açougue, de um mercado lá perto de casa, teve a sua casa alagada e perdeu o carro recentemente comprado. 

 

4 horas atrás, Joao disse:

Dentro da previsão um pouco mais estendida, já da para ver que o canal de umidade fica em SP até mais ou menos dia 20 de março, provocando muita chuva e dinamismo. Temperaturas próximas a normalidade. Após dia 20 de março (data de início oficial do outono), entra uma boa massa de ar frio e dá uma limpada na umidade, joga o canal mais para o norte. O mês vai seguir dinâmico por aqui, sem bloqueios ou calorão B|

Esse é o lado bom. Reservatórios agradecem. 

  • Like 1
  • Sad 1
Link to comment
Share on other sites

28 minutos atrás, klinsmannrdesouza disse:

O clima tropical típico brasileiro é caracterizado por um período chuvoso e outro seco, podendo durar 6 meses cada um ou não (exceto no interior Nordestino entre o Ceará e região central da Bahia); sendo o verão o ápice das chuvas, quente e úmido, e o inverno o ápice da seca, ameno e com baixa umidade. A região deste clima vai do centro do estado de Rondônia, centro-sul do MT, Tocantins, sul do Piauí e Maranhão, sudoeste da Bahia, Goiás, Distrito Federal e metade norte de Minas Gerais, no litoral sul baiano e Espírito Santo temos uma variação mais úmida por causa dos ventos marítimos. As capitais com este clima são Cuiabá, Palmas, Brasília, Goiânia e Teresina. As massas polares chegam normalmente até a divisa de Goiás com o Tocantins e Sul da Bahia.

A partir do paralelo 20S há uma nítida transição para o clima subtropical, onde apesar da existência de uma estação seca, os invernos já são mais úmidos e as temperaturas tem maior variação entre o pico máximo de calor e o pico máximo de frio, também começam a ser observadas as tempestades de primavera que ocorrem em setembro e outubro, vindo acompanhada de granizo e ventos fortes. Campo Grande MS possui estes clima misto, pois diferente de Cuiabá, Goiânia e Brasília, recebe com maior frequência as massas polares inclusive registrando mínimas de 5/6 graus anuais, Belo Horizonte e a cidade do Rio de Janeiro entram na transição climática, a capital carioca costuma registrar máximas bem baixas no meio do ano. São Paulo está mais próxima do clima subtropical, a única característica da tropicalidade fica por conta dos altos volumes de chuva no verão.

Já o sul do MS e SP, PR, SC e parte do RS são totalmente Subtropical, inverno mais seco porém sem estação seca pronunciada ( nenhum mês com precipitação inferior a 40 mm) geadas entre maio e agosto e tempestades severas de setembro a novembro. A campanha gaúcha destoa do resto do país por possuir características de clima temperado típico, semelhante ao Uruguai e Argentina.

Que aula de climatologia brasileira, hein?

 

Show de bola!

 

No momento, encoberto e muito agradáveis 22,9ºC. Parece que daqui a pouco vai dar um pancadão de chuva, pois há muitas nuvens escuras se formando. Tirei o moletom, só usando jeans e camiseta no momento.

 

Por ora, variação de 18,5ºC ~22,9ºC.

 

Aqui dentro, 23,5ºC com 77% de URA. Muito agradável.

Edited by Caco Pacheco
Link to comment
Share on other sites

49 minutos atrás, klinsmannrdesouza disse:

O clima tropical típico brasileiro é caracterizado por um período chuvoso e outro seco, podendo durar 6 meses cada um ou não (exceto no interior Nordestino entre o Ceará e região central da Bahia); sendo o verão o ápice das chuvas, quente e úmido, e o inverno o ápice da seca, ameno e com baixa umidade. A região deste clima vai do centro do estado de Rondônia, centro-sul do MT, Tocantins, sul do Piauí e Maranhão, sudoeste da Bahia, Goiás, Distrito Federal e metade norte de Minas Gerais, no litoral sul baiano e Espírito Santo temos uma variação mais úmida por causa dos ventos marítimos. As capitais com este clima são Cuiabá, Palmas, Brasília, Goiânia e Teresina. As massas polares chegam normalmente até a divisa de Goiás com o Tocantins e Sul da Bahia.

A partir do paralelo 20S há uma nítida transição para o clima subtropical, onde apesar da existência de uma estação seca, os invernos já são mais úmidos e as temperaturas tem maior variação entre o pico máximo de calor e o pico máximo de frio, também começam a ser observadas as tempestades de primavera que ocorrem em setembro e outubro, vindo acompanhada de granizo e ventos fortes. Campo Grande MS possui estes clima misto, pois diferente de Cuiabá, Goiânia e Brasília, recebe com maior frequência as massas polares inclusive registrando mínimas de 5/6 graus anuais, Belo Horizonte e a cidade do Rio de Janeiro entram na transição climática, a capital carioca costuma registrar máximas bem baixas no meio do ano. São Paulo está mais próxima do clima subtropical, a única característica da tropicalidade fica por conta dos altos volumes de chuva no verão.

Já o sul do MS e SP, PR, SC e parte do RS são totalmente Subtropical, inverno mais seco porém sem estação seca pronunciada ( nenhum mês com precipitação inferior a 40 mm) geadas entre maio e agosto e tempestades severas de setembro a novembro. A campanha gaúcha destoa do resto do país por possuir características de clima temperado típico, semelhante ao Uruguai e Argentina.

 

Como você definiria o clima das terras altas da Mantiqueira (acima dos 2400m / 2500m) ?

  • Thanks 1
Link to comment
Share on other sites

43 minutos atrás, Renan disse:

 

Como você definiria o clima das terras altas da Mantiqueira (acima dos 2400m / 2500m) ?

Clima frio de montanha, inserido numa área de transição entre os trópicos e a região tropical, havendo uma pequena estação seca. Nessas áreas devem ocorrer queda de neve todo ano, mas que não são noticiadas pela falta de acessibilidade.

  • Like 1
Link to comment
Share on other sites

3 horas atrás, Felipe F disse:

Dados de Belo Horizonte em Agosto de 1999:

15/08 - 13,2/24,5

16/08 - 09,5/13,6

17/08 - 10,6/16,8

18/08 - 12,2/20,7

 

Meu aniversário é em 18/08. É pedir muito um presente desses hoje em dia? 

 

O incrível é que se a máxima do dia 15/08 foi 24,5°C, a queda de temperatura foi brutal ao longo da noite, digna de clima subtropical. 

 

Onde você consegue esses dados? Eu tinha alguns no antigo computador mas ele não liga mais. 

Link to comment
Share on other sites

16 minutos atrás, klinsmannrdesouza disse:

Clima frio de montanha, inserido numa área de transição entre os trópicos e a região tropical, havendo uma pequena estação seca. Nessas áreas devem ocorrer queda de neve todo ano, mas que não são noticiadas pela falta de acessibilidade.

 

Realmente, o período de tempo seco nessas montanhas não é muito significativo, mas principalmente no verão é absurda a quantidade de dias nublados e frios, os dados do INMET estão aí para comprovar. O inverno do PNI já tem as menores médias no inverno, mas é no verão que o frio se torna ainda mais ímpar em termos de Brasil. Em relação à neve, eu também acho que há mais ocorrências do que pensamos haver.

  • Like 1
Link to comment
Share on other sites

10 minutos atrás, RafaelBHZ disse:

Meu aniversário é em 18/08. É pedir muito um presente desses hoje em dia? 

 

O incrível é que se a máxima do dia 15/08 foi 24,5°C, a queda de temperatura foi brutal ao longo da noite, digna de clima subtropical. 

 

Onde você consegue esses dados? Eu tinha alguns no antigo computador mas ele não liga mais. 

A queda de temperatura foi brutal em quase todo o país, antes do frio havia grande incremento de calor com a isobara de 20 graus em 850 hpa chegando até Santa Catarina. Depois do dia 12 a frente fria varreu a América do Sul por inteira!!

  • Like 1
Link to comment
Share on other sites

3 minutos atrás, Renan disse:

 

Realmente, o período de tempo seco nessas montanhas não é muito significativo, mas principalmente no verão é absurda a quantidade de dias nublados e frios, os dados do INMET estão aí para comprovar. O inverno do PNI já tem as menores médias no inverno, mas é no verão que o frio se torna ainda mais ímpar em termos de Brasil. Em relação à neve, eu também acho que há mais ocorrências do que pensamos haver.

No verão há maior nebulosidade e chuva, o que faz com que as temperaturas nessas montanhas fiquem baixas durante o dia, já no inverno só perdem para os pontos mais altos de SC e RS.

  • Like 2
Link to comment
Share on other sites

2 horas atrás, Renan disse:

Essa MP de Julho 2017 foi bem interessante, ainda que não esteja entre minhas favoritas. Por aqui o destaque foram as máximas. 

 

Inverno 2019 ? Não guardo expectativa alguma ! Tem tudo pra ser bem fraquinho. 

Eu estava com essa expectativa em 2017, baseado nas projeções dos modelos e pela dinâmica da década, que é o seguinte: NÃO EXISTE 2 bons invernos consecutivos no Brasil (ao menos de POA pra cima).

 

Acredito que esses últimos 5 anos pra cá matou o otimismo da maioria aqui com relação ao inverno hehehe, mas não podemos jogar a toalha, ano passado tivemos bons momentos aqui no Sul.

 

 

  • Like 1
Link to comment
Share on other sites

6 horas atrás, Lucas Venturini disse:

Creio que o verão climático já acabou aqui pelas bandas de Curitiba. Previsão de máxima de apenas 21º hoje.

Em tempo: Falta 9 dias para o Outono astronômico! 

na estação AHu aqui perto,a máxima foi 21,9 num pequeno momento que teve abertura de SOL no dia. Aliás, começo a concordar com alguém aqui: A estação está desregulada. QUando abre o Sol ela está esquentando muito. Por exemplo, o SImepar hoje não chegou nem aos 19,5 (19,2 máxima). A única coisa que acontecia que quando está frio ela ficava uns 0,6 a 0,7 graus mais fria que a do Simepar. Mas tem dias que o a própria estação do Simepar fica mais fria. Enfim. Mas eu anoto na planilha do Excel aqui dados do AHU, por ser a mais próxima de casa. (+- 1 Km de distância em linha reta no google Maps).

  • Thanks 1
Link to comment
Share on other sites

Sobre a chuva no ABC, São Bernardo do Campo acumulou 146,7mm. O volume é um pouco maior que o recorde histórico da estação do IAG(que é de 145,9mm em 06/03/1966)

Acho que naquela chuva de 1966 pode ter tido enchentes em SBC também. Lembrando que a estação do IAG fica próximo da divisa com SBC.

Essa chuva de ontem poderia entrar no TOP 10 das maiores do IAG, se toda a chuva tivesse ocorrido antes da meia-noite, porém virou a madrugada(o IAG tem critérios diferentes do INMET: enquanto o INMET usa o 12UTC para o fechamento, o IAG usa o 00:00 UTC-3)

 

Edited by Darley
Link to comment
Share on other sites

22 horas atrás, Renan disse:

 

Fui tentar pesquisar no BDMEP, mas infelizmente essa estação de Ouro Preto não aparece lá.

 

Renan, a maioria das desativadas não aparece.

Mas tem um "macete".

 

Entra numa estação qualquer que aparece no BDMEP.

Depois, lá em cima, no link, você substitui o nº OMM pelo da estação que você quer e pressiona o "Enter".

 

Por exemplo, entra em Juiz de Fora:

http://www.inmet.gov.br/projetos/rede/pesquisa/gera_serie_txt.php?&mRelEstacao=83692&btnProcesso=serie&mRelDtInicio=01/01/1975&mRelDtFim=31/12/1980&mAtributos=,,1,1,,,,,,,1,,,,,,

 

Aí, você substitui o 83692 por 83641 e dá "Enter".

Vão aparecer os dados de Ouro Preto para o mesmo período.

 

  • Like 1
  • Thanks 3
Link to comment
Share on other sites

39 minutos atrás, Darley disse:

Sobre a chuva no ABC, São Bernardo do Campo acumulou 146,7mm. O volume é um pouco maior que o recorde histórico da estação do IAG(que é de 145,9mm em 06/03/1966)

Acho que naquela chuva de 1966 pode ter tido enchentes em SBC também. Lembrando que a estação do IAG fica próximo da divisa com SBC.

Essa chuva de ontem poderia entrar no TOP 10 das maiores do IAG, se toda a chuva tivesse ocorrido antes da meia-noite, porém virou a madrugada(o IAG tem critérios diferentes do INMET: enquanto o INMET usa o 12UTC para o fechamento, o IAG usa o 00:00 UTC-3)

 

Na chuva de 06/03/1966 houve enchentes generalizadas em toda região metropolitana de Sampa.

Se não me engano, aquelas chuvas foram devidas à entrada de uma frente fria muito ativa, impulsionada por uma massa polar forte para a época.

 

Edited by Aldo Santos
  • Like 2
Link to comment
Share on other sites

Dia nublado, abafado, algumas pancadas de chuva ao longo do dia, mínima de 19° e máxima de 27°

Agora segue com chuva fina, acumulado do dia varia de 10 a 17mm nas estações do CEMADEN em Cons. Lafaiete

Temperatura agora é de 19 graus

 

Interessante o volume de chuva em Ipatinga....2 estações do CEMADEN na cidade registraram mais de 100 mm nas ultimas 24 horas

Edited by Enio Rezende
Link to comment
Share on other sites

1 hora atrás, Aldo Santos disse:

 

Renan, a maioria das desativadas não aparece.

Mas tem um "macete".

 

Entra numa estação qualquer que aparece no BDMEP.

Depois, lá em cima, no link, você substitui o nº OMM pelo da estação que você quer e pressiona o "Enter".

 

Por exemplo, entra em Juiz de Fora:

http://www.inmet.gov.br/projetos/rede/pesquisa/gera_serie_txt.php?&mRelEstacao=83692&btnProcesso=serie&mRelDtInicio=01/01/1975&mRelDtFim=31/12/1980&mAtributos=,,1,1,,,,,,,1,,,,,,

 

Aí, você substitui o 83692 por 83641 e dá "Enter".

Vão aparecer os dados de Ouro Preto para o mesmo período.

 

 

Dica fantástica, Aldo! Mas tem como sabermos todos os códigos de estações ? 

Link to comment
Share on other sites

5 horas atrás, klinsmannrdesouza disse:

Clima frio de montanha, inserido numa área de transição entre os trópicos e a região tropical, havendo uma pequena estação seca. Nessas áreas devem ocorrer queda de neve todo ano, mas que não são noticiadas pela falta de acessibilidade.

Essa região da Mantiqueira é uma área muito restrita em tamanho. De qualquer forma, acho que mesmo a neve é rara por lá, pois não há grande precipitação no inverno. O que deve acontecer até que com frequência é aqueles eventos de nevoeiro congelado, sincelo. Não sei se isso se classifica como um tipo de precipitação invernal. A Serra tem bastante nevoeiro de manhã, e lá no inverno invariavelmente está abaixo de zero.

abs

Link to comment
Share on other sites

Agora, Joao disse:

Essa região da Mantiqueira é uma área muito restrita em tamanho. De qualquer forma, acho que mesmo a neve é rara por lá, pois não há grande precipitação no inverno. O que deve acontecer até que com frequência é aqueles eventos de nevoeiro congelado, sincelo. Não sei se isso se classifica como um tipo de precipitação invernal. A Serra tem bastante nevoeiro de manhã, e lá no inverno invariavelmente está abaixo de zero.

abs

Eu penso um pouco diferente, mesmo que esta área não registre acumulados expressivos no inverno a altitude permite um levantamento da umidade em massas polares com suporte em altura, geralmente isto ocorre pelo menos uma vez todo ano. Mas que não chega a acumular, haja vista que em certas áreas da Mantiqueira não há monitoramento climatológico e nem mesmo turistas por lá para relatar qualquer floco.

Link to comment
Share on other sites

5 horas atrás, RafaelBHZ disse:

Meu aniversário é em 18/08. É pedir muito um presente desses hoje em dia? 

 

O incrível é que se a máxima do dia 15/08 foi 24,5°C, a queda de temperatura foi brutal ao longo da noite, digna de clima subtropical. 

 

Onde você consegue esses dados? Eu tinha alguns no antigo computador mas ele não liga mais. 

Está tudo no BDMEP.😂

A nebulosidade mais forte ficou justamente sobre BH e Zona da Mata.

Link to comment
Share on other sites

Não chove forte há quase 1 semana na maior parte da PB, mesmo com a ZCIT colada na costa norte do Nordeste. A atividade dela está fraca (talvez por conta do pulso negativo da OMJ ou por outros motivos).

image.png.e7b361c176451f1808e25de32588f8a8.png

 

Esperamos por alguma mudança a partir de amanhã; com a chegada destas nuvens convectivas que estão a leste do AL, do PE e da PB.

  • Like 2
Link to comment
Share on other sites

47 minutos atrás, luizfbonfim disse:

Olha a chuva novamente no litoral de SP. 

 

Ontem aconteceu a mesma coisa, essa área vermelha, ficou 3 vezes maior e subir para a capital paulista, vamos ver o que hoje nos reserva.

 

image.png.7f68e658e7b68e7280682a6b3c9bc21d.png

 

Essa noite, as áreas de chuva estão tendo mais dificuldade para subir a serra, o que acaba sendo bom.

 

Por incrível que pareça, essa chuvarada toda está sendo consequência dos bloqueios que atuaram também em dezembro e em janeiro.

A persistente alta pressão fez com que o Atlântico sul se aquecesse demais e um oceano com uma temperatura bem elevada acaba estimulando o desenvolvimento de nuvens de chuvas (não só desta, como os temporais de final da tarde que tem caído em dias típicos de verão, trazendo transtornos à população).

Não é a toa que quando mais próximo do litoral, maiores estão sendo os acumulados.

 

Eu sinceramente não me recordo de áreas mais ao norte da Grande SP ter sido atingida por chuvas mais fortes de causa orográfica, como tem acontecido este ano. Outras situações parecidas ocorreram nos dias 03 e 13 de fevereiro.

Ficava bem surpreso ao ver que nas animações do radar, o trajeto das áreas de chuva chegava a ser de SSE para NNO (isso é mais comum em situações de bloqueios atmosféricos).

  • Like 1
Link to comment
Share on other sites

Apesar de indicar chuva, a temperatura prevista para Sampa, nos próximos dias, desanima.

Apenas no final da grade que poderá haver algum refresco maior (aliás, está começando a época dos resfriamentos nos finais de grade, mas que nunca se concretizam).

 

OKiUw0S.png

 

-------------------------------

 

Em relação aos radares, o REDEMET que estava fora do ar, agora voltou.

 

As chuvas continuam restritas no litoral.

a77mhq7.jpg

Link to comment
Share on other sites

Hoje tive variação de 19,6° a 27,1°. Dia típico de março.

 

Mas o melhor de tudo é que a tendência é que o cenário se mantenha assim até pelo menos a próxima semana. Entramos numa transição para o outono. Ou seja: o verão climático acabou!

 

Escrevi sobre isto no meu blog: https://observadordotempo1.blogspot.com/2019/03/terca-e-quarta-com-chuva-e-temperaturas.html .

Link to comment
Share on other sites

Mínima de 18,5ºC.

 

No momento, 21,5ºC.

 

Após a chuvarada de ontem e as "Águas de Março Fechando o verão", a atmosfera começa a secar em boa parte do Sudeste, passando a chover em menor quantidade adiante. Não por isso deixaremos de ter dias bem quentes de verão até ao menos lá por meados de abril, quando geralmente se inicia o "verdadeiro outono", o qual é muito curto para nós (geralmente dura cerca de 1 mês, no máximo).

 

Mas uma modificação importante (que já estava em curso sutil), consolida-se.

 

Torcendo para que seja uma transição com "mais cara de outono do que de verão". Veremos.... Não tenho a menor ideia.

 

Aqui dentro, 23ºC com 78% de URA. Perfeito!

Edited by Caco Pacheco
Link to comment
Share on other sites

Guest
This topic is now closed to further replies.
 Share

×
×
  • Create New...

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.