Jump to content
Brasil Abaixo de Zero
Sign in to follow this  
Ivan

CLIMAS AGRADÁVEIS DO BRASIL

Recommended Posts

Criei esse tópico para listarmos algumas cidades com climas agradáveis no nosso país.

Sei que o gosto é individual, mas se levarmos em consideração o conforto térmico teremos alguns locais do Brasil com bastante potencial.

Vou começar pelo estado onde resido, o Rio de Janeiro.

Região Serrana:

Petrópolis, Teresópolis e Nova Friburgo possuem um clima bem agradável!

Buscando os registros climatológicos do INMET, o verão médio da região fica na casa dos 20°C e o inverno nos 15°C. Chuvas concentradas no verão, e inverno relativamente seco.

Mesmo com pouca chuva no inverno, as taxas de umidade relativa do ar são elevadas por conta da proximidade com o Oceano Atlântico.

Não foi à toa que o Palácio Imperial foi construído em Petrópolis! 

Edited by Ivan
  • Thanks 1

20 horas atrás, Ivan disse:

Criei esse tópico para listarmos algumas cidades com climas agradáveis no nosso país.

Sei que o gosto é individual, mas se levarmos em consideração o conforto térmico teremos alguns locais do Brasil com bastante potencial.

Vou começar pelo estado onde resido, o Rio de Janeiro.

Região Serrana:

Petrópolis, Teresópolis e Nova Friburgo possuem um clima bem agradável!

Buscando os registros climatológicos do INMET, o verão médio da região fica na casa dos 20°C e o inverno nos 15°C. Chuvas concentradas no verão, e inverno relativamente seco.

Mesmo com pouca chuva no inverno, as taxas de umidade relativa do ar são elevadas por conta da proximidade com o Oceano Atlântico.

Não foi à toa que o Palácio Imperial foi construído em Petrópolis! 

Aí no RJ, com certeza a região serrana é o grande oásis, incluindo a serra do mar e a serra da Mantiqueira. 

Aqui em MG, são cidades com climas agradáveis:

- Barbacena

- Araponga (fica na serra do Brigadeiro)

- Alto Caparaó

- Ouro Preto

- Diamantina

- Todas as cidades com altitude superior a 1000m na serra da Mantiqueira

• Like 4

Além da Região Serrana do Rio, temos o distrito de Visconde de Maua (lugar habitado mais frio do Estado). Penedo (Penedo é um bairro e parque ecológico do município de Itatiaia) e várias cidades acima dos 400 metros como Vassouras, Valença e Itatiaia.

• Like 1

4 horas atrás, Renan disse:

Aí no RJ, com certeza a região serrana é o grande oásis, incluindo a serra do mar e a serra da Mantiqueira. 

- Barbacena

- Alto Caparaó

- Ouro Preto

- Diamantina

Também incluiria as cidades acima dos 850 m do sul do estado, especialmente as acima dos 1000m, fora inclusive, da zona da Mantiqueira e adjacências como Nova Rezende, Serra do Salitre e Tapira, por exemplo. 

• Like 3

5 horas atrás, Renan disse:

- Barbacena

- Alto Caparaó

- Ouro Preto

- Diamantina

Faltou as do Alto Paranaíba.

Serra do Salitre consegue ter média máxima na casa dos 20°C. Raramente passa dos 30.

• Like 2

Me chama a atenção as cidades serranas do Nordeste.

Garanhuns, por exemplo, possui um verão médio de amenos 22°C e inverno médio de 18°C. 

Temperaturas agradáveis ao longo de todo o ano.

Aqui em Varginha passamos com alguma frequência dos 30°C nos meses mais quentes, no entanto, não ultrapassamos os 32.5°C este ano se não me engano, no máximo, 33°C. 

Temos algumas sub 20 com sol, embora a maioria seja nublada  - e raramente sub 16 ou 15. 

Acho o clima daqui bastante agradável boa parte do ano, com mínimas frequentes abaixo dos 10°C no inverno e máximas confortáveis na maioria do ano. Agora, para mim, Poços de Caldas, a 150 km daqui e a 1200 metros é um espetáculo de clima. 

• Like 1

Depende do que se considera conforto térmico. Para mim conforto térmico é aquele que a temperatura é a mais agradável possível ao corpo humano, onde não precisa usar casaco ou aquecedor nem ar condicionado ou ventilador, não faz nem frio nem calor a maior parte do ano. Nesse quesito creio que as cidades mais altas do Nordeste ganhariam.

• Like 3

Para conforto térmico NO VERÃO, eu faço uma menção ao município de Mostardas/RS.

Passei uns dias no balneário de São Simão no auge do calorão (26 a 31 dezembro 2018), e notei que lá se mantém bem amena a temperatura, com UR modesta, permitindo valores de Ponto de Orvalho bem agradáveis, com um certo vento de beira de mar, que dava sensação de frescor o tempo inteiro.

Super tranquilo para dormir. Me chamou a atenção a ausência total de mosquitos, sem necessidade de ventilador (salvo pessoas exigentes), e insolação não tão massacrante quanto demais regiões. 

NO INVERNO, não baixa muito a temperatura em noites de massa polar. O local tem as piores mínimas do RS inteiro, mas imagino que o vento deve ser bem incômodo e ser o principal fator para sensação térmica baixa, por ser constante. Ciclones são fortíssimos ali, e fazem estragos com frequência, pois as casas ficam bem próximas da praia.

Demograficamente, o balneário é minúsculo e isolado, e distante 20-30km de Mostardas. É composto por umas 300 casas, a maioria fechadas há muito tempo. Residem ali permanentemente somente alguns pescadores, que vivem durante o ano todo. No verão, algumas famílias de Mostardas ou da RMPOA e outras regiões começam a aparecer para veraneio/férias. Tem um aspecto de "camping" o local.

• Like 2

Em 01/01/2019 em 12:20, Felipe F disse:

Faltou as do Alto Paranaíba.

Serra do Salitre consegue ter média máxima na casa dos 20°C. Raramente passa dos 30.

Em 01/01/2019 em 06:50, Renan disse:

- Barbacena

- Alto Caparaó

- Ouro Preto

- Diamantina

Estive por 10 dias em BH para passar a virada na casa da minha irmã. Impressionante como o verão daquela região é mais ameno em função da altitude. A região de Nova Lima tem altitudes que passam dos 1300m e a temperatura é muito agradável mesmo com atuação da ASAS. 

Está aí uma das regiões metropolitanas com melhor clima do Brasil. 

• Like 2