Jump to content
Brasil Abaixo de Zero

CLIMAS AGRADÁVEIS DO BRASIL


Ivan
 Share

Recommended Posts

Criei esse tópico para listarmos algumas cidades com climas agradáveis no nosso país.

Sei que o gosto é individual, mas se levarmos em consideração o conforto térmico teremos alguns locais do Brasil com bastante potencial.

Vou começar pelo estado onde resido, o Rio de Janeiro.

Região Serrana:

Petrópolis, Teresópolis e Nova Friburgo possuem um clima bem agradável!

Buscando os registros climatológicos do INMET, o verão médio da região fica na casa dos 20°C e o inverno nos 15°C. Chuvas concentradas no verão, e inverno relativamente seco.

Mesmo com pouca chuva no inverno, as taxas de umidade relativa do ar são elevadas por conta da proximidade com o Oceano Atlântico.

Não foi à toa que o Palácio Imperial foi construído em Petrópolis! 

Edited by Ivan
  • Thanks 1
Link to comment
Share on other sites

20 horas atrás, Ivan disse:

Criei esse tópico para listarmos algumas cidades com climas agradáveis no nosso país.

Sei que o gosto é individual, mas se levarmos em consideração o conforto térmico teremos alguns locais do Brasil com bastante potencial.

Vou começar pelo estado onde resido, o Rio de Janeiro.

Região Serrana:

Petrópolis, Teresópolis e Nova Friburgo possuem um clima bem agradável!

Buscando os registros climatológicos do INMET, o verão médio da região fica na casa dos 20°C e o inverno nos 15°C. Chuvas concentradas no verão, e inverno relativamente seco.

Mesmo com pouca chuva no inverno, as taxas de umidade relativa do ar são elevadas por conta da proximidade com o Oceano Atlântico.

Não foi à toa que o Palácio Imperial foi construído em Petrópolis! 

 

Aí no RJ, com certeza a região serrana é o grande oásis, incluindo a serra do mar e a serra da Mantiqueira. 

 

Aqui em MG, são cidades com climas agradáveis:

 

- Barbacena

- Araponga (fica na serra do Brigadeiro)

- Alto Caparaó

- Ouro Preto

- Diamantina

- Todas as cidades com altitude superior a 1000m na serra da Mantiqueira

  • Like 4
Link to comment
Share on other sites

4 horas atrás, Renan disse:

 

Aí no RJ, com certeza a região serrana é o grande oásis, incluindo a serra do mar e a serra da Mantiqueira. 

 

Aqui em MG, são cidades com climas agradáveis:

 

- Barbacena

- Araponga (fica na serra do Brigadeiro)

- Alto Caparaó

- Ouro Preto

- Diamantina

- Todas as cidades com altitude superior a 1000m na serra da Mantiqueira

Também incluiria as cidades acima dos 850 m do sul do estado, especialmente as acima dos 1000m, fora inclusive, da zona da Mantiqueira e adjacências como Nova Rezende, Serra do Salitre e Tapira, por exemplo. 

  • Like 3
Link to comment
Share on other sites

5 horas atrás, Renan disse:

 

Aí no RJ, com certeza a região serrana é o grande oásis, incluindo a serra do mar e a serra da Mantiqueira. 

 

Aqui em MG, são cidades com climas agradáveis:

 

- Barbacena

- Araponga (fica na serra do Brigadeiro)

- Alto Caparaó

- Ouro Preto

- Diamantina

- Todas as cidades com altitude superior a 1000m na serra da Mantiqueira

Faltou as do Alto Paranaíba.

Serra do Salitre consegue ter média máxima na casa dos 20°C. Raramente passa dos 30.

  • Like 2
Link to comment
Share on other sites

Aqui em Varginha passamos com alguma frequência dos 30°C nos meses mais quentes, no entanto, não ultrapassamos os 32.5°C este ano se não me engano, no máximo, 33°C. 

 

Temos algumas sub 20 com sol, embora a maioria seja nublada  - e raramente sub 16 ou 15. 

 

Acho o clima daqui bastante agradável boa parte do ano, com mínimas frequentes abaixo dos 10°C no inverno e máximas confortáveis na maioria do ano. Agora, para mim, Poços de Caldas, a 150 km daqui e a 1200 metros é um espetáculo de clima. 

  • Like 1
Link to comment
Share on other sites

Depende do que se considera conforto térmico. Para mim conforto térmico é aquele que a temperatura é a mais agradável possível ao corpo humano, onde não precisa usar casaco ou aquecedor nem ar condicionado ou ventilador, não faz nem frio nem calor a maior parte do ano. Nesse quesito creio que as cidades mais altas do Nordeste ganhariam.

  • Like 3
Link to comment
Share on other sites

Para conforto térmico NO VERÃO, eu faço uma menção ao município de Mostardas/RS.

 

Passei uns dias no balneário de São Simão no auge do calorão (26 a 31 dezembro 2018), e notei que lá se mantém bem amena a temperatura, com UR modesta, permitindo valores de Ponto de Orvalho bem agradáveis, com um certo vento de beira de mar, que dava sensação de frescor o tempo inteiro.

Super tranquilo para dormir. Me chamou a atenção a ausência total de mosquitos, sem necessidade de ventilador (salvo pessoas exigentes), e insolação não tão massacrante quanto demais regiões. 

 

NO INVERNO, não baixa muito a temperatura em noites de massa polar. O local tem as piores mínimas do RS inteiro, mas imagino que o vento deve ser bem incômodo e ser o principal fator para sensação térmica baixa, por ser constante. Ciclones são fortíssimos ali, e fazem estragos com frequência, pois as casas ficam bem próximas da praia.

 

Demograficamente, o balneário é minúsculo e isolado, e distante 20-30km de Mostardas. É composto por umas 300 casas, a maioria fechadas há muito tempo. Residem ali permanentemente somente alguns pescadores, que vivem durante o ano todo. No verão, algumas famílias de Mostardas ou da RMPOA e outras regiões começam a aparecer para veraneio/férias. Tem um aspecto de "camping" o local.

  • Like 2
Link to comment
Share on other sites

Em 01/01/2019 em 12:20, Felipe F disse:

Faltou as do Alto Paranaíba.

Serra do Salitre consegue ter média máxima na casa dos 20°C. Raramente passa dos 30.

 

Em 01/01/2019 em 06:50, Renan disse:

 

Aí no RJ, com certeza a região serrana é o grande oásis, incluindo a serra do mar e a serra da Mantiqueira. 

 

Aqui em MG, são cidades com climas agradáveis:

 

- Barbacena

- Araponga (fica na serra do Brigadeiro)

- Alto Caparaó

- Ouro Preto

- Diamantina

- Todas as cidades com altitude superior a 1000m na serra da Mantiqueira

Estive por 10 dias em BH para passar a virada na casa da minha irmã. Impressionante como o verão daquela região é mais ameno em função da altitude. A região de Nova Lima tem altitudes que passam dos 1300m e a temperatura é muito agradável mesmo com atuação da ASAS. 

Está aí uma das regiões metropolitanas com melhor clima do Brasil. 

  • Like 3
Link to comment
Share on other sites

  • 1 month later...

Fazendo uma pesquisa climatológica na biblioteca da geografia/ UFRJ, achei dados de Guaramiranga-CE da década de 1940.

Olhem que interessante o clima da cidade serrana cearense, as temperaturas médias ficam entre 19°C e 21°C o ano inteiro!

Mínima absoluta de 12°C 

Máxima absoluta de 32°C

Sem extremos.

Está aí um clima bem agradáve! 

20190221_133154.jpg

Edited by Ivan
  • Like 3
Link to comment
Share on other sites

@Renan e @Andoni, uma coisa que me chamou a atenção nesses dados climatológicos históricos: Resende negativou e Pinheiral zerou!

Ambas cidades se localizam no Vale do Paraíba Fluminense, em altitudes que variam de 440m e 370m, respectivamente. 

Os anos 1910 foram gelados no Vale.

Olha aí...

20190221_140506.jpg

20190221_142022.jpg

Edited by Ivan
  • Like 6
Link to comment
Share on other sites

2 horas atrás, Ivan disse:

@Renan, uma coisa que me chamou a atenção nesses dados climatológicos históricos: Resende negativou e Pinheiral zerou!

Ambas cidades se localizam no Vale do Paraíba Fluminense, em altitudes que variam de 440m e 370m, respectivamente. 

Os anos 1910 foram gelados no Vale.

Olha aí...

20190221_140506.jpg

20190221_142022.jpg

 

Nos anos 1910, a estação convencional do INMET JF acusou 00,6C. Geada forte com toda a certeza. Realmente impressionante esse dado de mínima negativa em Resende. Impensável hoje em dia. Abraços.

  • Like 3
Link to comment
Share on other sites

Em 21/02/2019 em 20:40, Ivan disse:

@Renan e @Andoni, uma coisa que me chamou a atenção nesses dados climatológicos históricos: Resende negativou e Pinheiral zerou!

Ambas cidades se localizam no Vale do Paraíba Fluminense, em altitudes que variam de 440m e 370m, respectivamente. 

Os anos 1910 foram gelados no Vale.

Olha aí...

20190221_140506.jpg

20190221_142022.jpg

MEU DEUS....!!!!

Eu até sabia desse -0,3°C em Resende e 0,0°C em Pinheiral. Tinha encontrado num "Anuário Estatístico do IBGE"

Só não sabia das datas dos recordes!


ISSO VALE OURO ❤️

Sabe da estação de Vassouras?

Muito obrigado por postar esses dados!

Link to comment
Share on other sites

Em 21/02/2019 em 20:03, Ivan disse:

Fazendo uma pesquisa climatológica na biblioteca da geografia/ UFRJ, achei dados de Guaramiranga-CE da década de 1940.

Olhem que interessante o clima da cidade serrana cearense, as temperaturas médias ficam entre 19°C e 21°C o ano inteiro!

Mínima absoluta de 12°C 

Máxima absoluta de 32°C

Sem extremos.

Está aí um clima bem agradáve! 

20190221_133154.jpg

 

Suponho que hajam outras normais neste livro...

 

Se um dia ter a oportunidade de voltar lá traga outras normais para compartilhar com a gente. Somos carentes de normais antigas. Saudações!

  • Like 2
Link to comment
Share on other sites

12 horas atrás, Moretão disse:

 

Suponho que hajam outras normais neste livro...

 

Se um dia ter a oportunidade de voltar lá traga outras normais para compartilhar com a gente. Somos carentes de normais antigas. Saudações!

Curitiba ❤

20190221_150115.jpg

Edited by Ivan
  • Like 3
Link to comment
Share on other sites

Em 01/01/2019 em 06:50, Renan disse:

 

Aí no RJ, com certeza a região serrana é o grande oásis, incluindo a serra do mar e a serra da Mantiqueira. 

 

Aqui em MG, são cidades com climas agradáveis:

 

- Barbacena

- Araponga (fica na serra do Brigadeiro)

- Alto Caparaó

- Ouro Preto

- Diamantina

- Todas as cidades com altitude superior a 1000m na serra da Mantiqueira

Renan,

Diamantina teve um janeiro de 2019 bem ameno, vi o boletim agro do Inmet,

a média das máximas foi de 24,9ºC e média mín 17,1º.

 

Em Juiz de Fora foi,

31,1º e 20,1ºC a compensada de 24,5ºC, registrou o janeiro(84,3 mm) mais seco desde 1961

 

Na quente Santo Antônio de Pádua-RJ foi,

37,9ºC e 21,5ºC a compensada de 28,8ºC.

Edited by marinhonani
  • Like 2
Link to comment
Share on other sites

Em 22/02/2019 em 21:53, Moretão disse:

 

Suponho que hajam outras normais neste livro...

 

Se um dia ter a oportunidade de voltar lá traga outras normais para compartilhar com a gente. Somos carentes de normais antigas. Saudações!

@Renan, @Andoni

Sena Madureira, na Amazônia acreana registrou 5°C por duas vezes no ano de 1924.

Provavelmente ocorreu geada nas redondezas de Rio Branco, Acre. 

Essa temperatura foi numa latitude de 9°S e altitude baixa.

Impressionante! 

20190221_152832.jpg

Edited by Ivan
  • Like 5
Link to comment
Share on other sites

  • 5 months later...
Em 09/01/2019 em 11:56, Ivan disse:

 

Estive por 10 dias em BH para passar a virada na casa da minha irmã. Impressionante como o verão daquela região é mais ameno em função da altitude. A região de Nova Lima tem altitudes que passam dos 1300m e a temperatura é muito agradável mesmo com atuação da ASAS. 

Está aí uma das regiões metropolitanas com melhor clima do Brasil. 

 

A altitude ajuda MUITO no clima da cidade, basta comparar com cidades de latitude semelhante como Campo Grande, Vitória (ES) e Governador Valadares.

 

No entanto, a cidade não está imune ao desconforto térmico, embora seja muito raro o calor escaldante.

 

Agradável de fato, quase o ano todo, são os bairros altos e mais serranos. Pouco passam de 30 no ano e venta quase o tempo todo. Eles podem entrar pra lista dos melhores climas do Brasil.

  • Like 1
  • Thanks 1
Link to comment
Share on other sites

Em 22/02/2019 em 21:29, Andoni disse:

MEU DEUS....!!!!

Eu até sabia desse -0,3°C em Resende e 0,0°C em Pinheiral. Tinha encontrado num "Anuário Estatístico do IBGE"

Só não sabia das datas dos recordes!


ISSO VALE OURO ❤️

Sabe da estação de Vassouras?

Muito obrigado por postar esses dados!

Andoni,

mais tarde passo uns dados de Vassouras, bem antigos.

  • Like 1
Link to comment
Share on other sites

Em 22/02/2019 em 21:29, Andoni disse:

MEU DEUS....!!!!

Eu até sabia desse -0,3°C em Resende e 0,0°C em Pinheiral. Tinha encontrado num "Anuário Estatístico do IBGE"

Só não sabia das datas dos recordes!


ISSO VALE OURO ❤️

Sabe da estação de Vassouras?

Muito obrigado por postar esses dados!

Andoni,

as mínimas de Vassouras,dados no livro Clima do Brasil, período curto de 1912 a 1919

0,6 junho(acredito que foi no dia 26/6/1918

4,0 julho

5,0 agosto

A média das mínimas de 12,6 em Julho, a menor.

  • Like 1
Link to comment
Share on other sites

  • 1 year later...
1 hour ago, ricardosilva said:

Tava procurando o tópico certo pra postar isso...

 

Acho que Garanhuns seria a cidade que moraria no Nordeste, olhem esse 2017 na estação automática do INMET como foi por lá, fiquei chocado com a média das máximas do mês de Julho, comparável com de cidades no sul do país:

 

 

É um lugar que distoa mesmo do restante. O que faz esse inverno ameno de Garanhuns é que o regime de chuvas se concentra em Junho/Julho, fazendo as máximas serem "baixas". Em termos de cidade grande é a cidade mais amena de Pernambuco. Mas pra quem gosta de interior tem lugar mais frio ainda no estado.

  • Like 1
Link to comment
Share on other sites

2 horas atrás, ricardosilva disse:

Tava procurando o tópico certo pra postar isso...

 

Acho que Garanhuns seria a cidade que moraria no Nordeste, olhem esse 2017 na estação automática do INMET como foi por lá, fiquei chocado com a média das máximas do mês de Julho, comparável com de cidades no sul do país:

 

image.thumb.png.30d7e864008fa5d2ad8d5721bcd093d5.png

 

Surpreso com as máximas em Garanhuns. Não só por serem tão baixas no inverno, mas também pela variação de uma estação para outra.

 

Média máxima de 31 no mês mais quente e de 21 no mês mais frio. Há cidades na região sul que geralmente não variam tanto assim. 

 

Muito surpreendente, por ser uma cidade tão próxima da linha do Equador. Isso também ocorre em outros lugares do mundo? 

  • Like 3
Link to comment
Share on other sites

2 horas atrás, ricardosilva disse:

Tava procurando o tópico certo pra postar isso...

 

Acho que Garanhuns seria a cidade que moraria no Nordeste, olhem esse 2017 na estação automática do INMET como foi por lá, fiquei chocado com a média das máximas do mês de Julho, comparável com de cidades no sul do país:

 

image.thumb.png.30d7e864008fa5d2ad8d5721bcd093d5.png

 

Realmente é um clima bastante surpreendente. Mas esse Julho foi aquele que tivemos altas polares fortes e constantes no oceano, devem ter ajudado a trazer um mês bem abaixo da média em Garanhuns. Surpreende bastante a amplitude anual, elevada para os padrões de uma latitude tão baixa. 

  • Like 3
Link to comment
Share on other sites

Outro ponto interessante dessa cidade é o mês de setembro, que mantém máximas muito agradáveis e completamente destoantes de boa parte do Brasil, que nessa época já torra em ondas de calor, inclusive Curitiba, Santa Catarina e parte considerável do sul em geral, que já entram no caldeirão junto com valores acima dos 35 graus.

 

Em setembro/17, por exemplo, Guarunhuns não passou dos 25°C, um oásis.

Edited by LeoP
  • Like 3
Link to comment
Share on other sites

28 minutes ago, EduardoFinatto said:

 

Surpreso com as máximas em Garanhuns. Não só por serem tão baixas no inverno, mas também pela variação de uma estação para outra.

 

Média máxima de 31 no mês mais quente e de 21 no mês mais frio. Há cidades na região sul que geralmente não variam tanto assim. 

 

Muito surpreendente, por ser uma cidade tão próxima da linha do Equador. Isso também ocorre em outros lugares do mundo? 

 

Acho que acontece sim. Caso semelhante é Rwanda, em que (acho) todo país fica acima de 1000 metros de altitude e bem próximo a linha do equador. Pode ver que Garanhuns fica com uma variação de 4~6 graus diariamente.

 

17 minutes ago, Renan said:

 

Realmente é um clima bastante surpreendente. Mas esse Julho foi aquele que tivemos altas polares fortes e constantes no oceano, devem ter ajudado a trazer um mês bem abaixo da média em Garanhuns. Surpreende bastante a amplitude anual, elevada para os padrões de uma latitude tão baixa. 

 

Renan tem toda razão. A média das máximas em Garanhuns é um pouco mais alta, cerca de 22 C.

 

Acho que vale lembrar que essa estação fica a 826 m de altitude. Enquanto que a média de altitude de Garanhuns é aproximadamente 900 m, com regiões chegando próximo de 1000 m. Talvez em cotas mais altas da cidade as máximas sejam essas aí mesmo.

 

Só a título de curiosidade, no mesmo ano:

 

image.png.cc8b5a9eae3b1f5eac045e5bf8cc7a4f.png

 

Brejão, no sul de Garanhuns, teve máxima absoluta de 22.6 C e mínima absoluta de 11.8 C. Brejão consistentemente registra essas temperaturas na casa dos 11 C todo inverno.

 

Infelizmente tem um vazio demográfico de estações nessa região que é muito grande. A APAC parece ter algumas estações mas eles não disponibilizam os dados. Mesmo que disponibilizassem, existem diversos lugares em Pernambuco que ficam em regiões mais altas ou mais nivosas que não tem monitoramento. Ex: Serra do Vento, Serra do Ponto, Tabuleiro Monte Cafundó, Reserva Biológica de Pedra Talhada...

Edited by Samihr Hermes
  • Like 5
Link to comment
Share on other sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Guest
Reply to this topic...

×   Pasted as rich text.   Paste as plain text instead

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

 Share

×
×
  • Create New...

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.