Jump to content
Brasil Abaixo de Zero
Rodolfo Alves

Monitoramento e Previsão - Brasil/América do Sul - Janeiro/2019

Recommended Posts

4 horas atrás, HenriqueBH disse:

mas essa chuva foi isolada, certamente teve lugares com menos acumulados. Então NAO da pra afirmar que e pior que em 2014, ate pq a umidade foi bem pior e a área de atuação no Brasil bem maior. A sequencia de dias com ceu azul em 2014 tb foi bem mais longa. Ou seja, foi um local que deu sorte naquele ano.

A sequência de dias de céu azul foi maior até agora, mas se não chover até o final do mês serão 25 dias de céu azul em sequência em 2018, pois só choveu bem na primeira semana. 

Então, se a previsão continuar pessimista, não estamos loucos em afirmar que pode sim ser pior ou equivalente. 

Bom....para Juiz de Fora e região os dias 16 e 17 aparecem com alguma chance razoável de chuvas, porém serão isoladas, e nos dias 20 e 21 a chance de acumulados mais expressivos é maior, porém ainda assim...sem muita relevância no padrão geral. Pois continua sem QUALQUER INDICATIVO de ZCAS ou fenômeno que trouxesse de volta o padrão verão normal. E nem preciso falar nada do calor, pois este seguirá MUITO ACIMA da média histórica devido ao sol incessante. 

Em breve, trago os dados de temperatura até agora nesses primeiros 13 dias de Janeiro para saber se estão semelhantes a 2014 e 2015, que foram os Janeiros mais quentes da história.

• Like 2

31 minutos atrás, Augusto Goelzer disse:

Temporal severo aqui em Nova Trento, são 152mm acumulados desde as 18:30 no momento, provável acumulo histórico. No início cheguei a 80mm em 20 minutos.

Riacho que passa no bairro +-4/5m de largura, aumentou para 400m durante a enxurrada. Seguem vídeos e imagens de Nova Trento sobre o temporal.

23424424.thumb.jpg.3e1c72c3b44e3a64928b3efb220a7563.jpg

• Like 4
  • Sad 2

4 horas atrás, HenriqueBH disse:

1990 foram 50,6 mm acumulados em Janeiro.

2003 from 781,6 mm.

Mas será que há algum período na história correspondente ao atual? Em que o período nov-jan foi sucessivamente afetado por bloqueios? O que estamos vivendo não é mais algo isolado.

• Sad 2

Enquanto isso, por aqui chove desde o meio da tarde ao N de POA, há chuva à O, chove em todo o centro e na Campanha, mas aqui nada, nem uma gota. Só nublado e abafado, como sempre.

Agora 27,9° com 69%. 

Olá amigos!! Acabo de me registrar aqui no fórum mas sempre fui amante da meteorologia e gosto de anotar dados climatológicos da minha região. Em uma breve apresentação: Não gosto de calor, adoro dias ensolarados (de preferências frios), gosto muito de chuva e amo frio.

Atualmente moro em Conselheiro Lafaiete/MG. Sempre vivi nessa região, que pela altitude acima de 1000 metros não tem calor em excesso no verão (2018 não fez mais que 32ºC) e um pouco de frio no inverno (2018 apesar de um inverno fraco chegou aos 5ºC).

Desde 2008 registro as temperaturas nas estações automáticas do INMET em Ouro Branco, que fica a 13km em linha reta daqui do meu apartamento, com diferença de altitude de apenas 50 metros e sem nenhuma grande barreira geográfica entre nós, portanto considero-a como a melhor fonte de referência para meus dados.

Registro também as temperaturas da estação do INMET em Barbacena, cidade onde morei por 6 anos de 2009 a 2015 e que é famosa por ser uma das mais frias de Minas, embora na média seja apenas 1ºC mais fria que aqui em Lafaiete. Até 2015 também anotava, de forma amadora, as temperaturas no sítio onde morava minha família na zona rural de Carandaí, cidade que fica no meio do caminho entre Conselheiro Lafaiete e Barbacena. Por ser um sítio próximo ao rio e a 1080 metros de altitude, havia lá um forte efeito baixada com resfriamento noturno e geadas frequentes no inverno. Lá registrei a menor temperatura de 0,3º em 13/06/2010, mesmo dia em que as estações do INMET marcavam as menores mínimas que tenho registro: Barbacena 2,7º e Ouro Branco 5,4º. A pior onda de calor por aqui ocorreu em outubro de 2014 quando Barbacena marcou 34º, registrei 35° no sítio em Carandaí e 35,2º em Ouro Branco. Outros dados extremos registrados por aqui: menor máxima em Barbacena 10,9º em 15/08/2013 e em Ouro Branco 13,9º em 18/09/2008. A noite mais quente foi a de 20/10/2016 com mínima de 20,3º em Barbacena e 21,1º em Ouro Branco.

As temperaturas médias anuais variam de 20,2º em 2008 a 21,3º em 2015 em Ouro Branco e 19º em 2013 a 19,9º em 2015 em Barbacena.

Daqui pra frente quero compartilhar com vocês as condições meteorológicas da minha região, já vi que tem muitos mineiros por aqui e espero que estejamos todos à vontade para compartilhar nossos dados e registros.

Agora, céu limpo em Conselheiro Lafaiete, o domingo foi de sol, mínima de 18º e máxima de 29º, não chove desde segunda passada, agora 23ºC.

Boa noite a todos!!

• Like 15
  • Thanks 2

3 minutos atrás, Enio Rezende disse:

Olá amigos!! Acabo de me registrar aqui no fórum mas sempre fui amante da meteorologia e gosto de anotar dados climatológicos da minha região. Em uma breve apresentação: Não gosto de calor, adoro dias ensolarados (de preferências frios), gosto muito de chuva e amo frio.

Atualmente moro em Conselheiro Lafaiete/MG. Sempre vivi nessa região, que pela altitude acima de 1000 metros não tem calor em excesso no verão (2018 não fez mais que 32ºC) e um pouco de frio no inverno (2018 apesar de um inverno fraco chegou aos 5ºC).

Desde 2008 registro as temperaturas nas estações automáticas do INMET em Ouro Branco, que fica a 13km em linha reta daqui do meu apartamento, com diferença de altitude de apenas 50 metros e sem nenhuma grande barreira geográfica entre nós, portanto considero-a como a melhor fonte de referência para meus dados.

Registro também as temperaturas da estação do INMET em Barbacena, cidade onde morei por 6 anos de 2009 a 2015 e que é famosa por ser uma das mais frias de Minas, embora na média seja apenas 1ºC mais fria que aqui em Lafaiete. Até 2015 também anotava, de forma amadora, as temperaturas no sítio onde morava minha família na zona rural de Carandaí, cidade que fica no meio do caminho entre Conselheiro Lafaiete e Barbacena. Por ser um sítio próximo ao rio e a 1080 metros de altitude, havia lá um forte efeito baixada com resfriamento noturno e geadas frequentes no inverno. Lá registrei a menor temperatura de 0,3º em 13/06/2010, mesmo dia em que as estações do INMET marcavam as menores mínimas que tenho registro: Barbacena 2,7º e Ouro Branco 5,4º. A pior onda de calor por aqui ocorreu em outubro de 2014 quando Barbacena marcou 34º, registrei 35° no sítio em Carandaí e 35,2º em Ouro Branco. Outros dados extremos registrados por aqui: menor máxima em Barbacena 10,9º em 15/08/2013 e em Ouro Branco 13,9º em 18/09/2008. A noite mais quente foi a de 20/10/2016 com mínima de 20,3º em Barbacena e 21,1º em Ouro Branco.

As temperaturas médias anuais variam de 20,2º em 2008 a 21,3º em 2015 em Ouro Branco e 19º em 2013 a 19,9º em 2015 em Barbacena.

Daqui pra frente quero compartilhar com vocês as condições meteorológicas da minha região, já vi que tem muitos mineiros por aqui e espero que estejamos todos à vontade para compartilhar nossos dados e registros.

Agora, céu limpo em Conselheiro Lafaiete, o domingo foi de sol, mínima de 18º e máxima de 29º, não chove desde segunda passada, agora 23ºC.

Boa noite a todos!!

Seja bem-vindo!

• Thanks 1

Temporal ameaçou mas não veio forte. 25,7mm hoje. No mês, 185mm. Falta pouco para a média, que é de 197mm em janeiro.

IMG_0845.thumb.jpg.b0f506c9043b2e96a6aaeff926cf8124.jpg

Edited by jean10lj
  • Like 5

Previsões de chuva continuam desanimadoras para o sudeste para as próximas semanas.

Estados como ES, MG e até RJ e metade norte de SP poderão terminar janeiro com déficits gritantes de precipitação.

CFS 12z de hoje - restante de janeiro

zyi5OeJ.png?1

Europeu 12z - próximos 15 dias

YmJUZqo.png

GFS 18z

Sendo um pouco mais otimista. Enfim, GFS sempre mostrando acumulados mais altos.

aOH9xHh.png?1

• Like 4
  • Sad 1

Estou em Balneário Camboriú e cai chuva forte há uma hora. A rua a alguns metros da orla está totalmente alagada até meio metro.

• Like 5

Um segundo temporal pelo 2 dia seguido veio neste inicio de noite, hoje foram 26 mm acumulados em pouco mais de 40 minutos de chuva, com isso Janeiro vai para 155 mm acumulados.

• Like 4

46 minutos atrás, Daniel85 disse:

Previsões de chuva continuam desanimadoras para o sudeste para as próximas semanas.

Estados como ES, MG e até RJ e metade norte de SP poderão terminar janeiro com déficits gritantes de precipitação.

CFS 12z de hoje - restante de janeiro

zyi5OeJ.png?1

Europeu 12z - próximos 15 dias

YmJUZqo.png

GFS 18z

Sendo um pouco mais otimista. Enfim, GFS sempre mostrando acumulados mais altos.

aOH9xHh.png?1

Olhando por esta rodada, os acumulados de chuva serão abaixo do normal porém com uma certa melhora, mesmo o Europeu que é o mais pessimista indica chuvas para todo o estado de São Paulo, sul/oeste de Minas Gerais e partes do Rio de Janeiro, se ocorrer isso ficará com certeza muito distante de jan/fev 2014.

• Like 1

4 minutos atrás, klinsmannrdesouza disse:

Olhando por esta rodada, os acumulados de chuva serão abaixo do normal porém com uma certa melhora, mesmo o Europeu que é o mais pessimista indica chuvas para todo o estado de São Paulo, sul/oeste de Minas Gerais e partes do Rio de Janeiro, se ocorrer isso ficará com certeza muito distante de jan/fev 2014.

Nessas áreas que vc falou, acredito que a situação será parecida com janeiro de 2001.

Já centro-norte e leste de MG, além do ES, este janeiro será pior que 2014/2015.

• Thanks 1

3 horas atrás, Augusto Goelzer disse:

Temporal severo aqui em Nova Trento, são 152mm acumulados desde as 18:30 no momento, provável acumulo histórico. No início cheguei a 80mm em 20 minutos.

Augusto Goelzer,

aqui em Laje do Muriaé, medi 82 mm em 40 minutos(foi a duração da chuva) fez um tremendo estrago nas ruas baixas e parte alta, toneladas de barro, areia, cascalho desceram dos morros.

• Like 2

Temperaturas agradáveis na Grande SP nesse final de noite.

Boa parte da região registra 21/22 graus. Já no extremo sul da capital, 19 graus.

Estações - CGE

qI9hj4A.png

• Like 1

3 horas atrás, Augusto Goelzer disse:

Estava acompanhando pelo radar. Tinha uma imensa área vermelha por toda Nova Trento que ficou estabilizada bastante tempo e eu torcendo para que subisse. Dava para ouvir muito raios.

Em Brusque ficamos entre 5 e 15 mm nas PWS's, mas refrescou um pouco. A máxima chegou a 33,3°C.

A máxima em SC chegou a 34,5°C em Itapiranga. Ontem e hoje foram dias de calor pouco mais aceitável no estado.

• Like 2

2 horas atrás, Enio Rezende disse:

Boa noite a todos!!

Enio Rezende,

sua família vendeu o sítio na zona rural de Carandaí?

Quando eu participava dos comentários com internautas no site do Climatempo, lá pelos anos de 2009, 2010, tinha um rapaz, acho que se chamava Célio(de Carandaí-MG), tinha sítio no distrito de Pedra do Sino(Carandaí),parece que mediu mínima de 1,1ºC em 2010, foi em junho ou agosto, que fez muito frio na Zona da Mata, Rio de Janeiro e Sul do Espírito Santo.

• Like 1

19 minutos atrás, marinhonani disse:

Augusto Goelzer,

aqui em Laje do Muriaé, medi 82 mm em 40 minutos(foi a duração da chuva) fez um tremendo estrago nas ruas baixas e parte alta, toneladas de barro, areia, cascalho desceram dos morros.

Quando, Nani ?

11 minutos atrás, Renan disse:

Quando, Nani ?

Renan,

esqueci da data, foi no dia 25 de outubro de 1996.Como voltou a chover passados 1 hora do temporal e continuou pelo resto da tarde/anoitecer o acumulado chegou a 121,8 mm, desde esse ano de 1996, não medi mais chuva acima de 100 mm em 24 horas num mês de outubro.

Choveu muito também na região sudoeste da zona rural de Laje, passando de 100 mm também, tinha um agricultor que media as chuvas na faz. Bom Destino( fica 15 km linha reta da área urbana,cercada de morros com altitude variando de 740 m a 854 metros)lá chove bem mais do que aqui na cidade de Laje.

Edited by marinhonani
  • Like 1

7 horas atrás, marinhonani disse:

Enio Rezende,

sua família vendeu o sítio na zona rural de Carandaí?

Quando eu participava dos comentários com internautas no site do Climatempo, lá pelos anos de 2009, 2010, tinha um rapaz, acho que se chamava Célio(de Carandaí-MG), tinha sítio no distrito de Pedra do Sino(Carandaí),parece que mediu mínima de 1,1ºC em 2010, foi em junho ou agosto, que fez muito frio na Zona da Mata, Rio de Janeiro e Sul do Espírito Santo.

Olá @marinhonani

Depois que meu pai faleceu, minha mãe saiu de lá e vendemos o sítio. Ele era bem próximo de Pedra do Sino. Pensa num lugar frio hehehe. 1 grau, 2 graus era coisa comum nos invernos dali. Conheço o Célio, estudei com ele no colégio, atualmente ele mora em Goiânia. 

Abraços

• Like 1

Mais uma manhã quente desse horroroso mês de janeiro. 

Mínima de 19•C na fazenda a praticamente 1100 metros!!! 

Agora faz 27•C! Quente. 

A previsão do foreca aliás é um show de horrores: máximas entre 32 e 33 e mínimas entre 18 e 19 em Varginha nos próximos dias. 

Janeiro de 2015 não fiquei no Brasil, mas acredito que esse janeiro vai chegar próximo do calor que tivemos em 2015 e 2014, esse último, lembro bem o inferno que foi em SP. Havia acabado de mudar para a cidade, e estranhei as noites quentíssimas. 

No começo de fevereiro, viajei a casa de parentes em Dracena e Andradina, onde peguei 40•C em Panorama SP. 

4 horas atrás, Enio Rezende disse:

Olá @marinhonani

Depois que meu pai faleceu, minha mãe saiu de lá e vendemos o sítio. Ele era bem próximo de Pedra do Sino. Pensa num lugar frio hehehe. 1 grau, 2 graus era coisa comum nos invernos dali. Conheço o Célio, estudei com ele no colégio, atualmente ele mora em Goiânia. 

Abraços

Enio, a primeira vez que atinei-me para o frio diurno( um tanto raro em Varginha ), foi numa viagem em que passei por Barbacena. Paramos às 16/17 horas na cidade, e o termômetro do carro marcava 10•C. Acredito que foi em 2004, tinha 9 anos e aquele frio nublado, úmido, me cativou! 

Nessa região de Carandaí, Barbacena etc, eu fico pensando no potencial das baixadas na cota dos 1100/1200m acima, que estendem pelas cidades mencionadas acima, além de Andrelândia, Barroso, C. Do Ibotipoca, Ibertioga, Santana do Garambéu, São Vicente de Minas etc.... 

• Like 1

15 horas atrás, Renan disse:

Em breve, trago os dados de temperatura até agora nesses primeiros 13 dias de Janeiro para saber se estão semelhantes a 2014 e 2015, que foram os Janeiros mais quentes da história.

Fiz as atualizações e os resultados de momento são esses:

Média das Máximas: 30,3ºC (+03,8)

Média das Mínimas: 19,7ºC (+02,0)

Compensada: 23,8ºC (+02,5)

Se Janeiro-19 terminasse hoje, seria o SEGUNDO mais quente da história dos registros, perdendo para 2015, e superando por 2 décimos o Janeiro-2014.

• Like 3
  • Sad 6

@Victor Naia toda aquela região é bem gelada nas noites de inverno. Já acampei em Ibitipoca no inverno e é uma geladeira 😁

Vc também usa o Foreca pra previsão do tempo? Pra mim parece ser o que acerta mais. Ou tem outro mais confiável?

Guest
This topic is now closed to further replies.

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.