Jump to content
Brasil Abaixo de Zero

Monitoramento e Previsão - Brasil/América do Sul - Fevereiro/2019


Marcos
 Share

Recommended Posts

2 horas atrás, CloudCb disse:

Desde o começo do mês o CFS vem apostando num março de chuvas acima da média no NNE.

cfs-mon_01_apcpna_month_samer_1.thumb.png.95ae88edffb984436b24f428dce9537b.png

 

Alguém poderia postar o mapa para março do Ensemble ECMWF EPS, por favor?

 

Essa chuva acima da média no norte do ES e abaixo no sul não faz muito sentido pra quem conhece a dinâmica da ASAS.

 

A ASAS vai ter dificuldade pra penetrar o Brasil com essa chuvarada no Nordeste, mas ainda vai ter uma língua bloqueando a chuva no Sudeste. (não saiu muito bem 😅 )

 

Edited by HenriqueBH
  • Haha 2
Link to comment
Share on other sites

Boa noite! O domingo foi de muitas nuvens em Buenos Aires, com algumas aberturas de sol. A temperatura caiu bem em relacao aos dias anteriores, com mínima de 17,7°C e máxima de 24,5°C. Ontem o dia foi ensolarado e com temperaturas outonais: mínima de apenas 13,3°C e máxima de 23,6°C, mesmo com o sol.

 

Já hoje o frio surpreendeu. A mínima chegou a 11°C em Buenos Aires e foi A MENOR PARA FEVEREIRO DOS ÚLTIMOS 12 ANOS. Desde 2007, quando fez 10,8°C, a temperatura nao caía tanto assim no segundo mes do ano. Ezeiza foi a 7,2°C e houve geada já em alguns pontos da provincia de Buenos Aires. A foto que vi era de uma cidade a 375 km a sudoeste daqui, a apenas 116 m de altitude. Durante o dia, tempo aberto e máxima de apenas 22,9°C. Agora temos céu limpo, 17,7°C, URA de 43%, vento sudoeste a 3 km/h e pressao de 1.014 hpa.

Para amanha a previsao do SMN indica sol, com aumento de nebulosidade e baixa probabilidade de chuva a noite. Mínima de 13°C e máxima de 28°C. O sol nasce as 6h38 e se poe as 19h33.

  • Like 12
  • Thanks 2
Link to comment
Share on other sites

Hoje variação de 18,9° a 23,7°. Apesar de ter ficado literalmente travada de madrugada, a temperatura mal subiu mesmo com aberturas de sol. Simplesmente excelente!

 

Agora nublado com 20,2°. 

 

Infelizmente a coisa começa a degringolar no final de semana. A tendência é de calorão no feriadão, principalmente da segunda da semana que vem em diante, batendo 35° ou mais. Mas o quadro está bem incerto. Sobre a precipitação, cada modelo diz uma coisa diferente.

  • Like 1
  • Sad 1
Link to comment
Share on other sites

A mim, o "verãozão" terminou. Desde ontem já estamos em transição verão-outono, baseado nas tendências de modelos de longo prazo.

 

A mim, é um período que se caracteriza por máximas em gradual queda. Isso não significa que não haja ainda picos de calor! Porém o que se observa e é notório é a queda em especial nas MÁXIMAS. As mínimas ainda se mantém altas; o ritmo da queda das mínimas é mais lento.

 

No Sudeste começa a se observar a entrada de ventos marítimos de SE na faixa leste com maior frequência.

 

Começou BEM ANTECIPADO ESTE ANO! Assim como 2012, no final de fevereiro.

 

Se seguir aquele ano, teremos um março abaixo da média e um excelente abril, com outono típico e frio.

 

Entretanto, 2012 só foi o outono mesmo, porque o inverno foi muito fraco; o frio começou bom, mas...., parou em meados/fins de maio

 

Vamos acompanhar!

  • Haha 1
Link to comment
Share on other sites

Tavares (PB) ontem no fim da tarde.

 

As chuvas não foram tão volumosas (AESA):

image.png.ac35d42c8b77266632cea5bc17ba2622.pngJuru está com 362.7 mm no mês.

No PE, na microrregião do Pajeú, os maiores foram de 65.3 mm em Tupanatinga, 33 mm em Iguaraci e 25 mm em Afogados da Ingazeira (dados da APAC).

Edited by CloudCb
  • Like 8
Link to comment
Share on other sites

3 horas atrás, Caco Pacheco disse:

A mim, o "verãozão" terminou. Desde ontem já estamos em transição verão-outono, baseado nas tendências de modelos de longo prazo.

 

A mim, é um período que se caracteriza por máximas em gradual queda. Isso não significa que não haja ainda picos de calor! Porém o que se observa e é notório é a queda em especial nas MÁXIMAS. As mínimas ainda se mantém altas; o ritmo da queda das mínimas é mais lento.

 

No Sudeste começa a se observar a entrada de ventos marítimos de SE na faixa leste com maior frequência.

 

Começou BEM ANTECIPADO ESTE ANO! Assim como 2012, no final de fevereiro.

 

Se seguir aquele ano, teremos um março abaixo da média e um excelente abril, com outono típico e frio.

 

Entretanto, 2012 só foi o outono mesmo, porque o inverno foi muito fraco; o frio começou bom, mas...., parou em meados/fins de maio

 

Vamos acompanhar!

 

Quanto a São Paulo, não sei. Os amigos da capital paulista poderão concordar ou discordar de você, Caco.

 

Mas para MG pelo menos, não vejo nenhum sinal da transição ainda. O verão ainda está pleno por aqui.

  • Like 1
  • Thanks 1
Link to comment
Share on other sites

Aqui também verão pleno, agora menos quente por causa das chuvas. Ontem foram 14mm à tarde e à noite, com muitos raios. Chuvas essas que refrescaram bem a noite de ontem e trouxeram mínima de 19°C hoje.

 

 A previsão para os próximos dias não poderia representar melhor o que chamamos de alto verão: temperaturas entre 19 e 29°C, tempo parcialmente nublado e chuvas a partir da tarde. 

  • Like 3
Link to comment
Share on other sites

16 horas atrás, Tavares disse:

Ai eu só tava esperando a energia elétrica e a internete serem restabelecidas pra postar o vídeo do vendaval de ontem.

Como não se pode ter tudo, na melhor parte a janela ficou embaçada. 

Tava no tópico errado. 

 

Sei o quanto de transtornos que isso gera, mas acho um belo espetáculo, choveu forte aonde moro, mas não assim. Uma vez comentei que gostaria de ver a força de um furacão de perto, me chamaram de louco. 

Link to comment
Share on other sites

Meus dados desde domingo:

 

24/2

22,9

32,1

9,2

25/2

18,9

23,0

4,1

26/2

18,9

23,7

4,8

27/2

18,7

24,7

6,0

 

Ontem e hoje o sol apareceu bem a partir do meio da tarde, e nem assim esquentou, já que ainda estamos no verão. Muito, muito bom! 

 

Agora 32,3° com 62%.

 

Como dizia o grande poeta Cabo Daciolo: "Glória a Deuxxxxx!"

  • Like 1
  • Haha 2
  • Sad 1
Link to comment
Share on other sites

33 minutos atrás, Lucas Venturini disse:

Dia invernal em Curitiba com máxima de 19º e garoa o dia inteiro com céu chapadão de nuvens.

Falta 2 dias para o inicio do mês de Março.

Falta 21 dias para o inicio do Outono.

Aqui na estação AHU próxima daqui, ontem e hoje DERRUBARAM a média do mês. Estava próximos dos 22,5 e agora está em 21,99. A média do mês no histórico de 81-2010 é de 21º. AInda estamos acima, mas tem que considerar que tivemos ao menos na estação próxima daqui um Janeiro com média mensal de absurdos 24,75 º C.

Se amanhã tiver mais um dia assim, vai fechar ainda mais próximo do 21º da média histórica da cidade no período 81-2010.

  • Thanks 1
Link to comment
Share on other sites

Para vocês verem como ERRAM a previsão: Na hora do almoço no Meio dia Paraná insistiram em dizer que a máxima de hoje seria de 23º. Porém, a máxima de hoje foi apenas de 19,3. Hoje ficou o dia inteiro chovendo fraco e parando. Detalhe que na hora do almoço que ela falou isso a temperatura estava em cerca de 17º, 😄

  • Like 1
  • Thanks 1
Link to comment
Share on other sites

Em Florianópolis, uma tarde fria com temperatura variando entre 21/22C em grande parte do tempo. 

Muita garoa hoje e mínima de 19,6ºC e máxima de 23,1ºC em Santo Antonio de Lisboa. Por aqui a anomalia negativa vai ser bem pequena. Aliás no domingo tivemos a segunda maior temperatura da história de Florianópolis para fevereiro, com 38,3ºC. Mês extremamente dinamico, com muitas tempestades, calor, frio, rajada de 124km/h e dilúvios.

Edited by VitorVM
  • Like 6
Link to comment
Share on other sites

Bem, para mim, AQUI EM SAMPA, já estamos em transição verão-outono desde ontem. E, como disse, pelo que vem à frente, a tendência só ratifica o que que afirmo. Nos próximos 10 dias, NENHUMA MÁXIMA SOB 30ºC é prevista em Sampa, mesmo com dias de sol dentro destes 10 dias. Desculpem-me, mas isto já não é verão pleno...; já há aí uma mudança sim! O que eu falo, foquem nas MÁXIMAS, NÃO NAS MÍNIMAS POR ORA...

  • Confused 6
Link to comment
Share on other sites

Após um final de semana amazônico e horrível, ontem e hoje com temperaturas civilizadas.

 

Ontem a tarde até deu pra sentir um pouco de abafamento com temperaturas de 25/26º, mas ai final da tarde veio a chuva e começou a cair a temperatura.

 

Ao contrário do Moretão hoje não senti qualquer tipo de abafamento, pelo ao contrário, os mais friorentos (geralmente idosos e mulher magra lol) já usaram uma manga longa.

 

Temperatura agora 20ºC mas com sensação de menos pela umidade e ventinho. 

  • Like 1
Link to comment
Share on other sites

Hoje foi um dia de sol, mais nuvens a tarde, um pouco de chuva isolada agora a noite em alguns pontos da regiao mas aqui em Conselheiro Lafaiete não choveu

Dia quente, mínima de 18° e máxima de 30°

Agora tempo nublado, uns nucleos isolados de chuva a leste/sudeste, temperatura de 22 graus

Edited by Enio Rezende
  • Like 1
Link to comment
Share on other sites

Queimada Nova - PI teve 31 mm acumulados no dia de hoje.

16 mm de madrugada, 15 mm agora de tarde.

Com essas chuvas fevereiro chegou aos 144 mm, um pouco acima da média para o mês.

 

Aqui em Petrolina, nenhum sinal de chuva forte. Hoje tivemos essa bela cb no fim de tarde e só isso.

 

IMG_20190227_174539452.thumb.jpg.6e2d77b8571e99eaaaece0844596a3d8.jpg

 

  • Like 5
  • Thanks 1
Link to comment
Share on other sites

Os que acham que "ainda estamos em pleno verão", têm realmente certeza disso, tomando como referência os dois últimos dias e, PRINCIPALMENTE, a TENDÊNCIA INDICADA A MÉDIO/LONGO PRAZO?

 

Tenho ABSOLUTÍSSIMA CERTEZA que já entramos em transição para o outono gente! Obviamente ainda estamos no verão, mas já estamos na fase de transição iniciada desde ontem...

 

Máxima hoje aqui na Granja Viana: 24,9ºC.

 

Ontem: 25,3ºC.

 

Abs realistas!

  • Confused 4
Link to comment
Share on other sites

Desculpa, mas falar de transição de outono no Sudeste é piada.

 

Belo Horizonte teve 35ºC de máxima em sua convencional anteontem.

 

Estão confundindo voltar à média com transição. E não faz mal dizer que transição pra Outono em relação a temperatura quase inexiste no Brasil - vou quebrar corações - mas isso é bem restrito ao RS e SC. Na esmagadora parte do país só existem duas estações úmida e seca - que podem ser mais frias ou mais quentes sim. Porém, o que marca definitivamente a quebra do padrão não é a temperatura, e sim o predomínio de altas e diminuição de umidade. Basta olhar as médias de precipitação de SP, RJ, BH, VT caindo ao longo de Abril. Brasília esfriando apenas nas mínimas, enfim. Um dia também quero falar sobre o quão raro é entrar ar polar em Brasília, e como o fato das máximas médias serem iguais ao longo do ano demonstra que o frio é causado 99% pela característica do ar seco reter pouco calor. Quantas vezes o primeiro resfriamento do ano no Brasil central ocorre sem FFs?

 

Se quiser averiguar isso pra sua cidade basta ver a queda de precipitação em Abril, que costuma ser ~100mm em relação a Março. É natural ocorrer uma diminuição do calor no fim de Março com a diminuição da insolação no Brasil, mas por favor, não achar que estamos no Canadá é fundamental. Aliás, por lá transições começam em meses de equinócio. Nós estamos bem longe.

 

Edited by HenriqueBH
  • Like 8
  • Thanks 2
Link to comment
Share on other sites

Boa noite! Hoje tivemos mais uma manha amena em Buenos Aires, com 14,7°C de mínima. Durante o dia, sol, poucas nuvens e 27,5°C. Agora a noite as nuvens aumentaram e tivemos uma pancada moderada e muito rápida de chuva, porque está passando (ou por passar) uma nova e fraca frente fria. Neste momento temos céu nublado, 20,7°C, URA de 59%, vento calmo e pressao de 1.011,6 hpa.

Para amanha a previsao é de sol e poucas nuvens, com mínima de 13°C e máxima de 26°C. O sol nasce as 6h39 e se poe as 19h31.

Link to comment
Share on other sites

No penúltimo dia de fevereiro, algumas cidades de Minas, Rio e São Paulo com volumes de chuvas elevados em fevereiro.

Sítio das Neves/Santos/Cemaden acima de 770 mm

Rodovia Padre Manoel/São Vicente acima de 770 mm

Em Peruíbe uma estação do Cemaden ultrapassou os 750 mm

C.E.U Parelheiros/Cemaden atingiu 508 mm no início da noite.

 

No Rio, estação de Muriqui/Cemaden  686 mm

No município de Angra dos Reis tem uma estação acima de 600 mm

 

Em Minas Gerais o maior valor que achei foi Itapecerica/Cemaden com 420 mm

Edited by marinhonani
  • Like 2
Link to comment
Share on other sites

Agora, HenriqueBH disse:

Desculpa, mas falar de transição de outono no Sudeste é piada.

 

Belo Horizonte teve 35ºC de máxima em sua convencional anteontem.

 

Estão confundindo voltar à média com transição. E não faz mal dizer que transição pra Outono em relação a temperatura quase inexiste no Brasil - vou quebrar corações - mas isso é bem restrito ao RS e SC. Na esmagadora parte do país só existem duas estações úmida e seca - que podem ser mais frias ou mais quentes sim. Porém, o que marca definitivamente a quebra do padrão não é a temperatura, e sim o predomínio de altas e diminuição de umidade. Basta olhar as médias de precipitação de SP, RJ, BH, VT caindo ao longo de Abril. Brasília esfriando apenas nas mínimas, enfim. Um dia também quero falar sobre o quão raro é entrar ar polar em Brasília, e como o fato das máximas médias serem iguais ao longo do ano demonstra que o frio é causado 99% pela característica do ar seco reter pouco calor. Quantas vezes o primeiro resfriamento do ano no Brasil central ocorre sem FFs?

 

Se quiser averiguar isso pra sua cidade basta ver a queda de precipitação em Abril, que costuma ser ~100mm em relação a Março. É natural ocorrer uma diminuição do calor no fim de Março com a diminuição da insolação no Brasil, mas por favor, não achar que estamos no Canadá é fundamental. Aliás, por lá transições começam em meses de equinócio. Nós estamos bem longe.

 

A transição nas temperaturas máximas e mínimas no Brasil são mais sentidas a partir da latitude 20, quem mora em Porto Alegre, Florianópolis, Curitiba, Rio de Janeiro, São Paulo e Campo Grande sente e vê os raios solares ficando cada vez mais inclinado a partir de março, mesmo que as chuvas diminuam no meio do ano nas capitas do MS, SP e RJ não é comparado com que ocorre por exemplo em Cuiabá, Brasília e Palmas, que possuem o típico clima tropical com seca entre abril e setembro e chuvas de outubro a março, cujo pico de calor ocorre em agosto e setembro. Sim, a nível brasileiro não há variação nas temperaturas iguais aos lugares tipicamente temperados, porém há alguma diferença.

  • Like 1
Link to comment
Share on other sites

2 horas atrás, Fábio De Nittis disse:

Boa noite! Hoje tivemos mais uma manha amena em Buenos Aires, com 14,7°C de mínima. Durante o dia, sol, poucas nuvens e 27,5°C. Agora a noite as nuvens aumentaram e tivemos uma pancada moderada e muito rápida de chuva, porque está passando (ou por passar) uma nova e fraca frente fria. Neste momento temos céu nublado, 20,7°C, URA de 59%, vento calmo e pressao de 1.011,6 hpa.

Para amanha a previsao é de sol e poucas nuvens, com mínima de 13°C e máxima de 26°C. O sol nasce as 6h39 e se poe as 19h31.

 

Em Buenos Aires essa transição que o @Caco Pacheco fala é ainda mais sentida, e lá podemos dizer, com tda a certeza, de que a transição começou.

 

Caco, as tendências de médio e longo prazo estão muito instáveis. Acho bom esperar mais uns dias para sua análise definitiva.

  • Like 3
Link to comment
Share on other sites

1 hora atrás, klinsmannrdesouza disse:

A transição nas temperaturas máximas e mínimas no Brasil são mais sentidas a partir da latitude 20, quem mora em Porto Alegre, Florianópolis, Curitiba, Rio de Janeiro, São Paulo e Campo Grande sente e vê os raios solares ficando cada vez mais inclinado a partir de março, mesmo que as chuvas diminuam no meio do ano nas capitas do MS, SP e RJ não é comparado com que ocorre por exemplo em Cuiabá, Brasília e Palmas, que possuem o típico clima tropical com seca entre abril e setembro e chuvas de outubro a março, cujo pico de calor ocorre em agosto e setembro. Sim, a nível brasileiro não há variação nas temperaturas iguais aos lugares tipicamente temperados, porém há alguma diferença.

 

Deveras, esse período existe sim, e a sua duração e o momento varia de ano após ano. 

 

É um período em que é verão, porém com dinâmica sensivelmente diferente daquela que ocorre no core do verão. 

 

A atmosfera fica ligeiramente mais estável, até ocorrem trovoadas isoladas como acontece em janeiro, mas reduz bastante, o calor diurno é típico de verão pleno, porém não tem mais aquelas noites sufocantes do auge do verão. O ar de manhã cedo parece ser mais "leve". 

 

O que no litoral chamamos de transição o Coutinho se refere a outono lá na serra.

 

Num ano típico ela começa +/- meados de março e vai até +/- meados de abril. 

 

O ÚNICO ano que me recordo não ter visto essa transição foi 2016, naquele ano fomos do verão pleno direto pro outono puxando pro inverno, foi muito bizarro!

  • Like 1
  • Thanks 1
Link to comment
Share on other sites

12 minutos atrás, Renan disse:

 

Em Buenos Aires essa transição que o @Caco Pacheco fala é ainda mais sentida, e lá podemos dizer, com tda a certeza, de que a transição começou.

 

Caco, as tendências de médio e longo prazo estão muito instáveis. Acho bom esperar mais uns dias para sua análise definitiva.

 

E essas mínimas na campanha? Por lá o core do verão já deu a adeus hehehe. Para o restante do Brasil acho muito cedo falar ainda.

  • Like 2
Link to comment
Share on other sites

É importante frisar que: Inclinação solar faz diferença nas temperaturas? Faz, Mas não se esqueçam de uma coisa, o recorde absoluto de temperatura em SP ocorreu em Outubro de 2014 e Outubro e Fevereiro tem quase a mesma incidência solar.

Em Setembro mês predominante de inverno, é até comum SP ter altas temperaturas com áreas do interior encostando nos  39/40° e capital com seus 33/34° e isto já aconteceu no primeiro decênio do mês.

Eu acho que o que passamos a ter nos últimos dias no centro sul do país, foi verão sendo verão. Estamos nos acostumando com certas bizarrices desta última década. Mas lá nos anos 80/90 era comum Dezembro e Janeiro serem tranquilos com temperaturas por causa do excesso de nebulosidade e chuvas, e o fim do verão ir secando já que um mecanismo muito importante como Alta da Bolívia começa a se deslocar para leste e se desconfigurar tornando mais difícil estabelecer canais de umidade, talvez isto seja a transição, até que chega Abril e geralmente uma MP da o start para o período seco.

Para mim a inclinação solar só fica mais fraca a ponto de não fazer estragos em temperaturas entre Maio e  a primeira quinzena de Agosto. 

 

  • Like 3
Link to comment
Share on other sites

9 horas atrás, HenriqueBH disse:

Desculpa, mas falar de transição de outono no Sudeste é piada.

 

Não vamos nos limitar a regiões!

 

Sejamos mais amplos!

 

Região que abrange NE de SC e leste SP (que é do meu conhecimento), ao menos, já iniciou período de transição.

 

NÃO LIMITO MINHAS ANÁLISES A: REGIÃO SUL, SUDESTE, "CENTRO-SUL", etc...

 

No momento, encoberto com garoa quase que inapreciável e 19,8ºC. Mínima de 19,5ºC.

 

Vestindo moletom e calça jeans, com regata dos Lakers por cima, após vitória sobre o Pelicans de madrugada. Rumo aos Playoffs com Le Bronn! 

 

Abs

  • Confused 1
Link to comment
Share on other sites

9 horas atrás, HenriqueBH disse:

Desculpa, mas falar de transição de outono no Sudeste é piada.

 

Belo Horizonte teve 35ºC de máxima em sua convencional anteontem.

 

Estão confundindo voltar à média com transição. E não faz mal dizer que transição pra Outono em relação a temperatura quase inexiste no Brasil - vou quebrar corações - mas isso é bem restrito ao RS e SC. Na esmagadora parte do país só existem duas estações úmida e seca - que podem ser mais frias ou mais quentes sim. Porém, o que marca definitivamente a quebra do padrão não é a temperatura, e sim o predomínio de altas e diminuição de umidade. Basta olhar as médias de precipitação de SP, RJ, BH, VT caindo ao longo de Abril. Brasília esfriando apenas nas mínimas, enfim. Um dia também quero falar sobre o quão raro é entrar ar polar em Brasília, e como o fato das máximas médias serem iguais ao longo do ano demonstra que o frio é causado 99% pela característica do ar seco reter pouco calor. Quantas vezes o primeiro resfriamento do ano no Brasil central ocorre sem FFs?

 

Se quiser averiguar isso pra sua cidade basta ver a queda de precipitação em Abril, que costuma ser ~100mm em relação a Março. É natural ocorrer uma diminuição do calor no fim de Março com a diminuição da insolação no Brasil, mas por favor, não achar que estamos no Canadá é fundamental. Aliás, por lá transições começam em meses de equinócio. Nós estamos bem longe.

 

 

Concordo.

 

Em janeiro tivemos características de primavera plena, com calor seco e chuvas irregulares. A característica marcante do verão no Sudeste é justamente uma maior nebulosidade associada a umidade que chega da Amazônia (coisa que vem acontecendo), abafamento mas com calor menos extremo que na primavera e chuvas relativamente regulares.

 

Se formos pensar por essa lógica de que, só porque as temperaturas baixaram um pouco a "transição para o outono" começou, o que dizer de 2012? Foi outono em janeiro e o verão começou em fevereiro? E 2013? Não teve verão?

 

---

 

Em Itajubá, mais uma manhã de céu nublado e faz 19,6°C. A mínima foi de 18,7°C e deve chover mais tarde.

  • Like 2
Link to comment
Share on other sites

2 minutos atrás, Vinicius Lucyrio disse:

 

Concordo.

 

Em janeiro tivemos características de primavera plena, com calor seco e chuvas irregulares. A característica marcante do verão no Sudeste é justamente uma maior nebulosidade associada a umidade que chega da Amazônia (coisa que vem acontecendo), abafamento mas com calor menos extremo que na primavera e chuvas relativamente regulares.

 

Se formos pensar por essa lógica de que, só porque as temperaturas baixaram um pouco a "transição para o outono" começou, o que dizer de 2012? Foi outono em janeiro e o verão começou em fevereiro? E 2013? Não teve verão?

 

---

 

Em Itajubá, mais uma manhã de céu nublado e faz 19,6°C. A mínima foi de 18,7°C e deve chover mais tarde.

Já disse...

 

Não vamos nos limitar.

 

O Sudeste é MUITO GRANDE.

 

Há diversos tipos de clima dentro do Sudeste.

 

Em VÁRIOS ASPECTOS (NÃO EM EM RELAÇÃO ÀS TEMPERATURAS!), Sampa, por exemplo, assemelha-se mais à Curitiba do que BH...

Link to comment
Share on other sites

1 hora atrás, Caco Pacheco disse:

Já disse...

 

Não vamos nos limitar.

 

O Sudeste é MUITO GRANDE.

 

Há diversos tipos de clima dentro do Sudeste.

 

Em VÁRIOS ASPECTOS (NÃO EM EM RELAÇÃO ÀS TEMPERATURAS!), Sampa, por exemplo, assemelha-se mais à Curitiba do que BH...

São Paulo já tem um clima subtropical, com inverno mais úmido e frio do que Belo Horizonte que eu tipicamente tropical, a transição é sentida de maneira diferente em cada região do Brasil.

  • Like 2
Link to comment
Share on other sites

2 minutos atrás, klinsmannrdesouza disse:

São Paulo já tem um clima subtropical, com inverno mais úmido e frio do que Belo Horizonte que eu tipicamente tropical, a transição é sentida de maneira diferente em cada região do Brasil.

Amém!

 

Obrigado Klisman!

  • Thanks 1
Link to comment
Share on other sites

Fevereiro termina(em termos de chuvas, e se estiver chovendo ainda hoje, será chuva de março) e vamos fazer um balanço do mês:

 

O Mirante tem o fevereiro mais chuvoso desde 2004. Foram acumulados 322,8mm. Foi muito mais chuvoso que os de 2018 e 2017.

Além disso, é a primeira vez desde 2011 que o Mirante acumula mais de 300mm por dois meses seguidos(no caso janeiro e fevereiro de 2011 acumularam respectivamente 493,7mm e 311,5mm).

E com isso, diferentemente de 2017 e 2018, não será janeiro o mês mais chuvoso de 2019 no Mirante.

Com isso, em apenas 60 dias de 2019 já choveu mais do que todo o primeiro semestre de 2018(em 2018 nesse período entre 01/01 e 30/06 foram 618,5mm, e apenas entre 01/01 e 28/02 deste ano já choveu 643,9mm; lembrando que o recorde histórico de chuva entre 01/01 e 30/06 ocorreu em 1991 com 1369mm). Chuva em São Paulo nos primeiros 60 dias do ano não foi brincadeira não.

 

Dias com chuva em 2019 até o momento: 35 dias

Mais de 25mm: 10 dias

Mais de 30mm: 8 dias

Mais de 40mm: 6 dias

Mais de 50mm: 2 dias

Edited by Darley
  • Like 2
Link to comment
Share on other sites

Guest
This topic is now closed to further replies.
 Share

×
×
  • Create New...

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.